Em recente jantar comemorativo ao aniversário de Carmen Sudan, a família (filhos, neta, genro e nora) se reuniu no restaurante La Gondola num momento de animada confraternização. Na foto, a aniversariante Carmen Sudan com o marido, o empresário Ary Sudan durante o jantar

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família
| Foto: Divulgação

SRP lamenta morte do sócio e incentivador José Edson Baggio

A Sociedade Rural do Paraná lamenta profundamente a morte do agropecuarista José Edson Baggio, ocorrida nesta segunda-feira. Baggio foi mais um dos bravos membros da entidade. Trabalhou por muitos anos, voluntariamente, para o engrandecimento da Rural. “A ética com que conduzia seus negócios refletia no trabalho que ele realizou na SRP por tantos anos”, lembra o presidente da entidade, Antonio Sampaio. “Uma grande perda para nós como amigo, sócio e agropecuarista”, emenda o vice-presidente Afranio Brandão.

Baggio iniciou sua participação como diretor da Rural em 1976, como membro do Conselho de Administração, cargo em que permaneceu até 1978. Depois, de 1984 a 1986 foi diretor de Atividades Rurais Diversas; de 1986 a 1988 respondeu pela diretoria de Olericultura; e de 1992 a 1994, pela extinta diretoria de Algodão. Retornou à diretoria em 2006, embora nunca tenha se afastado da entidade, como membro do Conselho de Administração, permanecendo no órgão até 2012. E, por fim, de 2012 a 2016 foi membro do Conselho Fiscal.

“Nossos arquivos mostram a extensa atividade do Sr. Edson Baggio em nossa entidade. Seu trabalho foi de extrema grandeza e, certamente, deixa muitos exemplos. É um tipo de pessoa que fará muita falta”, arremata Sampaio.

Velório

O velório de José Edson Baggio ocorrerá na Capela Jardim Pax Domini, em Cornélio Procópio, onde residia, nesta terça-feira, dia 22 de junho, das 9 às 14 horas. Ele deixa a esposa Rosa Maria Baggio, três filhos e netos. Eu me lembro de quando Edson Baggio e Rosa Maria se casaram em 1968 em Londrina, e, coincidentemente, encontrei-os na viagem de lua de mel, no Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai. O jovem casal estava indo para Buenos Aires. Que Deus lhe dê muita paz e abençoe sua família.

Mestrado na Universidade de Lisboa

Leonardo Fleischfresser (foto), que participa da banca do renomado advogado Nivaldo Migliozzi, que atua nas cidades de Curitiba e de Arapongas, com vasta clientela pelo Brasil, logrou êxito na seleção para Mestrado da Universidade de Lisboa voltado a área de Ciências Criminais. Fleischfresser já detém em seu currículo curso de Pós-graduação em Direito Criminal na Escola da Magistratura do Paraná, dentre outros. O processo de seleção na Universidade de Lisboa é aberto para profissionais do mundo, disponibilizando-se de aproximadamente 20 vagas para a área de Direito Criminal. Após a conclusão o Dr. Leonardo passará a ser apto a exercer seu tão almejado sonho da docência nas melhores universidade do país. A Universidade de Lisboa, fundada em 1913, juntamente com a Universidade de Coimbra, é reconhecida como uma das melhores do mundo com um corpo docente composto pelos melhores e mais renomados professores em matéria criminal. Em breve estará rumo ao Doutoramento em Ciências Criminais.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família
| Foto: Divulgação

Dois ex-presidentes da Rural

Nesse início de semana, quem aniversariou, ontem, 21, foi Francisco Gali, o dedicado ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, sempre festejado pelos amigos quando o encontram. = O outro ex-presidente, aniversariante da semana, é um dos mais jovens que ocupou o honroso cargo: Luís Meneghel Neto, que também só deixou mais amigos ainda na entidade do parque Ney Braga. Aos dois, o nosso abraço e que tenham muita saúde.

Basquete na AABB

O domingo esteve movimentado na quadra da AABB, de Londrina, com jogos de basquetebol entre associados da agremiação, que é presidida por Edmilson Ribeiro, que ainda no sábado lá esteve, em contato com sócios que compareceram ao clube. O bar-lanchonete vem funcionando, mas só até as 20 horas, de acordo com determinação municipal.

Busca por conforto

Quando a busca por conforto tem duplo sentido, a moda usa a sua versatilidade para se adaptar às mudanças em virtude da pandemia. Muita gente trabalhando em casa, no home office, e tantas outras buscando esse conforto para aquecer a alma. Assim é que a procura por peças lindas, atuais, porém muito confortáveis tem aumentado e o Armazém da Moda está fazendo bonito. “Apesar do frio que faz lá fora, nós mantemos o carinho e o respeito aos clientes e isso conforta. É como um abraço caloroso que não podemos dar agora”, comentam algumas lojistas. O Armazém da Moda espera a seu importante visita.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família
| Foto: Divulgação

***

A websérie Prosa com o Produtor, realizada pela Sicredi União PR/SP, chega ao quarto episódio nesta terça-feira (dia 22 ). O tema é “Gestão da Propriedade e Sucessão Familiar”. A transmissão será realizada pelo estúdio SRP Valley, em Londrina, às 16 horas pelo canal da cooperativa no YouTube (sicrediuniaopr-sp).O assunto será abordado por especialistas: Mariely Biff, consultora e palestrante em sucessão e governança na propriedade rural e empresas do agronegócio e coautora do livro “Mulheres do Agro”; Luiz Henrique Pedroni, vice-presidente da Sicredi União PR/SP; e João Vitor Martins da Silva, superintendente de Gente e Gestão da Cooperativa.’

Iate Clube lança campanha solidária

As temperaturas caíram e o frio veio com tudo. Porém, o que é apenas a estação inverno para uns é sofrimento para outros. Por isso, informa o diretor social Joelito Lopes, nesse inverno, a diretoria do Iate Clube de Londrina promove a *AÇÃO SOLIDÁRIA* com o objetivo de arrecadar cobertores e agasalhos que serão destinados a entidades filantrópicas de Londrina que assistem famílias em situação de vulnerabilidade. Cobertas, mantas, blusas, meias, luvas, toucas, calças, calçados, cachecol... doe o que puder. Faça sua doação na Secretaria do Iate Clube de Londrina de segunda a sábado, das 8h às 18h, até 30/06/2021. Lembre-se: mãos que doam nunca estarão vazias.

Com o ministro da Educação

O prefeito de Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro, Edimar Santos, participou de um encontro com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro(foto), e com o Presidente do FNDE, Marcelo Pontes, na semana passada. O prefeito, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná, ressaltou a importância do encontro para tratar de interesses dos municípios referente à Educação e recursos financeiros para investimentos no setor.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família
| Foto: Divulgação

Custos de produção da avicultura

Sindicato Rural Patronal Londrina e o Sistema Faep/Senar-PR já estão cumprindo calendário definido para as reuniões da primeira rodada do levantamento de informações para composição dos custos de produção da avicultura. Em Londrina, a reunião aconteceu recentemente com objetivo de reunir dados dos produtores locais. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as reuniões serão feitas de maneira virtual, respeitando o isolamento social. Este modelo remoto já foi adotado na rodada de novembro do ano passado. A iniciativa é importante na medida em que a coleta e compilação desses dados permitem uma análise real destas atividades produtivas. Ao conhecer os números o Sistema Faep/Senar-PR pode buscar políticas de produção mais acertadas e também identificar onde estão as demandas no que se refere à formação profissional rural. Além disso, como o levantamento é feito há muitos anos, permite verificar como os custos de produção se comportaram ao longo do tempo. Na avicultura, onde o sistema que predomina é a integração, são avaliados itens como indicadores de produção, comportamento nas diferentes regiões e custos da energia elétrica e da mão de obra. O presidente do Sindicato, Edson Dornellas, diz que em Londrina os produtores participaram ativamente do levantamento, comparecendo às reuniões virtuais e levando informações, para com os dados traçar um perfil real da avicultura no Paraná. Na foto, durante a reunião, Edson Dornellas, Gumercindo Fernandes (Senar-PR) e Charlini Pivetta (Associação dos Avicultores do Norte do Paraná).

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família
| Foto: Divulgação

Vereadores de Paris teriam pedido: desmontem a Eiffel

Acredite se quiser, algum tempo atrás dois vereadores pediram que a Torre Eiffel fosse desmontada! Quase passou. É que algumas pessoas haviam se suicidado, saltando de vários setores dessa notável atração francesa. Mas já começaram a tentar saltar da torre Montparnasse, que é mais baixa. Na Eiffel há grupo de policiais dia e noite cuidando da segurança da famosa torre.

Os pré-candidatos do Podemos de Londrina para o pleito de 22

No Podemos, partido do senador Álvaro Dias, três nomes despontam para disputar uma vaga, no próximo ano, para a Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa. São eles, Renato Jabur, André Trindade e Fernanda Vioto. O partido promete vir forte nas disputas eleitorais de 2022. Eles deverão receber, brevemente, o senador Álvaro Dias para tratar das futuras candidaturas, o que significa novos nomes lançados pelo Podemos.

O que se fala entre políticos

O governador Flávio Dino, do Maranhão, está acertando seu ingresso no PSB. Deixou o PCdoB.

***

O ex-presidente Lula da Silva começa a se mexer como futuro candidato à presidência da República. Está indo ao Nordeste do Brasil para conversar com antigos companheiros.

***

Lula já pediu ao pessoal do PT que deseja disputar a eleição com o presidente Jair Messias Bolsonaro. Quer que todos se concentrem no combate a Bolsonaro.

***

O senador Tasso Jereissati, do PSDB, diz que acharia melhor que seu partido não tivesse candidato à presidência da República, mas sim se unindo a um candidato indicado pelo Centrão.

***

Aqui no Paraná, o ex-juiz federal Sérgio Moro, que mandou prender Lula da Silva, em ação da Lava Jato, ainda não declarou se pretende ou não candidato à presidência da República. Na pesquisa do Instituto Paraná, Moro, é o terceiro colocado no país todo. Mas em São Paulo, Lula e Bolsonaro estão na frente, mas em terceiro está José Luís Datena, que teve 15% das intenções de voto. Mas Datena está em outra, quer ais é sossego, liderando audiência na Rede Bandeirantes e faturando alto.

***

Mas o governador paulista não admite e afirma que é pré-candidato à presidência, pelo PSDB, e lutará por isso. Já afirmou também que São Paulo não terá falta de energia elétrica e que vai tentar manter o preço mais baixo possível.

***

Do leitor e amigo Bimbo Novaes recebemos a seguinte opinião: “Estimado Militão, eu, como você, votei em Jair Bolsonaro, estou pensando que a continuar com algumas atitudes e falas, às vezes em tom de brincadeira, que não agradam até seus admiradores e eleitores, ele está colocando a presidência de volta ao colo do Lula, que não faz tempo estava preso, todo o país sabe a razão”.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup