Mais uma recém-formada em Medicina Veterinária na UniFil que também já conquistou a vaga para residência no Hospital Veterinário da instituição. Ana Paula Morales Assis, 25 anos, foi selecionada na área de Clínica Médica de Pequenos Animais e atua no atendimento, cuidados com pacientes internados e plantões noturnos, entre outras atribuições. "Tive o auxílio de excelentes professores e pude participar de iniciação científica, projetos de extensão e grupos de estudos que a universidade oferece ao aluno como forma de complementar a formação", afirma Ana Paula, planejando um período muito produtivo no HV para enfrentar novos desafios na profissão.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Paula e os novos desafios da profissão
| Foto: Divulgação

A RURAL LANÇA OFICIALMENTE A 60º EXPOSIÇÃO APÓS MUITA ESPERANÇA

O entusiasmo e a emoção estavam estampados nas falas dos dirigentes da Sociedade Rural do Paraná que, ontem de manhã, lançaram oficialmente a 60° ExpoLondrina, que foi adiada desde 2020, em virtude da pandemia de coronavírus. Do presidente anfitrião Antônio de Oliveira Sampaio aos diretores Nivaldo Benvenho, da Comunicação, e de Davi Dequeche Neto, do setor comercial. O mesmo entusiasmo notei nos amigos Moacir Sgarioni, diretor administrativo financeiro da SRP, de Marcelo El Kadre, presidente do Conselho Superior, do vice-presidente da entidade, Afrânio Brandão, e de Oezir Kantor, do Conselho Superior da Rural. Notamos a alegria revelada pelo grande número de jornalistas e repórteres de jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão e de redes sociais, que lá superlotaram aas centenas de poltronas do Recinto Milton Alcover, que também homenageia Soiti Taruma. A Exposição, aos 60 anos, apresentará várias novidades, atrações para todas as idades. Espera-se a presença de 500 empresas na área industrial. Haverá grande destaque para a tecnologia do campo. A Fazendinha espera receber 200 mil escolares de toda a região. Há leilões agendados para oito raças, somando 400 animais. Uma grande novidade, disseram os dirigentes da ExpoLondrina, será a Vila Gastronômica, com oito parceiros que prometem apresentar o melhor serviço aos visitantes. Há um compromisso para a apresentação de 100 eventos, que trarão conhecimentos em geral. A “Expogames” deverá atrair grande público jovem, pois há 2 bilhões de praticantes no mundo e Londrina e região se destacam na área. A empresa Diverti, em parceria com a Ambev, cuidará dos shows, trazendo a Londrina nomes mais destacados atualmente da música sertaneja. Das duplas da velha guarda, as presenças de Bruno e Marrone com sua sanfona. A FOLHA publica a programação em geral. Os ingressos estarão à venda a partir do próximo dia 22, informou Péricles Douglas, da parceira Diverti, que afirmou: “Esta 60° ExoLondrina ficará na história”.

TRETA OU AFFAIR

Esta ótima charge do talentoso londrinense Jeff demonstra que a “treta” ou “affair” entre Putin, da Rússia, e Biden, dos Estados Unidos, terminará em beijos e abraços ou em quem carimba mais o outro, com as bolas de neve dos dois lados: da Sibéria russa e do Alaska norte-americano, que os EUA compraram do Czar ou de Catarina, a Grande, da União Soviética. Eram grudados, mas o degelo há 18 mil anos separou o Alaska da Sibéria. O governo da Ucrânia parece temer a divisão do país atual em três partes...

Imagem ilustrativa da imagem Ana Paula e os novos desafios da profissão
| Foto: Divulgação

CONHECIA PELO CHEIRO

Uma garrafa de uísque muito antigo, bem envelhecido mesmo, está sendo oferecido em São Paulo por 80 mil reais. O vendedor é um colecionador. Em Londrina, o maior conhecedor de uísque foi o empresário Mário Fuganti. Pelo cheiro sabia se a bebida era legítima ou falsificada. Nos anos 50, 60, 70, Mário Fuganti era recebido com tapete no Cassino de Puerto Stroessner e também no de hotel em Assunção. As garçonetes eram avisadas “não leve uísque para o doutor Fugianti, que ele sabe o que é falso ou verdadeiro”.

PRÉ-ASSEMBLEIA

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Uniprime do Brasil realizou as reuniões de Pré-Assembleia para os cooperados dos estados do Paraná e São Paulo, respectivamente. Os eventos aconteceram em formato 100% digital com o objetivo de levar informações em primeira mão sobre os resultados da cooperativa em 2021, tirar dúvidas dos participantes e gerar aproximação dos cooperados e dirigentes. Na foto, Álvaro Jabur, Presidente de Conselho de Administração da Uniprime do Brasil - Cooperativa de Crédito Ltda.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Paula e os novos desafios da profissão
| Foto: Divulgação

Segurança de Alimentos

O Moinho de Trigo da Unium, marca institucional das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, recebeu a auditoria de certificação da FSSC 22000 (Food Safety System Certification) versão 5.1. A certificação do Sistema de Segurança de Alimentos fornece uma estrutura para gerenciar com eficácia as responsabilidades de segurança de alimentos da organização. Ela demonstra que a empresa possui um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos que atende aos requisitos de clientes e consumidores. O selo é válido para os três tipos de produtos fabricados: Farinha de Trigo, Farinha de Trigo Integral e Pré-Misturas da marca Herança Holandesa, da Unium. A supervisora de Qualidade Carolina Woiciski Sikorski, responsável por coordenar as ações do sistema de gestão de segurança dos alimentos, disse: “a maturidade da equipe e o hábito de práticas seguras tornaram esse objetivo possível. A conquista da certificação assegura que a farinha de trigo aqui produzida é segura e confiável”.

O planeta em que vivemos

Quem manda no mundo é o poder das forças armadas, dos tanques de guerra, da aviação militar, dos submarinos e porta-aviões. Quem tem manda ver e mete medo na vizinhança. A Rússia acha que a Ucrânia é um satélite dos soviéticos.

A China está comprando o que pode ou não, agora na Argentina. Vão conquistando a América do Sul, e começaram há tempos investindo no Chile.

A alemã Merkel desligou suas usinas nucleares. Agradou ao povo germânico, mas agora perceberam que será ruim para eles, se a Rússia cortar o gás.

Incrível: a Bolívia também mandou dizer a Putin que apoia o que ele decidir. A Argentina está, até agora, em cima do muro.

Joe Biden mandou soldados para a Polônia, para proteger bases militares que tem por ali na região.

A Suécia passou a cuidar melhor de suas duas ilhas, pois os russos estão de olho há anos, desde os tempos de Kruschev.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1