Vitória Sahão comemorou aniversário recebendo familiares e amigos que movimentaram seu endereço o dia 22 inteiro, passando por lá para abraçá-la. Ela, que assumiu seus cabelos brancos, ganhou de presente uma caixa com produto para colorir as madeixas: o fato arrancou muitas gargalhadas e promoveu muita descontração. Vitória nasceu junto com a Primavera e adorou a brincadeira. E estava muito feliz também com a infinidade de mensagens de cumprimentos de familiares e amigos do Brasil e exterior. Na foto, Maria Isabel Dias, Nádia Sahão, Luciana Gazolla e a aniversariante Vitória Sahão

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

De Antônio Marcos Dametto, filho de pioneiro

A Coluna recebeu do leitor Antônio Marcos Dametto o seguinte comentário sobre o que publicamos sobre os 58 anos da TV Coroados, no último dia 21. Diz ele: “Muito bem lembrado em sua Coluna os pioneiros à época, na qual a TV Coroados iniciou sua programação. Além do Antônio Belinati, na apresentação do Telenoticias Transparaná (sob a direção do prof. Eudes Brandão, e posteriormente de Mauro Ticianelli. Me lembro ainda, quando criança, eu acompanhava meu pai na apresentação do Show Fuganti: ele levava na Kombi das Casas Fuganti as joias do departamento, para fazer o anuncio ao vivo!!! Imagine que à época o Canal 3 ficava no fim de linha, era a última edificação na saída para Cambé, na Tiradentes. Me lembro também do grego Elye Tountas, que era o cenógrafo; do Jorge Tachibana, que foi um dos primeiros cinegrafistas câmera man; do Osvaldo Ribas, marido da tia Lucy, do comando das câmeras. E você, meu caro Oswaldo, apresentava programa sobre os acontecimentos sociais da cidade. Era muito legal. Acho muito bom de vez em quando resgatar a memória de Londrina, para mantermos a história da cidade. Grande abraço a todos.” O nome completo do pai de Antônio Marcos (o filho) era Antônio Scarpari Dametto.

UP-DATE DO COLUNISTA - O primeiro diretor de telejornalismo da TV Coroados foi o prof. Eudes Brandão, que era jornalista em Curitiba e depois passou em concurso para delegado de Polícia. Foi então que o diretor geral Aderbal Stresser, das Emissoras Associadas no Paraná, o convidou para dirigir o telejornalismo da Coroados. Foi Eudes Brandão quem me convidou para apresentar o “Atualidades Esportivas”, diário, às 19 horas, durante mais de um ano. Depois passei a fazer o programa semanal “Reportagem Social”, e fui convidado a promover o concurso Miss Paraná, a partir de 1964, ao lado de Edy Franciosi, colunista do Diário do Paraná, na capital do Estado. Quando Eudes Brandão deixou a direção do telejornal, Mauro Ticianelli (prêmio Esso regional de reportagem) foi escalado para assumir o posto. Que tempos depois tornou-se vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina. Quando estudantes de direito, trabalharam na redação do telejornalismo do canal 3, com Eudes Brandão, os meus amigos Nelson Batista Pereira (juiz de direito e secretário geral do Tribunal de Justiça do Paraná) aposentado, falecido recentemente e Roberto Coutinho Mendes, ex-juiz do Trabalho e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho.

No mercado de imóveis em Porto Alegre

A Plaenge movimentou o mercado de imóveis em Porto Alegre com a realização de um evento exclusivo para os líderes das principais imobiliárias da cidade. Com presença do diretor Fernando Fabian, o encontro teve o objetivo de apresentar a história da Plaenge, os projetos em desenvolvimento e os próximos passos da empresa na capital gaúcha. Maior construtora do Sul do Brasil, a Plaenge já realizou seu primeiro lançamento na cidade. "Escolhemos Porto Alegre para integrar nosso plano de expansão porque a capital tem um mercado desenvolvido, com boa arquitetura e um público exigente”, comentou Fabian. Na foto, Rodrigo Martins, superintendente regional da Plaenge em Porto Alegre, e Fernando Fabian, diretor do Grupo Plaenge.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

***

SEGUNDA-FEIRA, no Aurora Shopping, haverá evento social, que reunirá muitas senhoras e senhoritas da cidade. Com a organização do pessoal craque em normas de Bom Tom e como receber com fidalguia.

***

FINAL DE SEMANA com piscinas movimentadas nos clubes da cidade. O Iate Cube, a Acel, a AABB e o Londrina Country Club também abrindo suas quadras esportivas.

***

ALÉM da feijoada, o Maneco com Jaleco apresenta hoje, a partir das 11h30, os demais pratos de seu cardápio. O chef Luciano Oliveira deixou sua viagem a Londres, a convite de amigos, para depois da pandemia.

***

MARCO Antônio Assis confirmando a feijoada especial, para o cliente escolher o que desejar colocar no prato, a partir das 12 horas, no Bella Itália, o restaurante do Hotel Slaviero.

***

O professor de medicina, aposentado da UEL, doutor Wilson Campos, craque em ortopedia, foi médico do Londrina cerca de 20 anos, e atende ainda, dentro de suas possibilidades, amigos e clientes como eu, pois é sempre solicitado, pois sabe muito de sua área. O alviceleste teve, aliás, outros médicos famosos na cidade, a saber: Oswaldo Palhares, Dalton Paranaguá (que foi prefeito da cidade) e Luís Carlos Miguita, além de outros abnegados.

Cuidados de enfermagem

As enfermeiras Karina Siqueira Gonçalves e Nilceia Tostes, do staff da Londrilife, empresa de cuidados de enfermagem que realiza serviço de acompanhamento hospitalar e atendimento domiciliar. Atuando há mais de 10 anos em Londrina e região, também atua nos cuidados em geral ao paciente no domicílio com equipe capacitada para banho, curativo, aspiração, sondagem, medicações injetáveis. Karina conta que este mês voltou a demanda de atendimento a pacientes com coronavírus, outro ramo de ação da Londrilife

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

Abertura do Ano Jubilar

A cerimônia oficial de abertura do Ano Jubilar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, será dia 1º de outubro. O evento terá a participação online do senador Flávio Arns, a presença de deputados federais, estaduais e vereadores. O arcebispo Dom Geremias Steinmetz está confirmado. Na ocasião, o padre Rodolfo Trisltz vai inaugurar as celebrações e comemorações pelo Jubileu de Platina da paróquia e pelo Jubileu de Prata do santuário. Haverá ainda o lançamento do selo comemorativo dos Correios, com foto do paroquiano Wanderley Tolomi. À noite, às 19h30, apresentação da ópera Akathistos, com o Coral Unicanto, um louvor em honra a Nossa Senhora. A entrada é gratuita, com todos os protocolos sanitários.

Nas outras profissões

As profissões dos árbitros que apitam jogos do Brasileirão: a maioria é formada por dentistas, militares e médios empresários.

Empreendedorismo nas universidades

Programa do Sebrae que fomenta a inovação e o empreendedorismo nas universidades, o Startup Garage mobiliza mais de 270 estudantes da UniFil. A maioria nos cursos de Computação. É a instituição de ensino superior com maior número de participantes no Paraná. Aluna do primeiro ano de Engenharia de Software, Giovanna Moreira Santos (foto) está entusiasmada com a oportunidade de aprender na prática a desenvolver uma solução tecnológica que pode ser tornar produto ou serviço para o mercado. Sua equipe projeta um aplicativo de rede social para oferecer informações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de conectar pessoas e empresas com interesse no segmento. No primeiro semestre Giovanna estava com estágio garantido. "Conhecia a boa reputação da UniFil, mas superei minhas expectativas ", declara.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

No Sinpro

No último fim de semana (dia 18), o Sinpro Londrina realizou o evento Retomando com as Flores, um piquenique no amplo gramado da sede campestre da entidade. Respeitando os protocolos de distanciamento e higiene, o evento foi um sucesso com food truck, recreação para crianças e apresentação do coral do Sinpro, em um clima agradável que durou toda a tarde. Os associados já aguardam uma nova edição. Na foto, os diretores do sindicato Moacir Szekut, Daniel Ueda, Eduardo Nagao e Cathary Sanchez.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

No Mercado Municipal

O empresário Mário Futura, que forma com Antônio Yosio Furuta a estimada dupla de irmãos que dirige a famosa mercearia do Mercado Municipal do Shangri-lá, sempre recomendando ao seu pessoal e amigos que lá vão que se precavenham o máximo possível contra o coronavírus, e que usem sempre máscara e sigam os demais conselhos de usar álcool em gel e evitar, enfim, este mal que aflige o mundo todo. A esposa de Mário Furuta é médica pediatra, é a doutora Tereza Furuta.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Vitória Sahão
| Foto: Divulgação

Chineses, muito dinheiro e Mao, que cantava todas as jornalistas

Há 100 famílias de bilionários na China e todos com carteirinha do Partido Comunista, sempre presentes a reuniões em Pequim. Ninguém diz que foi amigo de Mao Tsé-Tung, que matou ou prendeu milhões de chineses, entre eles, o atual primeiro-ministro Xi Jinping, que ficou um bom tempo na cadeia. Mao Tsé-Tung só recebia jornalistas mulheres para conceder entrevistas. E cantava todas, dizem entre os chineses. Uma delas (seria uma famosa repórter italiana?) deu-lhe um porre de champanhe Don Perignon e deixou-o de cuecas, sonhando com ela talvez, pois caiu no sono. Mas antes contou-lhe muita coisa, entre uma taça e outra, seguido de alguns beijinhos... Voltando aos bilionários da China. Alguns até compraram ações da Petrobras e de empresas brasileiras que trabalham com aço, ferro e o outros minérios. O governo continua ditatorial: prende, tortura e se precisar manda matar. Influência ainda de Mao Tsé-Tung e seu famoso “Livro Vermelho de Instruções”.

Teoria Geral do Estado

EM UMA AULA de Direito, em curso da região, um professor de Teoria Geral do Estado, lembrou o seguinte: “As pessoas abrem mãos de seus direitos, quando ficam sob as leis do Estado. Mas, todo cuidado com o risco de perda de liberdade, quando a democracia parece começar a ficar em perigo”. Na Faculdade Estadual de Direito de Londrina, tivemos aulas dessa matéria com o juiz e professor Hércules de Macedo Rocha, que era um diplomata, querido pelos alunos. Pianista, culto e bem humorado. De saudosa memória.

Bolsonaro: nada de golpe, mas sim eleições honestas

NA REVISTA VEJA, o presidente Jair Messias Bolsonaro diz que é plenamente a favor das eleições, que lhe prometeram total garantia nas urnas eletrônicas, e sobre os partidos que o convidaram, agradece a todos. Entre eles, o PTB, cujo presidente Roberto Jefferson está em liberdade, mas preso em sua residência e usando tornozeleira, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Dizem que essa decisão foi pela foto de Jefferson armado, e apontando dois revólveres, não se sabe contra quem. E falam que as armas seriam de brinquedo...

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1