A verdadeira história da criação do Lago Igapó
"O prefeito fez o Lago e o meu pai viabilizou o Iate Clube de Londrina na margem do Lago Igapó"
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
"O prefeito fez o Lago e o meu pai viabilizou o Iate Clube de Londrina na margem do Lago Igapó"
Oswaldo Militão
Severo de Rudin Canziani Filho escreve para a coluna contando o diálogo do saudoso prefeito Antônio Fernandes Sobrinho com o pai dele, Severo de Rudin Canziani, que liderava o movimento para a construção do Iate Clube de Londrina, que resultou no Lago Igapó. “O diálogo ocorreu em uma reunião do Rotary Club de Londrina. O prefeito, o grupo interessado e o meu pai eram associados do “Londrinão”, como era, carinhosamente, chamado. O grupo já tinha ido visitar vários lugares em Londrina, incluindo o Salto do Apucaraninha, e também as cidades vizinhas de Ibiporã e Jataizinho, pela existência do Rio Tibagi. Antes de iniciar a reunião do Rotary, o prefeito Antônio Fernandes Sobrinho aproximou-se do grupo em que meu pai estava e perguntou: Severo, por que vocês não fazem o Iate Clube aqui em Londrina?
Meu pai, prontamente respondeu, porque não tem nenhum rio por aqui.
- E se eu fizer um lago? indagou o prefeito.
- AH! Se você fizer o lago, eu faço o Iate.
Resumo da ópera: "O prefeito fez o Lago e o meu pai viabilizou o Iate Clube de Londrina na margem do Lago Igapó, ou seja, ambos cumpriram com o que se comprometeram. Como curiosidade: A ação número 001 do Iate Clube era do meu saudoso pai e hoje me pertence”.
Farmacêuticos famosos no Rio e em Londrina
Na semana que passou a ``Folhinha´´ assinalou o Dia do Farmacêutico. Saibam que dois famosos brasileiros que em sua juventude trabalharam como farmacêuticos, em Minas Gerais, onde nasceram, e no Rio de Janeiro: o cantor Ataulfo Alves e o poeta e escritor Carlos Drumond de Andrade. Ataulfo, que no Rio tinha entre clientes a artista Carmem Miranda, foi colega de juventude do médico Justino Alves Pereira, que veio para Londrina e aqui residiu durante anos. Foi inclusive deputado. Uma das mais famosas gravações de Ataulfo dizia ``que saudades da professorinha, que me ensinou o bê-á-bá...´´
EM LONDRINA, entre os mais conhecidos, estavam os destacados farmacêuticos Alceno Segantin, da Farmácia Central, na Souza Naves, e Heigor Cunha, mineiro de Uberaba, casado com dona Lúcia, que vários anos trabalharam aqui em Londrina, na Farmácia Cunha, na rua Duque de Caxias. Ele era muito competente e um grande amigo e torcedor do Cruzeiro de BH. OUTRO farmacêutico londrinense elogiado aqui na cidade foi Clóvis Zaparolli, que formou-se em Farmácia, no Rio de Janeiro, onde passou a torcer pelo América, cujo nome deu a sua farmácia em Londrina na Souza Naves, no final dos anos 60. Gente fina, Clóvis tinha um irmão, Ademar Zaparolli, meu colega de segundo grau no Colégio Londrinense, e pelo que sei tornou-se engenheiro do Estado.
Homenagens aos benfeitores

Na última reunião de trabalho de 2024 do Grupo de Apoio Pró-Vida do Hospital Infantil Sagrada Família, foram homenageados três benfeitores das promoções da equipe: os empresários Carlos Alberto Feio Ribeiro, Ilson Bussadori Romanelli e o decorador Sergio Figueiredo. A superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina, Ana Paula Cantelmo Luz, agradeceu a colaboração dos três destacando o quanto esta boa ação concorre para aperfeiçoar os serviços que o Hospital Infantil presta à cidade e região. Na foto, a gerente operacional do Hospital InfantilI, Satiko Satin; o decorador Sergio Figueiredo; o empresário Carlos Alberto Feio Ribeiro ao lado da presidente do Grupo Pró-Vida, Rita Regina Rocha Ribeiro, com a superintendente da Santa Casa, Ana Paula Cantelmo Luz, o empresário Ilson Bussadori Romanelli e a voluntária Denise Romanelli.
Casamento e Bodas de Ouro
O Espaço Galileu Garden, em Londrina, foi palco de um acontecimento especial no dia 22 de dezembro. Na ocasião, foi realizado o casamento do assistente de licitação Pedro Bernardo e da pedagoga Gabriele Bernardo. Na sequência, cerimônia para celebrar as bodas de ouro dos avós do noivo, Jorge Aparecido de Oliveira e Elizeth Ribeiro de Oliveira que comemoraram 50 anos de união. Dois momentos de emoção e alegria. As fotos são de Carmelindo Dias

Os noivos Pedro e Gabriele Bernardo

O casal Jorge e Elizeth de Oliveira, que festejou 50 anos de enlace matrimonial
Na confraternização da ABCZ

A festa de confraternização de fim de ano da ABCZ teve momentos de descontração e uma ação especial para presentear os colaboradores. Com o apoio de empresas e parceiros, cada funcionário estourava um balão e recebia um brinde. Entre os premiados, destaque para a menor aprendiz Sara Santana de Jesus, que levou para casa R$ 500,00 em dinheiro, oferecidos pelo Superintendente Geral da ABCZ, Moacir Sgarioni que está na foto com Sara Santana e a supervisora de pessoal e recursos humanos da ABCZ, Natália Silva Ramos
No Congresso Brasileiro do Sono

Os professores Luiz Felipe Baioni Aylon (Psiquiatria - UEL) e Félix Ribeiro (Odontologia do Sono), durante elogiada palestra sobre Ansiedade e Sono, no XX Congresso Brasileiro do Sono, em dezembro último, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Com Luan Pereira

O astro sertanejo Luan Pereira com o maître João Batista Manoel, durante almoço no Galpão Nelore. O cantor mora numa mansão em um condomínio em Londrina. Na garagem com vários carros, destaque para um Porsche avaliado em R$ 1 milhão. Na conhecida churrascaria, atendeu a fãs com simpatia e elogiou o serviço da casa
Léo e a loteria esportiva
O repórter esportivo Léo Batista, sepultado ontem (20), no Rio de Janeiro, tinha quase a mesma idade da TV Globo, onde ficou famoso com o quadro ``Gols do Fantástico e as zebrinhas´´. O curioso: 20 de janeiro é também o dia que, em 1970, o presidente da República Emilio Garraztazú Médici assinou decreto criando a loteria esportiva, que Léo foi seu grande divulgador, sempre aos domingos à noite.
84 Paróquias na Arquidiocese
Ontem foi comemorado no Brasil o Dia da Religião. Os católicos contam com 84 paróquias na Arquidiocese de Londrina, divididas em 6 decanatos, que são os do Centro aqui da cidade, de Tamarana, de Porecatu, de Rolândia, de Sertanópolis e de Ibiporã. Todas as 84 paróquias têm um padre ou até dois. Cada decanato religioso coordena cinco ou mais cidades.
Rodovia sem acostamento
A rodovia que leva da Warta até Bela Vista do Paraíso em duas pistas estreitas e...vamos relembrar...não tem acostamento. Conclusão: os acidentes continuam ocorrendo e fazendo vítimas, destruindo famílias. Trata-se de uma estrada feita no tapa, por governo passado, e que tem muito movimento, notadamente de caminhões e caminhonetes. Será que esta região não vai conseguir pelo menos acostamento dos dois lados da simplória rodovia?
Em fevereiro o Aberto de Golfe
Está marcado para o dia 15 de Fevereiro o Torneio Aberto de Golfe, no campo do Royal Golf Residence. Oitenta golfistas já estão inscritos e há pelo menos uns 50 jogadores esperando vaga, torcendo por alguma desistência. O Aberto de Golfe, já tradicional disputa, foi criado pelo golfista Luís Carlos Miguita.
Erling Haaland
O centro avante Erling Haaland, do Manchester City, renovou contato com o clube inglês, para mais quatro anos. Ele já ganhou seis títulos como City. Em cerca de 126 jogos, marcou 112 gols.
Livros sobre traficantes colombianos
Lançados em Bogotá, e sucesso de vendas, dois livros sobre histórias dos três mais famosos criminosos do tráfico de cocaína na Colômbia. Neles, a vida dos traficantes Jorge Ochoa, Carlos Lehder e Pablo Emiliano Escobar Garrivia, que fizeram parte do Cartel de Medelin. A disputa entre eles era em busca da fama de ``o rei da coca´´. O dinheiro do tráfico era tanto, que chegaram a criar dois clubes de futebol: o Nacional de Medelin e o América de Cali, que eram cidades concorrentes. Os três metiam medo em toda a população. Chegou ao ponto de advogados mudarem de cidade e vários alguns juízes pedirem licença dos cargos, com medo de morrerem. Jorge Ochoa foi mais esperto que os outros dois: comprou vários imóveis nos Estados Unidos e na Espanha, com o dinheiro arrecadado com a venda da cocaína, notadamente para os norte-americanos. Lehder foi preso e levado para os EUA. Chegou a comprar a ilha chamada Normn´s Key, onde mandou fazer uma pista para para seus aviões menores, que levavam pequenas quantidades da droga. Os três ficaram bilionários, mas todos queriam mais, bem mais: ser o mais famoso e poderoso traficante da Colômbia.

