A UniFil EaD reuniu formandos de 16 cursos para a entrega de certificados, num evento bastante prestigiado por familiares e amigos. Foi uma noite especial, para ficar gravada na memória de todos. As fotos são do evento.

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

A festa dos formandos, num momento de alegria e de conclusão de mais uma etapa

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

A formanda de administração Silvana Rios de Lima, melhor colocada no curso com média 93,71, homenageada pelo delegado regional do Conselho de ADM, Sandro Morais de Medeiros

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

O reitor Eleazar Ferreira e o paraninfo geral, professor doutor Leandro Henrique Magalhães

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

A juramentista Andréa do Nascimento Antonholi, do curso de radiologia

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

O orador geral Ednedison Souza França, formando de processos gerenciais

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

Belas formandas da UniFil EaD

Arcebispo de Londrina estará em Roma amanhã

Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e região, viaja hoje para Roma, onde chegará amanhã, para tomar parte, do dia 17 até o dia 27, da “Visita ad limina”, uma peregrinação à capital italiana e ao Vaticano, com o intuito de venerar o sepulcro dos apóstolos Pedro e Paulo e encontrar-se com o papa Francisco. A visita, prevista no Código de Direito Canônico, é feita de cinco em cinco anos, todos os bispos do mundo católico, divididos por países ou regionais. Nos dez dias em que estarão em Roma, todos os bispos do Paraná também visitarão os vários dicastérios do Vaticano, que são os departamentos de ajuda ao Papa. O arcebispo de Londrina, dom Geremias, presidente do regional Sul 2 (Igreja do Paraná), da CNBB, fará um discurso ao papa Francisco em nome dos bispos paranaenses.

***

Apesar de ser prevista no Código de Direito Canônico, a cada cinco anos, a última visita ad limina dos bispos do Estado foi há quase 10 anos, de 3 a 13 de 2010, no pontificado do papa Bento XVI. A troca de pontífices em 2013 colaborou para que esse intervalo de tempo entre as visitas fosse maior. Por isso, para os dez dias dos 22 bispos do Paraná que vão a Roma, inclusive para dom Geremias, será a primeira visita ad limina.

Na terceira geração

A rede de supermercados Musamar já está com a 3ª geração assumindo responsabilidades dentro da empresa.Fundada nos anos 1970 pelo então presidente da rede, Tadashi Obara, a governança coorporativa e o planejamento sucessório são focos da empresa atualmente. Hoje, além da esposa do fundador, a matriarca Regina Obara, três de seus filhos atuam na rede e agora a 3ª geração começa a integrar o quadro empresarial. É o caso de Thaise Ayumi Obara (foto), bacharel em administração pela UniFil. Muito alegre e comunicativa, a jovem administradora é uma expert em vinhos.

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

Londrina tem mais de 30 mil chácaras

Quase não acreditei quando o vice-prefeito João Mendonça disse a Marcelo Militão, durante entrevista ao programa Militão & Militão, pela rede CNT, que Londrina tem 30 mil chácaras ou até mais. Se contá-las em todo o município, poderá haver mais. Falei com João Mendonça a respeito e ele confirmou o fato, bem como informou que só entre as Três Bocas e o Limoeiro há mais de 5 mil delas. Segundo ele, mais de 10 mil estão em situação irregular, sem documentação definitiva, sem água e luz e etc. Como é preciso que tais situações sejam regularizadas, há projeto em debate na Câmara Municipal em que poderá ser aprovado um IPTU especial, para que as propriedades deixem de recolher o ITR e passem para o imposto municipal, que ajudaria Londrina a fazer muitas obras. João Mendonça, atual vice-prefeito afirmou que é pré-candidato à Câmara Municipal, e pretende ajudar como puder a resolver todas as situações das chácaras, junto a seus proprietários e prefeitura municipal, seja quem for o próximo em 2021. Está certo o João.

***

Happy hour dos mais movimentados aconteceu ontem na AABB. Durante o Carnaval, happy hour na sexta-feira e quadras e piscinas abertas todos os dias do reinado de Momo.

***

Sábado será dia de você poder saborear aquela feijoada no Empório Araçá, como chef Ernesto Diez, no comando de sua elogiada cozinha. A avenida Santa Dumont ficará mais movimentada ainda.

Procedimento robótico

Os médicos urologistas Horácio Alvarenga Moreira e Ricardo Brandina realizaram, dias atrás, a primeira cisctectomia robótica de Londrina . A cirurgia é indicada para o tratamento do câncer de bexiga. O procedimento foi realizado em um homem, no Hospital do Coração. Na foto, o doutor Horácio Alvarenga Moreira operando os controles do robô .

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

***

Casais londrinenses marcando encontro para hoje, na feijoada do Bella Itália, o restaurante do Bristol Hotel. Que estará funcionando normalmente no sábado de Carnaval também.

***

O destacado advogado e escritor Almir Sudan estará hoje na degustação de assados da casa de carnes de Milton Furuta, no Mercado Municipal do Shangri-lá.

***

Ladrões entraram em uma pequena escola da rua Mato Grosso. Ontem, a PM dava uma “batida” na região, inclusive em uma residência que está fechada há anos, na JK, em cujo terreno teriam sido deixados alguns dos objetos roubados. Ali residiram as famílias do médico Raul Lessa e depois do cafeicultor Paulo Carneiro Ribeiro, ambos de saudosa memória.

***

Paulo Carneiro Ribeiro foi casado com A bela Andréa Vasconcelos Ribeiro, que foi eleita a Rainha do Café do Brasil, em concurso que movimentou candidatas de vários estados cafeeiros. Entre as concorrentes estava a então jovem Elke Maravilha, que ficou hospedada na casa de Maria e Aristeu de Souza Mello, destacados anfitriões da cidade. Bons tempos da Londrina Social.

Imersão para dentistas

O protético José Carlos Romanini e o renomado professor doutor Sidney Kina, de expressão mundial, realizaram curso de imersão para dentistas estrangeiros em Maringá, no mês de janeiro. O curso faz parte de uma intensa agenda de eventos pelo Brasil e outros países que os dois deverão cumprir em 2020.

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: Divulgação

Não é normal criança morrer de enfarte por causa de susto

A notícia que ouvimos é que um menino de 7 anos morreu de enfarte fulminante, porque, segundo seus familiares em São Paulo, levou um grande susto com o temporal que derrubou a casa vizinha, com os raios que caíram e trovões assustadores (sic). Fomos ouvir o professor Francisco Gregori Jr., famoso cirurgião do coração, sobre o fato ocorrido e ele nos disse que isso é fato raro, mas que o garoto não deve ter sofrido enfarte e sim uma taquicardia seguida de arritmia estressante. A pressão subiu e isso deve ter sido fatal para ele. Segundo o doutor Gregori, não foi morte súbita, mas deve ter sido causada pela hipotrofia do miocárdio. No adulto sim, a hipertrofia faz o músculo espesso do coração aumentar e causa a anomalia de coronária. Mas enfarte do miocárdio em criança devem ser casos raros e eu mesmo nunca vi, afirmou. Mas pediu: chamem rapidamente um socorro que tenha condições técnicas de tentar salvar a pessoa.

O também renomado cardiologista doutor Cláudio Fuganti afirmou que este menino que morreu, de susto, deveria já ter problemas oriundos de doenças genéticas e o quadro de estresse, causado pela situação em que se viu, levou-o à parada cardíaca. O que ficou parecendo morte súbita. Mas quando o estresse é grande a adrenalina aumenta e o fio de músculo do coração pode ser um curto-circuito, torna-se elétrico e há verdadeiro disparo no coração. Criança não tem enfarte, porque não tem gordura no coração. Nos casos de arritmia elétrica é preciso – aqui em Londrina – chamar o Samu, pois é preciso um socorro que tenha desfibrilador. E isso em dez minutos, para que a criança não perca o cérebro, que morre 10% a cada minuto que esteja parado o coração. Cerca de 30% de meninos e meninas podem ter este problema no coração, que pode causar um disparo no órgão. (Qualquer erro técnico na matéria, feita pelo telefone com os dois atenciosos médicos do coração, que eu possa ter cometido, por favor, me informem a respeito).

Bate-papo no Vaticano

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: iStock

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava chegando ao Vaticano e um dos assessores do papa Francisco quando viu, correu para avisar o Santo Padre e foi logo dizendo-lhe: mande guardar todo o vinho, que o homem é chegado e pode faltar o vinho especial para a missa de amanhã. Mas um outro assessor, que escutou o assunto, pediu o contrário: não, Santidade, traga mais vinho, se ele gostar, via acabar confessando tudo. É bem capaz de surpreendê-lo.

Quando o jornal Corriere della Sera, órgão oficial do vaticano, entrevistou Lula e perguntou ao ex-presidente do Brasil o que acha do papa, ouviu como resposta: “Garoto bom tá ali, se ele fosse brasileiro seria corintiano e tomaria umas Brahmas comigo lá na sede do sindicato em São Bernardo...”

Marchinhas proibidas no Carnaval brasileiro

Imagem ilustrativa da imagem A festa dos formandos em EaD
| Foto: iStock

“Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!” O país inteiro cantava, mas agora, com os cariocas tomando água com detergente, com toda a sujeira encontrada (e mostrada pelas televisões) nos afluentes do Rio Guandu, usada por todas as famílias e habitantes do estado fluminense, estão cantando que “a cidade era maravilhosa”. Mas nem os piores governos que judiam do povo não conseguem acabar com a alegria dos carnavalescos do Rio de Janeiro, comentou uma hors concours observadora e foliã carioca. Que fez uma relação de marchinhas carnavalescas saudosas, mas que estão praticamente proibidas do povo cantar, para não ferir o atual politicamente correto. Veja os motivos para não cantar neste Carnaval 2020: Me dá um dinheiro aí (será assalto); O teu cabelo não nega (será racismo); Cabeleira do Zezé (homofobia); Você pensa que cachaça é agua (ofenderá os alcoólicos anônimos); Bandeira branca (cuidado com o tráfico); Máscara negra (black blocks ou coisa de bandido); Vou beijar-te agora (assédio); Você tem que dar seu coração (crime passional); Maria Sapatão (apologia gay feliciana); Índio quer apito, se não der pau cai comer (é extorsão); Cidade Maravilhosa (calúnia); A pipa do vovô não sobe mais (bullying com os idosos como eu e coleguinhas do tempo que passou na janela...)

***

Vallentine’s Day, comemorado ontem nos Estados Unidos. O Dia dos Namorados movimentou as floriculturas de muitas cidades. Em Nova York e Los Angeles acabaram com os estoques de bonitas e mais caras flores. “Flores para a mais bela flor”, foi um das dedicatórias mais enviadas pelos namorados.

***

O Carnaval de São Paulo, com mais blocos e escolas de sambas, e mais dinheiro, ficará muito forte nesse 2020. Inclusive com a contratação de alguns carnavalescos do Rio de Janeiro.

812 mil presos

O Brasil tem atualmente 812 mil presos. É o terceiro maior número de detentos do mundo. Perdem para os Estados Unidos, o primeiro colocado; e para a China, o segundo colocado. Estudiosos de estatística dizem que em 2025 o Brasil chegará a 1 milhão e 500 mil presos.

***

Agora os presos de cadeias do Mato Grosso do Sul estão pedindo xampu e água quente para tomar banho. Fizeram uma petição ao Ministério Público a respeito. Na petição, os advogados disseram que “banho frio é tortura e fere os direitos humanos”. O leitor o que acha?

***


Roubaram a Mercedes 2019, um belo automóvel, que é do jogador Daniel Alves, do São Paulo. O veículo estava em estacionamento particular.