A Sangue Corinthiano finalizou as atividades de 2019 com uma super edição da campanha de doação de sangue na Arena Corinthians. O evento, realizado recentemente, teve mais de 1.500 doações . Nesta edição também foi possível tomar vacina de sarampo e febre amarela de graça. Na foto , Marcio Bittencourt e Ze Maria, ídolos do Corinthians, com Diego Aguilera, embaixador da sangue Corinthiano Londrinense, que esteve presente na Arena e disse que planeja novidades nas edições da campanha Sangue Corinthiano em Londrina em 2020, no Hemocentro do Hospital Universitário.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

Sobre 2020

O engenheiro e empresário José Pedro da Rocha Neto escreveu para a Coluna fazendo uma reflexão sobre o novo ano. Ele diz: “Quando olhamos para o passado, a História refere-se a períodos e nunca a um mesmo ano. Agora estamos diante de um novo patamar: 2020. Evidentemente, os nossos augúrios limitam-se aquilo que nos é mais próximo. Saúde, felicidade, sucesso, paz, etc. Para o tempo que nos é mais próximo e para o qual podemos interagir e contribuir. No entanto, acredito que 2020 será um novo patamar na História da humanidade para o qual Deus continua nos preparando para Sua própria obra, independentemente dos contratempos e da nossa vontade. Quando olhamos em direção ao passado já é assim. Que nós humanos, produtos da Sua obra, cada um em seu próprio lugar, possamos ter consciência desse propósito e disponhamo-nos, com todas as nossas forças morais que já se encontram impregnadas no nosso consciente e inconsciente, possamos contribuir e participar desta grandiosa etapa que estamos adentrando. São os meus votos a meus amigos bem como a todos os seus familiares”.

Comenda do governo japonês

Imagem ilustrativa da imagem Campanha da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

Francisco Tan recebeu, em dezembro, a Comenda da Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata conferida pelo Imperador do Japão, pelo Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe e pelo diretor do Departamento de Condecorações e Medalhas , do gabinete do governo japonês, Hiromu Onoda. A entrega foi realizada em Curitiba pelo cônsul geral do Japão Hajime Kimura. Na foto, durante a solenidade, o Cônsul do Japão com o homenageado Francisco Tan e Andrea Tan

Material didático digital

Em tempos em que a tecnologia é o centro das atenções e nitidamente indispensável, porque faz parte da evolução, o Colégio Pontual, da Unidade do Shopping Quintino, traz material didático 100% digital, que permite aos alunos o melhor aprendizado através de animações, infografias, apresentações de multimídias, livros digitais, e etc. Quando partirem para a prática, dará para ver que eles terão assimilado o conteúdo satisfatoriamente, porque produzem muito mais. Sem contar que tudo que é lúdico não dá para esquecer. Esse diferencial de ensino tradicional, com a mais moderna tecnologia educacional, tem atraído cada vez mais estudantes, especialmente nesta temporada de matrículas abertas.

Empresário do futebol

Imagem ilustrativa da imagem Campanha da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

O empresário Orley Vital , que atua no ramo do futebol, contratou o advogado Paulo Sutil, do escritório Sutil e Sutil de Londrina, para cuidar dos contratos de jogadores , entre outras atribuições. Orley Vital é dono da empresa O/V Sports e Marketing que , em breve, terá sede na Gleba Palhano. Na foto, Sutil com Orley .

Médicos aniversariando

Neste início de janeiro de 2020, estão comemorando aniversário os seguintes médicos, sócios da Associação Médica de Londrina: Evaldir Bordin Filho, o Zizo, Luiza Kazuko Moriya, Silvia Sambatti Pieralisi, Fahd Haddad, Kazuhiro Ito, Andrea Janot Martins, Edmundo Aparecido Bittencourt, Rejane Tavares de Lima, Carlos Alberto Morimitzu, Eurico Komatsu, Aubner Lyra Junior e Gilberto Miyazaki Ota.

***

Zizo é filho dos saudosos Evaldir Bordin e de Dorinha Ulhôa Cintra Bordin, casal muito estimado na cidade. Aubner é filho dos amigos dona Léia e de Aubner Lyra, empresário que foi um dos fundadores da hoje Transportes Grande Londrina, empresa de ônibus urbano da cidade. Dona Léia teve uma das ótimas boutiques nos anos 1950-,60-70, que atendia a mulheres de toda a região. O cappucino feita por ela era dos melhores da região. Sempre elogiado pelos elegantes da city.

***

A Boutique Léia e a Gilka Boutique, mais recente, formaram durante anos a dupla mais frequentada pelas senhoras da cidade, e suas filhas e outros familiares. Depois chegou dona Marta Schnaid, argentina, casada como prof. David Schnaid. Eles vieram de Rolândia. Dedicou-se mais aos modelos size, mas atendia a todas que a procuravam. E sempre com o seu tradicional cafezinho com bolachas. Léia, Gilka e Marta, três grandes amigas, que fizeram as mulheres de Londrina mais bonitas. E que se foram para junto das estrelas. Que Deus as tenha.

Outro dia encontramos o médico cirurgião vascular Antônio Carlos Pazzinato, no jantar de aniversário do médico Luiz Carlos Miguita, no Clube House, do Royal Golf. Conversa vai, conversa vem, Pazzinato lembrou-se da bondade de dona Leia e seu Aubner, que sempre convidavam Pazzinato para almoçar aos domingos, na casa deles. Isso porque Pazzinato era colega no curso de medicina do filho Aubner Lyra, hoje também médico de grande conceito em Londrina. Tempos bons. Dona Leia fazia aquela macarronada à moda italiana, que Pazzinato matava as saudades de sua família. Gente boa, gente de grande coração, que ajudou Londrina ser o que é.

Pela educação

Imagem ilustrativa da imagem Campanha da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

A terceira edição da campanha Batistute Educa se consolida como uma importante iniciativa de arrecadação de materiais escolares para, ao menos, duas instituições: Centro de Educação Infantil Estrelinha e Centro Municipal de Educação Infantil Abdias do Nascimento. Os itens arrecadados, alguns comprados com doações feitas em dinheiro, foram entregues pelo Escritório Batistute Advogados em dezembro. “Nossa gratidão a todos os que contribuíram de alguma forma, seja doando ou divulgando a campanha. Assim, nossa expectativa é que as próximas edições sejam cada vez maiores, dada a necessidade das instituições”, diz Jossan Batistute, sócio do escritório. Na foto, durante a entrega, estão Simone Cristina de Farias Cavalin (diretora do CMEI Abdias do Nascimento), Daniela Aparecida Silva Sant´ana, Álvaro Paixão Costa , Jossan Batistute, Patrícia Noveli, Larissa Nishimura e Eduardo Razaboni Souza.

Com os Schiavinato

Sonia e Tomoaki Miyamoto abriram as portas de seu belo endereço em Londrina para reunir a família Schiavinato, que é da mãe da anfitriã. Quase 70 descendentes compareceram, inclusive a mais velha delas, dona Dizolina Schiavinato, de 98 anos, tia de Sônia. O grande ausente foi o deputado federal José Carlos Schiavinato, da região de Toledo, que não pôde comparecer por problemas de saúde na família da esposa. A festa marcou o calendário dos Schiavinato. Parabéns e muita saúde.

Pioneiros do Hospital Evangélico

Imagem ilustrativa da imagem Campanha da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

O imobiliarista Abílio Medeiros tem um grande acervo de fotos de diferentes épocas de Londrina. Ele enviou para a Coluna uma foto de 1955, do primeiro corpo clínico do Hospital Evangélico. Foi tirada pelo médico Dalton Paranaguá, um dos grandes mentores deste hospital e que também foi prefeito de Londrina. Abílio nasceu no hospital pelas mãos do Dr Issao Hudihara em 1960, no dia do aniversário de 26 anos da cidade. Atualmente neste local funciona a Cohab. Na foto estão os médicos José Lourenço Izquiero, Issao Udihara, João Henrique Stefener Junior, Regis de Azevedo, Heber Soares Vargas, Vander de Carvalho, Wilson Salles, José Luis Pascual Pascual.