Joana Panissa, nutricionista, clinica em Londrina, na Gleba Palhano, com atendimento presencial e remoto. Ela gosta de alertar que a principal fonte de saúde são os alimentos. “Muitas pessoas nos procuram apenas para estética. Agora com tudo isso que estamos vivendo, as pessoas começaram a se atentar mais à nutrição”, diz. Joana também afirma que “é a melhor e mais barata prevenção à saúde que existe! No alimento encontramos tudo que precisamos para nos prevenir”

Imagem ilustrativa da imagem A principal fonte de saúde
| Foto: Divulgação

Rotary Internacional comemora hoje 116 anos

Nesta terça, dia 23 de fevereiro, o Rotary Internacional comemora 116 anos de fundação. Londrina faz parte do Distrito 4710, que abrange 58 clubes de serviços em 37 municípios do Norte do Paraná. Segundo o governador do Distrito, Ricardo Slonki, “somos mais de 1.100 companheiros projetando e melhorando as comunidades onde estamos”. Há muitas atividades em prol da comunidade. O Rotary Club Londrina Shangri-lá, por exemplo, entre seus projetos tem o “Tampinhas Solidárias”, que arrecada tampinhas plásticas, retirando-as do meio ambiente e convertendo-as em cestas básicas e leite para a creche Santa Fé.

No Brasil são 51.265 rotarianos. No mundo são mais de um milhão, que contribuem para as áreas de foco do Rotary Internacional: meio ambiente; consolidação da paz e prevenção de conflitos, prevenção e tratamento de doenças; água saneamento e higiene; entre outras,, além da “luta” para a erradicação da poliomielite, doando horas de trabalho e mais de 2 bilhões de dólares para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia, em 122 países.

A VISITA IMPORTANTE

Estamos em plena Quaresma, que, como se sabe, só terminará no Domingo de Páscoa. Na Igreja Católica as pessoas são convidadas a uma reflexão, penitência e para vivenciar a misericórdia. Nada melhor como iniciar este período com a visita de um sacerdote. Na foto estão o cirurgião-dentista Helder Hideaki Hirabara, que recebeu o Padre Valdomiro, diretor espiritual do seminário propedêutico de Cambé, de filosofia em Maringá e do seminário Paulo VI em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem A principal fonte de saúde
| Foto: Divulgação

A Guarda Municipal e a PM precisa dar uma boa “incerta passada” pelas calçadas da rua Maranhão, entre as ruas Minas Gerais e Mato Grosso. Até alguns motociclistas, que ali ficam estacionados, e dizem que estão trabalhando, incomodam às vezes, moças e senhoras que por ali transitam. E mais: estão todos sem máscara. Precisam tomar consciência de suas responsabilidades.

UNIPRIME

Com um resultado de 52 milhões de reais, mais de 26 mil cooperados da Uniprime receberam no último dia 12 as sobras referentes ao exercício do ano de 2020. O valor foi dividido entre os cooperados proporcionalmente à movimentação de cada um. “Analisando o cenário e a rentabilidade, podemos dizer com muito orgulho que o resultado foi excepcional”, comemora o presidente do Conselho de Administração, dr. Alvaro Jabur, na foto. Mesmo em um ano atípico em razão da pandemia, a Uniprime ampliou sua carteira de produtos, tanto de captação quanto de empréstimos, além de ter reduzido taxas, isentando juros no cheque especial, entre outras medidas, sempre com o intuito de apoiar seus cooperados no enfrentamento da crise. “Para 2021, continuaremos firmes em nosso propósito de contribuir com a vida financeira das pessoas”, conclui o presidente do Conselho.

Imagem ilustrativa da imagem A principal fonte de saúde
| Foto: Divulgação

De Vera Esperança Manella Cordeiro

Da ex-vereadora Vera Esperança Manella Cordeiro, recebemos o seguinte: - “Estimado Militão, sou assídua leitora da Folha de Londrina e também da sua Coluna, a qual além de nos apresentar pessoas da nossa sociedade em seus respectivos ‘metiers’, nos traz também muitas e boas informações para o nosso dia a dia, acrescida de lembranças de fatos especiais que nossa querida cidade vivenciou. Assim foi na quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro, quando você fez alusão às Matinês dos Carnavais do Canadá Country Club na década de 80, afirmando que a garotada vibrava, cantando e dançando com as músicas carnavalescas. Realmente meu falecido esposo, José de Alencar Soares Cordeiro, seu amigo dos idos tempos, era o presidente desse clube nessa época. Um muito dedicado presidente, tendo em vista todo o desenvolvimento do mesmo, na ocasião. Os carnavais do Canadá eram famosos, não só nas tardes de Domingos e Terças Feiras, mas principalmente os bailes noturnos, os quais estavam sempre lotados. Esses bailes ocorriam no andar superior da sede no salão de festas. Me lembro que num desses bailes de Carnaval o salão chegou a ficar tão lotado e todos pulando e dançando tanto que o chão vibrava. Alencar, muito preocupado, colocou um vigia em cada coluna do andar inferior para que se houvesse qualquer indício de desestrutura, pudesse tomar as devidas providências para não acontecer o pior. Nos nossos dias tudo mudou. Num dos últimos carnavais, quis levar os netos que moravam no Canadá numa dessas matinês carnavalescas, para vivenciarem o nosso verdadeiro carnaval brasileiro. Ouvir e dançar suas marchinhas. Que decepção!!!! As únicas músicas que cantavam e dançavam era o funk. Assim caminha a humanidade........ Nossos carnavais já não são mais os mesmos. Realmente Militão, bons tempos aqueles, bons e comemorados carnavais com muitas marchinhas, sambas e muitas saudades”. Cara amiga Vera Manella Cordeiro, percebo que você recorda com paixão de quem ama Londrina e suas conquistas boas dessa cidade querida. Seu marido era nosso amigo desde os tempos que éramos alunos da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, e das animadas refeições diárias no Franz Hotel. O bate-papo, atualizando o dia a dia, era sempre ótimo. José Alencar faz falta até hoje para seus amigos.

DUAS FORMATURAS

A jovem Bruna Inês Perez Moura, de 22 anos, comemorando a colação de grau em administração de empresas pela UEL e em direito na Unopar. Ela é filha de Marcos e Lourdes Ines Moura. Agora, Bruna vai atuar ao lado dos pais e da irmã Camila Inês na Imobiliária Mônaco, que pertence à família. Na foto, a formanda com os pais em clima de comemoração.

Imagem ilustrativa da imagem A principal fonte de saúde
| Foto: Divulgação

De Silvio Batista

O londrinense Silvio Batista que, há mais de 40 anos lê a FOLHA e esta Coluna, escreve-nos sobre Juan Capel Molina, de saudosa memória, dizendo que “sua nota sobre o Sr. Juan Molina, dono do Casarão, que era um empreendedor, sendo também na época proprietário da fábrica de baterias Reifor e da Grill Lanches, no Calçadão. Abraços”. Era mesmo, Silvio. Muito obrigado pela lembrança.

PARCERIA IMPORTANTE

A Associação Brasileira de Seda (Abraseda) e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento firmaram parceria para um plano de trabalho que tem o objetivo de conscientizar os produtores rurais sobre o correto uso do agrotóxico e assim evitar a deriva do veneno que prejudica muito as culturas sensíveis como a sericicultura. Na foto, Celso Urbano Filho, representante da Fiação de Seda Bratac; Renata Amano, presidente da Abraseda, e o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

Imagem ilustrativa da imagem A principal fonte de saúde
| Foto: Divulgação

Instituto Unifil organiza concursos públicos para municípios da região

Mais de 4,8 mil candidatos participaram dia 21 de concurso da Prefeitura de Cambé nas áreas de educação e saúde. Foram nove locais de provas, de manhã e à tarde, com todas as medidas de segurança exigidas pela Vigilância Sanitária. Tudo transcorreu com tranquilidade, informa a coordenação do Instituto UniFil, que organizou o processo completo – desde a elaboração das provas, aplicação, correção e resultado da seleção programado para 26 de março. Cerca de 500 pessoas trabalharam no concurso, que vai contratar médico, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, auxiliar e técnico de saúde bucal e professores. O Instituto UniFil já coordenou mais de 50 concursos para órgãos públicos e tem 11 em andamento. O próximo será em abril, para a Prefeitura de Cornélio Procópio, com mais de 16 mil inscritos.

***

Na livraria do Shopping Catuaí, a conversa girava entre amigos, sobre as expressões novas que devem constar, brevemente, dos dicionários. Pois já várias delas já estão presentes. Fala-se que mais de mil deverão ser incluídas nos próximos dicionários oficiais da língua brasileira portuguesa.

***

A tal tecnologia ainda vai enlouquecer mais gente (e fazer mais milionários), pois não é que agora estão criando aparelho que é capaz de traduzir 40 idiomas, em tempo real, isto é, up to-hour. Vamos apelidar já: este aparelho poliglota deverá ser conhecido como “Torre de Babel”... Ou como ``teachers enemies´´!

***

A Globo informou a Ana Maria Braga que ela terá um novo Louro José. Mas não adiantou quem é o escolhido. Ana Maria queria que fosse feito concurso a respeito.

***

No Empório Gastronômico chegando, de uma empresa carioca, os doces caseiros especiais. O chef Alexandre e equipe caprichando nas caponatas e burratas.

***

O ex-presidente Michel temer acha que auxílio emergencial aos pobres deveria durar até o final da pandemia. Há muita gente brasileira passando fome, e o auxílio deveria ser um walsh para comprar alimentos.

***

Marcela, a esposa de Michel Temer, luta na Justiça para desbloquear dois imóveis, procurando provar que o casamento deles foi com separação de bens.

Ótimo emprego

Bom mesmo no Brasil, ainda é, por exemplo, ser funcionário da Petrobras. Vejam o que recebem: remuneração média de 18,9 mil mensais; auxílio alimentação de 1.255 reais e o vale refeição de 192 reais. A gratificação de férias é de 100% do valor do ordenado mensal. Lá não falta dinheiro para os pagamentos.

Amanhã, um ano após homem chegar da Itália

Foi exatamente no dia 24 de fevereiro do ano passado, que, em uma segunda-feira de Carnaval, um homem chegava da Lombardia, na Itália, onde fora trabalhar. Passando mal, acabou no Hospital Albert Einstein. Dois dias depois, ou na Quarta-feira de Cinzas, a notícia cruel: estávamos fazendo parte da pandemia. De lá pra cá, são 10 milhões de casos no Brasil e 241 mil mortos pelo terrível coronavírus. Essa praga que parece que começou a existir na China e atacou o mundo, como uma terrível adversária, está liquidando com a economia mundial e deixando em pânico todas as famílias, ricas, milionária, pobres, paupérrimas, todos os seres humanos do planeta, que sonham em ser vacinados e parece não haver dinheiro (!!!) para atender às compras das vacinas. Que Jesus Cristo tenha piedade de nós!

Onde mora o perigo: nas vasculites

Tomara que esse spray nasal de Israel traga novas esperanças para as pessoas do mundo todo. Veio, segundo cientistas israelenses, para agir nas chamadas vasculites. Em resumo: afirmam médicos que desinflamar os vasos pequenos do corpo humano melhora a imunidade das pessoas, que ficam mais fortes, para enfrentar as doenças em geral.

***

HOJE, terça-feira, a cantora curitibana Karol Konká está na marca do pênalti, no Paredão de logo mais à noite, no Big Brother 21.