A bailarina paranaense Ana Beatriz Lopes Ribeiro participa, nesta primeira quinzena de 2022, do Rio Ballet Summer. Ela é formada pela Funcart Londrina, com apenas 18 anos. A premiada professora Ana Maria Botafogo é uma das profissionais envolvidas no aperfeiçoamento das jovens promessas da dança brasileira. Na foto, Ana Beatriz compartilha sua experiência com a Primeira Bailarina do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina paranaense no Rio Ballet Summer
| Foto: Divulgação

Estão aniversariando hoje

Os cumprimentos serão hoje para os seguintes londrinenses que estão aniversariando: Leda Benatti, Maria Angela Silva Araújo, Sônia Fulgêncio, Gabriela Maculan Foratini Pelizer, Maria Ângela Bellusci Cavalcanti, Ângela Junqueira Marchi, Elenice Mortari Dequech, Neiva Ortolani, Carina Paccola e Sarah Guimarães Puccia.

Curso de Classificação de Grãos

O Sindicato Rural de Londrina e Senar-PR realizam nos dias 22 a 24 de fevereiro o Curso de Classificação de Grãos – soja e milho. Nele o produtor terá conteúdos como: Legislação da classificação vegetal, Identificação dos defeitos encontrados no milho e na soja, qualidade do produto, determinação da umidade, das impurezas e matérias estranhas, amostragem para classificação de milho e soja, certificado de classificação dentre outras informações. É importante essa formação porque auxilia para garantir que o produtor tenha conhecimentos na hora de classificar sua produção de grãos e ter argumentos na hora de questionar os descontos aplicados pelas empresas que recebem os grãos. Mais informações 3374-0300

Médico triatleta amador que é craque em coluna vertebral

O médico Alexandre Philippe Boss Jaccard (foto) comemorou aniversário nesta terça (dia 11). O paulistano Dr. Jaccard, como é conhecido, médico ortopedista, cirurgião de coluna com formação no Brasil, Europa e Estados Unidos. Triatleta amador, ele é casado e pai de duas meninas. Atua em Londrina e em Avaré, interior de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Coluna, e faculty (instrutor) da AOSpine. Seu principal foco de atuação são as cirurgias endoscópicas, minimamente invasivas, e o tratamento de deformidades da coluna vertebral. Em 2021, por meio de doações e parcerias, o doutor Jaccard e uma equipe médica da Santa Casa de Avaré realizaram a primeira cirurgia endoscópica de coluna pelo Sistema Único de Saúde. Em 2011, realizou uma cirurgia inédita em Londrina, com “VEPTR” (hastes de titânio), operando uma criança com escoliose neuromuscular. Como triatleta, além de incentivar seus pacientes, diariamente, via redes sociais, a adotarem a prática esportiva e a atividade física regular para ter mais qualidade de vida, Jaccard adaptou equipamentos para incluir sua filha mais velha nos treinos para o próximo Triathlon. O sonho? Realizar a prova (meio Ironman) com ela, nadando 1.900m puxando seu barco, mais 90 km de pedal com um carrinho e correr mais 21 km com a filha.

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina paranaense no Rio Ballet Summer
| Foto: Divulgação

Otimismo no mercado

Repercutindo nota publicada pela Coluna dias atrás, o jornalista e marqueteiro da Santamérica Imobiliária, Tiago Bernardino, enviou o seguinte comentário: “Nossa Imobiliária tem investido e capacitado colaboradores e consultores na venda e locação de imóveis, que demonstrou nessa primeira semana do ano aumento na procura dos imóveis na cidade. Proprietários e locatários pensam de maneira assertiva que este ano, sem sombra de dúvida, é o melhor para o investimento, mesmo diante da crise que vivemos”, ressalta.

Faleceu Inocêncio Janene

O agropecuarista Inocêncio Janene faleceu ontem, aos 81 anos, depois de um longo período de internamento. Amigos e ruralistas lamentaram profundamente sua partida e externaram os sentimentos pela perda de Inocêncio, a querida Jane Janene, filhas, netos, irmãos, sobrinhos e demais familiares.

Instituto União para a Vitória

e o material sobre arte teatral

A produtora cultural Hylea Ferraz realizou recentemente a entrega de material audiovisual sobre o “fazer teatral”, que apresenta em linguagem didática as várias etapas da elaboração de um espetáculo teatral, como iluminação, maquiagem, figurino e encenação. A iniciativa fez parte do Projeto Vivência Artística, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, e que visa estimular a curiosidade e interesse pela arte teatral junto a crianças atendidas pelo Instituto União para a Vitória. O projeto contou com a produção da Pá! Artística, conduzida por Álvaro Canholi, e o material ficará disponibilizado aos educadores da instituição, no Jardim União da Vitória II, em Londrina, que atende 300 crianças e adolescente (de 3 a 17 anos), com atividades culturais, educativas e esportivas no contraturno. Na foto, Hylea Ferraz durante a entrega do pendrive com o material audiovisual para Nayara Nicolim, coordenadora pedagógica do Instituto.

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina paranaense no Rio Ballet Summer
| Foto: Divulgação

***

LUIZ Antônio Costa, do staff do Pátio San Miguel, teve problemas com seu coração, foi operador e recebeu safenas, e está cada dia melhor. Luis é gente boa. Fique bom logo e se cuide cara.

***

NA ESQUINA da Higienópolis com a rua Espírito Santos, surge rapidamente uma construção, destinada a uma filial de farmácia, de rede nacional. A construtora é de São Paulo e espera entregar a obra até o o final do mês.

***

JÁ FORAM realizadas formaturas de faculdades em um dos novos salões da Galeria Vila Rica, locais elogiados pelas famílias dos formandos.

***

O ZERÃO precisa de guarda municipal, pelo menos um, full-time, das 8 da manhã até 20 horas. Um em cada período, com câmera na farda e moto com combustível. É o que pede o povo ouvido a respeito. E a PM precisa dar batidas de vez em sempre, naquela região. Os marginais estão por ali e faz tempo. Muita gente é desatenta, se descida, mas as autoridades precisam pensar pela população.

Lançamento do livro Meu Mundo Animal

Foi dos mais prestigiados o lançamento do livro Meu Mundo Animal, em Londrina, de autoria do menino Maximilian de Orleans e Bragança. O evento na loja BouTeeQue, no Shopping Alameda Santana, reuniu expressivo número de londrinenses. O livro da editora Maquinaria Editorial traz curiosidades sobre bichos e foi escrito com auxílio da professora de português e dos pais do garoto de 9 anos. O jovem autor se destaca pela criatividade. Parte da renda com as vendas em Londrina foi destinada para a ONG Ampara Animal. Maximillian é filho de Fernanda Miguita e de Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

O jovem autor com a mãe Fernanda Miguita  de Orleans e Bragança.
O jovem autor com a mãe Fernanda Miguita de Orleans e Bragança. | Foto: Divulgação
Maximillian com os avós Luis Carlos Miguita e Kessae Miguita
Maximillian com os avós Luis Carlos Miguita e Kessae Miguita | Foto: Divulgação
O autor de Meu Mundo Animal com  Carol Jannani
O autor de Meu Mundo Animal com Carol Jannani | Foto: Divulgação
Eleny Pozzobom e Jovana Fuganti prestigiando  o lançamento do livro
Eleny Pozzobom e Jovana Fuganti prestigiando o lançamento do livro | Foto: Divulgação

Moro e Joaquim

SÉRGIO MORO conversou com Joaquim Barbosa, no Rio, no apartamento do ex-ministro do STF, com a presença de sua bonita esposa.

Sérgio Moro viria a Londrina lançar seu livro, mas parece que não houve tempo ainda, explica prócer do Podemos.

Culpados pelo “Caso Capitólio”

FALO rapidamente com o advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna sobre o que ocorreu em Capitólio, cidade de Minas Gerais, onde o mundo inteiro viu o vídeo do desabamento de parte do cânion que matou 10 pessoas e feriu outras que lá passeavam em lanchas. O governador mineiro Gema disse que o acidente era imprevisível, e que é difícil achar um culpado, mas nós acreditamos que não, que as falhas são das autoridades eleitas pelo povo mineiro, que ganham para isso, e que teriam que cuidar melhor da área dos cânions, como de outras.

Incluam-se aí todos os comandantes dos setores federal, estadual e municipal, este último principalmente.

A primeira moeda

MAYA ANGELOUS, escritora, será a primeira mulher negra a ter sua imagem em moeda norte-americana. Será de 0,25 cents de dólar, e circulará inicialmente nas cidades de Filadélfia e Denver.

Atrapalharam o Trapalhão?

O “trapalhão” Renato Aragão está processo um banco acusando de adulterações em cheques.

Devendo 6 trilhões

O Brasil (o nosso povo) está devendo seis trilhões de reais aqui internamente a bancos e outros investidores, de empréstimos feitos no exterior. Quem vai pagar essa conta? O povo brasileiro, mas sabe-se lá Deus, de que maneira, à custa, certamente, de muitos sacrifícios!

***

O Governo do PT emprestou à Venezuela, via BNDES, 1 bilhão de reais, para obras naquele país. O vizinho governo de Caracas, disse o presidente Jair Messias Bolsonaro, não pagou nem os juros ao Brasil até agora. Vai pagar sabe quando? Quando a Venezuela for campeã mundial de futebol...

Maconha só para vacinados:

Quebec aumentou a procura

Em Quebec, no Canadá, a busca para vacina subiu 300 por cento entre os jovens. E que aquela cidade determinou: só pode adquirir certa quantia de maconha ou bebida alcoólica ao comprovar que recebeu as duas doses. A procura por vacina multiplicou-se rapidamente.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1