Nesta quinta-feira (dia 23), o Açougue Vegano, primeira franquia genuinamente do gênero, será inaugurada em Londrina. Com um cardápio extenso como, por exemplo, espetinhos de kafta de shiitake, de linguiça vegana defumada, feijoada vegana, strogonoff, picadinho e até moqueca de banana da terra. Para refeições mais rápidas, há lanches como hamburguer e hot vegan, com salsicha à base de grão de bico. A loja também comercializa produtos próprios na versão congelada, que podem ser consumidos em casa. De acordo com a rede, 58% dos clientes da rede não são adeptos ao veganismo, mas sim, curiosos gastronômicos. A ideia do Açougue Vegano é fazer uma gastronomia para todos. Marcelo Dias de Brito, de Londrina, enxergou potencial na franquia da rede e teve como maior inspiração sua esposa, Ruth Brito, que se alimenta de produtos sem origem animal, mas tinha dificuldade de encontrá-los por aqui. Por esse motivo, o casal decidiu inovar com a primeira unidade do Açougue Vegano no Paraná, conhecido também por ter a coxinha de jaca premiada pela Sociedade Brasileira Vegetariana. Na foto, Ruth Maria Grassano de Brito na sede da franquia na Avenida Ayrton Senna ,200 , sala 14.

Imagem ilustrativa da imagem Açougue vegano em Londrina
| Foto: Divulgação

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje: Renan de Souza Baddauy, o colunista e colega de FOLHA Thiago Nassif, Tatiana Pazzanesse Pinheiro, Joana Alegre, Olga Giraldi Peterlini, Luís Antônio Pinheiro Lima, Olga Maria Lambrero e Rafaela Parra. Luís Meneghel Neto, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, aniversaria domingo

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO VISITA O ILES

Nesta quinta-feira (23), às 8h30, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, visitará a exposição sobre Anne Frank no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles). A mostra expõe peças e objetos confeccionados por alunos deficientes auditivos com a supervisão de professores. Pode ser visitada até 6 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Iles, que fica na rua Madre Tonina Ugolini 35, próximo ao Aeroporto. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (43) 3339-2272.

No Rafain Foz, homenagem da Fecomércio às mulheres

Na edição 13°"Mulheres que tem o Dom" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Fecomércio/PR parabenizou as associadas da Câmera das Mulheres Empreendedora de Negócio do Paraná, em especial a CMEG de Londrina. No dia 18 de junho, durante evento no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, a Fecomércio entregou os troféus para as empresárias que se destacaram. De Londrina, Neli Ferreira Linn (2020) da Modeller, e Vanessa Cotrin Silva (2022), da Pop Doug festa e eventos, receberam a homenagem. Na foto, Neli Ferreira Linn, Letícia Cotrin e Vanessa Cotrin Silva durante a cerimônia de premiação.

Imagem ilustrativa da imagem Açougue vegano em Londrina
| Foto: Divulgação

PODCAST PARA VESTIBULANDOS

O Curso e Colégio Sigma iniciou em Londrina projeto para ajudar, gratuitamente, os vestibulandos com o repertório sociocultural tão importante para as provas de redação e conhecimentos gerais, dos principais vestibulares e Enem. Trata-se do Sigma Podcast, um bate-papo divertido e cheio de conteúdo entre os professores do Sigma. O primeiro episódio, disponível no Youtube do colégio, é sobre “Minorias”. Os convidados para debater o tema são Alex Eleotério, Samuka Araújo e Cláudia Pavanello.

PARA O POVÃO ENTENDER

O Governo Federal precisa explicar por que não tem poder de dar uma canetada e baixar os preços, de uma nova política para o setor de combustíveis e também da famosa cesta básica, que é mais pobre do que básica para o sustento das famílias. Para que a população entenda melhor o que ocorre no governo.

Esporte e crescimento saudável

O esporte como instrumento de crescimento saudável, interação, trabalho em equipe e educação para a vida. É assim que o Colégio e Anglo Londrinense realiza as Olimpíadas com a participação de alunos da educação infantil ao ensino médio em diversas modalidades. Na cerimônia de abertura da 27ª edição, na segunda (dia 20), o jogador de futsal João Guilherme - campeão na Rússia pelo Gazprom nesta temporada - foi homenageado. Hoje uma estrela no esporte, o craque começou a praticar futsal quando criança no Colégio Londrinense e atuou pela instituição de 2009 a 2014, até despontar para grandes equipes. "Foram muitas conquistas juntos. E você sempre surpreendendo pelo talento e garra. É uma honra ter acompanhado os teus primeiros passos e os golaços", comentou o reitor e diretor-geral Eleazar Ferreira, na foto com o jogador e o diretor educacional Luciano Maia

Imagem ilustrativa da imagem Açougue vegano em Londrina
| Foto: Divulgação

AMOR E IMPOSTO

Disse aquela bela e moderna senhora, nascida em Londrina, que vai ser capa de revista: “O amor é igual ao imposto de renda... tem que ser declarado sempre!”

RODADA DE NEGÓCIOS DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR

Com o objetivo de aproximar os empreendedores católicos, a Pastoral do Empreendedor de Londrina realiza no dia 25 de junho a 2ª edição da Rodada de Negócios. O evento será realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a partir das 14h, com o apoio do Sebrae. A rodada de negócios está aberta para todos os tipos de produtos e serviços, buscando diminuir a distância dos empreendedores católicos com a Igreja, mostrando que negócio e espiritualidade podem caminhar juntos.

Posse no Rotary de Londrina Sudeste

No dia 11 de junho, tomou posse o novo Conselho Diretor do Rotary Club de Londrina Sudeste, para a gestão 2022/23. A equipe é liderada pela nova presidente Ana Cláudia Duarte Pinheiro. A posse ocorreu durante concorrida reunião na Casa da Amizade de Londrina. As fotos são de Carmelindo Dias.

A nova presidente Ana Cláudia Duarte Pinheiro com o ex-presidente do clube Francisco Carlos Barbosa Vargas
A nova presidente Ana Cláudia Duarte Pinheiro com o ex-presidente do clube Francisco Carlos Barbosa Vargas | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Vilson Basseto, Gustavo Ribeiro e Polyana Ribeiro. O pediatra recebeu o título de cidadão Paul Harris
Vilson Basseto, Gustavo Ribeiro e Polyana Ribeiro. O pediatra recebeu o título de cidadão Paul Harris | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Marisa Pelisson, Marinilce Ferreira, Walquiria Storti e Clarice Storti
Marisa Pelisson, Marinilce Ferreira, Walquiria Storti e Clarice Storti | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Paulo Pimenta, o governador assistente Arthur Harbs e Antônio Ferreira dos Santos
Paulo Pimenta, o governador assistente Arthur Harbs e Antônio Ferreira dos Santos | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Roberto e Neiva Ortolani com  Osvaldo Santos Junior
Roberto e Neiva Ortolani com Osvaldo Santos Junior | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

Bolsonaro não deve dar a cara pra bater por alguém

O ministro André Mendonça falava maravilhas do ex-ministro Milton Ribeiro. Agora se diz decepcionado com o ex-ministro preso pela Polícia Federal. Amigos dizem que o erro do ex-ministro da Educação foi “acreditar demais na honestidade de pastores do Norte e Nordeste do país”. Quando Milton Ribeiro foi escolhido ministro, o presidente Jair Bolsonaro disse que “daria a cara para bater, por Milton Ribeiro, pastor, ex-reitor de universidade, homem de bem.”

O ex-ministro esteve em Londrina, visitando instituições universitárias daqui e, segundo ouvimos, deixou muito boa impressão. Resta esperar o que a PF vai apurar o que de fato aconteceu, que Ribeiro teve que deixar o cargo e agora foi detido.

Aos sábados e domingos não!

Advogados continuam perguntando por qual razão a Delegacia da Mulher não funciona aos sábados e domingos, se são nos fins de semana que ocorrem a maioria das agressões que elas sofrem de maridos, companheiros namorados ou seja lá de quem for. As mulheres que procuram ajuda nos fins de semana são levadas, em geral, para as Delegacias da Polícia Civil, que atende homens e todo tipo de queixas e situações contra o bem estar de pessoas. Lá ficam misturadas com todo tipo de marginal e, em muitas vezes sofrem piadas, gozações e etc. Passam o sábado e domingo, e na segunda-feira, talvez já não querem mais fazer queixas contra agressores, meio que assustadas com o que passaram ou presenciaram em delegacias comuns.

ALÉM DISSO, a maioria das mulheres agredidas não contam com medidas protetivas, porque não há condições técnicas e de pessoal para atender a todas as que necessitam desse apoio às suas vidas!

Fernando Anitelli no Teatro do Mãe de Deus

Fernando Anitelli apresenta o espetáculo O Teatro Mágico Voz & Violão hoje, às 20 horas, no Teatro do Colégio Mãe de Deus. Trata-se de um encontro mais intimista, com muita interação com o público, revisitando as raízes e as faíscas criativas que deram origem à história desse grupo icônico. Serão apresentados sucessos como: “O anjo mais velho”, “Pena”, “Camarada d’Água” e “Nosso pequeno castelo”, e também algumas canções do novo álbum Luzente em primeira mão. Ingressos disponíveis no site www.ingressomagico.com.br

****

O INSS acaba de abrir dezenas de vagas para novo concurso, com salário inicial de R$ 5,2 mil

****

O presidente Jair Bolsonaro é palmeirense. O ex-presidente Lula é corintiano. O ex-ministro Sérgio Moro é são paulino de coração.

Valeu o DNA da pele

Cinco anos depois, o Itamaraty admitiu três candidatas negras, que haviam sido consideradas brancas e haviam ficado de hora na classificação geral em cota especial, no concurso realizado.

*****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1