Bodas de Ouro
Quando setembro chegar a família comemorará os 50 anos de casamento de Norma Abujamra Nasser e Martin Gardemann
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de julho de 2023
Quando setembro chegar a família comemorará os 50 anos de casamento de Norma Abujamra Nasser e Martin Gardemann
Oswaldo Militão

O quinteto da foto está em festa: quando setembro chegar a família comemorará os 50 anos de casamento de Norma Abujamra Nasser e Martin Gardemann. Com o casal na foto estão o filho Leonardo, a nora Melissa e a filha Patrícia. Parabéns ao casal. Martin sempre na defesa do “respeito ao agronegócio”
Campeão Brasileiro de Sinuca

O sinuquista paranaense Noel Rodrigues Moreira, com patrocínio da empresa londrinense Exactus na camisa, sagrou-se campeão do Brasileirão de Sinuca Master, realizado em Caxambu, Minas Gerais. A competição reuniu os maiores craques da modalidade no país. Noel venceu Igor, na final, por 5 a 3, atleta que é considerado um dos maiores jogadores da história desse esporte no Brasil. “Foi a melhor final de todos os tempos”, disse Romeu Dematté, amigo de longa data de Noel que ficou muito contente por ser um atleta paranaense, que ao vencer grita: É Paraná!” No dia 15 de julho será a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Interclubes, série A. Evento que reunirá os melhores tacos do estado
Documentário sobre o londrinense Elvis Secco
Com grande repercussão no YouTube, um documentário conta história das vitoriosas investigações do delegado londrinense da Polícia Federal Elvis Secco e sua equipe. O conteúdo foi publicado pela Canal IH (Iconografia da História). “Num país comandado pelo crime organizado, falar de alguém como o delegado Elvis Secco”, diz o início do documentário, “é para recordar, que ele prendeu, entre outros, o mega traficante Cabeça Branca e também Fuminho, seu número 2, no comando da principal facção criminosa do país”. O documentário causou grande repercussão. O delegado Elvis Secco tem sido convidado para palestras sobre o crime organizado em alguns países das três Américas.
Aniversariando
Nesta segunda (dia 10 de julho), o londrinense Taketoshi Miyamura, funcionário aposentado do Banco do Brasil e Cidadão Honorário de Londrina, estará aniversariando. Comemoração com a família.
Programa Empregatech

O presidente da Codel, Alex Canziani, participou da entrega de diplomas dos formandos da primeira turma do Programa Empregatech. É alta a demanda de vagas na área de TI em Londrina. “O curso numa escola particular custaria uns R$ 3 mil reais. Esse alunos receberam todo o conteúdo de graça e numa bela estrutura que o Senac oferece”. O Programa já está com inscrições para nova turma. Inscrições somente pelo fone (43) 3379-2303 da Codel, entre meio-dia e 18 horas. Na foto com os formandos, Alex Canziani, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, a gerente executiva do Senac Zona Norte, Juliana Suavi e equipe do Senac Zona Norte.
Aniversário em Campinas

A menina Valentina Helena em seu primeiro aniversário, rodeada pelo amor da família. A comemoração foi em Campinas, onde mora com os pais. Ela é filha de Thayse Cenzi e de Erick Monteiro, que é aqui de Cambé. Só alegria, alegria!
Londrina x Mandaguari e o `temido´ Felix Lezcano
Ainda sobre “brigas” envolvendo clubes e jogadores de futebol, vamos relembrar um jogo decisivo, pelo Paranaense da Série Norte, entre Londrina de Futebol e Regatas e Mandaguari Esporte Clube, disputado em campo neutro, no Estádio de Arapongas. Com torcedores araponguenses torcendo pelo Mandaguari. Nesse time, o capitão da equipe e melhor jogador era o “temido” paraguaio Felix Lezcano. Bom de bola, mas violento e que não fugia de uma confusão. A partida estava difícil para os dois lados, empatada, até que, não me lembro bem, pois foi no final de 1959 ou 60, a partir de uma falta de violenta, cometida por um dos lados, invertida pela arbitragem, os ânimos se alteraram, esquentaram-se e a briga foi generalizada. Felix Lezcano comandava sua equipe e queria bater em dois jogadores do Londrina: um goleiro paraguaio como ele e acredito que Rubens Cortes, o capitão da equipe. O tumulto só parou quando o goleiro Bolivar, do MEC, que veio da Cambaraense, que era muito forte fisicamente, até meio gordinho, sentou-se em cima do peito de jogador do Caçula Gigante e quando Lezcano tentou atacar, Bolivar deu um empurrão no próprio companheiro e gritou: Chega, porra! Isso é futebol, não é luta livre!
SOBROU PARA A FOLHA
Jogo paralisado, sem condições de prosseguir em Arapongas, sobrou para a reportagem da FOLHA, presente e prestigiando sempre a gente boa de Arapongas, que cedeu o Estádio, mas que sua torcida era pelo Mandaguari. Populares desconhecidos atiraram pedras e pedaços de tijolos no jipe deste jornal, cortaram a capota de uma das portas, acertaram o motorista Bernardão, quebraram uma máquina do fotógrafo Augusto Galante, um farol do jipe e acertaram pedrada forte na cabeça deste Oswaldo Militão, que era do setor de esportes da FOLHA. Fui em Londrina ao pioneiro Hospital Evangélico, onde o doutor Dalton Paranaguá me examinou e disse: Está tudo bem, um curativo no corte do couro cabeludo, uma boa pomada, dois pontos se precisar, e quem sabe vai nascer mais inteligência em você...para não mais tentar ouvir torcida de futebol enfurecida!
Goleiro do Brasil de Pelotas
algemado no Estádio do Café
Os anos passam, o tempo retrocede, em busca de memórias, e em conversa com o jornalista esportivo Lúcio Flávio, da FOLHA e Rádio Paiquerê 91,7, voltamos a 2014, ano em que o Londrina e o Brasil de Pelotas estavam na Série D e disputavam um lugar na C. O encontro registrava o empate de 2 a 2, quando o técnico Rogério Zimmermann,, do time gaúcho, foi expulso de campo. O técnico do Tubarão era Tencati. A confusão foi formada e o goleiro do Brasil de Pelotas, Eduardo Martini, acabou preso e saiu algemado do Estádio do Café. Depois, foi apurado que não foi ele quem socou o roupeiro Chimbika, do LEC, e foi solto. O jogo ficou paralisado durante 25 minutos. Foi uma briga desnecessária, pois os dois clubes subiram para a Série C do Brasileiro naquele ano. O Tubarão, que foi da Séria A, a principal, luta para permanecer na B, mas está “pendurado” na zona do rebaixamento. Precisa reagir já contra o Guarani, em Campinas. Já sabe como é difícil subir de Série nos certames da CBF.
Homenagem ao Padre Omar

