A funcionária pública e artista plástica Aparecida Benito Pereira, conhecida como Thuty Benito, de Primeiro de Maio, recebeu recentemente o prêmio do Concurso Entre Lendas do Paraná 2020, 3ª edição. Thuty desenvolve um trabalho artístico por meio da técnica do bordado. Ela também foi homenageada pela Câmara Municipal de Primeiro de Maio em uma sessão solene. Na foto, durante a solenidade, Thuty Benito com o advogado Edmar Calovi

Imagem ilustrativa da imagem Artista plástica de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

Faleceu ontem de Covid o irmão de Agnaldo Rayol

Vítima de Covid, faleceu, ontem, em São Paulo, aos 76 anos, Reynaldo Rayol, irmão do cantor Agnaldo Rayol. Ele foi cantor de rock e de bossa nova. Foi também um secretário e empresário Agnaldo, e veio com o irmão várias vezes várias a Londrina e em outras cidades da região, como Rolândia, Arapongas e Apucarana. Nessas localidades, Agnaldo Rayol veio cantar só a Ave Maria em alguns casamentos chiques paranaenses. Era, de fato, um vozeirão, um cantor admirado. Aqui em Londrina, fez shows no Grêmio Recreativo Londrinense, nos anos 70 e também no programa de Raul Zanoni, o saudoso Raul, da Rádio Difusora Paraná, que era realizado aos sábados, no ex Cine Jóia. Muito educado sempre, boa pinta, considerado belo por mulheres de todas as idades e invejado por muitos homens. A última vez que vi e ouvi Agnaldo Rayol foi há alguns anos, no Mabu Thermas Resort, em Foz do Iguaçu. Como chegou um dia antes da apresentação, deu uma canja no bar do Mabu, acompanhado por um paraguaio, excelente ao piano. Fez todo mundo cantar junto com eles músicas como Bandeira Branca, Ave Maria e Manhã de Sol, e etc. Entre os londrinenses lá estavam Dante Belinati e seus pais, Cida e Dante Guazzi, , que acaba de ter a saúde recuperada. Agnaldo Rayol planejou gravar com o irmão Reynaldo uma live juntos. Não deu tempo, ele pegou a Covid-19 e faleceu. Voltando a Agnaldo Rayol: ele veio para São Paulo com 17 anos. Na TV Tupi apresentava-se desde essa época com grande sucesso, causando ciumeiras em muitos maridos e namorados, pois as mulheres achavam Agnaldo “lindo”. Que Deus proteja Agnaldo e dê paz a seu irmão que se foi, vítima dessa desgraça que veio não sabemos direito de onde...Qem criou o vírus não diz.

***

Os amigos estão felizes: Dante Guazzi, pai, recuperado da queda que sofreu em sua residência. Aquele abraço. Dante é casado com a professora Aparecida Belinati Guazzi, que lecionou matemática no ex-Colégio São Paulo.

***

Várias pessoas já me perguntaram o que houve com o Colégio São Paulo, que tinha em 1985 cerca de 950 alunos no curso Fundamental e 1.300 estudantes no Supletivo. Qualquer dia conto alguma coisa, se tiver com paciência e com a cabeça mais tranquila com a pandemia. História, já me disse o anastaciano Justus Chacon, gerente aposentado do Banco do Brasil, “é para ser contada”.

***

José Moacir Turquino e Alexandre Turquino já programando dois leilões para o segundo semestre: o Dez Marcas Londrina-Paraná e o Dez Marcas-MSul.

***

O engenheiro Antônio Carlos Sales Belinati já decidiu: não será candidato a deputado estadual. Está feliz trabalhando na iniciativa privada em Curitiba, no setor de saneamento, onde ele é muito competente e elogiado.

Jovem mestranda

A jovem advogada Ana Luiza Mendes Mendonça (foto) é mestranda pelo programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Ela se formou em março de 2020 e em junho do mesmo ano já entrou no mestrado. Graduada pela UEL, ela pretende se tornar professora universitária e fazer concurso para magistratura.

Imagem ilustrativa da imagem Artista plástica de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

Alexandre Fabian

O empresário Alexandre Fabian almoçava com a esposa no Galpão Nelore. É o diretor presidente da Plaenge. Estudei com o pai deles, Ézaro Fabian Medina, engenheiro, que era um craque em matemática e física, desde o colegial.

Alexandre Fragoso

Encontrei o produtor rural Alexandre Fragoso, filho do saudoso médico doutor Alexandre Fragoso da Costa, que era pediatra, e cuidou de quatro gerações de famílias em Londrina. Alexandre estava no Bradesco da Higienópolis. Relembramos que o pai dele era são-paulino como eu, e por isso me deu fotos de antigos times do tricolor. Uma delas é histórica, tempo de Leonidas da Silva, o Diamante, que jogava como centroavante. O doutor Alexandre nasceu em Pirajuí (SP), a mesma cidade do cantor e compositor Tito Madi, de quem foi sempre grande amigo desde a adolescência.

***

A OAB-Londrina, signatária do Pacto Global da ONU, e a comissão Núcleo Jovem da casa iniciaram uma grande campanha de combate à fome, com duração de três meses (junho a agosto). O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Serão montados kits para doação à população carente de Londrina e Região. Com reforço da Comissão de Direitos Humanos da casa, também há arrecadação de agasalhos, cobertores e roupas para amenizar o frio de pessoas necessitadas. As doações podem ser entregues na sede da OAB-Londrina da Rua Parigot de Souza, 311 ou do Edifício Tuparandi (Rua Professor João Cândido 344, 4º andar).

Corrida comemorou 50 anos em formato virtual

Realizada em maio, a corrida Unimed Inspira comemorou os 50 anos da cooperativa. Ao todo, 1.100 participantes se inscreveram para a prova em formato virtual. Cada participante escolheu roteiro, marcou o seu tempo, distância e fez o registro para comprovar sua participação. Organizada pela Capa Eventos, a atividade física contou com três pontos de hidratação e também fotógrafos que registraram momentos de interação com a cidade de Londrina. Na imagem de Sandro Cabral, da eucorro.com , registro de um dos momentos de incentivo à prática da atividade física e também de cuidado com as medidas de prevenção e combate à pandemia. Com sede de corrida, o público prestigiou o evento e deixou vias como o Lago 2, o Parque Tauá e a avenida Castelo Branco movimentados. A edição especial e comemorativa dos 50 anos foi completa: com kits, medalhas e troféus. A prova foi realizada pela Unimed com apoio patrocínio da Live! roupas e acessórios esportivos e apoio da Jasmine Alimentos.

Imagem ilustrativa da imagem Artista plástica de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

Bela+ 21

A 3ª edição do Bela+, com o tema “Conhecimento gera Bons Negócios. Bons Negócios geram Produtividade”, será realizada de 22 a 24 de junho. O evento da Belagricola será 100% virtual pelo segundo ano consecutivo com foco em culturas de inverno, em negócios, finanças, mercado, novas tecnologias e inovação.

O produtor terá a oportunidade de trocar informações, acompanhar demonstrações a campo e fazer negócios. Participam Pedro Dejneka (grupo CME - Bolsa de Chicago), José Roberto Mendonça de Barros (MB Associados/ Fundação Adib Jatene) e Zeina Latif (consultora econômica/O Globo). Sempre a partir das 16h, o Bela+ 21 será transmitido pelo Canal do Youtube da Belagrícola e a partir das 17h também pelo Canal Rural. Acesse www.belamais.com

Aerosul veio para voar

Está sendo lançada a Aerosul, que tem sede em Arapongas, para fazer as linhas aéreas de Londrina a Curitiba, direto, para Florianópolis e Foz do Iguaçu também. Que ótima novidade. A nossa torcida é para que esses empresários (que eu ainda não conheço) e seus aviões de 9 lugares resolvam muitos problemas dos norte-paranaenses, notadamente de empresários daqui da região. Incrível os londrinenses precisarem ir a Campinas e depois a São Paulo, para chegar em Curitiba. Quase não dá para acreditar, mas isso que vem acontecendo. Essa jovem empresa Aerosul precisa ser apoiada e crescer.

Momentos em família

As horas passam tão depressa que quando se vê chegou o final do dia e de repente já chegou o fim do mês. É aí que aproveitar os momentos em família, com tempo de qualidade, faz todo o sentido para renovar as energias e estreitar laços de carinho. Para estes momentos, o setor de moda íntima do Armazém da Moda sugere pijamas lindos e confortáveis para a família toda relaxar

Imagem ilustrativa da imagem Artista plástica de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

O primeiro papagaio você não esquece

Cruzei com a sempre atenciosa Sônia Paolielo Fernandes, nora de dona Terezinha Fernandes, primeira-dama da cidade, que faleceu há pouco mais de um ano. Sônia, mineira de nascimento, é filha do seu Paolielo, que foi um notável gerente da Banco da Lavoura de Minais Gerais, nos anos 1960 em Londrina, que ficava na avenida Rio de Janeiro, abaixo da Avenida Paraná. Eu já estava na FOLHA e precisei de dinheiro, porque minha avó estava doente. Ele aprovou um “papagaio” para mim, de 20 mil cruzeiros, para que eu pagasse em três. O que realmente cumpri no dia marcado. Seu Hélio Paolielo nem pediu avalista. Bastou o fato de que eu trabalhava na Folha de Londrina, de João Milanez.

Conversa informal

Bernardo Pires Kuster (diretor do Jornal Brasil sem Medo, tradutor e jornalista) com o cirurgião dentista Helder Hideaki Hirabara. Muito conhecido nas redes sociais, Bernardo esteve no consultório do dentista em Londrina para uma conversa informal.

Imagem ilustrativa da imagem Artista plástica de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

O cinema enfeita a vida do serial killer: too bad

A Neflix tem exibido com frequência histórias dos serial killers, e isso tem sido criticado por professores do ensino fundamental e do ensino médio, com razão. É preciso que os pais, em casa, controlem mais seus filhos, que podem ser atraídos pelas histórias desses “criminosos” e isso não é bom para o futuro deles. Os roteiristas usam os fatos acontecidos, enfeitando “noivo bandido”, de tal maneira que a garotada pode transformá-lo em herói. Too bad, como diria o Marquês de Araçoiaba, que falava quatro idiomas.

Marchinha carnavalesca

A China está “em guerra” econômica com os EUA e etc. Senão, vejamos: os chineses fazem de tudo para que a moeda deles se iguale ao dólar norte-americano, em valor e importância mundial. Fazem de tudo para que Shangai seja a capital financeira do mundo. E etc. O Governo de lá já chamou os cientistas para explicar por que o foguete deles se despedaçou e caiu (nas proximidades das Ilhas Maldívia, onde o ex-presidente Collor, e hoje senador, passou sua segunda lua de mel). A propósito da China, vamos relembrar a marchinha de Carnaval, que fez muito sucesso nos anos 1950. Os foliões cantavam assim nos salões brasileiros do reinado de Momo: “Lá na China é que é bom, o chinês não passa mal; não há mulher bonita, nem feia, é tudo igual...” Quando o consulado da China reclamou, o autor da marchinha disse que errou, pediu desculpas e falou que a letra certa era ``Na Coreia é que bom, coreano não passa mal... E etc. No fim, ficou tudo igual. Cantavam como queriam...

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1