A pandemia de Covid-19 não trouxe impactos para a sociedade e para os negócios apenas. As mudanças e os novos comportamentos decorrentes da crise sanitária devem ser considerados pelos empresários, principalmente em relação às adequações jurídicas necessárias, diante das novas oportunidades motivadas pela tecnologia e inovação. Com esse objetivo, um grupo de advogados lançou, na semana passada, o livro “Negotium”, com oito artigos em áreas distintas do Direito, escritos em linguagem prática para empresários. A obra é organizada pelos advogados Fernanda Figueredo, Vitor Yamaguto e Dely Dias das Neves, e conta com contribuições dos advogados Gustavo Barbosa de Souza, Karen Sinnema, Luara Scalassara, Maria Sinnema Gomes, Mário Barbosa, Nádila Marques da Silva e Willian Maia. As fotos são do lançamento, na Livraria da Villa, no Aurora Shopping.

Marcos Guskuma, Lorenna Guskuma, Rosangela Anabuki e Anne Mantovani
Marcos Guskuma, Lorenna Guskuma, Rosangela Anabuki e Anne Mantovani | Foto: Divulgação
Maria Sinnema Gomes, Karen Sinnema  e Dely Dias das Neves
Maria Sinnema Gomes, Karen Sinnema e Dely Dias das Neves | Foto: Divulgação
Vitor Yamaguto,  Mario Barbosa, Gustavo de Souza  e Luara Scalassara
Vitor Yamaguto, Mario Barbosa, Gustavo de Souza e Luara Scalassara | Foto: Divulgação

A FUMAÇA ASSASSINA

Dados muito interessantes enviados para a Coluna pelo famoso professor Dilson Catarino. Ele informa que desde o início da pandemia, a Covid matou quase 7 milhões de pessoas no mundo. O tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde, leva mais de 8 milhões de pessoas a óbito POR ANO! Dessas, cerca de 1,2 milhão de mortos são não fumantes expostos à fumaça do cigarro alheio, ou seja, a cada seis anos aproximadamente há, no mundo, um número de falecimentos de fumantes passivos igual ao total dos provocados pela covid em três anos e quatro meses! Alguma coisa bem séria tem de ser feita pelas autoridades para ao menos reduzir esses números!

Faleceu Gilberto Calado

Está Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento do empresário Gilberto Calado, mais conhecido como Giba, ocorrido na madrugada de domingo último, aos 69 anos. Natural de Bela Vista do Paraiso, foi velado e sepultado no Parque das Oliveiras. Durante o velório, vários amigos foram apresentar condolências `a família Calado e despedir-se do amigo.

ANIVERSÁRIO

Imagem ilustrativa da imagem Advogados lançam livro sobre  o ‘Direito no pós-pandemia’
| Foto: Divulgação

A bonita cartorária BIA MARDEGAN comemorou aniversário no dia 4 de agosto, sexta-feira. Sempre muito festejada pelas amigas. Parabéns!!

No Festival Brasileiro de Taiko

mais um sucesso do Ishindaiko

Imagem ilustrativa da imagem Advogados lançam livro sobre  o ‘Direito no pós-pandemia’
| Foto: Divulgação

Silvia Suemi Nasu comemora os bons resultados do Grupo de Taiko de Londrina, o Inshidaiko, no XVII Festival Brasileiro de Taiko (tambores japoneses), realizado no Centro de Convenções de Serra Negra, em São Paulo. O grupo londrinense conquistou o primeiro lugar na categoria mirim, o segundo na categoria solo e ficou em quinto na livre (Samurai). Homenagem especial para o tocador Matheus Sato, que detém o recorde de maior participações no Festival Brasileiro de Taiko. Silvia conta que os integrantes estão radiantes com os resultados e agradecem a todos pela torcida. Na foto, a equipe mirim (primeira colocada), com as crianças Mariana Sayuri Violam, Amanda Mie Chiba Ogata, Emanuelle Karimata Hoshi, Giovanna Karimata Hoshi, Lia Hara Shinmi e Eduardo Hideki Violim, com os professores Guilherme Kido, Miyuki Ito e Beatriz Takara

Problemas em cidades italianas

O pessoal que mora e trabalha de Veneza, cidade sobre as águas na Itália, pede que turistas deixem para visitá-la no próximo ano. A famosa cidade das gôndolas está abarrotada de estrangeiros e os problemas de acomodações, saúde, restaurantes superlotados e limpeza, aumentaram muito.

ENQUANTO ISSO, os moradores da pequena Pienza (na região da Toscana) pedem que a prefeitura volte a fazer funcionar o relógio da torre da Igreja, que badalava de 30 em 30 minutos. Turistas reclamaram que não conseguiam dormir. Por outro lado, moradores acham falta dos toques do sino do relógio e dizem que não conseguem dormir, tem insônias, sem o barulho costumeiro...

Zagallo, aos 91 anos,

único tetracampeão

Bicampeão mundial como jogador da seleção brasileira, em 1958 e 62, e bicampeão como técnico em 1970, entrando no lugar de João Saldanha, que pediu para sair, e supervisor em 1994 da seleção do Brasil, Mario Jorge Logo Zagallo chegou a seus 91 anos, no dia 5 deste agosto. Tetracampeão, portanto. Teve mais sorte do que futebol, disseram adversários. A frase mais famosa de Zagalo: “Vão ter que me engolir!”

Vamos lembrar também que ele foi convocado para a seleção de 58, porque Canhoteiro, do São Paulo, machucou-se antes de apresentar à seleção, convocado que fora, 10 dez dias antes.

Encontro da Família Martins

Imagem ilustrativa da imagem Advogados lançam livro sobre  o ‘Direito no pós-pandemia’
| Foto: Divulgação
Com muita alegria, os 11 irmãos da família Martins se reuniram recentemente em Londrina. Os tradicionais encontros são na casa onde foram criados na rua Bartolomeu Bueno, local onde morou a mãe deles, já falecida. "Reunião alegre, cheia de energia contagiante!", relataram. Na foto, Nilson, Luiz Roberto (Caroço), José Augusto, João Batista - ex-Professor JB UEL (in memoriam) que fazem questão de homenagear, Antonio Carlos (Beija-Flor), Nivaldo, Neire, Nilda, Nilma, Nilce, Nilza e Neuza.

ABCZ no Acre

Imagem ilustrativa da imagem Advogados lançam livro sobre  o ‘Direito no pós-pandemia’
| Foto: Divulgação

O Presidente da ABCZ, o londrinense Gabriel Garcia Cid, esteve na semana passada em Rio Branco, no Acre. Naquela capital, participou da cerimônia para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica do Pró-Genética com o Governo do estado e Federação da Agricultura e Pecuária. “Este acordo é importante para democratizar o acesso ao melhoramento genético, levando a possibilidade de mais produtividade e, consequentemente, rentabilidade para os criadores do norte brasileiro“, explicou Garcia Cid.

São Paulo, o STF e as Trans

O governo do estado de São Paulo está se negando a atender decisão do STF, que pede que as mulheres trans (que eram do sexo masculino) sejam transferidas para as prisões femininas. “Para evitar recaídas e outros problemas que poderiam surgir”, comentou um porta-voz do governador, no Palácio dos Bandeirantes.

O filme Oppenheimer e

suas bombas atômicas

Não tive chances, ainda, de ver o filme Barbie e nem o Oppenheimer, o inventor da bomba atômica. Segundo o nosso pesquisador de história, o rolandense Odair Chiqueto, Oppenheimer faria aniversário em julho e foi em um dia 5 de agosto de 1945 (2ª Guerra Mundial no final), que os Estados Unidos jogaram a bomba atômica inventada por Oppenheimer sobre Hiroshima, matando 150 mil pessoas e 3 dias depois atiraram outra em cima de Nagasaki, destruindo a cidade e assassinando mais 70 mil japoneses. As bolas de fogo que as duas formaram foram vistas a 20 quilômetros desses locais onde foram lançadas dos aviões de guerra dos EUA, conhecidos como “Enola Gay”.

ROBERT Oppenheimer nasceu em Nova York, e era filho de ricos judeus alemães, que fugiram do ditador Hitler a tempo de salvar suas vidas. Ele sempre foi um estudioso de Química, e foi diplomado em Harvard. Aos 9 anos, lia livros em grego. Mesmo assim, era quieto e meio tímido. Quando cresceu e deu asas à imaginação, criou as bombas atômicas. Foi chamado de “o mal do mundo” e ele mesmo dizia: “Agora meu me tornei a morte...”

Vida norte-americana

Não está fácil para os norte-americanos viverem também. Vejam: a ansiedade e a depressão continuam crescendo entre a população da América do Norte e 80% dos doentes não conseguem pagar tratamento, que são caros.

***

Um em cada grupo de 3 professores de cursos infantis está com a doença de Bornout

***

Aumentou o consumo de pizzas aos pedaços e de pães de queijo, em lanchonetes e cafeterias de Nova York.

***

Um grupo de senhoras viúvas, que ficaram com bom dinheiro ou ricas mesmo, reúnem-se mensalmente no restaurante do Waldorf Astoria Hotel. Entre bolos e café, a animada conversa corre solta.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina