Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

A presidente do Grupo Pro-Vida do Hospital Sagrada Família, da Irmandade da Santa Casa de Londrina, Leonice Camarani El Kadri, fez aniversário recentemente, cercada pelo carinho de familiares em uma agradável reunião social orquestrada pela filha Mariam e pelo marido Kamal El Kadri . Ela pediu aos convidados que trocassem os presentes por fraldas que serão destinadas ao Hospital Infantil.

Gelateria Delivery

Com a maioria da população em isolamento social, a Leone Gelateria também intensificou o serviço de delivery. Em tempos de quarentena, as entregas permitem aos aficionados dos saborosos gelatos continuar apreciando sorvetes de qualidade mesmo em casa . Mais informações pelo fone 3324-1889

***

O renomado restaurante La Pasta Gialla também está atendendo delivery. Com cardápio recheado de apetitosas receitas italianas, a casa oferece muitos opções para os londrinenses nesta época de quarentena. Informações pelo telefone 3304-8668

No Espaço Vila Rica

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

Em recente coquetel pelo Mês da Mulher, no Espaço Vila Rica, as animadas presenças de Beth Oliveira, Nely Camargo e Ariana Pontin. O elogiado evento foi organizado por Marly Fagundes

De Nina Cardoso

Da atenta leitora Nina Cardoso recebemos: “Você mencionou em sua Coluna que as piscinas dos condomínios devem ser interditadas ao uso, por causa de quarentena do coronavírus. Penso que se as piscinas não serão usadas, deveriam ser esvaziadas, para não se transformarem em criadores do mosquito transmissor da dengue, que, na realidade, é o nosso maior problema. O secretário municipal de Saúde declarou que já aconteceram 11 mortes por dengue na cidade. Ele poderia mandar esvaziar e cobrir todas as piscinas da cidade. Fica a sugestão. Dá trabalho, mas a Prefeitura tem funcionários que podem fazer isso”. Pode sim, Nina Cardoso. Sua ideia é muito boa.

***

Da leitora Maria Aparecida Purini: “Fico triste quando vejo o pessoal da Prefeitura limpando terrenos e casas, e locais públicos, mas em bairros longe do centro, tem uma sujeira de fazer o ‘sujismundo’ chorar de ver tanta gente que parece que nunca recebeu educação em casa ou aulas no grupo escolar sobre limpeza... Deveriam voltar a estudar´´.

***

Disse um médico amigo: rinite não dá febre. A gripe, pelo contrário, dá falta de ar, e acaba com a pessoa. Cuidado, pois, com a febre e a queda do estado geral, deve ser sinal de que está ocorrendo alguma infecção. A asma dá insuficiência respiratória. O pontapé inicial para a luz vermelha é febre persistente. Uma medicação de controle para a rinite alérgica e para a asma deve ser prescrito pelo seu médico, disse o doutor Flávio Sana, presidente da Associação Brasileira de Doenças Alérgicos.

Dona Herminia Garcia Pagan

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

Vítima de um AVC isquêmico no último dia 13 deste março, faleceu no dia 28 a sra. Hermínia Garcia Pagan, que nasceu em Presidente Bernardes, SP, filha de José Garcia Vilar e Ana Molina. Seu pai, já aqui em Londrina, para onde a família veio nos anos 30, foi sócio-fundador da Viação Garcia. Dona Herminia casou-se com Nicola Pagan, com quem teve três filhos: Pedro, Analeda e Ricardo ( já falecido). Pioneira, viveu em Londrina por mais de 80 anos. Sempre foi uma senhora muito estimada e tinha grande círculo de amigas. A cidade está lamentando seu falecimento. Em virtude do problema com o coronavírus, seu velório foi de apenas duas horas. Que Deus dê a ela toda a paz do Senhor e que seus filhos, netos e bisnetos sejam consolados e que a lembrança dela sempre será de amor por todos eles.

***

O jogador Messi, argentino do Barcelona, disse que ele e os colegas fizeram acordo com o clube. Vão receber agora apenas 30 por cento dos salários. Os restantes ficam para o ano que vem.

***


O Juventus, de Turim, conseguiu melhor: Cristiano Ronaldo e seus companheiros toparam nada receber durante o coronavírus e até julho. Pagamentos só após passar essa crise mundial.

***

Na Alemanha, o Bayern de Munique conseguiu pagar apenas 50 por cento dos salários

***


São milhões de dólares e de euros que os clubes deixam de pagar agora.

***

Enquanto isso, jogadores brasileiros de clubes das séries C e D estão recebendo pouco mais de dois a três salários mínimos ...Em reais...

**

Será que algum jogador milionário vai doar alguma grana para o seu estado ou cidade de origem comprar máscaras, vacinas, ou ventiladores para seu povo? Tomará que sim. Quem o leitor acha que faria isso?

Voluntariado

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

Mais de 80 alunos de enfermagem da UniFil estão atuando voluntariamente na rede de saúde de Londrina, Ibiporã, Cambé e Rolândia, no suporte ao atendimento à população (foto). Em atividades como orientações sobre sintomas e cuidados com o covid-19 no Disque Coronavírus, vacinação contra gripe para idosos e outros grupos de risco, triagem de pacientes e funcionários em unidades básicas de saúde e hospitais e outras. As ações têm supervisão de professores e profissionais da área. “Mesmo neste cenário de pandemia do coronavírus, alunos e professores da enfermagem continuam alertas e ativos na missão de servir a comunidade e cuidar do ser humano. Com solidariedade, respeito ao próximo e compromisso com a futura profissão, nossos acadêmicos contribuem com as equipes de saúde para preservar a vida da população”, destaca Thaise Castanho da Silva, enfermeira e coordenadora do curso da UniFil.

A primeira ambulância

Os leitores estão vendo pelas ruas ambulâncias e pela televisão esses veículos salvadores de vidas, em todos os estados e países do planeta. Mas, acredito que pouca gente sabe que a primeira ambulância foi projetada em 1799, pelo médico Barão Jean Dominique, que era o médico do imperador Napoleão Bonaparte, para retirar soldados de áreas de combate que estavam feridos. Antes, eles eram levados para hospitais (hôpital em francês) em charretes e carroças. *** O maior número de ambulâncias foi utilizado por Napoleão para socorrer seus soldados, durante a invasão na Itália, em 1766. Esse doutor Dominique e mais dois médicos auxiliares, Jean-Claude e Pierre Grenard, amputaram cerca de 300 braços e 200 pernas de franceses feridos em combate.

***

Eventos que estavam programados e outros que seriam marcados por várias entidades de Londrina foram suspensos. Uma pena para todos. *** Também algumas formaturas marcadas para julho-agosto foram suspensas até segunda ordem. *** Nas igrejas foram suspensas todas as agendas de casamentos.

Lotéricas

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

As lotéricas voltaram a funcionar em Londrina. O presidente do Sindicato dos Lotéricos do Paraná (Sinlopar), Aldemar Mascarenhas, comentou a volta das atividades: “Retornamos em obediência às orientações dos governos municipal e estadual. Voltamos a funcionar em horários diferenciados: abrindo as 10 horas e fechando as 17 horas. Cada loja estará adotando medidas de contenção e segurança quanto à pandemia, esperando contribuir e ter apoio de todos! Não será fácil, mas com esforço de todos avançaremos e não deixarmos de atender as camadas que mais precisam , principalmente no pagamento dos benefícios sociais, aposentados etc . Pedimos a compreensão de todos para que sigam as orientações no atendimento, sempre com o intuito de preservar a vida”, disse Mascarenhas

***

Semana Santa chegando, Páscoa no dia 12 de abril. Empresas vendendo chocolates e aceitando encomendas, além de fazer entregas por delivery. Ana Carolina, da Cake By Mili, diz que os ovos de chocolates, brigadeiros, doces em geral, devem sim fazer parte das reuniões em família, pois ajudará a lembrarmos que Jesus ressuscitou e já havia dito que veio pra todos tenhamos vida! Vamos segurar nas mãos dele e saúde para todos!

Aniversário

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

Junior Quaglio completou mais um ano de vida em março. Ele é filho de Nelson Quaglio e da saudosa Margarida Roque Quaglio. Formado em administração de empresas, está terminando sua MBA em Marketing e Comunicação Integrada

BBB 2020

Este BBB 2020 não foi infectado pelos “rolões” debaixo dos edredons, porque rapazes que fizeram parte do programa, já eliminados, foram apelidados de “chernoboys”, porque incentivados por BBBs anteriores, chegaram dizendo que “iam pegar todas”, notadamente o Petrix. Não tiveram tempo nem de pegar resfriado, pois foram sendo mandados embora pela “turma da Disney”, apelido que deram às moças, sob o comando de duas médicas e do brasileiro-coreano Pyong, o mágico. Elas formaram um grupo interno, um time de luluzonas, que não deu chance à rapaziada. Até a Gaby, que chorava pelo “Gui”, esqueceu-se do cara, meia hora depois que ele foi embora. Mas quando chegou o gaúcho Daniel, a médica sexóloga Marcela teve olfato despertado pelo cheiro do rapaz... Agora, os “machistas”, no dizer delas, reduziram-se a Felipe Prior (hoje no paredão) e a Babu, que pede socorro ao Morro do Vidigal sempre. No paredão de logo mais, a bonita Mari, a baixinha-intelectual Manu e Prior, o arquiteto carioca que fala o que pensa, e não nega fogo. Está cercado de inimigas por todos os lados. Pai Osvaldo, recolhido, meio com medo de vírus, arrisca que quem vai embora é Manu, que deixará um rombo na turma dela.

Uma jovem vítima

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário em família

Esta foto é da jovem francesa Julie A., adolescente que no dia 25 de janeiro de 2019 estava feliz, aniversariando. No último dia 28 deste março ainda, ela se tornou a mais jovem vítima da Covid-19 na França. Teve uma leve tosse há uma semana e viveu apenas mais uma semana. Sua morte abalou ainda mais os franceses.

Preso não está condenado à

pena de morte, diz advogado

O advogado paulista Nelson Calandra, observador dos atos do Conselho Nacional de Justiça disse ontem, ao microfone da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que os que estão presos, por folha criminal devidamente julgada, não estão condenados à pena de morte e correm o risco de isso ocorrer, se um infectado de coronavírus chegar a uma prisão, a uma penitenciária, para qualquer tipo de contato. O risco é o de morte em efeito dominó. Aqui em Londrina não foi dado a público se algum preso já apresentou sintoma da coronavírus, se foi testado. O mais aconselhável, declara ele, seria que todos os dirigentes de penitenciárias separar uma área especial para aqueles que tiverem a má sorte de ser infectado. Já que não se pode colocá-los em liberdade, mesmo em uma condicional especial. Nem há o número de juízes criminais trabalhando necessários para tais decisões. E vem a pergunta: pode uma família de preso condenado há X anos de detenção solicitar ao Poder Judiciário para que o deixe ir pra casa e ficar em prisão domiciliar? Acredito que sim. Mas há controvérsias. O ministro Luis Fux publicou artigo, ontem, no jornal carioca O Globo, informando que chegaram mais de 300 ações ao Supremo Tribunal Federal, desde o início da implantação da quarentena, pedindo várias providencias. Inclusive, nas ações, pedem a soltura de alguns presos, que são diabéticos, que podem correr risco de enfarte, que têm câncer, catarata, e problemas renais sérios, por exemplo. O doutor Roberto Liviano, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, elogiou o trabalho do ministro Luis Mandetta, da Saúde, que tem tido postura serena, firme, respeitosa e pede que não há a aglomeração de pessoas, batendo de frente com o que deseja o presidente Jair Bolsonaro. Para Liviano, é preciso maior responsabilidade , para que vidas sejam salvas. Disse que não podemos ir na contramão do que pede a ciência. O presidente Bolsonaro tem que evitar uma “verdadeira guerra” entre o Executivo e o poder Legislativo, tendo o poder Judiciário tentando equilibrar as coisas. Ele nota que o presidente Bolsonaro anda meio isolado de seus ministros e acredita que o bom senso falará mais alto na cabeça do nosso agitado e preocupado mandatário maior da Nação. *** No jornal O Estado de São Paulo, de ontem, há uma publicação dizendo que só os assentos no Estádio Mané Garrincha, cada um custou a quantia de 12 mil reais, que é o preço de um respirador de hoje para salvar vidas. Um ex-governador de Brasília está sempre no estádio em construção, para receber propinas, disse o doutor Roberto Liviano.*** Eu me lembro que o ex-jogador Ronaldo Fenômeno disse a época da construção dos estádios ouviu dos presidentes petistas, que “não precisamos de hospitais, precisamos é de estádios!” Ironia da vida, hoje o Pacaembu, em São Paulo, foi transformado em um grande hospital e o Maracanã também está sofrendo modificações, para atender os infectados pela coronavírus. É a vida, que prega peças. ***Há mais de 30 milhões de brasileiros, que moram em municípios, que não tem sequer um respirador, pois possuem apenas um simples hospital.

***

A OIT divulgou na Suíça, ontem, que o mundo terá de outubro em diante, mais de 25 milhões de desempregados. Esta crise de coronavírus em um mundo globalizado, o impacto será gigante. Deus que nos ajude a todos. E que todos os países revelamos seus reais estadistas. Está chegando a hora de ver se em quem você votou valeu a pena! Ou valerá!