A Associação Nós do Poder Rosa (ANDPR) é uma pessoa jurídica de direito privado sem finalidades econômicas. Foi fundada em 2008 com a finalidade de promover a conscientização das pessoas em geral, sobre a importância de denunciar e combater a violência doméstica contra a mulher, em qualquer de suas formas, inclusive a discriminatória. No dia 7 de agosto de 2021, a Lei Maria da Penha completou 15 anos de existência. Considerando a data comemorativa e de referência, a Associação Nós do Poder Rosa solicitou juntamente ao Poder Legislativo do Município a implantação no calendário de comemorações oficiais de Londrina a campanha “Agosto Lilás”. Uma conquista inestimável para a ANDPR. Londrina conta com a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar de excelência, articulando ações voltadas à garantia dos direitos da mulher. Londrina está lilás, em alerta aos crimes praticados contra a mulher. Na foto, integrantes da diretoria da ANPDR: Rosa Nelly Camargo (presidente), Michelle Landgraf, Érica Chagas, Aparecida Prandini e Felicia S. Watanabe

Imagem ilustrativa da imagem Associação  Nós do Poder Rosa
| Foto: Divulgação

Caco braile fala da semana das vocações

“Compondo o Mês das Vocações, instituído pela Igreja Católica, a semana de 22 a 29 de agosto é dedicada aos leigos, ou seja, todo fiel que foi batizado, e que não é sacerdote, diácono ou religioso”, disse-nos o professor Caco Braile. Assim - prosseguiu ele - , deve dar seu testemunho como seguidor de Jesus, muito além de participar de missas, movimentos, pastorais ou grupos de oração. Ser leigo é ser presença cristã em seu núcleo familiar, como pai, mãe ou filho. É pôr em prática os valores deixados por Jesus no seu trabalho, quer seja como empreendedor, colaborador, fornecedor, cliente ou profissional liberal. É, portanto, mais difícil do que estar presente nos atos litúrgicos ou festas religiosas. É alguém que é reconhecido por seus gestos e atitudes, mais do que por qualquer palavra que venha a pronunciar. É, portanto, um grande desafio diário, que exige permanente atenção em sua participação na sociedade. Deve ser cultivado todos os dias, em todos os ambientes onde possa estar. E só é possível contando com a Graça de Deus, que como disse São Paulo aos romanos (7, 18-21) devemos evitar de fazer o mal que não queremos, e fazer o bem que gostaríamos de fazer”. Caco Braile é agente de viagens e professor universitário.

No Shangri-lá

Em animado encontro no Mercado Shangri-lá, o casal Otávio-Terezinha Scandelae com a amiga Isabel Espiga. Um momento descontraído no charmoso Empório Gastronômico, uma das referências do local.

Imagem ilustrativa da imagem Associação  Nós do Poder Rosa
| Foto: Divulgação

Há 60 anos, Jânio Quadros renunciava à Presidência

Há 60 anos, em um dia 25 de agosto, Jânio Quadros renunciou à presidência da República. Até hoje, não se sabe ao certo por que ele largou o Governo do país para quem quisesse...Antes, Jânio Quadros, “o homem da varre varre vasourinha” foi eleito deputado federal por Londrina e por Paraná, porque embora morasse em São Paulo, a legislação em vigor permitia.

Jânio para presidente teve 80% dos votos de Londrina e da região. Como candidato a deputado federal, poderia ter levado para a Câmara dos Deputados o empresário londrinense Mário Fuganti, que fez dois mil votos em outro partido. Jânio o havia convidado para entrar em seu partido, o PTN, mas o empresário londrinense preferiu ouvir amigos e ficar onde estava. Jânio, quando candidato a presidente, disse para João Milanez, então dono da FOLHA, que a TV Coroados (Canal 3) deveria ser dada a ele, e jamais a Assis Chateaubriand, que já tinha várias emissoras. Milanez agradeceu e disse que nada entendia de TV e que o negócio ele era o “pasquim”, ou seja, o jornal impresso.

Homenagem a empresário

Um evento comemorativo realizado no Sesc Cadeião, no dia 18 de agosto, marcou o encerramento do Mês do Comerciante. Na ocasião, O Sindhotéis e a Fecomércio homenagearam o empresário Amauri Bousi, proprietário do Água Viva Lanches, casa muito tradicional da cidade. Na foto, durante a entrega da homenagem, as presenças de Mônica Pires, presidente da Câmara da Mulher de Londrina, Amanda Marconi, gerente Senac Londrina, Alzir Bocchi, presidente do Sindhotéis, o homenageado Amauri Bousi, Patrícia Sugeta, gerente do Sesc Cadeião, Everson Furtado, gerente do Sesc Centro

Imagem ilustrativa da imagem Associação  Nós do Poder Rosa
| Foto: Divulgação

Romeu Saccani contando como vai seu amigo Aléssio Vaz Primo

“Certamente, vivo e com boa saúde, morando em Brasília, desde que deixou a gerência de Curitiba, para assumir a Diretoria de Crédito Rural, por alguns anos em que o Banco do Brasil realmente conduzia esse importante setor da economia. Ele terminou sua carreira no Banco como Consultor Jurídico, pois além de Economista (foi professor na UEL) também era jurista, formado na UEL em 1965 (pela quarta turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina)! Dotado de uma cultura ímpar e conhecedor dos problemas brasileiros como poucos neste País, no tempo de Roberto Campos, Mário Henrique Simonsen, R Rischbieter e outros, com os quais atuou e que marcaram sua atuação na economia do País! Em rápidas palavras é o que posso dizer. Um grande abraço de Romeu Saccani a Aléssio e aos demais colegas de turma no curso de direito.”

