Câmara poderia chamar pessoal do SUS e do INSS para debater os problemas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023
Oswaldo Militão
O SUS tem quase 40 anos, mas precisa avançar mais, aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde. As Unidades Básicas de Saúde de Londrina precisam de mais gente para atender melhor e mais doentes e pessoas necessitadas de certos atendimentos.
Hora da Câmara Municipal de Londrina tratar do assunto. Cuidar de animais e de debater sobre fogos de artifício, mas a saúde das pessoas deve ser cuidada com mais atenção e o maior carinho por parte dos que receberam votos da população, com a promessa de defendê-la. A hora é agora! Convidar para um debate a turma do INSS que averigua o doente, o acidentado, o que sofre dores para licença ou aposentadoria, etc. Os vereadores precisam agir mais, pois têm condições para isso.
Vão crescer de importância junto ao povo da cidade se cuidarem mais da saúde em geral da população, dos seus eleitores de agora e do futuro.

Assembleia Geral
Foi realizada no dia 29 de janeiro a Assembleia Geral Anual da Aliança Cultural l Brasil – Japão do Paraná ( que reúne toda colônia Japonesa do Estado ). O evento aconteceu em Londrina e foi dos mais prestigiados, com a presença de importantes lideranças. Na foto, durante a assembleia, George Hiraiwa (diretor do Conselho da Aliança Cultural), Hiroshi Kamiguchi (presidente do Conselho da Aliança Cultural), Ywao Miyamoto (diretor do Conselho da Aliança Cultural), Eduardo T. Suzuki (presidente da Aliança Cultural) , Atsushi Yoshii e Kimiko Yoshii (também diretores do Conselho da Aliança Cultural)

Lançamento de Mariana & Mateus
No ano que passou, os irmãos londrinenses Mariana e Mateus deram importante passo na carreira. Entraram no casting do Clube do Cowboy, assinaram com a gravadora Sony Music e gravaram um novo projeto em Goiânia (GO) ampliando seu público para uma nova região. Foram 18 faixas, sendo 16 inéditas, 14 composições do Mateus e participações especiais como Diego & Victor Hugo e Guilherme & Benuto. A primeira música do DVD foi lançada em dezembro: Toma Dramin. No dia 26 de janeiro, Mariana & Mateus lançaram mais um EP no DVD “Ao vivo em Goiânia”, que tem como faixa foco a música “Pra isso que eu pago internet”, disponível em todos os aplicativos de música. Na foto, a dupla com o pai João Mendonça, vice-prefeito de Londrina.

Aniversário
O arquiteto Luciano Borghesi Filho, radicado em São Paulo, veio a Londrina abraçar a mãe, Teresa Borghesi. Ela completou 80 anos em janeiro. Parabéns e saúde para todos!
Colégio inicia ano letivo o com reformas em Londrina
O Colégio Positivo/ Londrina inicia o ano letivo com novidades para estudantes, professores e familiares de alunos. As obras de reforma e ampliação foram iniciadas em dezembro e devem ser concluídas a tempo de receber os estudantes que voltam às aulas em fevereiro. A construção do novo complexo esportivo e a reforma do complexo antigo são as intervenções que trarão mais impacto visual para estudantes. Entre as benfeitorias, estão quadra poliesportiva, salas para aulas de dança, luta e outras modalidades, bem como uma sala multiuso. Além disso, uma mini quadra está em construção para uso exclusivo da educação infantil. Por fim, novas salas de aula e a inovação do espaço utilizado para embarque e desembarque de estudantes completam a lista de novidades.
São Paulo vai pagar mais para professor e confirma Paulo Guedes
O novo governador de São Paulo, o ex-ministro dos transportes, engenheiro Tarcísio de Freitas, está animado e entusiasmado com o que poderá fazer em São Paulo, onde encontrou 9 bilhões de reais no caixa, o que o foi uma surpresa para muita gente. Geralmente, quem chega para governar encontra os cofres vazios. Disse que vai pagar mais para os professores do que o teto determinado pelo governo federal para o fundamental. Procurará também aumentar salários de enfermeiros e médicos. Para os professores aposentados também. Tarcísio de Freitas confirmou que convidou Paulo Guedes, ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro, para o seu conselho financeiro e econômico. Londrinenses ouvidos acham que esse governador vai longe na política!
Recado sugestivo para Ratinho
O leitor Bimbo Novaes lembrando que o governador Ratinho Junior marcaria ``um golaço´´ se desse ``um plus´´ no pagamento das professoras e professores, aposentados há anos, depois de ensinaram muitas crianças, do 1° ao 4° do chamado grupo escolar, e que precisam de mais apoio, pois o dinheiro que recebem mal dá para comprar cesta básica e alguns remédios. Os mais caros (sobem todos os meses), as aposentadas não conseguem mais pagar. Se não tiverem um filho, um genro, um irmão, alguém que possa ajudar, veem o seu fim cada vez mais próximo. O que os deputados estaduais poderiam fazer a respeito? É o que leitor da FOLHA pede. A Coluna poderia sugerir: se o bi governador Ratinho Junior (futuro senador pelo Paraná, dizem todos) desse 500 reais a mais para casa aposentado, já ajudaria na compra de remédios. Pois nenhum medicamento para doenças dos aposentados custa menos do que 150 reais. ``The time is now,´´ caro Ratinho!
Qualquer dúvida, pergunte a seu pai o que ele acha! O ``Velho Rato sabe das coisas´´, como diria o ex-patrão dele, o saudoso José Carlos Martinez. Que Deus o tenha.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA

