BPW e OAB: Vozes Femininas em Ação
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de março de 2021
Oswaldo Militão
BPW e OAB: Vozes Femininas em Ação
O mês de março é inteiro dedicado a homenagear a delicadeza e a força da mulher na Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais( BPW Londrina). Em todo o Brasil, realizamos o projeto Março é Melhor com palestras, ações e atividades. "Este ano, o tema é saúde plena e a saúde emocional para o fortalecimento feminino”, explica a presidente, Terezinha Esquiante. Em Londrina, o destaque é o evento Vozes Femininas em Ação, que será realizado em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Londrina, nesta quinta (18) , às 19h30, com transmissão pelo Youtube e Zoom. Estão programadas palestras sobre direitos da mulher, questões raciais, política, liderança e outras. As palestrantes serão a doutora Mariana Lopes, coordenadora da CMA/OAB-PR , a advogada Melina Fachin e a farmacêutica Daiany Festi Sussai. Link será divulgado nas redes sociais da BPW Londrina.
****
Monica e Wilson Mandelli (foto), ela arquiteta e ele engenheiro. Casal muito atuante e reconhecido em Londrina. Mandelli está de volta à ativa, depois de uma luta contra a Covid 19. Ficou 60 dias hospitalizado, venceu a batalha e agora tem muitos motivos para comemorar ao lado da esposa. Dia 13 fez aniversário. Recebeu muitas mensagens de amigos e familiares, que estão felizes com a recuperação do engenheiro.
****
O advogado tributarista André Cunha com o doutor Antônio Fernando Branco Sebrão (foto), que foram homenageados como profissionais prime em 2020. Sebrão, pelos feitos como delegado de polícia do Estado do Paraná, agora já inativo, porém atuando como advogado na área criminal. A homenagem é concedida pelo Guia Profissionais do Ano, da Mondo Editora.
****
O empresário Maruan Caldarell(foto) em clima de imensa alegria com o nascimento do segundo filho. O menino Lucca Odebrecht M. Caldarelli nasceu dia 11 de março, no Hospital Evangélico. A mãe, Miriam Odebrecht Caldarelli, que é advogada, já está com o bebê em casa e agradeceu a Deus porque tudo ocorreu bem. Claro, o irmão Maruan Odebrecht Caldarelli também ficou encantado com o Lucca.
****
Sindserv homenageia as mulheres
A prefeitura de Londrina tem maioria feminina. Cerca de 80% do quadro de funcionários é composto por mulheres. ”Essas guerreiras que cuidam com maestria de suas casas, famílias, trabalho e da nossa cidade”, lembra Marcelo Urbaneja, que é o presidente do Sindicato dos Servidores. Por isso, o Sindserv parabenizou todas as mulheres pelo dia da mulher e realizou um sorteio de 10 cestas de produtos diversos e vouchers de procedimentos estéticos, entre outros. O sorteio on-line foi realizado na página do Facebook do Sindicato com mais de 40 servidoras contempladas com prêmios. O presidente do Sindserv em seu discurso fez questão de enaltecer o papel da mulher no mundo, em especial dentro do funcionalismo municipal, e ainda reforçou o apoio da entidade sempre em busca da valorização do servidor público. Na foto, Marcelo Urbaneja com a servidora Deir Luiz Silvério, durante a entrega de um dos prêmios.
João Baptista Figueiredo ficou 6 anos no poder e veio 2 vezes a Londrina
No dia 15 de março de 1979, o general de cavalaria João Baptista Figueiredo tomava posse como o 30º presidente da República do Brasil. Por meio da eleição indireta, governou o país durante seis anos e veio a Londrina em duas ocasiões, que o colunista se lembra. Em uma delas, esteve visitando a Exposição da Sociedade Rural, almoçou no restaurante Planalto, juntamente com outras autoridades convidadas e diretores da entidade do Parque Ney Braga. Na outra vez, veio inaugurar a transferência da Linha Férrea, que o prefeito da época, Antônio Belinati, tirou do centro de Londrina e levou-a para a região Norte da cidade, onde a ferrovia passou a transportar apenas cargas com materiais de construção, atendendo também ao comércio, à agroindústria, e até materiais para exportação. Nada de passageiros, somente cargas.
Figueiredo havia sucedido o general Ernesto Geisel, de quem havia sido um dos homens de grande confiança. Torcedor do Fluminense no futebol, João Batista Figueiredo (que tinha um primo de segundo grau em Londrina) era canhoto e assinava todos os documentos com a mão esquerda. Costumava brincar: "Minha mão esquerda é direita...". Ele foi o presidente que aprovou a Lei Geral de Anistia. Ao deixar o governo, em 1985, foi entrevistado por jornalistas que pediram a ele que dissesse uma frase final. Figueiredo foi rápido: "Me esqueçam!". Mas acrescentou, alto e bom som: "Se alguém se opuser ao processo de abertura do país, eu prendo e arrebento!". O general João Baptista Figueiredo, casado com dona Dulce, pais de Paulo, filho único, morou sempre na zona sul do Rio (na Barra) e faleceu no dia 24 de dezembro de 1999.
****
Amarelas estão melhores
As mandiocas da temporada são brancas e ficam duras demais depois de fritas. As amarelas, colhidas em chácaras e pequenos sítios, oferecidas por vendedores ambulantes, são melhores, dizem as cozinheiras e cozinheiros.
****
Não sei responder
Perguntas que fazem pela cidade e não sei as respostas:
1 – Por que a Unimed já não tem seu próprio hospital, como Maringá e Curitiba?
2 – Por qual razão esta cidade não tem um hospital federal, se já teve três senadores, no mesmo mandato?
3 - Não era para Londrina, a segunda cidade mais importante do Paraná e a quarta do Sul do Brasil,ter uma Universidade Federal?
Não sei responder. Talvez faltou um pouco mais – ou muito - empenho dos que foram dirigentes administrativos ou políticos eleitos pela população nos temos que já passaram.
****
Estão aniversariando hoje: Joel Mendes do Prado, João Carlos Bittencourt, Ivone Rubira Oliveira, Josefa Pires Gomes e Carlos Augusto Silveira. Parabéns e usem máscara!
****
AMIGOS DA ONÇA
O parceiro, ou amigo, que estava com Gabigol só atrapalhou a vida do atacante do Flamengo. O colega dele colocou uma blusa branca na cabeça do jogador e tentou escondê-lo debaixo de uma mesa do cassino-restaurante. Fez uma bobagem, se isso ocorreu mesmo, como disseram policiais. Gabigol: amigos, às vezes é melhor dizer não. E evitar um problemão que não precisaria ter. Causado por um "amigo da onça".