Terapias integrativas

Josiane Menezes (foto) é enfermeira esteta, especialista nas terapias integrativas Aromaterapia e Ozonioterapia, que tratam o paciente em seu todo, equilibrando corpo e mente, para proporcionar bem-estar e complementam tratamentos tradicionais de saúde. Ela destaca que as terapias integrativas tiveram um crescimento na pandemia. "A ozonioterapia é uma poderosa aliada no fortalecimento da imunidade e um importante recurso para lidar com as consequências da Covid-19, que vão muito além dos danos respiratórios, atingindo diversos órgãos e funções do organismo", explica Josiane. Além dos benefícios para a saúde, ela diz que as terapias integrativas potencializam os procedimentos estéticos faciais e corporais.

Imagem ilustrativa da imagem Associação  Nós do Poder Rosa
| Foto: Divulgação

Coleção primavera-verão

No Armazém da Moda, a coleção primavera-verão 2021/2022 está chegando com tudo e mais um pouco de charme, de elegância. Antecipada, sim, para ir entrando no clima alegre que a estação nos reserva. São peças inspiradas no conforto, na leveza e nas cores e trazem tramas naturais, que são verdadeiras peças de arte, mangas bufantes, alfaiataria com pegada esportiva: pode abusar do tênis, sim! E mais, lindos croppeds, vestidos e estampas de tirar o fôlego. Vale conferir!

Imagem ilustrativa da imagem Associação  Nós do Poder Rosa
| Foto: Divulgação

Curioso: quem está no poder ou nele quer entrar passa a ‘odiar a mídia’

“Lula voltou a dizer no Ceará que pretende regulamentar a mídia, quando se eleger presidente da República, no ano que vem”. Foi o que comentaram em Fortaleza, em jornais emissoras de rádio e TV naquele estado.

Coisa impressionante: políticos de todos os partidos, da esquerda, da direita, do centro, todos enfim desejam “regular o trabalho dos jornalistas, dos repórteres, dos fotógrafos, dos cinegrafistas, da imprensa em geral”. Mas se esquecem que essa mesma mídia ou imprensa os ajudou, os defendeu em muitas ocasiões pelas suas causas, pelos seus direitos e etc. Os políticos, de modo geral, tentam calar a boca dos jornalistas, entrando com ações contra eles, em tribunais especiais, onde não há sucumbência, mas o autor da ação vai à audiência quando quer, dá a sua razão porque faltou, e pede para marcá-la novamente...E quem sofre a ação fica nas mãos do autor, até que o juizado perceba que possa haver má intenção do autor e tome as providências devidas.

***

Segundo Augusto Aras, já há milhares de páginas escritas pela CPI da Pandemia. Precisam dizer por que o governo do país precisou buscar intermediários para comprar as vacinas. A culpa é de qual ministro da Saúde? A culpa é de quais secretários estaduais de Saúde? Ou de quem mais? E revelar o nomes deles e dos demais envolvidos.

***

O famoso arquiteto geral e de interiores, Álvaro Cortez, faz parte da primeira turma que se formou em arquitetura pela Unifil. Hoje em dia, é um dos mais conhecidos e famosos do Paraná e do Mato Grosso, onde fez inúmeros trabalhos.

***

O Dia do Soldado será comemorado hoje em todos os batalhões do Exército e da Polícia Militar do Paraná. É a data consagrada a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

***

De Brasília, update: o IPVA de 2022 deverá ser bem mais caro! Deve ter o dedo do ministro Paulo Guedes em mais essa...

Era só obedecer o que diz a Constituição

Ouvido no corredor (no túnel) do Senado em Brasília: Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso se detestam. Gilmar abomina as ideias do ministro Barroso. E já deixaram isso público e notório, mas agora estão se falando em razão de interesses convergentes. Disse que o governo de Bolsonaro é de alegorias. Isso é muito ruim, dito por um ministro do STF. A palavra final da Corte deveria sempre afirmar: “a respeito disso, a Constituição brasileira diz isso” Mas não, o STF, ao que tem parecido, vem se tornando um agente político e isso é o pior inimigo do Judiciário. Tudo faz parecer que não há gente à altura dos três poderes do Brasil.

***

O Incor, de São Paulo (HCFMUSP), está informando que realiza 350 cirurgias por mês, esclarecendo informação divulgada pela Coluna. Uma média atual de 320 a 350 cirurgias cardíacas por mês.

***

Uma deputada federal, pelo Pará, disse o seguinte: “O Brasil tem político que parece que passa super Bonder na bunda para não se descolar da cadeira que ocupa há tempos...” Para quem sabe ler, um risco é Francisco!

***

Daniel Craig vem aí, nas telonas dos cinemas, com nova refilmagem do agente OO7. Está ficando cada vez mais rico com isso, mas, para muitos, jamais se igualará a SEAN CONNERY, o 007 number one.

Procurando novos pilotos

A Fórmula 1 está abrindo vagas para, pelo menos, cinco pilotos novos. Como a Argentina tem 19 autódromos (isso mesmo), pois seu povo ama o automobilismo, desde Juan Manuel Fangio, campeão mundial três vezes, certamente jovens pilotos platinos vão tentar ser contatados. No Brasil, nenhuma indicação ainda.

*******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1
mockup