A Associação Nós do Poder Rosa tem como finalidade a conscientização das pessoas sobre a importância de denunciar e combater a violência doméstica contra a mulher, em qualquer de suas formas, inclusive a discriminatória. No dia 5 de março aconteceu a 1ª Reunião das Associadas de 2024 e comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro contou com a presença das fundadoras, autoridades, diretoria executiva, associadas e convidadas. Um momento também de reflexão diante dos índices de feminicídios ocorridos em Londrina. Para a gestão de 2024, a ANDPR continuará participando ativamente no enfrentamento à violência doméstica e familiar e articulando ações voltadas a garantia dos diretos da mulher, com novidades no planejamento anual. (As fotos são de Carmelindo Dias)

Nely Camargo, Felicia Watanabe e Michelly Landgraf - Presidente ANDPR gestão 2024
Nely Camargo, Felicia Watanabe e Michelly Landgraf - Presidente ANDPR gestão 2024 | Foto: Divulgação
Sônia Medeiros, Patrícia Bueno, Rose Benates, Elza Correia, Jeanete Vargas (em pé) Zilda Romero e Vânia Queiroz
Sônia Medeiros, Patrícia Bueno, Rose Benates, Elza Correia, Jeanete Vargas (em pé) Zilda Romero e Vânia Queiroz | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Guilherme Bueno, Jaqueline Bueno e Patrícia Bueno
Guilherme Bueno, Jaqueline Bueno e Patrícia Bueno | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

No Empório

Também no Empório Gastronômico do chef Alexandre Cândido já podem ser encomendadas as guloseimas para festejar a Páscoa. Tudo feito no maior capricho.

Os jacarés do Lago Igapó

ME PERGUNTARAM, ainda na semana passada, por onde anda Ludovico Bonato, o ex-candidato à Prefeitura do Campus da UEL, que com um amigo trouxe alguns filhotes de jacarés e que, não tendo acolhida na Universidade, os colocaram nas águas do Lago Igapó 4. Há dois anos, me disse que já deveriam ser uns 40. Mas parece que os tais jacarés estão meio sumidos, desaparecidos.

Ministros do Supremo dizem que não há clima para prisão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não economizou "palavras e verbos ontem, para dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi covarde, na hora de tomar a decisão de dar um golpe na Democracia´´. Sabe lá por que Lula disse isso, talvez só ele mesmo poderia comentar sobre qual seria sua atitude de Chefe da Nação, o que aconteceria se Bolsonaro "fosse para a luta que, afirmam delatores, teria sido arquitetada..." Por outro lado, ministros do Supremo Tribunal Federal disseram ontem que "não há clima para prender Jair Bolsonaro agora" Ou o STF acredita que faltam ainda alguns fatos probatórios suficientes. Acredito que alguns deles pensaram o seguinte: "Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a alguém, desde que essa ave não esteja doente também..." Ou relembrou da marchinha carnavalesca de Emilinha Borba, que dizia: "Vai com jeito vai, com jeito vai, senão um dia a casa cai...menino!"

Na APADE de Campo Mourão

Imagem ilustrativa da imagem A movimentada Reunião da `Nós do Poder Rosa´
| Foto: Divulgação

Odenir Aparecido Colchon Montezino e o professor Joani Teixeira durante o tradicional encontro da APADE- Subsede de Campo Mourão , que acontece todas as segundas, às 15 horas. Momento de rever os amigos. A APADE é a Associação Paranaense de Administradores Escolares, sem dúvida, uma entidade muito expressiva.

Oportunidades para ex-alunos

Imagem ilustrativa da imagem A movimentada Reunião da `Nós do Poder Rosa´
| Foto: Divulgação

Ex-alunos do Colégio Mãe de Deus tiveram jornadas interessantes na Europa. Felipe Pimenta Peralzta, estudante de Engenharia Aeroespacial, passou um ano no Instituto Fraunhofer, em Aachen, na Alemanha, para estágio obrigatório. Já Giovanna Aversani Lourenço, agora psicóloga clínica, também viveu 7 meses na mesma cidade. “O contato com o idioma alemão no Mãe de Deus abriu portas para experiências incríveis”, relataram os ex-alunos

No Boi que deixa dinheiro

Imagem ilustrativa da imagem A movimentada Reunião da `Nós do Poder Rosa´
| Foto: Divulgação

Companhia de uma das maiores holdings do agronegócio global, a ADAMA participou da segunda edição do "Boi que Deixa Dinheiro", em Cuiabá, Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a pecuária brasileira. No evento, conhecido por reunir pecuaristas e profissionais do setor, a companhia levou seu portfolio para pastagem, com foco nos mais recentes lançamentos, soluções diferenciadas no mercado. Para contribuir com a produção de carne de qualidade, é preciso prover um bom pasto para o gado, como explica o engenheiro agrônomo Rodrigo Rossigalli, especialista em Pastagem na ADAMA. “As pastagens da região estão se estabelecendo no período das águas, o que favorece o perfilhamento do capim e aumenta a produtividade de carne. Porém, para conseguir um pasto abundante e de qualidade, é necessário o controle das plantas daninhas, que competem por água, luz, nutrientes e energia”, reforça. Dois produtos estratégicos da ADAMA para ajudar o pecuarista no manejo são Forasteiro®, uma combinação tripla exclusiva, com formulação moderna e amplo espectro de controle de plantas daninhas, controlando herbáceas e semilenhosas, e o Arremate®, herbicida para o manejo de plantas daninhas de difícil controle. Com a campanha "PastoBomÉAdama", a companhia destacou no evento ainda a tecnologia de formulação dessas soluções, que, para chegar ao que é hoje, passa por todo um processo detalhado no laboratório da empresa, em Londrina, com importante investimento em pesquisa. Na foto, os especialistas da companhia no evento, Lorena Silva Oliveira, Rodrigo Rossigalli, Rodrigo Barddal e Vitor Cucolicchio

Universidade dá bolsa para atirador do Tiro de Guerra

Imagem ilustrativa da imagem A movimentada Reunião da `Nós do Poder Rosa´
| Foto: Divulgação

O Atirador Destaque do Tiro de Guerra é um certificado conferido a quem durante o ano se destaca entre toda a corporação. O Centro Universitário UniGuairacá apoia os atiradores na busca deste lugar de destaque, mantendo uma parceria com exército brasileiro. A universidade concedeu bolsa de 100% para o Atirador Destaque do Tiro de Guerra de 2023, Luan Ken Miyoshi, em razão do mérito alcançado durante o ano de instrução, dentre 187 jovens. Na foto, na cerimônia de entrega da bolsa, o ex-Atirador Luan Ken Miyoshi ladeado por familiares, Marcia Regina Cibin Ribeiro Guedes ( articuladora regional da UniGuairacá) e o Subtenente André Marinho Ferreira, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 05-003.

Palmeiras tem elenco mais caro entre os sul-americanos

Com a surpreendente eliminação do São Paulo das semifinais do Campeonato Paulista da Série A, o Palmeiras passou a ser o favorito para ganhar o título, pois o tricolor, que vinha ganhando do Verdão, está fora, eliminado pelo interiorano Novo Horizontino, na cobrança de pênaltis. O que ainda coloca em perigo a vida do técnico Carpini no Morumbi, chamado de "burro" por 55 mil torcedores do tricolor . O Palmeiras, por seu turno, tem o elenco mais caro entre todos os clubes sul-americanos de futebol, inclusive os argentinos Boca e River Plate. Time por time, no confronto como Santos, Novo Horizontino e Bragantino é o favorito para ganhar a taça de campeão paulista de 2024.

Sábado em Wembley

A seleção brasileira , agora sob o comando de Dorival Junior, enfrentará, sábado no famoso Estádio de Wembley, a equipe da Inglaterra. O goleiro titular, que começará o amistoso, é Rafael, que o treinador conhece de seu tempo no São Paulo. Mas Léo Jardim, do Vasco da Gama, será o primeiro reserva. Pablo Maia, do São Paulo, é outro meio campista que é tido como titular da seleção com certeza.

== Na TERÇA-FEIRA, dia 26, o outro amistoso será contra a Espanha, em Madri, no Estádio Santiago Bernabeu.

Sauditas desejam reinventar a Arábia

Quem chega do mundo árabe, e conta que jornais de lá comentam que, de fato, o Governo da Arábia Saudita tem 16 trilhões de reais no caixa para começar a reinventar aquele país. Comecem então permitindo que os sauditas (os persas que fugiram de ditadura de lá) possam retornar em liberdade.

Deputadas em confronto

As deputadas federais Rosangela Moro, por São Paulo, e Gleisi Hoffmann, pelo confronto pelo domicílio eleitoral. É que em caso de impedimento de Sérgio Moro, no Senado, as duas desejam disputar a vaga.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina