Imagem ilustrativa da imagem Ação da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

A Sangue Corinthiano tem a missão de salvar vidas. Nesse momento de pandemia, a organização da torcida está mobilizada em vários estados para uma mega operação de doação de sangue nos dias 7, 8 e 9 de abril. No Paraná, a doação vai acontecer em Curitiba e em Londrina no Hemocentro do Hospital Universitário. “É uma situação totalmente nova e que com a união de cada pessoa vamos vencer essa batalha”, diz Diego Aguilera do departamento responsabilidade social do Corinthians.

O Dia da Mentira surgiu na França

Foi o que lembrou à Coluna, ontem, o leitor Odair Chiquetto, de Rolândia, sempre atento a datas históricas: hoje a folhinha marca o Dia da Mentira. Cuja origem deu-se na França, quando em 1564 o rei Carlos IX decidiu mudar o início do ano para 1º de janeiro. Antes, o começo do ano era sempre no dia 1º de abril. Depois que o rei francês adotou o calendário gregoriano, a Europa toda acompanhou. Brincalhões da época criaram então “1º de abril como o dia da mentira. Tradição que chegou Portugal, que seus navegadores conquistadores trouxeram para o Brasil.

***

O que falam até hoje em Sagres é que até os portugueses da nau capitânia de Pedro Alvares Cabral não souberam dizer ao certo qual data estava correta - se o Brasil foi descoberto em 21 ou 22 de abril, ou 15 de maio ou no dia 7 de outubro! Segundo o escrivão Pero Vaz de Caminha, todos os marujos mexiam na follhinha a bordo...

Papel da homeopatia

Imagem ilustrativa da imagem Ação da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

Em meio a pandemia do coronavírus, o médico homeopata Luiz Wanderlei Romaniszen esclarece o papel da homeopatia nesta doença: “A função da homeopatia não é apenas a de tratar as doenças, mas também de tornar os indivíduos mais saudáveis, favorecendo o equilíbrio físico e emocional, essencial neste momento de tensão. Ela pode contribuir com o tratamento de patologias infecciosas levando em consideração os sintomas individuais, não sendo necessário aguardar o diagnóstico final para se iniciar o tratamento. Pode-se prescrever o remédio homeopático nas primeiras manifestações do quadro e, dessa maneira, auxiliar o organismo a enfrentar a patologia. A homeopatia pode ser empregada no tratamento de doenças epidêmicas, desde que os medicamentos sejam escolhidos individualmente segundo o princípio da similitude sintomática. Recomendo que o paciente que já se trata com homeopatia contacte seu médico para ajustar o medicamento segundo o quadro, físico ou emocional, em que se encontra neste momento. Aqueles que desejam iniciar um tratamento homeopático devem procurar um médico homeopata e passar por uma consulta específica. Ressalto que devem ser seguidas as recomendações das autoridades sanitárias, como o isolamento social, a lavagem frequente das mãos, o uso do álcool gel e maiores cuidados ao tossir e espirrar.”

Unifil libera mais

dez cursos on-line

Mais 10 cursos on-line, gratuitos, estão à disposição da comunidade na plataforma de educação a distância da Unifil, com destaque para vários assuntos na área de saúde. Os novos temas são mamografia, epidemiologia, imunologia, infecções parasitárias, microbiologia, promoção e prevenção à saúde, ciências biológicas, psicologia das relações humanas, políticas de educação ambiental e robótica. Para mais informações sobre temas e inscrições acesse https://matriais.unifil.br/cursos gratuitos.

Delivery em destaque

Para se adaptar ao momento de quarentena e continuar a preparar refeições, agora com serviço exclusivo a domicílio, restaurantes têm usado a criatividade para inovar. Marcus von Borstel, à frente das casas Gastrobrar e Bistrô, lançou novo cardápio delivery, para trazer a mesma experiência de escolha que o buffet presencial permitia e com valores reduzidos. “Além dos pratos tradicionais como nhoque, risoto e comidas de boteco – conta von Borstel – criamos opções para que as pessoas escolham a proteína entre os filés mignon, de frango ou tilápia e adicionem complementos”.

Culinária asiática

A rede de culinária asiática Jin Jin está atendendo os clientes pelo delivery durante este período de isolamento social. A franquia, que tem várias lojas em Londrina, lançou uma promoção para quem fizer o pedido pelo whatsapp : 10% de desconto. Mais informações pelo watts 99146 -8814 ou 99193-4545

Dicas das consultoras

Imagem ilustrativa da imagem Ação da Sangue Corinthiano
| Foto: Divulgação

As consultoras de viagens Dóren Faria e Iza Simão, da Criattiva Turismo, estão trabalhando em home office. Além de reorganizar a viagem de quem teve roteiros alterados por causa da pandemia, elas elaboram pacotes para seus filhos. E a brincadeira rola solta dentro de casa. O pequeno Theo, da Iza, e a Amora, da Dóren, viajam para os mais variados destinos sem sair de casa. Basta uma caixa de papelão e desenhos feitos por eles mesmos pregados na parede, com imagens da Disney, Grécia, Itália e outros países, todos com restrições aos voos de verdade. “É uma boa dica para as mamães brincarem com seus filhos,' dizem as duas consultoras

Ação colaborativa

Pioneira na implantação do conceito maker, em que alunos usam recursos como a impressora 3D, corte a laser e materiais de oficina para criar projetos, a St.Jame´s está somando esforços na ação colaborativa de produção das chamadas “faces shields”, máscaras em formato capacete que estão sendo construídas por meio de impressoras 3D em Londrina. A iniciativa da Codel reuniu instituições e empresas que possuem a ferramenta com o objetivo de atender a demanda de profissionais da saúde em hospitais e unidades públicas. Na St. Jame´s , a produção envolve alunos do Ensino médio com experiência no conceito maker. A intenção é produzir cerca de 500 faces com frases ou desenhos de apoio e motivação aos profissionais da linha de frente dos atendimentos. Outro projeto já em planejamento, e que envolve a cultura maker, é a criação de um ventilador mecânico para auxílio na respiração dos pacientes.

***

Muita expectativa por parte de médicos e de hospitais que atendem pacientes do SAS. Como relatam algumas fontes para esta Coluna, os salários estão atrasados. Não se sabe se o repasse ainda não efetuado pelo poder público, nem quando será feito o pagamento. A torcida é para o quanto antes, pois estão precisando.

O quarto branco foi

inspirado em Sartre

O quarto branco para onde o apresentador do Big Brother manda um dos participantes, e este pode levar dois convidados à sua escolha, deve ter sido inspirado na peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre. A peça dele reunia três pessoas desconhecidas para viver em um quarto, sem espelho, sem janelas, sem móveis. Só que eles morreram e voltaram a um quarto, para conviverem até que chegassem à paz e ao respeito mútuo. Qualquer erro nosso, corrijam-nos, por favor.

***

A Casa Onishi, de frutas, verduras e legumes, da dupla de empresários Gil-Paulo Onishi, está aberta das 8 às 18 horas. Em frente ao Mercado Shangri-lá.

***

O governador paulista João Dória vendeu sua bela casa em Trancoso, na Bahia. Comentaram que foi que para uma milionária do Paraná.

***

É verdade que o Grupo Positivo gastou 5 milhões de reais em seu centro de treinamento cirúrgico para o curso de medicina.

***

O narrador esportivo Galvão Bueno encontra-se em Londrina, com a esposa, Desirée Soares, resguardando-se do coronavírus. Só lamenta que a prática do golfe está proibida no Royal Golf Residence onde tem bela residência.