Alunos do 1º ano de Educação Física da UniFil estão empolgados com atividades esportivas cheias de adrenalina, concentração e integração. No início do curso, enfrentam desafios e conhecem as diversas possibilidades de práticas - como paraquedismo, escalada e jogos de combate. "Estamos organizando novas ações com as turmas e despertando para campos diferentes de atuação profissional", comenta o coordenador da graduação, Ricardo Gonçalves. Sábado passado a aula foi no Aeroporto 14 Bis, no distrito da Warta, sobre esporte aéreo. Na disciplina de Esporte de Aventura, um grupo de alunos recebeu instruções sobre paraquedismo e três encararam a experiência do primeiro salto. Foram Matheus Sant'Ana, Bárbara Trainotti e Jefferson Storti (foto) que elogiaram a qualidade do curso da UniFil.

Está na liderança

Imagem ilustrativa da imagem Aula no 14 Bis para os alunos do curso de Educação Física
| Foto: Divulgação

O piloto londrinense André Jacob (foto), líder da categoria Sênior, do Campeonato Marcas Brasil Racing, participa no próximo fim de semana, da terceira etapa da competição no Autódromo do Tarumã, conhecido circuito gaúcho. A prova acontece entre os dias 14 e 16 de julho, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Jacob lembra que a pista gaúcha é sempre um grande desafio para os pilotos. Destaque do automobilismo há muitos anos, o piloto de Londrina é favorito. Entre os torcedores dele está o gaúcho Enio Sehn, amigo e incentivador de Jacob.

Muitas pessoas procurando Consulado de Portugal aqui: desejam ir conhecer o país!

Vem aumentando o número de pessoas de várias cidades do Paraná procurando atendimento pelo Consulado Honorário de Portugal em Londrina. Aqui, o cônsul honorário Antônio Lourenço Martins presta serviços dos mais elogiados, pois atende de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 9 às 12 horas. Mais ainda: ele atende as pessoas interessadas em ir a Portugal, pelo seu telefone celular, cujo número é 99995-8041. O Consulado Honorário fica Edifício Metrópole, no Calçadão de Londrina. Juntamente com o Consulado Honorário de Florianópolis, atende fazendo parte do Vice-Consulado de Portugal, em Curitiba. A procura voltou a crescer, após passar o perigo do coronavírus, disse-nos ele, ainda ontem, atencioso como sempre.

Jair Bala, ex-Londrina, e o motivo do seu apelido

O famoso jogador Jair Bala, que foi atleta e depois técnico do Londrina, ganhou este apelido, porque quando juvenil do Flamengo, no Rio de Janeiro, levou um tiro, de bala perdida, em uma das pernas. Foi a resposta que conhecíamos e que demos a leitor de Bela Vista do Paraíso, que perguntou a respeito. Disse que a ex-Prudentina teve um jogador, de muita velocidade, que chamavam de Pedro Bala...Com Jair, pelo que apuramos, aconteceu que médicos não conseguiram tirar a bala, por algum motivo, e ele ficou com o apelido para sempre. Foi um craque de bola mesmo sim.

Hora de se preparar para o frio

Imagem ilustrativa da imagem Aula no 14 Bis para os alunos do curso de Educação Física
| Foto: Divulgação

Nos corredores do Armazém da Moda não se fala em outra coisa: a meteorologia está prometendo queda de temperatura a partir desta quinta-feira, 13, com longa duração. Então, é hora de se preparar para o frio. “Roupas e calçados quentinhos, com preços especiais e facilidades de pagamento, tem no Armazém!”, comenta o staff.

Em Orlando

Imagem ilustrativa da imagem Aula no 14 Bis para os alunos do curso de Educação Física
| Foto: Divulgação

Em viagem das mais animadas em junho, a família Silva (Renato, Juliana, João Antônio e Pedro Henrique) se divertiu em Orlando, passeando por vários parques da Disney e da Universal. Aventura que vale a pena repetir.

Em Maringá

Nylcéia do Carmo contou para a Coluna que recebeu a rosa de Roberto Carlos, no show do cantor em Maringá. Embora, também tenha prestigiado o Rei no Ginásio Moringão, em Londrina. Ela é de fato fã de Roberto Carlos e suas canções românticas.

Elogiados

Walber Jaconi, um dos gerentes do Itaú na Av Higienópolis, e seu assessor Murilo Machado, sempre atenciosos, elogiados pela clientela.

Quarteto de médicos

Muito aplaudida a apresentação musical do quarteto formado por médicos de Londrina, na sede cultural da Associação Médica, que na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica. Gostaram tanto de ouvir música boa (como MPB e Bossa Nova), que estão pedindo mais. Um dos participantes é o médico cardiologista dr. Antônio Nechar, que é percussionista do quarteto.

Serviço Telefônico

Utilidade pública: o telefone da sede administrativa da Associação Médica de Londrina, número 3341-1055, deve estar com algum problema técnico. Toca, alguém atende, nada diz, mas em seguida entra gravação com música internacional. Uma falha que precisa ser corrigida, pois se trata da importante AML e o telefone é da pioneira Sercomtel.

Congratulações pelo nova gestão

Por iniciativa do vereador Ailton Nantes e apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Londrina, foi entregue ao governador distrito 4710 do Rotary Arthur Harbs e ao presidente do RC Londrina Sudeste, Paulo Pimenta, diploma de congratulações pela gestão que iniciam. O evento dos mais prestigiados foi na Casa da Amizade em Londrina. As fotos são de Carmelindo Dias

O casal anfitrião  Verônica  Ruhmaman Harbs e Arthur Harbs com Ailton Nantes e Eliza Nantes.
O casal anfitrião Verônica Ruhmaman Harbs e Arthur Harbs com Ailton Nantes e Eliza Nantes. | Foto: Divulgação
O presidente do Rotary Club de Londrina Sudeste, Paulo Pimenta, com o vereador  Ailton Nantes
O presidente do Rotary Club de Londrina Sudeste, Paulo Pimenta, com o vereador Ailton Nantes | Foto: Divulgação
O casal de atuantes rotarianos Maria Helena e Alberto Rapcham
O casal de atuantes rotarianos Maria Helena e Alberto Rapcham | Foto: Divulgação
Antonio Magnani, a nova companheira rotariana  Maria Aparecida Orlando e Paulo Pimenta.
Antonio Magnani, a nova companheira rotariana Maria Aparecida Orlando e Paulo Pimenta. | Foto: Divulgação

Reencontro de amigas

Imagem ilustrativa da imagem Aula no 14 Bis para os alunos do curso de Educação Física
| Foto: Divulgação

Aconteceu embaixo da figueira da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, após a missa de domingo. Aqui estão elas, amigas que se reencontraram: Joana Moressi, Rosane Santiago Eugênio Ferreira, Julia Eugenio Ferreira (em pé), Carolina Moressi, Lia Mendonca e a professora aposentada da UEL, a dentista Odila Santiago Eugênio.

*****

FALECEU Índia Potira, ex-chacrete do Velho Guerreiro, que estava com 76 anos. Nas duas vezes que Chacrinha apresentou seu show no Moringão, em Londrina, ela estava entre as famosas dançarinas do programa. Ela e Rita Cadillac elogiaram bastante “canja” do restaurante do Hotel Bourbon.

Capim novo para o fazendeiro

NOVO Sugar Daddy é o apelido que Antônio de La Selva (o ator Tony Ramos) começa a ganhar na novela Terra e Paixão. É que ele se encanta com a jovem nova herdeira do Bar Night Club “Naiteandey”), e parece que vai se tornar um habituê do local.

Sugar Daddy é expressão criada por norte-americanos, que significa ao pé da letra “papai de açúcar”, geralmente um cara de 45 a 50 anos, em média, e com a renda mensal acima do padrão.

EM LONDRINA tem algum ou alguns sugar daddy? Tem, sim, sinhor, como diria o palhaço “Palha de Aço”, integrante da trupe do saudoso Circo do Nhô Pai.

****

QUANTO mais velho, melhor o vinho. Por outro lado, a rolha fica mais ressecada e difícil de ser retirada. O “connaisseur” Giorgio Marchetti criou o que chama de WinePro, que foi testado e aprovado. Pena que não está à venda nas casas de vinho de Londrina e do Paraná. É mesmo prático, a pessoa que vai abrir a garrafa não passa vergonha e recebe aplausos. “Joguem o saca-rolha fora”, dizem os amigos de Giorgio.

No Mato Grosso do Sul a crueldade inacreditável!

MATARAM e esquartejaram um jovem de 19 anos, jogador de futebol e de futebol de salão, campeão de alguns torneios, pela localidade de Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, onde residia com a família. Crueldade demais: pedaços do seu corpo começaram a aparecer no mato e em águas de um rio e etc. A Polícia sabe que a última vez que viram o rapaz foi na casa da ex-namorada dele, no lado paraguaio...A família e o delegado policial no caso precisam pedir a ajuda do Ministério Público, que já deveria ter entrado no caso. Até agora não encontraram o autor ou autores desse crime mais do que hediondo.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina