Amigos desde longa data, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi recepcionada terça-feira, no Parque Ney Braga, pela diretoria da Sociedade Rural. Entre os dirigentes, o diretor administrativo-financeiro Moacir Sgarioni, que a conhece de outras vezes, quando ela, deputada federal, veio aos leilões Dez Marcas, de José Moacir e Alexandre Turquino. Também a conhece do Fórum Agropecuário realizado aqui na Rural e na visita que fez a Maringá, em uma Expoingá. Em nome do presidente Antonio Sampaio, e da diretoria toda, Moacir a convidou para que venha à próxima ExpoLondrina, em abril próximo. A ministra afirmou que virá.

Imagem ilustrativa da imagem A ministra virá à Expo 2020
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Começa amanhã o evento das Mulheres de Negócios

A secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, a doutora Roseane Estrela, estará em Londrina amanhã, para a abertura da Convenção Nacional da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, que começará nesta sexta-feira e será encerrada dia 18, na segunda-feira, portanto. O evento tem a BPW Londrina como anfitriã, e reunirá 200 associadas de todo o Brasil, América Latina e até do Egito. Eunice Cruz, presidente da entidade no Brasil, participa ativamente da Convenção, que terá como tema “A mulher e o empreendedorismo do futuro”. Haverá também a Exposição Confam. A coordenação geral está a cargo da advogada Irma Sueli Oricolli, pela BPW Brasil, e da presidente da BPW local, Silvia Imaculada de Lima.

***

O Campeonato Paranaense de Xadrez Relâmpago acontecerá dia 24, no Sesc em Londrina, à rua Fernando de Noronha, 264. O evento faz parte do 8º Memorial Hercilio Ermel. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22, às 22 horas. Na organização geral está Hercilio Ermel Junior, que impulsiona o xadrez na cidade e no estado. Mais detalhes pelo fone 99990-5152.

***

O programa de bolsas de estudos da Universidade Positivo está com inscrições abertas até o próximo dia 21.

***

Acontecerá hoje, dia 14, no Hospital Evangélico de Londrina, o Fórum de Excelência em Saúde, que contará com a participação de vários especialistas em gerenciamento de unidades de saúde. Entre os palestrantes estará Rodrigo Hasegawa, do Hoftalon, que abordará o tema “A eficiência operacional e os desafios das instituições de saúde”.

Pentacampeã Paranaense

Imagem ilustrativa da imagem A ministra virá à Expo 2020
| Foto: Divulgação

A Exactus Londrina tornou-se Pentacampeã Paranaense de Sinuca Modalidade Six Reds (2004, 2009, 2017, 2018 e 2019) durante a última etapa da competição, disputada em Curitiba, dias atrás, no Círculo Militar. Fabinho foi o maior pontuador do torneio, com jogadas incríveis, obtendo a expressiva tacada máxima por 3 vezes no ano. O empresário Romeu Demattè Jr acompanhou as finais pelas redes sociais direto de Camp Nou, enquanto assistia o jogo do Barcelona. Na foto, Mário Michelato, coordenador da equipe, Fabinho, Eládio Silvestre, o Vaca, Sandro Baldo e Reginaldo Frez. Um time de campeões. O campeonato foi organizado pela Federação Paranaense de Sinuca.

Depen: os presos não estão ociosos

Do coordenador Regional do Depen, Reginaldo Peixoto, esta Coluna recebeu as informações que vamos divulgar, atendendo à solicitação oficial desse importante órgão, que contestou comentário que fizemos, e que apresentam dados que revelam que muitos dos detentos buscam de fato a ressocialização. O trabalho todo com eles é feito pelo Departamento Penitenciário, da coordenação local. Informa o Depen que na PEL 2, nas demais unidades penais de cidade, os presos não ficam ociosos e que estudam. Tanto que 136 presos foram aprovados, nos últimos 4 anos, em vestibulares de universidades públicas e privadas, sendo que 10 deles vão se formar neste final de ano em cursos como direito, serviço social e administração. Na educação básica, estudam cerca de 1.600 presos neste 2019. Dos 1.158 reclusos que participaram do exame do Encceja, apenas da PEL 2, 605 participantes encarcerados fizeram provas. Neste 2019, houve aumento de 15%, comparado ao ano passado de presos que prestaram vestibular da UEL. Uma parceria da PEL 2 com a UEL permite que internos recebam aulas em curso pré-vestibular. E 255 presos fizeram provas do Enem em Londrina. Há também 950 detentos que fazem parte do projeto de remissão pela leitura, na qual leem um livro por mês, redigem uma resenha, avaliada por pedagogos, e podem diminuir em 4 dias de pena no mês.

Imagem ilustrativa da imagem A ministra virá à Expo 2020
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Silvia e o médico Aparecido Pavan, presenças muita celebradas durante a Jantar do Dia do Médico, no Vila Planalto. Festa organizada pela Associação Médica de Londrina, que continua recebendo elogios.

Prêmio 100 Best

A empresa global de proteção de cultivos Adama recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio 100 Best Fleets – etapa brasil. A cerimônia aconteceu no último dia 6, em São Paulo. A Adama conquistou a 10ª posição entre as 20 melhores companhias selecionadas. De acordo com a diretora de operações da empresa, Ana Colla, o prêmio mostra o quanto é importante as empresas investirem em seus profissionais, usando a tecnologia inovadora no departamento de frotas. A Adama preza pela segurança de todos os ambientes, notadamente neste segmento muito estratégico. Para isso, a Adama realiza constantes investimentos em segurança, eficiência e sustentabilidade, explicou Ana. O 100 Best Fleets é uma premiação de origem norte-americana, voltada para a gestão de frotas. Agora a vencedora no Brasil concorrerá ao prêmio mundial nos Estados Unidos.

O prédio do café

Encontro, durante almoço no restaurante Alameda, os amigos Jocenito Sonzella e Fabiano Odebrecht, corretores e compradores de café, que têm escritórios no edifício América, onde, contaram, anos atrás, havia pessoas na fila desejando alugar ou comprar um escritório nesse prédio do relojão famoso. Os dois sabem muito de café. Contaram a esta Coluna que o Paraná já chegou a produzir 22 milhões de sacas de 60 quilos de café. Hoje, produz apenas 1 milhão de sacas por ano! Deve ser por isso que a cidade, que comercializava quase todo este café, perdeu bastante de sua força financeira. Mas quem foi “rainha do café” jamais perderá a majestade.