O presidente do Londrina Country Club, Luciano Bucharles, e sua diretoria definiram a agenda social do clube para a temporada. Começa em junho, com happy hour no dia 16. Em julho, haverá festa julina dia 8 e happy hour no dia 14. Para celebrar o Dia dos Pais, em agosto, feijoada e música ao vivo no dia 13. Também está programado mais um happy hour no dia 18 de agosto. Em setembro, novo happy hour dia 15. No Dia das Crianças (12 de outubro), feijoada e música ao vivo. No mesmo mês, happy hour agendado para o dia 20. Em novembro, feijoada e música ao vivo no dia 15 para festejar o aniversário do Londrina Country. Agenda social movimentada que vai atrair muitos sócios, seus familiares e convidados.

Atividade comunitária de alunos de Farmácia

As pessoas precisam estar atentas sobre os riscos que os medicamentos representam, se tomados sem orientação. Assim, a atuação do farmacêutico é fundamental. Nessa linha de conscientização e valorização da profissão, um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia da UniFil compartilhou conhecimento e prática com o pessoal da universidade, sob supervisão da professora doutora Alissana Ester Iakmiu Camargo Bassoli. O mês de maio reforça o uso racional de medicamentos e a ação fortalece a relevância do farmacêutico no atendimento ao cidadão. Alunas da UniFil capricharam na atividade comunitária.

Lais Vieira Oliveira e Lívia Caetani  na biblioteca
Lais Vieira Oliveira e Lívia Caetani na biblioteca | Foto: Divulgação
Rafaela Luiza da Silva Moura e Leticia Nicolini Matias
Rafaela Luiza da Silva Moura e Leticia Nicolini Matias | Foto: Divulgação

A Matronalia já comemorava o Dia das Mães na Grécia antiga

Dizem historiadores que na Grécia antiga, centenas de anos antes de Jesus Cristo, já era comemorado o Dia das Mães, que se chamava “Matronalia”. Era uma grande festa para todas elas. Na Idade Média, os ingleses festejavam o “Mothering Day”. Mas foi em 1905, que a norte-americana Ann Maria Jarvis,, que perdeu sua mãe, e sofreu vários anos, decidiu homenageá-la, lutando para escolher uma data para homenagear todas elas. Escolheu o segundo domingo de maio. No Brasil, o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio de 1932 para homenagear as mamães, o que acontece até hoje. Foi o publicitário João Dória (pai do ex-governador paulista Dória) quem sugeriu ao Mapin (ou Mesbla?), de São Paulo, nos anos 60, que os filhos presenteassem, como pudessem, de alguma maneira, suas mães.

Homenagem para as mães

O Armazém da Moda parabeniza as mamães leitoras desta estimada coluna, as mamães lojistas, colaboradoras, amigas e clientes. “Feliz Dia das Mães para vocês que nos inspiram todos os dias!”

Código Horse

Imagem ilustrativa da imagem Agenda Social do Londrina Country Club
| Foto: Divulgação

A convite do secretário municipal do Trabalho, Gustavo Santos, Ana e Alex Canziani participaram da imersão Código Horse, voltado a líderes. O treinamento faz a relação entre os cavalos e a liderança. Os participantes saíram encantados. Na foto, Ana, Alex e Gustavo Santos com alunos e instrutores do treinamento.

Unidade Comercial da ADAMA na América Latina se une a do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Agenda Social do Londrina Country Club
| Foto: Divulgação

Empresa integrante de uma das maiores holdings do agronegócio mundial, a ADAMA anuncia mudança em sua estrutura organizacional, após a saída de CEO Ignácio Dominguez, em abril. Com Steve Hawkins assumindo o cargo global e deixando de liderar a Região Américas, que incluía unidades de negócios da América Latina e Estados Unidos, uma das mudanças foi a união das unidades comerciais do Brasil e América Latina, com o objetivo de levar excelência comercial e mais eficiência aos clientes. O CEO da ADAMA Brasil, Romeu Stanguerlin (foto), passa a comandar a Região LATAM. Ele é o novo vice-presidente sênior LATAM e responde diretamente ao novo CEO global. A nova região englobará Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru, e será administrada a partir de Londrina. “A movimentação faz parte da estratégia da empresa de estreitar ainda mais a colaboração entre os negócios, construindo fortes relacionamentos com distribuidores e produtores de todas as localidades em que a companhia atua. A combinação de Brasil com América Latina, que, juntos, cobriram US$ 1,6 bilhão em vendas em 2022, oferece grandes oportunidades”, afirma Stanguerlin, que ingressou na empresa em 2014 como diretor de Marketing. Desde 2019, lidera a ADAMA Brasil, maior país nos negócios da companhia e um dos mercados de proteção de cultivos que mais cresce no mundo. Com uma vasta experiência no setor, trabalhou anteriormente na Syngenta por mais de 20 anos

***

SAIBA MAIS: O estado de São Paulo é responsável por 36% do PIB total do Brasil!

***

SONHO SANTISTA: Torcedores do Santos pedem que Neymar venha encerrar a carreira no time que o revelou para o mundo do futebol. O pai dele diz que ainda é cedo!

***

QUANTO CUSTA: 1 milhão e 350 mil reais é quanto vale um apartamento no condomínio Philadelpho Garcia, que fica na rua Belo Horizonte.

***

CASAS TÉRREAS: Alguns londrinenses, com filhos menores, que residem em apartamentos na Gleba Palhano, construindo casas em terrenos de novos condomínios da região sul, lá para os lados da chamada “Aviação Velha”, buscando mais espaço e conforto par a todos.

***

ESTÃO IMPOSSÍVEIS: Palmeirenses de Cambé e de Londrina pretendem fazer festas de confraternização e comemorar a grande fase esmeraldina. Só lamentam não poder mais soltar fogos em suas comemorações. Soltem fósforos de cor verde, que ainda não foram proibidos na cidade.

Comitiva de Kakogawa na UEM

Imagem ilustrativa da imagem Agenda Social do Londrina Country Club
| Foto: Divulgação

Nessa semana, a Universidade Estadual de Maringá recebeu a comitiva de Kakogawa, município japonês e cidade coirmã de Maringá. A presidente da ACEL, Luzia Yamashita Deliberador, participou do grupo que recebeu as autoridades japonesas. Na foto de Cristiane Ueta, o prefeito de Kakogawa, sr. Yasuhiro Okada, o presidente da ACEMA, Afonso Shiozaki, a presidente da ACEL, Luzia Yamashita Deliberador , e o Reitor da UEM, professor Leandro Vanalli.

Visitando Küllstedt, na Alemanha

Imagem ilustrativa da imagem Agenda Social do Londrina Country Club
| Foto: Divulgação

Londrina foi uma das grandes inspirações na troca de impressões entre o jornalista Marcelino Medeiros Junior e o conselheiro Wolfgang Montag (foto), da vila germânica de Küllstedt, no distrito de Eichsfeld, na Alemanha. Em recente visita à simpática comunidade, com 2.500 habitantes, o jornalista londrinense presenteou o alemão com a 5ª edição do livro bilíngue “Londrina – Terra de Riquezas”, produzido pela prefeitura, Codel e Rádio CBN, com fotos de Wilson Vieira, projeto gráfico da Bravo Propaganda e impressão da Midiograf . Ele recebeu de Montag a obra “Küllstedt im Eichsfeld: Begegnungen in einem Dorf” (Encontros em uma aldeia), escrito por ele mesmo, com editoria de arte da Kunstverlag Josef Fink. A obra conta um pouco da história da região que existe há quase 1.500 anos, antes do surgimento do Sacro Império Romano-Germânico. “É uma típica cidade alemã, com telhados inclinados e detalhes em madeira, o modelo enxaimel. Toda a área urbana é extremamente bem cuidada”, relata Marcelino.

Festival Sou Geros para discutir a longevidade!

O Festival Sou Geros será o primeiro a discutir longevidade no Paraná. Organizado por Mity Shiroma e Naide Souza, o evento será realizado nos dias 7 e 8 e julho, das 13h às 19h30, no campus Londrina da PUC, com ingresso solidário. As inscrições ainda serão abertas. Estão convidados a participar não apenas as pessoas 50+, mas também quem deseja discutir uma nova perspectiva de envelhecimento. O Festival terá palestras, painéis, oficinas, exposição, desfile e apresentações artístico-culturais, além de um desafio, uma espécie de hackathon para o desenvolvimento de soluções para os problemas 50+.

Do Morro não vão sair

“400 ANOS de Favela” é o título do samba de Zé Keti, que está em algumas trilhas sonoras. Ele cantava: “Pode me prender, podem me bater, que eu não mudo de opinião; daqui do morro eu não saio não” Samba que Elis Regina cantou aqui em Londrina, no ex-Colossinho, durante show, acompanhada pelo famoso Zimbo Trio, apresentado por este colunista, a pedido dos empresários. Não saíram e nem vão sair do Morro.

Mesmo porque, não há mais espaço no Rio de Janeiro...Os morros precisam de saneamento básico e de segurança contra milicias, “gatunos” e traficantes.

***

O PAÍS TODO tem 1.700 favelas, diz Preto Zezé, presidente global da CUFA, que declarou: “Estado democrático de Direito não existe na favela”

***

A FAMOSA e bonita atriz Bruna Marquezine, do elenco da Globo, ex- namorada de Neymar, teria posado totalmente nua para uma revista, informa noticiário da UOL (Grupo Folha). Bruna, falam amigas, tem um patrimônio de 30 milhões de reais.

***

FIQUE SABENDO: Soja e milho movimentam 70 bilhões de dólares por ano na economia brasileira!

A origem do nome Trem de Pouso

Trem de Pouso de aviões foi nome dado em homenagem aos mineiros, que criaram a expressão “Pega os trem que lá vem a coisa...”, referindo-se ao “Trem” que chegava com passageiros. Trem eram as malas, as bagagens, e coisa era de fato o Trem de passageiros. Parece que, além do Brasil, pegou em todos os países da América do Sul, em Portugal e outras nações de fala da língua portuguesa. No Aeroporto José Richa, em Londrina (que já se chamou Santos Dumont) , uma das primeiras atenções dos mecânicos de aviões, quando os jatos aterrissam, é olhar e checar como estavam os pneus e seus “trens”.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina