O agropecuarista Helio Turquino comemora 86 anos nesta quinta (dia 30). Para a Coluna disse que centenas de produtores estão muito preocupados com o futuro do plantio de soja. “Recebo reclamações sobre o valor de insumos, principalmente, fosfato e potássio. Este ano, as cotações de fertilizantes subiram entre 70% e 95% em dólar, considerando o fosfato monoamônico (Map), a ureia e o cloreto de potássio (KCl), segundo informações do Rabobank. A preocupação maior, além do preço, é a possibilidade da falta destes produtos, essenciais para a agricultura. Considerando o potencial natural do Brasil, esta aptidão agropecuária ímpar ao produzir alimentos para o mundo, o pensamento deve ser a longo prazo. O Brasil deve implementar uma política de segurança agrícola. Por fornecer alimentos ao mundo todo, o país não pode ficar refém nem dependente de outros países, no tocante aos fertilizantes, que majoritariamente provem de importação” ressalta Turquino. Ele também sugere que o Brasil deve explorarjazidas minerais, de fósforo e potássio, e o governo, por sua vez, assegurar tal exploração, equacionando toda a questão ambiental, facilitando a logística, fornecendo incentivo fiscal, aprovando financiamentos, favorecendo a segurança jurídica, além de promover parcerias com empresas 100% nacionais para disponibilizar tais produtos no mercado nacional ou internacional com a comercialização segundo a concorrência. “Chegou o momento de lançarmos nossos olhos para Índia, que até 2025 será mais populoso que a China, segundo o Portal EcoDebate. Facilitando a venda do farelo de soja e libertando os produtores da famigerada moratória da soja, o comércio com a Índia será o início do fim do cartel, bem como, do poder que as multinacionais conseguem exercer em nosso território. Não é o fim de nossas transações com a China, apenas, o início de operações em novos mercados, aumentando e escoando a produção e criando empregos”, complementa o agropecuarista.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

TV Bauru, Canal 2, foi a primeira do interior

Do administrador londrinense Mário Jorge Tavares recebemos o seguinte sobre a informação que demos sobre a TV Coroados, de ser a primeira emissora do interior brasileiro: “Coincidentemente, jantamos neste final de semana, com um amigo de longa data, o médico Demóstenes P. de Andrade, e comentamos a questão do pioneirismo da televisão do interior. Ele confirmou que veio de Bauru para Londrina em 1959 e lá já estava funcionando a TV Bauru -Canal 2 (cuja estreia oficial ocorreu em 1º de agosto de 1960 - 3 anos antes da TV Coroados). Qualquer dúvida, pode me contatar. Votos de contínuo sucesso.” Caro Mário Jorge: o doutor Demostenes tem razão. A TV Bauru, Canal 2, foi a primeira emissora do interior do Brasil e a TV Coroados, Canal 3, foi a segunda do Brasil e a primeira do interior do Paraná. Muito obrigado pelo prestigio dado à Coluna.

***

Do leitor Aparicio Tonin recebemos o seguinte “Recado para o Militão”: “Sua lembrança da TV Coroados me lembrou de sua presença no estúdio da TV Canal 3, ao lado do sr. Antônio Euclides Sapia, entregando a doação de canecas para servir café da manhã, destinadas à Casa da Criança de Cornélio Procópio. Este modesto incentivador deste feito estava lá e recebeu doação em nome da casa filantrópica. É de minha lembrança as presenças de Sapia, diretor artístico da emissora, e de você, jovem cronista social da emissora. Os bons não podem ser esquecidos. Receba o abraço do amigo Aparicio Tonin”. Comecei a fazer o programa Reportagem Social, em fevereiro de 1964.

Sinpro Campestre

Muita gente bonita frequentando o Sinpro Campestre. O local é amplo, cheio de áreas verdes e piscinas, com infraestrutura para receber familiares e amigos, como as amigas Nathalia Camargo e Thaysa Santana

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

Administradores Judiciais criam Associação no Paraná, que terá sede geral em Curitiba

Do advogado Júlio César Rodrigues, de Arapongas, que é filho do amigo Dionisyo Neto, jornalista de destaque na “cidade dos passarinhos”, durante anos, recebemos a seguinte e importante informação: “Profissionais atuantes em processos de falências e recuperações judiciais no Paraná fundaram recentemente a Associação Paranaense de Administradores Judiciais (APAJUD), com sede em Curitiba. A nova entidade visa valorizar o exercício da profissão do Administrador Judicial, figura central em processos de insolvência, que ganhou ainda mais relevância com as alterações promovidas pela Lei 14.112/2020. Também vai estimular o aperfeiçoamento técnico dos seus associados e reivindicar pleitos de interesse da categoria. Em razão da retração econômica gerada pela pandemia da Covid-19, inúmeras empresas brasileiras encontram-se em estado de crise econômico-financeira. Para o presidente da APAJUD, Atila Sauner Posse, neste cenário econômico a boa atuação do Administrador Judicial é fundamental para auxiliar na reestruturação das empresas em crise e que sejam viáveis, objetivo visado pela Lei 11.101/2005.Segundo o secretário da APAJUD, Júlio Cesar Rodrigues, a entidade não tem fins lucrativos, é composta por mais de vinte administradores com atuação em todo o Estado do Paraná e está aberta para interessados que preencham os requisitos do seu estatuto.”

Cornélio Procópio festejou os 90 anos da visita do príncipe de Gales

O cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson, veio para participar da cerimônia comemorativa dos 90 anos da visita do Príncipe de Gales, na última sexta-feira, em Cornélio Procópio. Uma grande recepção foi preparada para receber o diplomata e reviveu um dos momentos marcantes da história do município: a visita, em 1931, do príncipe Eduardo Alberto (Edward Albert Christian George Andrew Patrick David). Na época, ele era preparado para assumir o trono do Reino Unido, e de seu irmão o príncipe Albert, pai da rainha Elizabeth II. Muito festejado nas solenidades, o diplomata inglês agradeceu pela homenagem recebida. “Um fato marcante para a comunidade britânica estabelecer esse vínculo com a cidade que recebeu nosso príncipe. A emoção foi muito grande em estar no mesmo lugar onde ele esteve há noventa anos, ouvindo as autoridades locais e podendo acompanhar com emoção os hinos nacionais do Brasil e da Inglaterra. Momento marcante em minha vida que vou me lembrar para sempre, disse Patterson. Na foto, o prefeito de Cornélio, Amin Hannouche, a vice-prefeita Angélica Olchaneski, o cônsul britânico Adam Paul Patterson e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

Lançamento residencial

A Quadra Construtora inaugura hoje (dia 30) uma loja no Armazém da Moda para apresentar o lançamento Lunaparque Residencial. O empreendimento faz parte da linha “Somos apaixonados pelo bairro em que moramos”, com duas opções de plantas. A primeira tem 2 quartos (sendo uma suíte) e a outra com 3 quartos (uma suíte), além de área de lazer completa que será entregue equipada e decorada. O Lunaparque está em fase de construção, na rua Araraquara, atrás do Armazém da Moda. Para mais informações basta visitar a loja 151, próxima à entrada do Almeida Mercados.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

Álvaro Dias e Beto Richa

Em Curitiba, fala-se que o ex-governador Beto Richa poderá sim tentar o Legislativo nas próximas eleições. Tanto poderá ser candidato a deputado federal como para o Senado da República. Vagará o lugar do senador Álvaro dias, que não disse ainda se concorrerá à reeleição.

***

Mulheres na Política mundial: Uganda, Cuba e Nicarágua, são os países que tem mais mulheres deputadas do que homens. Mas de pouco adianta, pois são três ditaduras.

Plantio de mudas

No último sábado, palhaços do grupo Triolé fizeram o plantio de 50 mudas de árvores para garantir o resgate de carbono gerado durante o transporte do grupo no projeto “Triolé Fora da Estrada”, iniciativa que leva arte para 46 cidades do Norte Pioneiro. O projeto encerra o giro no mês de outubro, graças ao apoio da Copel e incentivo do Profice, Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná. Na foto de Lafaiete do Vale, o palhaço Mereceu (Alexandre Simioni) e sua filha Maria

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

Deputados e secretário do Turismo amanhã na abertura do Ano Jubilar

Diversas autoridades já confirmaram presença no cerimonial de abertura do Ano Jubilar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, em Londrina. Entre eles, pioneiros que ajudaram a construir o local, do padre Rodolfo Trisltz (pároco e reitor) e do arcebispo Dom Geremias Steinmetz , do deputado federal Diego Garcia, dos deputados estaduais Evandro Araújo e Márcio Pacheco, e do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes. O evento nesta sexta (dia 1º de outubro), será na rua Grajaú, 257, praticamente o dia todo. todo. Espera-se a presença de grande público.

Mercado do futebol

O gestor do Londrina Esporte Clube Sérgio Malucelli com o empresário Orley Vital, que atua no mercado do futebol. O encontro foi no Estádio do Café, durante o jogo do Londrina com o Vitória. Os dois pretendem conversar novamente com o objetivo de discutir futuras parcerias

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de Helio Turquino
| Foto: Divulgação

Deputados e as eleições de 22

Quem não trabalhou, quem pouco ou nada fez pela população, terá mais dificuldades em se reeleger, para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa do Paraná, como sempre, dizem os analistas e observadores políticos. É só ler os jornais e ver quem vem trabalhando pela população.

***

A Islândia, uma ilha-país, tem 63 parlamentares: 33 homens e 30 mulheres.

Com os ciclistas daqui, dali e de lá

Com a prática do ciclismo aumentando, autoridades do trânsito na cidade e nas rodovias acham que brevemente os proprietários de bicicletas precisarão fazer exames dos olhos, para não ter problemas com a visão nas estradas da vida.

O mistério do diplomata

Quem seria o diplomata que pegou Covid-19 e estava na delegação brasileira que foi à Assembleia da ONU para ouvir o presidente Jair Bolsonaro falar na abertura dos trabalhos na entidade que tem sede em Nova York? O nome do diplomata não foi divulgado. Tornou-se segredo na delegação do Brasil. Seria mesmo diplomata? Mora em Nova York? Em Washington? Teria sido ex-ministro do governo?

*******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1