O bonito garotinho Théo com a sorridente mamãe Carla Roveri e o avô Reginaldo Roveri (os três na foto), e a avó Wilma, passaram alguns dias no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu. Théo comemorou seu aniversário, em meio a grande alegria. Segundo o advogado e ruralista Reginaldo Roveri, o hotel melhorou bastante o seu atendimento em relação ao passado, com destaque para os restaurantes de lá. Há alguns anos não vou ao Mabu, mas acredito que a diretoria deve ter trocado gerente e alguém mais de sua equipe administrativa de alguns setores.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: Divulgação

O dia em que Antônio Belinati viajou no bagageiro do avião!

Quando Ney Braga foi eleito governador do Paraná, pela primeira vez, no final dos anos 50, nomeou para seu secretário de Agricultura o advogado Paulo Cruz Pimentel, casado com dona Yvone, residia e trabalhava na região de Porecatu. Paulo conheceu Antonio Belinati, repórter de rádio em Londrina, e vendo sua atuação, divulgando tudo que essa secretaria fazia, convidou-o para ser um dos seus assessores aqui na cidade e região. Certo dia, Paulo Pimentel foi a Goioerê e Belinati foi também, de ônibus. Mas precisava estar em Londrina no dia seguinte, para cobrir uma cerimônia na Prefeitura de Londrina, onde o prefeito José Hosken de Novaes assinaria o aumento salarial dos funcionários. Teria que fazer a cobertura para seu programa. Mas não havia lugar no avião de Paulo Pimentel para trazê-lo, a não ser no bagageiro...

Belinati topou vir no porta-malas e voou nele até Porecatu. Lá, o avião trouxe ele e outras pessoas para Londrina, mas nesse trecho, já estava tranquilo em uma das poltronas. No bagageiro, contou ele, veio tranquilo, pois os pilotos eram ótimos. Paulo Pimetel sempre elogiou Belinati como amigo durante vários anos.O ex-prefeito de Londrina tem outra história em avião, que qualquer dia contaremos. Falar do passado é gostar do presente, já me dizia o saudoso padre João Azevedo.

HOME CARE

Com mais de 10 anos de atuação, a Londrilife é uma empresa especializada em assistência domiciliar/hospitalar 24 horas. Como relata a enfermeira Karina Siqueira Goncalves, o home care é uma alternativa de atendimento indicado para pacientes clinicamente estáveis e que necessitam de procedimentos continuados em casa. A empresa conta com uma equipe multiprofissional especializada e treinada para atender seus pacientes, sem sair do conforto e da tranquilidade familiar. Agora , com sede em Rolândia, na Avenida Salgado filho 277, sala 8; e em Ibiporã na rua Souza Naves, 485. Informações pelos telefones 3304-8885 e 3016-0310. Na foto, os enfermeiros da empresa, Karina Gonçalves e Gil Ferreira, com o cardiologista Luiz Carlos Miguita

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: Divulgação

Faleceu o pioneiro do

Aeromodelismo local

Esta Coluna registra, com pesar, o falecimento de Tales Sarmento Munhoz, pioneiro no aeromodelismo londrinense. Ele foi advogado, empresário, projetista eletrônico, professor e radioamador. Com personalidade ímpar, de caráter perfeccionista, retidão e intelecto invejáveis, Tales construiu longas e duradouras amizades em seus 73 anos. Além de muitas saudades, deixa esposa Shirley, filhos, genro, nora e neta. A família informa que as missas pelo 7° dia do falecimento serão realizadas no dia 31, às 18h30 , na Paróquia Imaculada Conceição; e na Catedral Metropolitana de Londrina no dia 1, domingo, às 10h30.

LEILÃO DEZ MARCAS

Com recorde paranaense de faturamento, o sucesso do leilão Dez Marcas foi tamanho que os organizadores decidiram realizar una segunda etapa do evento. O novo remate será realizado segunda-feira (dia 2 de novembro), às 14h, com transmissão pelo Canal Terraviva. O leilão oferta 1.700 animais selecionados na raça, qualidade e precocidade. Na foto, os pecuaristas Alexandre Turquino e José Moacir Turquino convidam todos para participar da segunda etapa do Dez Marcas.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: Divulgação

A homenagem à imigração

dos italianos para a cidade

Está na reta final a captação de acervos familiares para a exposição do Projeto Os Bravissimi na Terra Roxa, que irá prestar homenagem à imigração italiana em Londrina e região. Os organizadores do evento-homenagem estão procurando por fotografias de 100 mulheres italianas ou seus descendentes. O foco são retratos de bisavós, avós, mães, tias, filhas, ou seja, mulheres de diferentes gerações e que exerceram algum tipo de fazer profissional como donas de casa, costureira, professora, artista, engenheira, entre outros trabalhos formais e informais. Para colaborar, envie a fotografia de seu familiar indicando o nome, ocupação e data de nascimento, até o dia 30 de novembro. Contato: WhatsApp (43) 99957-7031 ou e-mail [email protected]. A exposição é uma iniciativa da Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

DOAÇÃO DE KITS PARA GESTANTES

A Econorte doou para o Hospital Universitário um lote de kits para gestantes, contendo bolsa e um enxoval completo para bebês. O material era distribuído durante o projeto Cidadania nas Estradas, que a concessionária desenvolveu durante anos nas cidades do Norte Pioneiro. Agora, parte desse material foi entregue para as mães internadas no HU. Na foto, durante a entrega, os colaboradores voluntários da Econorte Roberto Ferreira Lopes, Jorge Batista Coelho Neto e Viviane Neves da Silva, com as representantes do HU, Daiane Vieira Cardoso, Maria Lúcia Maximiniano e Renicler Oliveira de Assis.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: Divulgação

***

Dizia um histórico político mineiro: “Eleição e mineração só depois da apuração...”

***

Domingo, dia 1° de novembro, Dia de todos os Santos, dia de missas lotadas nas igrejas católicas. Que eles todos nos protejam de todos os males do mundo.

***

Acabam de descobrir um planeta errante do tamanho da Terra, falam os cientistas. O Universo do criador é realmente gigantesco.

***

Domingo, dia de almoço “to go” na casa de carnes do chef Milton Furuta, no Mercado Municipal do Shangri-lá. Comida pronta e bem mais em conta.

***

Uma das razões pelas quais o cinema do Com-Tour, que era dirigido pelo setor de Cultura da UEL, encerrou suas atividades: o aluguel de 7 mil mensais.

FUTURO PROFISSIONAL

A vida acadêmica da jovem Julia Prestes Fonseca (foto) é bem movimentada, mas com muita disciplina e determinação ela se prepara para o futuro profissional. Aos 20 anos, faz simultaneamente duas graduações na UniFil: curso presencial de psicologia e pedagogia na modalidade EaD. “Fiz estágio no Colégio Londrinense, no ano passado, a experiência me despertou um grande interesse pela área da educação e decidi estudar pedagogia também. Os professores são capacitados na UniFil e disponibilizam excelentes conteúdos . O que me ajuda na tarefa de conciliar as duas faculdades, garantindo um aprendizado completo”, comenta Julia. Ela está determinada a exercer as duas profissões.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: Divulgação

O pessoal do BC e do Copom parece não morar no Brasil

Londrinenses que aplicam na Bolsa de Valores, muito assustados com o “derretimento” de algumas ações. E com a fuga dos dólares do Brasil. O que quase ninguém entende é por qual razão as eleições nos Estados Unidos e a volta da Covid-19 em países de primeiro mundo na Europa fazem o real brasileiro despencar em seu valor. Os preços de alimentos e material de limpeza, carnes e o resto todo, subiram muito. A inflação é maior do que a taxa de juros do Brasil, quase chegando ao triplo, mas o BC e o Copom parecem que são de outro país. Seus integrantes devem ganhar muito, para não se incomodar com o alta no custo de vida dos brasileiros.

HALLOWEEN: FESTA CELTA QUE CRESCEU NOS EUA

O final de colheita de produtos agrícolas era festejado pelos Celtas, entre os anos 1.500 e 1.800 e também para que “o universo repelisse os invejosos e perseguidores desse povo”. Já nos Estados Unidos, influenciados por celtas e seus vizinhos, cresceu ano após ano, com a garotada brincando bastante com suas abóboras e fantasias de bruxinhas. O mundo todo copiou em parte, inclusive o Brasil, onde a famosa frase “gostosuras ou travessuras” foi e é dita pela meninada. Nos Estados Unidos nessa época de Halloween vendem mais chocolate do que no Natal e na Páscoa por lá.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em Foz do Iguaçu
| Foto: iStock