Os irmãos Patrick e Rodrigo Ferro, do Grupo SM, foram anfitriões em Maringá de almoço em homenagem ao padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Com decoração encantadora, feita com esmero pela dupla Karla Rossi e Beto Burim, o evento foi no Baco Espaço Gastronômico, em frente ao Parque Ingá, e reuniu personalidades, lideranças políticas e empresariais da cidade. “Hoje é um dia especial para todos nós porque homenageamos uma das maiores lideranças da igreja católica, o padre Omar, que é responsável pelo Cristo Redentor, Patrimônio da Humanidade pela Unesco”, declarou Patrick Ferro. Padre Omar aproveitou a passagem por Maringá e abriu a novena na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a convite do padre Eduardo Batista da Silva.
Pensando na qualidade das proteínas

A busca por qualidade de vida nunca foi tão almejada quanto agora. A saúde do corpo depende também de uma alimentação equilibrada. Pensando na qualidade das proteínas das refeições, e dos churrascos dos londrinenses, é que o empresário Ramiro Alves (foto) se dedica desde 1973 à frente da rede de Supermercados Santarém. Toda a produção de carnes bovinas e suínas vem direto das fazendas do Santarém, o que garante a excelência desde a criação do gado até a carne chegar à mesa para o consumo. O açougue conta com produtos de fabricação própria como linguiças frescas e defumadas, embutidos em geral no estilo artesanal, com receitas de família. Os produtos vêm elegendo o Santarém como destaque do segmento na região
Na defesa do Contorno Leste

A boa parceria de lideranças empresariais com representantes políticos resgata a força de Londrina, que tempos atrás tinha a comunidade sempre mobilizada em projetos estratégicos para o progresso regional. O deputado estadual Tercilio Turini destaca o suporte das entidades na defesa do Contorno Leste. "Lançamos a ideia, a sociedade organizada prontamente abraçou porque é um ramal rodoviário essencial para fortalecer a infraestrutura, melhorar a logística de transporte, atrair investimentos e ampliar o desenvolvimento de Londrina", afirma Turini. Na foto, um exemplo da união da cidade: Fernando Morais (Faciap), Euclides Correia (Sescap), Fabrício Bianchi (Sebrae), Carlos Costa Branco (Ceal), Gerson Guariente Jr. (Sinduscon), Marcelo El Kadre (SRP), Brazil Versoza (Ceal), Angelo Pamplona (Acil), Tercilio Turini, Decarlos Manfrin (Ceal) e Nivaldo Benvenho (SRP).
Não se esqueça do Papai e dos demais
Mas não só dele, no Dia dos Pais. Lembre-se se um tio, amigo do peito, que sempre te aconselhou, esteve a seu lado, lembre-se também do seu avô, que está pronto para ouvi-lo, sempre a seu lado, dado conselhos, ideias, mesmo que você não dê bola, ache chato. Eles só querem o bem de vocês filhos, netos, sobrinhos e etc. É o que lembravam a dupla que dirige a famosa Sinézio Magazine, com duas lojas de roupas masculinas na cidade, os empresários Solange Pieroli e Roberto Palliarini.
Bom vinho e competência
O empresário e leitor da FOLHA, Antônio Tomio Furuta, comentando que chamou a atenção dele e de alguns clientes o fato de o ator Al Pacino, com 82 anos, tem agora um novo filho. Vários perguntaram qual o vinho que Pacino toma, se é italiano ou português... Esses temos em nossa adega, comentou Antônio. Agora, namorada de 29 anos, é com vocês, cada um com sua competência...
****
O CAMPEÃO de espetinhos, com legumes, na cidade, continua sendo os da Casa de Carnes do chef Milton, no Mercado Shangri-lá. Sob o controle de Eduardo nos assados, sempre das 17 às 18h30, das terças-feiras aos sábados.
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

