Raquel e Pedro Moretto abrem as portas de sua Fazenda Santa América, em Alvorada do Sul, aos domingos, para almoço no restaurante da propriedade rural. Nessas ocasiões, Raquel Moretto assume o comando da cozinha e encanta os presentes à mesa servindo comida mineira, sempre elogiada. Na foto os anfitriões reunidos com familiares.

Imagem ilustrativa da imagem Almoço na fazenda de Alvorada do Sul
| Foto: Divulgação

Mexerica, tangerina, poncã, lima e manga estão perdendo o sabor

Sempre, desde garotinho (e faz tempo), gostei do sabor e do perfume das mexericas e tangerinas, da doçura da laranja lima e das mangas espada, rosa e bourbon, que pelo seu tamanho também chamavam de coração-de-boi, cujas mangueiras era a minha alegria no fundo de duas datas da casa da minha avó materna, dona Francisca, e do meu avô João Militão. Não havia poncã, nos anos de minha infância e adolescência. Pelo menos, em cidades do Oeste Paulista. Conheci a poncã, nos anos 60, quando começaram a ser vendidas aqui em Londrina e Norte do Paraná. Mas as mexericas e tangerinas e laranjas lima, plantadas nos sítios que tive, nas regiões dos distritos de Guaravera e Tamarana, eram saborosos, deliciosas, de comer agradecendo a Deus por esses frutos. Mas começaram a fazer tantos enxertos, para tentar produzir mais e em menos tempo, que essas frutas foram perdendo o sabor. Hoje em dia, acho que perdemos todas elas, pois as plantações de soja tomaram conta de tudo, em busca dos dólares. O que restou para plantios ficou para os arrozais, um pouco de cana e pastagens para gados leiteiros. Até as mangas não têm mais o gosto dos anos 50 e 60. As que chegam aos mercados daqui são procedentes da Bahia e de outros estados do Nordeste. O perfume é outro, e o sabor também. Hoje em dia, você viaja de Londrina a Foz do Iguaçu e não vê pés de frutas, nem de longe. Em um dos sítios que eu tinha em Tamarana, que vendi, porque o MST ameaçava invadir e chegou a fechar a estrada que eu usava para chegar à propriedade, eu havia plantado cerca de 500 pés de frutas, com mudas da melhor qualidade, pelas quais paguei caro. Elas eram a alegria dos passarinhos da região. Vendi, porque corríamos riscos até de morrer, por causa de 50 alqueires, e o novo dono meteu o trator e arrancou os pés de frutas já produzindo. O local tornou-se um mar verde de soja. Os pássaros bateram asas e foram procurar outro paraíso para viver. Ficou a foto, que olho com saudades, ficou a perda do patrimônio (vendido rapidamente e quase de graça) e as saudades do perfume e do sabor das frutas de antigamente, isso há 15 anos. As tangerinas à venda hoje em dia só têm o nome. São apresentadas como laranjas-tangerinas, que têm gosto de limão, como as poncãs atuais, que não servem nem para sucos.

Como diria Cícero: o tempora, o mores!

Treinamento de golfe

O profissional de golfe do Royal Golf Residence, o elogiado prof. Marcos Silva, está treinando e preparando o menino Maxmillian de Orleans e Bragança para os torneios kids no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo o professor Marcos, o garoto é uma criança promissora para esse esporte. Como se sabe, ele é filho do príncipe e deputado federal Luiz Phillippe de Orleans e Bragança e da londrinense Fernanda Miguita. E com o incentivo do avô e golfista Luís Carlos Miguita

Imagem ilustrativa da imagem Almoço na fazenda de Alvorada do Sul
| Foto: Divulgação

Mas será o “Benedetto”: São Paulo e centroavante de dois milhões por mês

O SÃO PAULO está contratando, por empréstimo, o argentino Dario Benedetto, que está no Olimpic de Marselha, onde ganha dois milhões de reais mensais. O clube francês continuaria pagando a metade do “salário” e o tricolor a outra. É muito dinheiro.

***

Como o tricolor paulista concluiu a liberação de Hernanes, que recebia 1 milhão e 100 mil reais por mês, com esse dinheiro, pagaria Benedetto, o argentino, que quando era do Boca Juniors, eliminou o Palmeiras da Libertadores. Mesmo assim o clube só vai aumentar suas dívidas. Com isso, o Calleri, ouro atacante argentino, deve ir para o Corinthians.

Parceira com o PSTC

Com uma parceria no projeto Escola do PSTC no CSU de Londrina, o empresário Orley Vital vem indicando jogadores do Mato Grosso do Sul para o competente técnico José Carlos, o popular Tatu. O projeto abre oportunidade para os jogadores de todo Brasil e do exterior. Hoje conta com atletas de 10 a 16 anos. Orley Vital ressalta que todo Jogador que tiver qualidade será muito bem-vindo.

Julho Amarelo

Julho é o mês de conscientização da HEPATITE C, uma doença hepática silenciosa causada pela infecção do vírus VHC. “Este vírus produz uma inflamação crônica no fígado que leva à formação de fibrose (cicatrizes), podendo evoluir lentamente para a cirrose, caso não seja diagnosticada e tratada precocemente”, explica o médico hepatologista Luciano Freiberger (foto), da equipe do Hospital Gastroclinica de Londrina. Estima-se que cerca de 657.000 pessoas estejam infectadas no Brasil. Recomenda-se o rastreamento em todos os indivíduos acima de 45 anos, por meio de um simples teste chamado anti-VHC , Elisa ou Quimiluminescência. A doença é transmitida principalmente por via parenteral, contato com sangue contaminado, compartilhamento de agulhas e seringas, dentre outros. O tratamento é realizado com drogas antivirais diretas, fácil e seguro. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS e de curta duração. Pode durar 8 a 24 semanas e possui taxas de cura acima de 90%.

Imagem ilustrativa da imagem Almoço na fazenda de Alvorada do Sul
| Foto: Divulgação

Direito Penal para jornalistas

Com turma lotada, começou nessa semana o curso on-line Noções de Direito Penal para Jornalistas, oferecido pela PUCPR. A equipe que conduz o curso de quatro aulas é muito gabaritada. Nesta quinta-feira, hoje portanto, o tema será “Recursos Criminais em segunda instância e tribunais superiores”, com a professora e advogada Janaína Braga Norte, sócia do escritório Neto, Martins, Palla, de Londrina; e Rafael Junior Soares. O curso é coordenado pelo advogado e professor Gabriel Bertin.

Geraldo Fróes

Com grande alegria reencontrei o amigo Geraldo Fróes, produtor rural, craque no desenvolvimento das melhores sementes para soja, que estava na agência prime do Bradesco, na Avenida Higienópolis. Fazia tempo que não o via. Fróes está ótimo, mais magro, pouco mais de 70 anos, e acreditando cada vez mais no agronegócio, na sojicultura paranaense e no Brasil.

Bodas de Diamante

O casal MARIA e WALTER SENHORINHO comemorou em família Bodas de Diamante no último dia 20, terça-feira. O casal tem três filhos, Eliane, Walter Luiz e Alessandra, seis netos e duas bisnetas, que são a alegria da família! Da esquerda para direita em pé, Inês e Selso Ferrari, João Guilherme e Eloá Tieme, Walter Luiz é Tânia Senhorinho, Maria Renata e Maria Fernanda, na TV, o casal Walter e Maria Senhorinho, Eliane e Júlio Santos, Yvone Pimentel, Maria Pietra Pereira de Souza. Sentados, da esquerda para direita, Sandro e Alessandra Ferrari, Pedro Henrique Ferrari, Maria Augusta de Souza, Maria Georgia Senhorinho e a caçula do clã Maria Catarina de Souza.

Imagem ilustrativa da imagem Almoço na fazenda de Alvorada do Sul
| Foto: Divulgação

Atração surpresa

Com muita animação, o “capitão Jeck Spirrou” foi a atração surpresa, há dias, para os clientes do restaurante mexicano Picolocos. A criativa e muito engraçada performance arrancou elogios de quem estava no local, que fica na rua Assunção, no Guanabara, em Londrina. Na foto, o proprietário da casa Fernando Duarte e a esposa dele, Polyana Thayla, com o talentoso capitão Jeck

Imagem ilustrativa da imagem Almoço na fazenda de Alvorada do Sul
| Foto: Divulgação

***

Dois jogadores uruguaios, de futebol, que ganharam dinheiro na profissão, na Europa, estão investindo em hotelaria na Serra Gaúcha. Não revelaram os nomes.

***

Paula Amorim, ex-BBB 18, ganhou o programa No Limite, da TV Globo, e levou para casa 500 mil reais. Em segundo lugar, A. Viegas, conquistou o prêmio de 100 mil reais.

Alegria geral no ensaio em Tóquio

No ensaio de ontem, em Tóquio, para a abertura, amanhã, dos Jogos Olímpicos, as delegações desfilaram com menos integrantes, mas todos vibrando muito, alguns cantando e gritando na luta para vencer essa desgraça chamada coronavírus, que veio lá das bandas da Conchinchina...O desfile oficial será às 7h30, amanhã.

***

Muricy Ramalho vibrou muito com a vitória do São Paulo sobre o Racing, em Buenos Aires, por 3 a 1. Chegou às lágrimas, confessou no Morumbi. Em Londrina, o torcedor tricolor Jaime Almeida Jr. me telefonou e quer saber por que a equipe não joga sempre como na terça-feira contra os argentinos. Jaime amigo, o técnico Crespo acertou nas mudanças que fez.

***

Hoje em Yokoyama, pela manhã, a seleção brasileira masculina de futebol estreia na Olimpíada, diante da Alemanha. O veterano Daniel Alves será o capitão da equipe. O são-paulino e advogado o Moaci Mendes Leite acha que o Brasil tem time para ganhar a medalha de ouro no futebol.

Para a embaixada em Angola

O vice-presidente Hamilton Morão foi a Angola, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, para ajudar a Igreja Universal a resolver seus problemas nesse país africano, notadamente em Luanda. Como se sabe, Bolsonaro gostaria de colocar o ex-senador Crivella e ex-prefeito do Rio como embaixador do Brasil em Angola.

***

A CHINA trabalha meio silenciosamente (como sempre) em um projeto que deseja criar “o avião mais rápido do planeta.”

Nugali vence em Paris

A Nugali ganhou o concurso de chocolate ao leite realizado em Paris. Escolhido como o melhor de todos, na atualidade mundial. A Nugali começou em Pomerode, em Santa Catarina.

Itapemirim vai para o ar

A conhecida empresa Itapemirim pensa em sair um pouco do asfalto, com seus ônibus modernos, e voar para o mais alto. Quer montar uma empresa de aviação para servir cidades principais de algumas rotas do Brasil e também chegar aos Estados Unidos e Europa.

Flamengo tira técnico da base do ‘Colorado’

Dizem em Porto Alegre que isso deve ter o dedo de Renato Gaúcho, agora treinador do Flamengo. É que o rubro-negro carioca está tirando o técnico da base do Internacional, campeão da última Copa São Paulo...

Renata vai deixar o Jornal Nacional?

Não se sabe a razão, mas o que se fala nos corredores da Rede Globo é que Renata Vasconcelos, a parceira de William Bonner, no Jornal Nacional há anos, poderá deixar o famoso telejornal. O que se nota, ultimamente, é que Renata anda com sua fisionomia meio triste, sem aquela antiga vibração ao apresentar o noticiário.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1