Na semana passada, o ex-prefeito Antônio Belinati se reuniu com familiares para comemorar o seu aniversário de 80 anos. Ele é o 5⁰ filho de uma família de 11 irmãos. Como descrevem os parentes, Belinati trabalha desde criança. Época em que vendia pão com carne moída na Estação Ferroviária. Ainda muito jovem, foi técnico de som em emissora de rádio, passava madrugadas neste trabalho. Ali surgiu oportunidade de falar no microfone e assim se tornou comunicador. Foi o 1⁰ apresentador de Telejornal do interior na TV Coroados – o Telenotícias Jornal Transparaná, com apenas 19 anos de idade. Na rádio Londrina fazia o Programa A Voz do Povo, com grande audiência. Ingressou na vida pública em 1968 sendo o vereador mais votado de Londrina. Foi eleito deputado por 6 mandatos e prefeito de Londrina por 4 vezes. "Parabéns, tio Antônio. Muita saúde e paz. Feliz aniversário e que Deus cubra com muitas e muitas bênçãos a sua vida" desejou o prefeito e sobrinho Marcelo Belinati.

Encontro honroso em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Belinati comemorou 80 anos e seu sobrinho Marcelo o saúda
| Foto: Divulgação

O empresário e gestor Nelson Tsukahara encontrou-se com o casal Atsushi e Kimiko Yoshii na Chácara Graciosa, durante almoço comemorativo dos 70 anos da Associação da Província (Estado) de Yamagata - JP, do Brasil. Na ocasião estava presente a Governadora da província no Japão, Mieko Yoshimura. Na conversa com o casal de empresários, um dos assuntos foi a sucessão municipal. Tsukahara é pré-candidato a prefeito em Londrina e disse que foi um encontro honroso. Foi mesmo. O doutor Yoshii é um dos empresários mais admirados do Paraná. E sua esposa, dona Kimiko, é uma cidadã benemérita londrinense.

Concurso de Decoração

Imagem ilustrativa da imagem Belinati comemorou 80 anos e seu sobrinho Marcelo o saúda
| Foto: Divulgação

O presidente da Codel, Alex Canziani, apresentou o lançamento do Natal de Londrina junto com o prefeito Marcelo Belinati. Dentre as novidades para esse ano, estão os concursos de Decoração e de Fotografia. Canziani comentou que era um pedido da população, a volta do concurso de decoração. "É um estímulo para as pessoas decorarem suas casas e prédios. Igrejas e o comércio também vão ser premiados", disse. Canziani comentou ainda que foi feita uma parceria com lojas de produtos elétricos para venderem com valores mais em conta pra quem vai participar do concurso. Vem-nos à lembrança o saudoso Francisco Negri, que promoveu o maior evento colorido e iluminado bonito da cidade, o LondriNatal. Ficou na história. Vamos torcer para que esse novo projeto, de Alex Canziani e Marcelo Belinati, obtenha pleno êxito. Na foto de Vivian Honorato, Alex, o prefeito e autoridades locais.

Hauly vai relatar lei complementar da Reforma Tributária e do Simples

Prosseguindo a missão de aprovar a Reforma Tributária, o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly acaba de ser eleito relator da Comissão Especial da Reforma Tributária da CFT - Comissão de Finanças e Tributação. Após a aprovação constitucional da PEC 45 na Câmara e no Senado, Hauly será o responsável, por meio de estudos técnicos e de audiências públicas, de elaborar a Lei Complementar que irá regulamentar o IVA – Imposto sobre Valor Agregado (IBS/CBS). Também vai liderar a criação da nova legislação que regulamentará o Simples Nacional – micro e pequena empresa.

Declaração do ITR 2023

Perdeu o prazo para declarar o ITR? O agropecuarista ainda pode declarar. No entanto, terá que pagar uma multa de R$ 25,00 por declaração atrasada, mais 1% ao mês calculado sobre o total do valor de imposto devido. Lembre-se: sem estar com o imposto em dia, o proprietário fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) da Secretaria da Receita Federal (CND) indispensável nas transações imobiliárias, obter financiamentos ou crédito junto a instituições financeiras oficiais. O Sindicato Rural de Londrina emitiu 555 declarações em 2023.

A confraternização da AONP entre a Diretoria e o Departamento Científico

Imagem ilustrativa da imagem Belinati comemorou 80 anos e seu sobrinho Marcelo o saúda
| Foto: Divulgação

A Associação Odontológica Norte do Paraná realizou, recentemente, confraternização da diretoria e do departamento científico da entidade no Mercado Guanabara. Foi um encontro muito animado, com saborosas pizzas e boa conversa. Na foto, o vice-presidente Marcos Guskuma, Douglas Cortez, Thais Minello, Fábio Iwakura, Rosangela Corrado, Paulo Franzon, Paulo Rossato, Luciana Maia, Patrícia Costa Oliveira, a tesoureira da entidade Berenice Tatibana e a presidente da AONP, Marcela Vanzela

Asininos, Muares e Equinos

Imagem ilustrativa da imagem Belinati comemorou 80 anos e seu sobrinho Marcelo o saúda
| Foto: Divulgação

Uma fábrica de campeões como resultado da biotecnologia de reprodução animal e da apuração de linhagens. O trabalho do Centro de Melhoramento Genético da UniFil com asininos, muares e equinos será destaque no programa Tarobá Rural. O médico veterinário Pedro Victor de Luna Freire Oliveira mostra o desenvolvimento de pesquisa e ciência em entrevista a Luly Barbero. A reportagem está programada para domingo (dia 12), na TV Tarobá. O coordenador técnico do CMG da UniFil e a apresentadora também conversam sobre mercado de cavalos, jumentos, mulas e sobre a técnica de doma de animais.

Comemorando 72 anos

Imagem ilustrativa da imagem Belinati comemorou 80 anos e seu sobrinho Marcelo o saúda
| Foto: Divulgação

Comemoração das mais animadas marcou o aniversário de 72 anos de José Domingos Calado. Foi no dia 27 de outubro com a presença de familiares. Calado é um dos despachantes mais conhecidos da cidade. Na foto, o aniversariante ladeado pela esposa Tina Carmona Calado e os filhos Isabela, médica no Rio de Janeiro, e Bruno, advogado em Brasília.

Show especial de Natal hoje com Papai Noel, bandas e convidados

Um show especial de Natal, com canções natalinas interpretadas pela Banda Senhor Bonifácio mais 12 músicos convidados, vai abrilhantar a abertura da temporada mais aguardada do ano. O evento, gratuito, será sábado (4), às 18h30, no estacionamento descoberto do Boulevard Shopping. Terá ainda a chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração de Natal do empreendimento

Cartório argentino suspende registros com o nome Messi

NA CIDADE argentina, onde o jogador Messi nasceu, o Cartorário de registro civil praticamente suspendeu, por algum tempo, dar o nome de Lionel Messi a bebês. Há mais de 100 meninos que foram batizados e registrados com o nome do famoso craque de futebol, eleito pela oitava vez “o melhor do mundo”. São pais e mães sonhando que o nome famoso os ajude na luta pela vida, por um lugar ao sol, aquele que está na bandeira nacional de los hermanos.

O LIVRO APASH DE ALMIR SUDAN

Estou conversando na mercearia de Antônio Tomio Furuta e Mário Furuta, e chega um outro amigo, que pergunta do que trata o livro “Apash”, lançado recentemente pelo advogado e escritor Almir Sudan. Se é nome de algum tribo indígena. Falo o que sei: “Trata-se de uma longa viagem e uma grande paixão, interrompida por um drama que só o amor poderia vencer”. Foi editado pela Cia. Engenho das Letras.

OS CARVAIOS, LIVRO DO PROF. ALCIDES

Assim mesmo: “Os Carvaios”, livro com os causos mineiros contados pelo professor Alcides Carvalho, editado pela Cia. Engenho de Letras, já em segunda edição. Tem prefácio do escritor e amigo Domingos Pellegrini. Alcides, o “Arcidio”, nasceu em Carvalhópolis, em Minas Gerais. Estudou aqui na UEL e fez cursos na França, e na famosa Sorbonne concluiu o seu mestrado. Alcides foi o primeiro candidato do PT a Prefeito de Londrina. Ainda voltaremos às suas mineirices.

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina