Os integrantes do projeto social Batuque na Caixa se apresentaram em evento anual na Atlas Schindler, em Londrina. Na ocasião, crianças e adolescentes que fazem parte do projeto deram um show sob a regência do professor de música Luis Carlos Junior. Um dos incentivadores do projeto, o coach Ricardo França, foi o apresentador do evento. Fundado por Aldo Moraes em 1999, o Batuque na Caixa leva crianças e adolescentes da periferia para aulas de literatura, música e teatro sem custo algum, além de realizar campanhas de arrecadação de alimentos em datas comemorativas para comunidades pobres. O projeto já ganhou mais de 15 prêmios e se apresentou com Olodum, Alcione e Nana Vasconcelos. “Faça parte dos anjos do batuque, patrocine, tenha seus investimentos descontados no imposto de renda e sua marca associada a um projeto lindo”, diz Ricardo França.

O grupo na sede Atlas em Londrina
O grupo na sede Atlas em Londrina | Foto: Divulgação
O coach Ricardo França apresentando o evento
O coach Ricardo França apresentando o evento | Foto: Divulgação

MARIA PASTORA PRAZERES

ESTA COLUNA une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento de Maria Pastora Prazeres, esposa do amigo Prazeres, que ficou ao lado dela, durante 30 dias de hospitalização. Pastora foi operada nove vezes, na Santa Casa de Londrina, por problemas intestinais. Foi velada na Igreja Presbiteriana Independente. Que Deus a tenha e acolha as preces de sua família.

***

SÁBADO último foi de degustação na loja de carnes e assados de Milton Furuta, no Mercado Municipal do Shangri-lá. No domingo também.

FESTEJADA VISITA DE GOIÁS

Encontramos o empresário Marcos Oliveira, natural de Umuarama, formado em Agronomia, em Ponta Grossa, e que tem uma grande empresa que trabalha também com produtos hospitalares. Estava almoçando no restaurante Bollogna, de massas e carnes, com o amigo e anfitrião, Jorge Buzelatto, sempre atencioso com seus clientes. Marcos sabe tudo de Goiás e sua gente. Vamos conversar mais com ele.

***

NA CASA ONISHI as novas frutas da deste outono e as novas atrações de legumes e verduras aprovadas pelo Ceasa.

****

MAIO chegando e o Dia das Mães já sendo programado pelos irmãos Mário e Antônio Yosio Furuta. As mamães gostam também de chocolates, vinhos, bacalhau e etc. É só presenteá-las, que ficarão felizes.

A colecionadora de milagres

Juliana Flores(foto) é coach e educadora parental, especialista em Neuro Aprendizagem. Seu filho Isaac, hoje com 9 anos, foi diagnosticado com Encefalopatia Necrotizante Aguda (ANE) quando tinha pouco mais de um ano de idade. Com a doença vieram sequelas severas, busca por terapias e batalhas jurídicas. Juliana acabou se tornando referência para famílias de pessoas com deficiência. Ela publicou recentemente a sua história no livro A Colecionadora de Milagres, em parceria com a jornalista Rosângela Vale. Agora aceitou novo desafio: é pré-candidata a deputada estadual pelo Republicanos. É dessa forma que pretende dar voz às famílias paranaenses que lutam por diagnósticos, tratamentos e medicação. No Brasil, cerca de 10% da população têm algum tipo de deficiência. As síndromes raras atingem 1,3 pessoas em cada 2 mil.

Imagem ilustrativa da imagem Batuque na Caixa, na Atlas, com crianças e adolescentes locais
| Foto: Divulgação

PELO 11º ANO CONSECUTIVO

A OrthoDontic recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF pelo 11 ano consecutivo. A chancela da Associação Brasileira de Franchising representa a credibilidade da franquia, reconhecida diretamente pelos franqueados. Como se sabe, a empresa começou em Londrina e hoje tem clinicas de ortodontia espalhadas por todo o país.

ENCONTRO COM PASOLINI

Associação Cultural Italiana de Londrina - I Bravissimi, em parceria com a Associação Italiana de Santos, promove o “Encontro com Pasolini”, no dia 29 de abril, às 19h, de maneira virtual e ao vivo. O evento em comemoração aos 100 anos de Pier Paolo Pasolini, nascido em 1922, terá a presença da professora pós- doutora Maria Rosaria Fabris, responsável por escrever inúmeros artigos sobre o artista italiano. A palestra é gratuita para associados I Bravissimi e custa R$20,00 para não associados. Para realizar a inscrição acesse o site ibravissimilondrina.org

PADROEIRO CORINTIANO

O último dia 23 marcou o Dia de São Jorge, é um dos maiores feriados no Rio de Janeiro, porque é a data do santo guerreiro, um dos mais festejados pelos cariocas. São Jorge é padroeiro da Inglaterra, do povo da Rússia, e do Corinthians Paulista.

Pelo Oeste Norte-Americano

Jorge Nishikawa, presidente do Foca Fotoclube de Apucarana, e a esposa Yone durante inesquecível passeio pelo Oeste Americano. Visitaram Las Vegas, Bryce Canyon, Antelope Canyon, Horseshoes Bend, Monument Valley, Mesa Verde, Canyonlands, Arches National Park, Moab, Aspen e Denver. “Cenários espetaculares, diferentes dos que estamos acostumados a ver”, comentou Nishikawa

Imagem ilustrativa da imagem Batuque na Caixa, na Atlas, com crianças e adolescentes locais
| Foto: Divulgação

A neta visita a vovó

A conhecida cabeleireira Lídia Aparecida Procencio, com a neta Alice Procencio Rodrigues, e 7 anos. A menina mora em São Paulo e veio visitar a avó em Cambé. Momento de alegria e muita diversão.

Imagem ilustrativa da imagem Batuque na Caixa, na Atlas, com crianças e adolescentes locais
| Foto: Divulgação

Os cinco anos da Helen

O aniversário da charmosa e encantadora Helen reuniu a família Ancioto, amigos e convidados para um dia de festa com muita diversão. Helen comemorou seus 5 anos dia 10 de abril com o colorido tema Princesas da Disney. Na foto, Helen está com o avô Jair Ancioto, os pais Bruno e Helena Ancioto, e os tios Suzely e Gustavo. Parabéns, Helen!

Imagem ilustrativa da imagem Batuque na Caixa, na Atlas, com crianças e adolescentes locais
| Foto: Divulgação

Uma ideia que ficou no querer: trazer Cabral para Londrina e fazer o Museu do Descobridor

Quando estive como diretor da Ametur, na primeira administração do ex-prefeito Antônio Belinati, pensei em tentar agilizar o maior fato histórico do país: trazer os restos mortais de Pedro Alvares Cabral para Londrina, onde aqui seria construído um Museu do Descobrimento e etc. Imaginem os leitores quantos estudantes de todo o Paraná e do Brasil todo poderiam vir a Londrina visitar o “Descobridor do Brasil”, e saber um pouco mais da história dele, de seus marujos das três caravelas (Sta. Maria, Pinta e Nina) e muito mais. Aconteceu, porém, que cheguei à Ametur, sem saber que não tinha orçamento (que veio da administração passada) , além de alguns reais para pagar os poucos funcionários. Logo no primeiro não, 1978, já enfrentamos problemas no Estádio do Café: parte do local das cadeiras cativas ruiu e foi uma luta para, com toda a ajuda do ótimo Romeu Dematê, então secretário de Obras, colocar o Estádio em condições de receber os jogos do Campeonato Nacional de Futebol, que foi aquele ano em que o Tubarão começou a se destacar e chegou a disputar as semifinais do Nacional da série A, derrotando Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco da Gama, etc. Tentei depois saber onde estariam os “restos mortais” de Cabral e ninguém sabia dizer ao certo. Nem a embaixada de Portugal aqui e nem a Brasileira em Lisboa. Soube mais tarde que ele estaria mesmo na localidade de Guimarães, e depois onde o deputado federal Paulo Maluf mandou colocar uma placa em homenagem ao “descobridor dos sete e muito outros mares brasileiros...” O corajoso Pedro Alvares Cabral, tem apenas uma cidade (Cabrália) em sua homenagem. Ruas e avenidas quase nenhuma. Em tempo: a construção do Estádio do Café, onde rachou a terraplenagem e abalou parte das cadeiras cativas, que tinham proprietários, causando sérios problemas para o local. Engenheiros disseram que foi por causa dos serviços feito às pressas na construção do Estádio do Café, pelo ex-prefeito e depois governador e senador José Richa. Dele e do seu pessoal de obras que cuidou de construir o estádio em tempo de ser aprovado para o Campeonato Brasileiro.. Pouca gente se lembra disso e também de Pedro alvares Cabral e da família desse corajoso navegador, esquecido por todos daqui, no passado, no presente e, podem acreditar, no futuro. A única homenagem a ele foi em uma marchinha de Carnaval, dos anos 70, que dizia em seus versos “Cabral descobriu o Brasil e Portugal quer carregá-lo...” Pela remessa daqui de muito ouro, e madeira pau Brasil, além de índios para enfeitar as festas da Corte em Lisboa.

Ela é empreendedora gigante

NÃO sabemos se é “vero”, como diria Dante Santaguida, de saudosa memória, mas os comentaristas de economia estão dizendo que Luiza Trajano, mulher empresária de grande valor, fundadora e dona do Magazine Luiza, perdeu muito dinheiro, com a baixa de suas ações na Bolsa. Mas logo vai reagir. Ela é craque nos negócios.

Deve haver espírito do mal fazendo a cabeça de Putin!

TROPAS russas fizeram 5. 250 ataques à Ucrânia, nos últimos dias. O que esse cruel ditador Putin quer mais, além de mandar seu Exército matar pessoas idosas, jovens e muitas crianças, destruir cidades inteiras e massacrar o segundo maior país da Europa?

Segundo observadores dessa crueldade, inclusive brasileiros, Putin deve estar com um ou mais espíritos do mal fazendo a sua cabeça, pois um homem em sã consciência não continuaria autorizando essa barbaridade, levando a morte de meninos, meninas, jovens e pessoas em geral por seus militares, tão assassinos como ele, na destruição de famílias inteiras, de vidas, de cidades. O “capeta” está deitando e rolando na cabeça de Putin, que obedece a suas ordens e seu destino de fazer o mal para quem puder...Parece mesmo que ele deseja varrer do mapa o povo ucraniano e suas terras, cultura, história.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1