No dia 10 de agosto foi realizada a reunião mensal de diretoria da Associação Nós do Poder Rosa. O encontro teve a presença de ilustres mulheres que deram início à Associação e agora estão retornando para o fortalecimento das ações da ANDPR. Elas discutiram ações da Campanha Agosto Lilás, dedicada a prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e também a divulgação da Lei nº 11.340- Lei Maria da Penha. Em 2023 serão comemorados os 15 anos de fundação. Entre as conquistas da entidade, a implantação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra A Mulher e Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos, da Patrulha Maria da Penha - disque 153 e delegacia da mulher 24h. Na foto, a ex-deputada estadual Elza Correia, ex-secretária municipal de Políticas para Mulheres; Maria Aparecida Prandini, atual gestora financeira ; Nely Camargo, vice-presidente da Associação; Felicia Watanabe, Gestora de Comunicações; Michelly Landgraf, presidente da ANDPR, Marlene Izidorio Nascimento, secretária; Sônia Medeiros, ex-secretária municipal de Políticas para Mulheres e atual gestora financeira da entidade, e Francisca Ventura, primeira Presidente 2010.

Jornada pela Espanha

Imagem ilustrativa da imagem Agosto Lilás em defesa da mulher
| Foto: Divulgação

Barcelona, Madri, Toledo, Sevilha, Granada, Saragoça, foram algumas das cidades visitadas pelo casal de empresários Rubens e Leila Canizares. Foram dias de carro na Espanha para comemorar mais um ano de casamento. Uma das Catedrais mais impressionantes para eles foi a SAGRADA FAMÍLIA, em Barcelona (foto). Em obras desde 1882, com previsão de “inauguração” em 2026, data do centenário da morte do arquiteto Antoni Galdi, seu projetista. As famosas TAPAS, pequenas porções de comidas típicas, e o famoso JAMON, nosso presunto cru, além dos vinhos espanhóis, também chamaram a atenção do casal. A Espanha continua sendo um país muito visitado pelos Londrinenses.

Na Expogenética 2023 em Uberaba

Promover um diálogo construtivo sobre as tendências, inovações e desafios que moldarão o futuro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Esta é a proposta do 3º Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, que acontece no dia 24 de agosto, durante a ExpoGenética 2023, evento nacional que começa na segunda (dia 21), em Uberada, MG. A entidade tem como presidente o londrinense Gabriel Garcia Cid. No decorrer do evento exclusivo para os criadores que integram o programa, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e explorar novas estratégias de melhoramento genético. Além disso, especialistas renomados apresentarão palestras sobre temas como ultrassonografia de carcaça, novo iABCZ e novas características relacionadas à precocidade sexual e fertilidade.

Exposição de Miniaturas de Automóveis

Imagem ilustrativa da imagem Agosto Lilás em defesa da mulher
| Foto: Divulgação - David Jonatas

Numa parceria com a Codel, acontece neste sábado e domingo a MINICON, uma convenção de automóveis em miniaturas, no shopping Boulevard. Com a participação de expositores de várias cidades do Paraná e de outros Estados. Alex Canziani, presidente da Codel, disse que esse tipo de evento atrai a família toda e interessados de toda a região, e movimenta o turismo na cidade. O MINICON começa às 11h e vai até as 18h. Na foto de David Jonatas, Márcia Tanisawa, diretora de Turismo, Alex Canziani e os organizadores Fabian Kodani, Cláudio Zaninelli e Daniele Santos.

Arnaldo Fabri na California

Imagem ilustrativa da imagem Agosto Lilás em defesa da mulher
| Foto: Divulgação

Arnaldo Fabri, Mariana Peraro e Arnold Fabri de férias no estado da California, EUA. Desde que deixaram Londrina, moram em Milão, na Itália e sempre viajam pelo Mundo. Na foto, curtindo a famosa Beverly Hills, Mariana, Arnold e Arnaldo.

A Câmara Municipal poderá pagar 65 mil mensais por terreno que ela doou

Leitores da FOLHA acompanham a luta da Câmara Municipal para encontrar local para se instalar até que o seu prédio Legislativo seja reformado e isso vai demandar um bom tempo. A FOLHA já publicou matérias a respeito e isso chamou a atenção da população. Quem leu comentou com outra e pessoa e assim agora muita gente está perguntando: se é verdade que a presidência da Câmara vai ter que pagar 65 mil reais mensais pelo aluguel de instalações em terreno no Jardim Piza, que – observam os senhores leitores – foi doado pela própria Câmara Municipal em 1971 ou 72, para o Centro de Estudos de Londrina (mantenedor na época do Colégio São Paulo, que fechou) e para o funcionamento da recém-criada, na época, Faculdade de Educação Física, a FEFI. O terreno foi doado pelo então prefeito José Richa e doação aprovada pela própria Câmara Municipal, porque era “UMA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS”. Leitores deste jornal estão perguntando a esta Coluna. Como é que fica agora: se a atual dona das Faculdades (antes foi Centro Superior de Estudos do Norte do Paraná, depois Unopar, depois Kroton e agora negociada com o Grupo Anhanguera de São Paulo) tem o direito de cobrar aluguel da Câmara Municipal, que foi quem doou, há anos, este valioso, que era uma grande praça. E ela mesmo depois doou mais dois terrenos vizinhos, para o aumento da instituição “sem fins lucrativos”. Pedem os londrinenses que o Departamento Jurídico da Câmara Municipal, da Prefeitura de Londrina e também o sempre combativo Ministério Público, que venham a público, para dizer o que acham desse pagamento de aluguel de 65 mil mensais está certo ou errado. Você, leitor diário da FOLHA: o que acha dessa situação que está sendo criada: A Câmara pagar (dinheiro vindo da Prefeitura, via impostos) 65 mil mensais para um local erguido no terreno que ela mesmo doou! Talvez, porque o dinheiro vem da população mesmo...disse um ex-vereador londrinense, que ainda lembrou: isso é desvio de finalidade de quem foi beneficiado!

Presente no Londrina Mais

Imagem ilustrativa da imagem Agosto Lilás em defesa da mulher
| Foto: Divulgação

O Instituto ADAMA, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, participou pela primeira vez do Londrina Mais, evento da Secretaria de Educação de Londrina, com a encenação da peça teatral baseada no livro “A bruxa do batom borrado”, de Anderson Novello. Foi no dia 17 de agosto, encenada pelas crianças de 9 a 15 anos (foto) que cursam a oficina de contação de histórias oferecida pelo instituto. Uma homenagem-surpresa ao autor. A obra A bruxa do batom borrado trata sobre bullying, tema fundamental a ser abordado tanto com crianças e adolescentes como professores, educadores e pais. “Trabalhar um assunto tão sensível e frequente em um formato lúdico é muito importante para que crianças e adolescentes possam refletir e compreender o impacto dessa atitude na vida das pessoas”, afirma Denise Caldeirão, coordenadora do Instituto ADAMA. Ela reforça a importância de o instituto participar de um evento como este. “Boa parte das crianças do instituto é de alunos da rede pública municipal e ter a oportunidade de compartilhar um pouco do nosso trabalho é muito gratificante”, destaca. O Instituto ADAMA participa de outras programações como a encenação no fim do ano de peça baseada em Alice no País das Maravilhas e apresentações das oficinas de canto e dança.

****

APLAUSOS de donas de casa para os espetinhos de carne bovina mesclados com legumes, criados pelo chef Milton Furuta. Nesse fim de semana, novos assados na famosa casa do Mercado Municipal do Shangri-lá.

Roubo na rua Piauí, em plena tarde de domingo

Em pleno domingo, por volta das 13 horas, três ou quatro marginais, assaltaram uma loja da rua Piauí, levando 40 peças, entre calças e shorts. Além de arrebentar portas e vitrines. Bandidos “cara de pau”, que acham que a Polícia não passa por ali.

***

O cidadão luta pela vida, se esforça, abre o seu negócio, pequeno que seja. Procura trabalhar, mas é roubado. Tem aluguel para pagar, família para sustentar, mas tem bandidos soltos pelas ruas da cidade, destruindo sonhos e patrimônios. Até quando Londrina? E se são presos acabam saindo logo... para novas ações criminosas!

No Congresso Multiprofissional de Saúde

A saúde integrativa requer atenção a todas as funções do organismo e envolve acompanhamento em diversas especialidades para melhorar a qualidade de vida. Com essa perspectiva, o 10º Congresso Multiprofissional de Saúde da UniFil recebeu dezenas de palestrantes para trocar experiências com alunos e professores de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Outro tema de destaque foi o trabalho multidisciplinar nos cuidados paliativos a doentes. O evento confirmou o prestígio das graduações da área de saúde na UniFil.

Debatedores de uma das mesas redondas: o farmacêutico Renan Requena, a enfermeira Michele Vieira, a médica Beatriz Zampar, a nutricionista Dolores Cardoso, a psicóloga Maria Laura Sapia, a esteticista Talita Oliveira da Silva e o fisioterapeuta, Fernando Marcucci
Debatedores de uma das mesas redondas: o farmacêutico Renan Requena, a enfermeira Michele Vieira, a médica Beatriz Zampar, a nutricionista Dolores Cardoso, a psicóloga Maria Laura Sapia, a esteticista Talita Oliveira da Silva e o fisioterapeuta, Fernando Marcucci | Foto: Divulgação
Alunas de Fisioterapia da UniFil assíduas ao evento: Rafaela Harumi Arita, Camila Yuri Imazu Pereira, Heloise Aparecida Silva, Ellen Cristina Vieira Candido e Ana Luísa Siviero Guarnieri
Alunas de Fisioterapia da UniFil assíduas ao evento: Rafaela Harumi Arita, Camila Yuri Imazu Pereira, Heloise Aparecida Silva, Ellen Cristina Vieira Candido e Ana Luísa Siviero Guarnieri | Foto: Divulgação

ELAS SE CUIDAM MUITO MAIS

Nas salas de exames de imagens da Ultramed, em Londrina (agora com a chancela do Grupo Cura), converso com dois craques desta área, os doutores Benedito e Eudes, sempre dos mais solicitados pelos pacientes. Disse a eles, que de 20 pessoas que contei, em uma das maiores salas aguardando exames, 19 eram mulheres. Fiquei impressionado: isso mesmo, 19. A conclusão que chegamos: elas cuidam mais de suas saúdes do que os homens. Deve ser por isso, que o número de viúvas é maior em Londrina e em cidades da região. Acredito que na maioria das cidades brasileiras isso acontece.

Mais cuidado com sua moto

O tráfego de veículos em Londrina, tanto no centro como em seus bairros mais próximos, ou na chamada periferia, é cada vez maior. Há mais 130 mil motos em circulação, a grande maioria com pessoas trabalhando, entregando alimentos e encomendas em geral. Por isso é preciso que seus condutores tomem muito cuidado com o trânsito, a fim de evitar acidentes, ferimentos graves, na maioria das vezes, e morte. Ainda nos últimos dias, um motociclista perdeu uma das pernas, em acidente com outro veículo. Portanto, não corra, não morra e evite o máximo de acidentes que puder.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina