|
  • Bitcoin 99.577
  • Dólar 5,1827
  • Euro 5,4107
Londrina

Oswaldo Militão - Social

m de leitura Atualizado em 01/03/2022, 19:34

Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR

No calendário constam eventos e atividades da colônia nipônica no Paraná para 2022

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação
menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR
|  Foto: Divulgação
 

No da 20 de fevereiro foi realizada a Assembleia Geral da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, com sede em Londrina, na rua Paranaguá, 1.782. A Assembleia teve como pauta principal a elaboração do calendário de todos os eventos e atividades da Colônia Japonesa do Paraná para 2022.Estiveram presentes todos representantes da Colônia Nipônica dos municípios do Paraná. Na foto, Ywao Miyamoto, diretor conselheiro da Entidade, Ademar Takeyuki Uemura, presidente da Acem (Associação Cultural e Esportiva de Mauá),  Soraya Takeyuki Uemura e Mayme Magalhães, do departamento feminino da entidade. O presidente da Aliança é Eduardo Suzuki de Maringá. Em consequência da pandemia da Covid-19, a Aliança estava com as aulas presenciais de japonês paralisadas. Agora retornou com duas modalidades, aulas presenciais e aulas a distância, com alunos de todas as cidades do Paraná, de outros estados e até países. Desta forma, o número de matriculados vem aumentando bastante. Quem quiser mais informações pode ir na rua Paranaguá, 1.782 ou ligar nos telefones: (43) 3324-6418 e (43) 3324-4967. O e-mail é  [email protected] 

ARLINDO FUGANTI FAZ SUGESTÃO A POLÍTICOS E LEMBRA O SEU PAI 

Em contato com a Coluna, o empresário Arlindo Fuganti, filho do nosso amigo leitor de saudosa memória, o empresário Arlindo Jeronimo Fuganti, diz o seguinte: “Estamos vendo, em vários pontos do Brasil, nossa população sofrendo com os desastres naturais. Necessitamos recursos financeiros para atender estas populações e recuperar as áreas atingidas. Não seria de bom tom, já que estamos em um ano de eleições, que nossos políticos, que muito pensam no bem-estar dos brasileiros, destinassem pelo menos dois terços do ‘fundo eleitoral’ para atender estas necessidades?” Muito bem lembrado, caro Arlindo. Seu pai, o seu Arlindo, foi o primeiro anunciante da FOLHA, sob a direção do catarinense João MIlanez. Ele estava na direção de um dos mais importantes setores das saudosas Casas Fuganti, um dos orgulhos dos londrinenses. E disse o seguinte: “Vamos anunciar e ajudar a cidade a ter um bom jornal”. Para seu Arlindo, “muitos políticos brasileiros sempre deixaram a desejar, e alguns mereciam estar na cadeia, por enganar os eleitores e o povo brasileiro que trabalha”. 

 PRESENÇA NO NOIVAS FAIR 

O Tsuru Centro de Eventos confirmou presença no Noivas Fair, que acontece de 20 a 22 de maio, no Boulevard Shopping Londrina. Organizado por Mity Shiroma, o evento reúne diversos fornecedores do setor de festas, eventos sociais e corporativos, com novidades da área. Não é a primeira vez que o espaço participa da feira. O Tsuru busca prestigiar o Noivas Fair e possibilitar ao público que conheça o local como uma opção de casamentos, festas de 15 anos e eventos corporativos. 

Bodas de Vinho 

O casal Nair Giacomini Perez e José Perez Fernandes está comemorando 70 anos de casamento. Ela tem 92 anos e ele, 94 anos. Em Londrina formaram uma grande família. São10 filhos, 22 netos e 9 bisnetos."Uma família feliz e cheia de amor", relatam os filhos. "Uma vida sempre de muito trabalho, muitas alegrias e muito amor a DEUS, que ilumina todos os dias nossa grande família," concluem. 

Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR
|  Foto: Divulgação
 

 ANDERSON DE OLIVEIRA GOSTOU DE LER SOBRE O 1° PLANEJAMENTO URBANO 

“Gostei muito de ler na sua coluna sobre o 1° Planejamento Urbano de Londrina. Nasci em 1989 e muitas das transformações descritas já tinham ocorrido, como a construção da rodoviária. Nesse relato o engenheiro Romeu Demattè Jr conta algumas das transformações. Você sabe dizer se tem algum livro que conta como ocorreram essas transformações? Sou muito curioso e gosto de aprender sobre a história da cidade. Bom começo de semana e obrigado.” Caro leitor Anderson de Oliveira: Romeu Demattè, engenheiro e empresário de sucesso, já escreveu livros, mas sobre o 1° Planejamento Urbano de Londrina acho que não. Continue gostando de saber a história de Londrina, essa nossa cidade querida. Qualquer dia, qualquer hora, se tiver espaço na Coluna, conto como surgiu a ideia de fazer a Rodoviária, onde ela está. O que era antes e o que poderia ser, é bem interessante.    

ENVOLVIMENTO EM ROTARY 

O Rotary Club Londrina Shangri-lá , distrito 4710, recebe nesta quinta-feira (24), às 19h, o palestrante Anderson Andrade, governador eleito 2022/2023 pelo distrito 4440, através do Rotary Club de Vitória Praia do Canto (ES). Anderson é professor universitário e empresário do segmento de marketing e vai falar sobre a “Fidelização do Rotariano” mostrando a importância da participação em Rotary. A palestra será on-line. 

Formou-se em ADM e Direito   

Muita alegria na festa de formatura de Bruna Inês Perez Moura. A bela jovem de 23 anos se formou em administração de empresas pela UEL.  Ela é filha de Lourdes e Marcos Moura. Estudante dedicada, Bruna também se formou em direito na Unopar. Como conta a mãe dela, está cuidando da empresa familiar Imobiliária Mônaco Ltda. 

Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR
|  Foto: Divulgação
 

 

ASSEMBLEIA DO SINDICATO RURAL 

O Sindicato Rural Patronal de Londrina realiza hoje (dia 24) assembleia de prestação de contas. Será às 17h30. Na ocasião, o Sindicato colocará  um advogado à disposição dos produtores rurais para instruir sobre como podem receber créditos que têm junto ao governo federal. Participe, que será muito importante para todos! 

NOVO PROCURADOR 

O sempre elogiado promotor público Miguel Jorge Sogaiar, que atua no MP em Londrina, deverá tomar posse hoje como procurador do Estado do Paraná, Parabéns e mais sucesso ainda.    

A NOVA FISIOTERAPEUTA 

Com toda satisfação e muito compromisso, Heloisy Carvalho inicia em 1º de março o programa de residência em "Cuidados intensivos, Urgência e Emergência", na Irmandade Santa Casa de Londrina. Recém-formada em Fisioterapia pela UniFil, ela encarou o desafio da seleção e foi aprovada entre 41 candidatos para cinco vagas. "A Fisioterapia literalmente me escolheu, sou apaixonada pela profissão e amo atender as pessoas. A expectativa é ter contato com diversos pacientes e aprender o máximo possível para ser uma profissional cada dia melhor" - afirma. A fisioterapeuta avalia a formação na UniFil como imprescindível para suas conquistas. 

Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR
|  Foto: Divulgação
 

Inteligência artificial  na iluminação pública 

O gerente regional de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Henry Cabral, que gerencia o HUB de Inteligência Artificial da instituição em Londrina, recebeu recentemente diretores, gerente e coordenador de área da Londrina Iluminação para tratar de possíveis parcerias inovadoras voltadas para o desenvolvimento permanente da iluminação pública. Segundo o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, a inovação não é um evento, “é um processo e, como tal, temos que focar diretamente nas nossas necessidades para se obter o melhor resultado possível”.  Cabral diz que o HUB local pode oferecer mentoria, troca de experiência e auxiliar a empresa no segmento de inteligência artificial. De agora em diante, a parceria entre a Londrina Iluminação e o Senai será aprofundada. Na foto, o coordenador de Análise e Laboratório da LI, Wagner Nishi; o gerente de Operações da companhia, Helder Cavalcante de Oliveira, o gerente do Senai Henry Cabral; e o presidente da  Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, e o diretor de operações Alexander Farias Fermino, na sede do HUB do Senai. 

Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR Imagem ilustrativa da imagem Aprovado o calendário oficial da Aliança Cultural Brasil Japão-PR
|  Foto: Divulgação

***

1 -  Neto do ex-governador Paulo PImentel, Eduardo Pimentel é o vice-prefeito de Curitiba. Entre os amigos dele, é tida como certa a sua candidatura a prefeito de Curitiba nas eleições de 2024. É apontado como um dos favoritos.   

2 - FERNANDA VIEIRA RICHA, ex-primeira-dama do Paraná, está com certidão negativa. Foi, então, absolvida pela Justiça de acusações que lhe fizeram.  

3 - A sempre aplaudida Banda do 15º Batalhão de Infantaria de Cascavel desfilou na 34º Coopavel. O comandante do Batalhão é o General Américo, pessoa muito estimada por quem o conhece ou falam com ele. 

4 - A JUSTIÇA carioca penhorou bens do cantor Belo, por conta de uma dívida de cerca de  900 mil reais. Belo alega que a pandemia impediu que fizesse seus shows. 

5 – A Piraquê, indústria alimentícia do Rio, tem seus produtos em supermercados de Londrina e também no Mercado Shangri-lá, onde Antônio Furuta já espera os novos lançamentos, feitos nesta semana.    

***

JÔ SOARES chegou aos seus 84 anos de vida. Não confirmou se está escrevendo novo livro. Negou que tenha sido convidado para ser candidato ao Senado.   

Joaquim, livre e à disposição 

O ex-ministro Joaquim Barbosa, aposentado pelo STF, saiu, meio no quieto, do PSB, partido ao qual estava filiado, e disse que aceitaria de bom grado convite do ex-presidente Lula, para fazer parte de sua cúpula.  Lula foi quem o nomeou para o Supremo Tribunal. Federal. Joaquim, já ministro, veio uma vez a Londrina, para palestra em Faculdade Metropolitana de Direito da professora Eda, a araponguense amiga dele em Brasília.                 

***

UMA CIDADE nova, que terá o nome de Luzail, será uma das hospedeiras para a Copa do Mundo. Está sendo construída para desafogar a importante localidade próxima que é a conhecida Doha. As obras geraram centenas de empregos e serão gastos na nova cidade que surge no deserto do Catar a “bagatela” de 20 bilhões de dólares. 

***

O NOVO técnico português do Corinthians e sua equipe de trabalho custarão para o alvinegro dois milhões por mês. Um investimento graúdo, para um cube que ainda deve muito. O Corinthians deve dois bilhões de reais, diz a crônica esportiva paulista. O treinador Vitor Pereira terá contrato com o Corinthians até o final do ano.  

Perdeu o cargo 

Vinicius Coimbra, um dos diretores artísticos da Rede Globo, foi afastado do cargo, “por acusação de racismo”, revelam no Rio. 

******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1