Com apenas 11 anos, a bailarina londrinense Clara Detoni, aluna do Ballet Karina Rezende, foi selecionada para representar Londrina no prestigiado World Ballet Competition, em junho, em Orlando, nos EUA. Clara Detoni já é um nome conhecido nos palcos nacionais: foi eleita bailarina revelação por cinco vezes e conquistou o título de hors-concours em festivais, reconhecimento reservado a talentos que ultrapassam o nível técnico e artístico para sua categoria. O World Ballet Competition reúne talentos do mundo inteiro e abre portas para bolsas de estudo e companhias profissionais. A diretora da escola, Karina Rezende, celebra a conquista: “Ver uma aluna de apenas 11 anos alcançar esse patamar é emocionante. Clara é fruto de um trabalho sério, diário e feito com amor.” A viagem foi organizada com apoio da família e da escola.

As sugestões para campo de bocha em Londrina!

Londrina já foi campeã paranaense do jogo de bocha, um esporte de origem italiana, que fez grande sucesso na cidade e em outras localidades paranaenses. No litoral do Paraná é praticada até hoje, assim como em Balneário Camboriú. Chegaram a esta Coluna algumas sugestões para a instalação de campo para a bocha, que não custa tão caro: uma delas no Zerão, outra na praça abaixo da antiga Rodoviária e outra em um área lateral do Bosque central. Seja onde for, em um desses ou em outro local, a chamada "velha guarda" ficaria feliz da vida.

Brasil tributa demais os pobres

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina de Londrina na World Ballet Competition
| Foto: Divulgação

A afirmação é do deputado federal Luiz Carlos Hauly, que cobrou do governo coragem para promover “justiça fiscal de verdade”. Economista e duas vezes Secretário da Fazenda do Paraná, Hauly afirma que “o Brasil tributa demais os pobres e de menos os ricos. Enquanto os mais pobres comprometem grande parte da sua renda com impostos sobre o consumo, os mais ricos seguem blindados - isentos de tributar seus lucros e dividendos. 75% da arrecadação brasileira vem do consumo. Nos EUA, essa fatia é de apenas 40%. Nosso sistema é injusto: Quem ganha menos paga, proporcionalmente, muito mais. Quem ganha mais contribui menos do que deveria. É preciso coragem para tributar dividendos – como já fazem os países da OCDE”, desabafou.

Sisprime publica Relatório de Sustentabilidade

A Sisprime do Brasil acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade referente ao exercício de 2024, consolidando mais uma etapa de sua agenda ambiental, social e de governança (ASG). O documento, elaborado com base nas diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative, segue as melhores práticas do mercado em transparência e prestação de contas. Baseado nos temas materiais da Sisprime, construídos a partir de um processo estruturado de seis compromissos de impacto positivo alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e aos sete princípios do cooperativismo. "A publicação do nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade GRI é mais do que um compromisso com a transparência: estamos mostrando, com dados e ações concretas, como o cooperativismo é um agente transformador para a comunidade”, destaca o Dr. Alvaro Jabur, presidente da Sisprime. O relatório também registra os avanços para a implementação do Plano de Sustentabilidade 2025-2030, lançado pela cooperativa. “Cuidar das pessoas, do meio ambiente e ter uma governança ética e responsável sempre esteve no nosso jeito de ser. Isso tem tudo a ver com o cooperativismo e com o papel que buscamos ter na sociedade”, destaca Dr. Carlos Mascarenhas, Diretor Executivo da Sisprime. Acesse o relatório completo: https://sisprimedobrasil.info/4kHVkvJ

Aprovado em medicina

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina de Londrina na World Ballet Competition
| Foto: Divulgação

Rafael Conde Alves Nobre Frasson comemora aprovação em Medicina na PUC para a felicidade de toda a família. Na foto o futuro médico com a mãe, a Procuradora do Município, Maria Cristina Conde Alves.

Professores da rede municipal de Londrina dizem SIM à Unidade Sindical

Na noite de terça-feira (17/06), professores municipais participaram de uma assembleia que propunha o rompimento da base unificada de representação dos servidores públicos municipais. O resultado foi claro: 232 votos presenciais contra a cisão e 88 a favor. A decisão demonstra o compromisso e a consciência da categoria com a união e o fortalecimento coletivo junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina – Gestão SINDSERV para TODOS.

Visita da princesa Kako à ACEL: simpatia e respeito

O que mais chamou atenção na passagem da princesa Kako, segunda filha da família Akishino, pela região de Londrina, foi a sua simpatia. A visita à ACEL ocorreu na presença de um público de 500 convidados completamente encantados, que acompanharam tudo em silêncio e total respeito. Na ACEL, a princesa fez o plantio simbólico de uma cerejeira, descerrou uma placa em sua homenagem e assistiu a apresentação artística dos grupos Ishindaiko, RKMD e Sansey. Ao final, a fez questão de cumprimentar a todos e se despediu da cidade. As fotos são de Emerson Dias e Tadao Nishida.

A presidente da ACEL Luiza Yamashita e a princesa Kako
A presidente da ACEL Luiza Yamashita e a princesa Kako | Foto: Divulgação/Emerson Dias e Tadao Nishida
Luciano Matsumoto, Luiza Yamashita e a Princesa do Japão acompanham apresentação artística na Acel
Luciano Matsumoto, Luiza Yamashita e a Princesa do Japão acompanham apresentação artística na Acel | Foto: Divulgação/Emerson Dias e Tadao Nishida
Apresentação de grupos locais aplaudidos pela Princesa Kako
Apresentação de grupos locais aplaudidos pela Princesa Kako | Foto: Divulgação/Emerson Dias e Tadao Nishida

Festa na quinta-feira

Quinta–feira de festa para os empresários Alberto Abujamra Asseis e Ronaldo Chineze, Neli Ribeiro, Antonio Vivaldi Reis Júnior, Maurinho Caldarelli, Elza Sogaiar, Albertino Lima Júnior e Jairo Barbosa. Eles comemoram aniversário neste dia 19.

Se eu vir o filme…

Um leitor da Coluna perguntou se está certo e o professor Dilson Catarino responde: "A forma verbal de "ver" indicadora de hipótese futura, antecedida da conjunção "se" ou "quando", dentre outros termos, é "vir". - Se eu vir que algo está errado, alertá-lo-ei. - Quando você vir Flávia, diga-lhe o quanto a admiro. - Assim que vir o produto encomendado, comprá-lo-ei. O mesmo ocorre com os derivados de "ver", como "prever, rever, antever", ou seja, a indicação de hipótese futura terá a forma verbal estruturada com "-vir":

- Se eu previr o futuro, contar-lhe-ei.

- Quando eu revir as contas, dir-lhe-ei o resultado. As demais pessoas também têm "vir" na estrutura verbal: se nós virmos, quando antevirmos, assim que revirmos; se eles virem, se previrem, quando revirem.”

Cuidado e Conforto em Casa

Imagem ilustrativa da imagem Bailarina de Londrina na World Ballet Competition
| Foto: Divulgação

Em um mundo onde a busca por qualidade de vida e bem-estar se intensifica, a assistência à saúde ganha novas perspectivas. A Londrilife Saúde se consolidou nesse cenário, com cuidado profissional e humanizado diretamente para o lar. Inclsive o blog da Londrilife Saúde, tem atraido muita gente com temas cruciais: legalidade e importância de serviços de home care , nuances dos cuidados pós-operatórios, a assistência a pacientes com Alzheimer e câncer, relevância da saúde mental e do autocuidado. ”É um guia completo para quem busca informações confiáveis sobre saúde domiciliar” , diz Karina Siqueira Gonçalves ,enfermeira supervisora da empresa. Informações acesse www.londrilife.com.br

Os maiores salários

O futebol paga aos técnicos considerados os melhores, os mais vencedores, salários mensais acima de alguns milhões de reais por mês! É bem mais do que ganham os CEOs. O que se fala nos bastidores da CBF é que o técnico italiano receberá 5 milhões por mês de salários e 20 milhões de reais como prêmio, se a seleção brasileira for campeã mundial.

Chuvas gaúchas

Voltando a chover muito no Rio Grande do Sul. Casas invadidas pelas águas dos alagamentos, pontes caindo e novamente o povão enfrentando os horrores causadas pelas chuvas torrenciais.

46 anos de ditadura

O povo do Irã (ex-Pérsia) vive há 46 anos sob a ditadura política-religiosa, que segundo os historiadores é a pior possível. Inclusive com pena de morte.

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

mockup