O Sindicato Rural Patronal de Londrina realizou, no dia 23 de novembro, a Assembleia Geral. O evento teve significativa participação dos sócios. Edson Dornellas, presidente sempre atuante à frente da entidade, destacou eventos e parcerias importantes efetivadas em 2023. Ele chama a atenção para o Encontro Estadual de Líderes no dia 01de dezembro, com mais de 4 mil produtoras e produtores rurais do Paraná. O evento é promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no Centro de Convenções Exporta de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para fortalecer a união do setor, proporcionar troca de experiências entre os participantes, além de palestras sobre o exercício da liderança. Uma delas será da ex-ministra Tereza Cristina

Mas de 7 milhões de libaneses

O deputado federal Luiz Carlos Hauly detalha para a Coluna que o Brasil tem hoje a maior comunidade de libaneses e descendentes fora do país — algo entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas, segundo o IBGE. O tamanho da comunidade libanesa no Brasil ultrapassa a própria população do Líbano, que é de 5,6 milhões, segundo o Banco Mundial.

Bazar Kantinho

A Associação de Senhoras de Rotarianos de Londrina promove, nesta quinta (30), a partir das 10 horas, mais uma edição do bazar Kantinho. O evento beneficente será realizado à rua Casemiro de Abreu, 45, no bairro Shangri-lá.

Conversa animada

Imagem ilustrativa da imagem Assembleia geral do Sindicato Rural
| Foto: Divulgação
Tetéia Gomes de Oliveira com o blogueiro e life style João Batista Cândido. Ela mora nos Estados Unidos e foi entrevistada pelo blogueiro durante os dias em que veio a Londrina visitar familiares e amigos. Um bate-papo muito animado, cheio de novidades e boas histórias. Vale conferir nas redes sociais.

Confra SESCAP-LDR

O I Confra SESCAP-LDR especial Costela Fogo de Chão acontece neste sábado, dia 2, às 12 horas, na Sede Campestre do Sinttrol. O evento vai reunir mais de 200 empresários e colaboradores para uma grande confraternização. Muito pagode, samba e música sertaneja. O cardápio será comandado pelo famoso churrasqueiro Désso Torres. No comando da organização está a diretora de eventos, Marisa Ribeiro Furlan, acompanhada das diretoras Viviane Roque Batista e Paola Guariso Crepaldi. Tem pouquíssimos convites à venda, que deve se esgotar nas próximas horas, sem aviso prévio.

Ouvir bem gera qualidade de vida

Imagem ilustrativa da imagem Assembleia geral do Sindicato Rural
| Foto: Divulgação

Para a Fonoaudióloga Marielle Rezende, ouvir bem é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Está há 10 anos em Londrina com a Cliniáudio, empresa especializada em saúde auditiva. “Lido com muitos pacientes idosos que chegam a desenvolver quadros de depressão e isolamento por conta da perda auditiva. Quando eles colocam o aparelho e voltam a escutar, passam a prestar mais atenção ao mundo a sua volta, se relacionam melhor, sentem prazer na interação social. Muitos deles só se dão conta de que não estavam escutando bem depois de utilizar os aparelhos”, comenta.

Muitos doentes sendo atendidos a domicílio pela Unimed Londrina

Exatamente 629 pessoas precisando de atendimento médico dia e noite estavam sendo tratados pelo DOM, o atendimento domiciliar da Unimed Londrina. E bem atendidos, e isso doentes de Ibiporã, Londrina, Cambé e Rolândia. De dia, de noite e de madrugada. Um trabalho de saúde ultra importante pelo pessoal da enfermagem da Unimed, que merece aplausos.

Seis anos do Colégio da Polícia Militar

Imagem ilustrativa da imagem Assembleia geral do Sindicato Rural
| Foto: Divulgação

Há 6 anos Londrina ganhou o primeiro Colégio da Polícia Militar do interior do Paraná. O decreto de criação foi assinado em 24/11/2017. Antes, só existia em Curitiba. Durante mais de um ano, o deputado Tiago Amaral (foto) correu atrás, conversou com o comando da PM, Núcleo Regional de Educação e Governo do Estado. Uma conquista pra todos os londrinenses. Em 2022, o Ensino Médio do colégio tirou 6,3 no IDEB, muito acima da média do Paraná. “O CPM é o maior projeto social que eu conheço. Por isso, lutei tanto para trazer para Londrina. São duas grandes marcas: a excelência no ensino e a formação de verdadeiros cidadãos”, afirma Tiago Amaral.

Direito e História: a relação equivocada

Em uma sala da TV CNT, guardo algumas fotos, revistas, livros, anotações e até a foto aérea de um dos sítios (56 alqueires) que eu tinha em Tamarana, que vendi por causa de ameaças de invasão pelos chamados “sem terras”. Entre os livros, encontro uma do advogado e professor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, londrinense que é dos assessores nota dez de ministros do Supremo Tribunal Federal. Trata-se do livrinho “Direito e História: uma relação equivocada”, que desejo ler novamente.

****

AUTORIDADES de setores da PREFEITURA têm autorizadas construções que têm merecido reparos de vários londrinenses. Opiniões divididas, uns acham que pode e outro tanto que não deveria ter sido autorizada.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina