Silfredo Kalinowski recebeu familiares, amigos e convidados para comemorar o aniversário de 108 anos. A festa foi no Empório Guimarães. Fundador do Sindicato Rural Patronal de Londrina e sócio da Sociedade Rural do Paraná, Silfredo contribuiu para o desenvolvimento de Londrina e de entidades que se estabeleceram na cidade. Sem contar que, ao longo desse mais de um século, assistiu a transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil e no mundo todo. Como relatam os familiares, jamais perdeu a serenidade e a sabedoria, o bom-humor, a honestidade e o caráter. Durante a comemoração convidou os amigos para o próximo aniversário. Em seu discurso, não se esqueceu de agradecer a todos. As fotos são da renomada fotógrafa Carmen Kley.

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Carmen Kley - Divulgação

A alegria do aniversariante Silfredo Kalinowski

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Carmen Kley - Divulgação

Cristiana Valentini Daher, Gilza Moreira e Emília Pívaro

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Carmen Kley - Divulgação

Mosenhor Bernard Gafá abençoou o aniversariante

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Carmen Kley - Divulgação

O apresentador da Multi TV e colunista da Folha, Fábio Luporini conduziu a cerimônia

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Carmen Kley - Divulgação

Mara e Luiz Fernando Kalinowski e Gilda Maria Kalinowski Ceccon e Osvaldo César Osório Ceccon, brindando com Silfredo

Frases do Chacrinha que a Folha publicou

A pedidos de estudantes, aqui estão mais algumas frases da Coluna do Chacrinha, que a Folha de Londrina publicou no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, que eu revisava e cuidava para o Velho Guerreiro: 1) O negócio é chutar bola para dentro da baliza, meu filho 2 ) Malandro é o gato que não toma banho e está sempre limpinho. 3) O Chapelin já divide com o Tarcísio Meira a fama de homem mais bonito do Brasil. Em terceiro, o Cid Moreira empatado com o Reginaldo Farias 4) O negócio é rebolar, seu Aldemar, de lá pra cá e daqui pra lá 5) Príncipe consorte é aquele que come a rainha no xadrez! E não é o príncipe Philip da Inglaterra nem nada! 6) Em festa de morcego a Light (aqui a Copel) tem prejuízo! 7) Elizabeth, minha filha, não deixe de trocar o óleo, que senão sua máquina enguiça mesmo! 8) Conforme o dinheiro entra, o corpo dela quase se arrebenta

A fisio, os filhos e as carnes grelhadas

A fisioterapeuta Raquel Schulemberger Walter aproveitou as férias escolares para levar seus pequenos, Arthur e Estela, no primeiro Dá Licença de Londrina – que continua no Calçadão e ainda é muito elogiado, pelo sabor de sua comida e carnes grelhadas, como a picanha e o contra filé, que a garotada saboreou com vontade e prazer. Mantendo o mesmo sabor de 40 anos atrás, quando o gaúcho Enio Sehn iniciou a história dos seus restaurantes, o Dá Licença do Calçadão acompanha as novas tendências com entrega também pelo Ifood. Depois do almoço, Raquel Walter correu para seu famoso estudio de Pilates, um dos primeiros e dos mais elogiados de Londrina.

Dupla sertaneja

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

A dupla sertaneja universitária João Vitor e Gabriel vem sendo muito aplaudida pelo público de toda a região, onde se apresenta. E mais: a dupla é caracterizada pela generosidade, pois tem no rol dos shows, apresentações de cunho social. A mais recente aconteceu na Apae de Rolândia, em bingo beneficente. João Vitor e Gabriel lançaram, recentemente, seu novo clipe com destaque para a música “Já pode ou tá cedo”, com a participação do renomado Thiago Brava. Confiram a atuação da dupla pelo Youtube.

Médicos aniversariando

Todo mês, a Associação Médica de Londrina promove reunião festiva para homenagear seus sócios, médicos que comemoram aniversários no mesmo mês. Como neste janeiro, que, entre eles, estão: Ascencio Garcia Lopes, primeiro reitor da UEL; José Antonio Rocco, conselheiro da Unimed; Pedro Gordan, Ricardo José Rodrigues, Daniela Godoy, Manoel Fernandes Canezin, Osmar Henriques, Paulo Takata, Janete Maria Figueira Teixeira, Luis Alberto Scripes, Osman Baena Ferraz (doutor em oftalmologia), o professor Luciano Rodrigues e Silva, Carlos Alberto dos Santos, Danilo Guedes, Ciro Cinagawa, Magda Ibrahim, Ricardo Ueda ( bolo no dia 27), Nelly Nabut e Rogério Pistori.

Diretoria reunida

Para tratar de vários e importantes assuntos, a diretoria da Associação Médica de Londrina esteve reunida ontem. Entre eles, sobre o Sinam, já devidamente instalado na cidade e já atendendo empresas e particulares. Um concorrente forte para a Unimed, dizem médicos londrinenses.

Bazar beneficente

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

A Lazuli Alta Costura vai promover um bazar beneficente para troca de coleção de vestidos de festa e de noivas (foto), com preços de R$ 100 até R$ 400. A Lazuli é referência no segmento moda festa e está no mercado há 24 anos. A boa notícia é que parte da renda será destinada à Associação Defensora dos Animais (ADA), que resgata e protege animais abandonados e em situação de risco. O bazar será realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Shopping Quintino - sala 503, das 10 às 18 horas.

No Superagro

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama está presente na 6ª edição do Superagro, que acontece em Londrina até esta quinta-feira (23) e tem como público-alvo produtores do Paraná, SãoPaulo e Mato Grosso do Sul. O Superagro faz parte do calendário nacional do agronegócio. No evento, a Adama destaca o produto Cronnos, um dos maiores sucessos para a sojicultura, que apresenta uma exclusiva formulação líquida que proporciona maior aderência às folhas, facilidade na aplicação, menor risco de entupimento de bicos e eficácia no combate às doenças da soja.No estande no Superagro, a empresa também mostra a Solução Integrada de Manejo para a cultura da soja (SIM Soja), composta de produtos que atuam na proteção de cultivos e auxilia na maximização da produtividade. O Superagro é um evento idealizado e concebido pela Agro100, com a participação de mais de 60 empresas expositoras e instituições pesquisa

400 professores na Semana Pedagógica do Londrinense

Até o próximo dia 30 acontece mais uma edição da Semana Pedagógica do Colégio Londrinense e do Anglo Londrinense. Neste 2020, o foco serão as metodologias ativas, priorizando o aluno como protagonista do ensino e fomentando a atuação do professor como mediador no processo de aprendizagem com apoio das plataformas digitais, como o Plurall e o Google for Education. Durante a Semana Pedagógica, além do treinamento do programa bilíngue com a Oxford, haverá oficinas práticas, reuniões e palestras dirigidas a todo o corpo docente. O Colégio Londrinense também será sede do Assesoranglo, evento do sistema Anglo que vai reunir mais de 400 professores de toda a região, no dia 28 de janeiro. Todos os professores do Londrinense e do Anglo reunidos, portanto, para melhorar ainda mais a preparação de seus estudantes.

Comemoração com amigos

Imagem ilustrativa da imagem Aniversário de 108 anos de Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

Sunset divertido no Van Thomas Beer para Vanja Macarini, na tarde do último sábado. Foi neste descolado bar, à margem do Igapó, que Vanja comemorou com amigos a velinha extra no bolo! Tudo sob o som do DJ Ayrton Haynal, que comandou as pick-ups. Na foto, Vandre Macarini, Ricardo Sapia (que veio de Salvador pra prestigiar a amiga) e a aniversariante Vanja Macarini

Edir Macedo

Sim, é verdade que o bispo Edir Macedo mora em Miami, onde tem uma bela e divina residência, pois quando não está em São Paulo, é de lá que ele grava e transmite suas imagens, pela programação que tem em três emissoras de televisão. E ele tem seu carisma, que é reconhecido, não só pelos seguidores da Igreja Universal. Quando ele fala, a audiência nessas emissoras aumenta, como é o caso aqui na CNT, onde a IURD tem 22 horas de atividades. E seus livros continuam sendo vendidos, afirmam livrarias não só daqui, mas do país todo.

Me perguntam se o novo templo da Igreja Universal de Londrina que está sendo construída será a maior da cidade. Não sabemos, mas vamos tentar apurar.

Preço da carne

Em um país como o Brasil, que tem 220 milhões de cabeças de gado, não se pode concordar com o aumento de 32,5% no preço da carne nos mercados. Os próprios criadores colocam a culpa nos frigoríficos, que são os que mais ganham, disseram-me alguns “boiadores”.

Coronavírus

Mulher de BH retornou de Xangai, na China, com suspeita da tal coronavírus. Era o que faltava para os brasileiros. Parem um pouco de ir à China, até que se descubra do que se trata. A tal bactéria pega, leva para a cama e mata.

Londrina é uma cidade que tem recebido chineses de várias partes daquele país, cuja maioria entra via Paraguai e Foz do Iguaçu. É preciso que esses chineses façam exames a respeito. Londrinenses que fazem compras em sua lojas, na rua Maranhão, por exemplo, contam que as moças chinesas não falam português e parecem não fazem questão de aprender. Só usam a língua chinesa e a comunicação não é fácil. Em uma das lojas, agora que passou a trabalhar uma moça que fala português-brasileiro.

***

Uma pergunta ao PSL, ex-partido do presidente Bolsonaro: por que razão nenhum londrinense foi nomeado a pedido em qualquer órgão do governo federal. Isso é o que desejam saber alguns leitores. Vários cargos em Londrina e região e nenhuma nomeação. Assim a cidade perde cada vez mais. Assim fica difícil para um partido eleger vereadores e prefeito no próximo pleito.

***

Um londrinense, bolsonarista da primeira hora, foi o produtor rural Arnoldo Bulle. Que esteve várias veze em Brasília, levando apoio para Bolsonaro, quando o deputado ainda era pré-candidato.

Criando problemas

O secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, já começa a criar problemas para o presidente Jair Bolsonaro, que confia muito nele, pois foi indicado por um dos filhos. Ele precisa saber que o Brasil é grande e que há vários jornais pelo país, tanto em capitais como em grandes cidades do interior, que poderiam ser programados também para os anúncios oficiais. FW foi criticado na capa da revista Isto É.