Na primeira quinzena de março, o Fórum Desenvolve Londrina lançou o Caderno de Estudos realizado em 2019, com o tema: “Planejamento Estratégico de Cidades. Propostas para Londrina”. O evento foi no auditório da Unimed Londrina. A diretoria e os membros do Fórum receberam neste dia um grupo de Marília, interior de São Paulo, entre eles o presidente da Associação Comercial e da Câmara Municipal, que veio conhecer o trabalho da entidade. O estudo está à disposição para download no site www.forumdesenvolvelondrina.org . Para 2020, o Fórum Desenvolve Londrina definiu como tema de estudo "Retenção de talentos e geração de oportunidades de emprego e renda” e já iniciou os trabalhos. As fotos são do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

Omar Taha, presidente da Unimed Londrina, e a presidente do Fórum, Cláudia Romariz

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Marília, Marcos Rezende, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Eduardo Tominaga

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

George Hiraiwa, Wanderley Neiva e Bruno Ubiratan

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

Michelle Aligleri, Thiago Shoiti Iida e Daniele Valente

Mentirosos históricos

Dia 1º de abril passou meio sem brincadeiras, piadas e mais com assuntos sérios, com o povo todo voltado para o coronavírus e a situação dos brasileiros, empregadores e empregados, estudantes e doutores, pais e mães, profissionais em geral, todos preocupados com o que virá pela frente. Mas vamos fazer um pouco de limonada do limão tamanho do planeta, que brotou na China e invadiu o mundo.

Vamos lembrar de alguns “mentirosos” que fizeram fama, em filmes e programas humorísticos na televisão brasileira. 1 – Mazzaroppi, que filmou “As histórias de Pedro Malazarte”. Que contava que tinha uma panela que fervia sem fogo e um urubu adivinhava sobre os negócios do seu dono. Mazzaroppi vendeu o urubu a peso de ouro, que depois tentaram devolver, porque ele nem falava. 2 – O “coronel” nordestino, vivido por Chico Anysio, que contava suas vantagens nas caças e outras atividades, e se logo gritava para sua companheira: “É mentira, Terta?” Que respondia na lata que não. 3 – Rolando Lero, o aluno da escolinha do professor Raimundo, sempre em grande atuação do ator Rogério Cardoso, que nasceu em Ribeirão Preto. Brincou uma vez que o ribeirão era preto, porque os brancos é que sujaram as límpidas águas dali. Muito menino que ouviu, garotinhos, acreditaram... Foi Rolando Lero que, perguntado sobre o Imperador Romano Julio César, contou que jogava biriba com JC e que era gamado em uma certa Cleópatra, tendo Rolando Lero como confidente. Que Santos Dumont foi seu colega de jogar bolinha de gude e que seu sonho era trocar o nome para Santos da Montanha...

Saudades de Jesus de Nazaré

e outros filmes aqui exibidos

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Anderson Coelho 29-11-2018

Sou também como o londrinense Mário Sérgio Cortella, filósofo famoso, palestrante muito solicitado e comentarista de “provocações filosóficas” no rádio e na TV em São Paulo. Sou como Cortella e explico onde: na expectativa de chegar a Semana Santa e poder assistir filmes épicos, bíblicos, principalmente sobre as histórias sobre Jesus Cristo. Que sempre me atraíram, notadamente Jesus, pelo que falava, dizia, por suas lições através de atos e por suas parábolas. Quase ou totalmente impossível para um ser humano comum acompanhá-lo. Como lembrou certa vez o filósofo Cortella, autor de ótimos livros, não temos mais as telonas dos cines Londrina, Augustus e Ouro Verde para exibir estas grandes produções. O filme que jamais deixarei de vê-lo foi Jesus de Nazaré, de Zefirelli. Mas não podemos deixar de citar o Jesus vivido pelo ator Robert Powell, que Hollywood destacou como o mais belo. Vamos lembrar também de O Manto Sagrado, com Victor Mature, o premiadíssimo Ben Hur, que ganhou dez ou mais Oscar. E Cálice Sagrado, com Richard Burton, que fez o casal especial da Roma e do Egito antigo, com Elizabeth Taylor, no filme Cleópatra.

Cinemas fechados

Converso com Carlos Eduardo Lourenço Jorge, nosso expert na área cinematográfica, sobre salas de cinemas da cidade. Chegamos à conclusão que Londrina tem umas 30. São 5 no Shopping Aurora, 7 no Boulevard, 5 no Catuaí, , 5 no Sistem´s, 5 no Royal Shopping e uma no Com-Tour. Por causa do coronavírus, todas estão fechadas.

Piscinas cheias ou vazias!

Do leitor londrinense Alci Fragoso da Costa recebemos o seguinte: “Acho equivocada a opinião da leitora, publicada na Coluna do último dia 31. Todo ano (e sim, todos os anos) temos inverno onde as piscinas em geral não são utilizadas. Nem por isso são ou devem ser esvaziadas. Saliento aqui dois motivos: 1 – Desperdício de água, pois todos sabemos do custo, bem como do dever de uso racional desses recursos. 2 – Piscinas vazias quebram ou estragam. São feitas para se manterem cheias, após instaladas. Além do fato importante que, se ficarem vazias, geralmente acumulam poças de água das chuvas onde, aí sim, são grandes focos de procriação de mosquitos. Resumindo, deve-se manter nesse momento, os mesmos cuidados do ano inteiro, continuando cheias as piscinas e com o tratamento adequado da água”. Muito obrigado.

**

Está chegando a Semana Santa e os apreciadores do bacalhau na Sexta-Feira da Paixão, sabem que a mercearia dos Irmãos Furuta, no mercado do Shangri-la, está com bom estoque do produto da melhor procedência, e mantendo preços do começo do ano.

Exercícios e sistema imunológico

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

Ricardo R. França , profissional de qualidade de vida, explica que “quando treinamos durante um curto período de tempo na intensidade correta, isso libera vários neuro-hormonais que melhoram o sistema imunológico e fazem as pessoas ficarem menos suscetíveis a doenças, como o Covid-19. Realizando exercícios com intensidade moderada já é o suficiente para fortalecer o sistema imunológico, diminuindo risco de infecções”, diz. Por este motivo, toda a equipe da Esbelt Academia está ministrando aulas on-line pelo Instagram para que todos tenham acesso a atividade física neste período em que muitos estão confinados em casa. Ricardo França, diretor da academia, diz que com as aulas as pessoas também têm contato on-line e matam saudades dos amigos da academia. O que também espanta a solidão e afasta o risco da depressão. “Melhorar o humor é fundamental para encarar o momento atual. Pois sabemos que mesmo que alguns voltem a trabalhar, outros ainda estão proibidos de voltarem ao trabalho, como é o caso das academias que também sofrem bastante com isso. Como o segmento de academias prega a qualidade de vida estamos aguardando pelo controle da situação e decisões de autoridades sobre quando poderemos abrir com segurança. Vocês são nossos convidados para praticar as atividades físicas junto com a gente. E fortalecer seu sistema imunológico”, enfatiza França.

Aniversário

Estão aniversariando hoje Udi Jozzolino, Mariana Marcondes, Angélica Pelisson, Alessandra Ortolani, Maria Eduarda Ferrari Ferreira, Rogério Lapa Diniz, o vereador Gerson Araujo, Adelina Fontana, César Rossini, Marinês Aguiar, a jornalista Chiara Papali, ex-Folha, e a elogiada Samilles Sahão.

Amanhã, aniversariam Maria Cecilia Leão Ramos, Benê Pauluk, Maria de Fátima Ribeiro e a jornalista Ercilia Fernandes.

Hobby

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

O dentista Durval Thomazinho aproveita os fins de semana para se dedicar a um hobby, que também está lhe rendendo dinheiro, que é a gastronomia. Quem já conferiu seu talento também na arte culinária aplaude.

Atendimento

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Divulgação

O empresário Maruan Caldarelli disse à Coluna que suas lojas continuam o atendimento de forma não presencial . “Neste momento difícil que estamos passando, nós da Caldarelli veículos estamos com a nossa equipe on-line atendendo nossos clientes, com aprovação 100% via internet e entrega dos carros a domicílio” , comentou. Mais informações pelo WhatsApp (43) 99800-1001. Na foto, a equipe da Caldarelli Veículos

Na Ocean Drive, Miami

Uma mulher usando máscara passa em frente a uma loja de roupas fechada em Ocean Drive, famosa rua de South Beach, em Miami Beach, a região mais cara de lá, onde seus carrões e gente bonita sumiram do mapa. Até os manequins da famosa boutique estão pelados...pois lojistas guardaram suas roupas, de medo de ladrões.

Imagem ilustrativa da imagem Atuação do Fórum Desenvolve Londrina
| Foto: Chandan Khanna - AFP

***

Para o estimado leitor João Pedro Gleria: Muito obrigado pelo seu e-mail sobre histórias divertidas publicadas aqui. Mas esclareça: sobre qual autor saudoso você se referiu? Estamos às ordens, mande mais detalhes.

***

Há muitas pessoas que não pegaram o coronavirus, mesmo tendo contatos com pessoas infectadas e que tiveram o teste positivo. Tem o sistema imunológico mais forte, se alimentaram melhor que outros, não são fumantes e etc. Para o doutor Antony Wang, crianças enfrentam este vírus, até quando evacuam.

***

A rádio CBN de Londrina perguntava, ontem, no final do seu noticiário da manhã, onde estão os deputados federais de Londrina e região que não disseram a que vieram até agora, sem ajudar na conquista de equipamentos para os hospitais nesta época maluca de coronavírus. De fato, parece que não é com eles. Nem com eles, nem com os demais parlamentares paranaenses que estão de boca fechada.

A primeira vacina no mundo

A vacina foi inventada ou criada entre os anos 1780 e 1820, pelo estudioso e curioso médico Edward W. Jenner, que inoculou em pessoas (inclusive em seus familiares) vírus de gado leiteiro e também de caneiros, buscando a imunidade e conseguiu, depois de algum tempo. Causou ciumeira em outros médicos, químicos e laboratoristas, recebendo críticas várias, mas anos depois ficou consagrado.