O trabalho do profissional do Londrina Golf Club Edione Nogueira e equipe (Adauto, Fabio e Igor), iniciado em 2019/2020, já está rendendo frutos. As manhãs de domingo no campo das cerejeiras estão repletas de novos adeptos. São crianças e pais que alegremente iniciam atividades na escolinha. Os golfistas juvenis da Train e Elite Phase começam a ganhar destaque em outros campos. Recentemente, Ricardo Tagliari Queirolo sagrou-se campeão do Brasil Kids Golf, etapa do Lago Azul Golfe Clube. As duas Anas também se destacaram: Ana Helena Cunha ficou em 4º lugar no Aberto Cidade de Curitiba no Graciosa Country Clube e foi campeã da categoria juvenil. Ana Fabia Matsuzaki (11 anos), foi vice-campeã do 274º Torneio Interno no Londrina Golf Club na modalidade stableford, em abril. João Oliveira Vianna também foi campeão juvenil do Aberto Paranaense do Royal Golf Residence. “Convidamos toda comunidade de Londrina e região para conhecer esse esporte olímpico apaixonante, o golfe, aos domingos no LGC, a partir das 9 h. Traga sua família!”, convidam os treinadores. Na foto, a equipe da escolinha, os jovens golfistas e familiares.

Imagem ilustrativa da imagem A escolinha do Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

NO MEMORIAL JK HÁ TRABALHOS DE ELIFAS, ARTISTA DE ROLÂNDIA

Brasília, a “capital da esperança”, foi construída pelo presidente Juscelino Kubitschek, que a inaugurou em 1960. JK esperou 3 anos e 5 meses para o término das obras. No memorial em homenagem a ele, na capital da República, há vários trabalhos do artista plástico Elifas Andreatto, natural de Rolândia, que faleceu recentemente em São Paulo. Era grande amigo do Odair Chiqueto, que tem o número do jornal Correio Braziliense. Que destacou o discurso de JK em sua manchete. Sempre citando Deus em primeiro lugar. Quanto menino pobre, Juscelino contou que usou sapatos pela primeira vez quando tinha 12 anos. Na juventude trabalhou como telegrafista. Formou-se em medicina. O incrível ocorreu o homem que teve a ideia e construiu Brasília: "Foi proibido de visitar ou andar pelas ruas de Brasília”, pelo governo após 1964. Hoje, seus restos mortais estão em seu memorial que é muito visitado.

Certo dia, dona Sarah Kubitscheck me escreveu, de próprio punho, uma carta, agradecendo o que escrevi sobre seu marido, o "pé de valsa” JK, que adorava dançar com ela quando iam a baile, a festas.

A TARDE EM QUE NELSON GONÇALVES EMOCIONOU ESTUDANTES DE LONDRINA

Já era um dos cinco mais solicitados cantores do Brasil para apresentações pelo país, quando veio a Londrina, em 1957, para show na cidade no sábado à noite, e como ficou aqui no domingo, foi levado para a tarde dançante promovida todos os domingos pela União Londrinense de Estudantes – a ULE dos bons tempos, presidida por Lincoln Tacques Araújo, integrante do grupo “Grão de Amido”. Na animação das danças, a música da saudosa Orquestra do maestro Gervásio. Quando Nelson chegou já se identificou com o ótimo som da orquestra, muito boa. Não deu outra: pediu para cantar e animar ainda mais o evento dos estudantes, a maioria de segundo grau, sócios da entidade e convidados. Nelson cantou e pediu para o pessoal continuar dançando. Apelidado de “Metralha”, porque gaguejava um pouco ao falar, foi um dos cinco maiores cantores do Brasil. Na juventude, foi pugilista em São Paulo, mas decidiu ganhar a vida como cantor. Nelson Gonçalves teve 10 filhos adotivos e três filhos naturais. Morreu no dia 19 de abril de 1998. Ao cantar “Hoje quem paga sou eu”, dizia “faço parte dessa estranha confraria do vermute, do conhaque e do traçado...” (composição de Adelino Moreira, seu grande amigo). É isso, recordar é viver. Boemia após a pandemia, muita gente estará “e regresso”...

Manhãs e noites fresquinhas

Elas impulsionam uma das estações mais elegantes do ano, o outono. Quando as composições de peças começam a aparecer com mais naturalidade, trazendo um toque charmoso à moda(foto). Nesta vibe de beleza e do friozinho é que as mais de cem lojas do Armazém da Moda lançam a nova coleção, com cores, formas e aquele conforto de sempre. “Vale conferir!”, acrescenta o staff.

Imagem ilustrativa da imagem A escolinha do Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

HOMENAGEM EM ROLÂNDIA

A sempre dinâmica e inteligente Maria Luiza Muller, de Rolândia, presidente da “SÓAME”, uma entidade que cuida há 20 anos de crianças necessitadas de ajuda, será homenageada pelo presidente da Câmara Municipal rolandense, Reginaldo da Silva, na sessão de segunda-feira, que começará às 18 horas.

O PRIMEIRO RADIALISTA COM QUEM CONVERSEI

FLÁVIO ARAÚJO, que surgiu no rádio esportivo em Presidente Prudente, narrou a luta de boxe entre Eder Jofre e o japonês Harada. Eder, são paulino, foi o Pelé do boxe nacional. Flávio Araújo foi o substituto de Fiori Luis nos principais jogos transmitidos pela Bandeirantes. Conheci Flávio Araújo quando eu tinha 13 anos, em Santo Anastácio, quando ele foi transmitir, pela Rádio PR 5, Difusora de Presidente Prudente, a inauguração de uma filial de conhecida loja de roupas. Me perguntou se eu tentaria ser radialista quando crescesse mais. Disse que sim, embora fosse meio gago...E riu e afirmou: isso não será problema... Hoje em dia, Flávio mora com a família em Poços de Caldas, Minas Gerais. Era primo de Mercedes Araújo, filha do dono da fábrica de guaraná, que era das moças mais bonitas entre as anastacianas.

POR DONA HELENA

MISSA de sétimo dia em intenção de dona Helena Neme Fernandes Ruiz será na segunda-feira, dia 25, às 18h30, na Paróquia Imaculada Conceição, à rua Belo Horizonte, 795, em Londrina, onde seus filhos Edson, Lenita e Lucita e seu irmão Luís Roberto Neme receberão os amigos. Dona era uma das damas da cidade.

Título de Cidadão Honorário do Paraná a Carlos Alberto Garcia

Maior ídolo da torcida, pessoa do bem, pé-vermelho de coração e apaixonado pela cidade. O inesquecível camisa 8 Carlos Alberto Garcia, que marcou gols decisivos para o Tubarão, merecidamente vai receber do deputado estadual Tercilio Turini o título de Cidadão Honorário do Paraná. A Assembleia Legislativa realiza sessão solene em Londrina na próxima sexta-feira (dia 29), às 19 horas, no auditório do Iapar. "O Garcia é um amigo de muitos anos, acompanhei a trajetória vitoriosa no futebol, fui vereador com ele, admiro a humildade, o caráter, o carisma e a maneira carinhosa de acolher as pessoas. O seu amor pelo nosso Tubarão, por Londrina e por nossa gente deve ser reconhecido", afirma Turini, autor da lei estadual em parceria com o deputado Luiz Cláudio Romanelli. "É um exemplo de grande jogador, pai de família, empresário e liderança. Está sempre à disposição de todos. É o eterno Bem Amado dos torcedores londrinenses", acrescenta o deputado. Garcia nasceu em Flórida Paulista, veio em 1970 jogar no LEC. Em Londrina tem filhos e netos. "Fico muito feliz com a homenagem e convido todo mundo para prestigiar", diz Garcia.

Imagem ilustrativa da imagem A escolinha do Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

ILUMINEM MAIS AS RUAS E AVENIDAS

OU estou enxergando mal ou a cidade está escurecendo logo após as 18 horas, pois o outono está mais próximo do inverno. Ruas escuras favorecem a ação de assaltantes, de bandidos em geral. Hora de o município mandar ligar a iluminação mais cedo, pedem também outras pessoas.

ALMOÇO COM AMIGOS E O SUCESSO NO LEILÃO VIRTUAL

Tito Turquino e Alexandre Turquino receberam seus amigos, na sede da leiloeira local, de Paulo Hôrto, para que acompanhassem o leilão virtual que movimentou muitos criadores de gado de qualidade. Um sucesso. Agradeço pelo convite e mais sucesso ainda a essa dupla que trabalha muito pela pecuária de corte do Brasil.

Neto de dois ótimos amigos

Eduardo Macedo Alves Pereira acontecendo em reunião social da família. É o filho caçula de Neuzinha e Justino Alves Pereira Júnior. E neto dos saudosos médicos Sidney Macedo e Justino Alves Pereira.

Imagem ilustrativa da imagem A escolinha do Londrina Golf Club
| Foto: Divulgação

ANIVERSÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA AREÓPAGO

A loja maçônica Areópago Londrina vai comemorar 25 anos de fundação com um grande baile no buffet Atlântico, dia 14 de maio. Areópago, loja do GOB, é uma das mais ativas de Londrina em ações sociais e filantrópicas. Recentemente colaborou com a doação de chocolates para a Páscoa dos alunos das escolas municipais Dr. Cláudio de Almeida e Silva e Prof. José Gasparini. Também está empenhada nas vendas da PAELLA MINEIRA, evento que reúne as 3 potências maçônicas da cidade e será realizado no dia 15 de maio, no Vale das Acácias. Todo lucro destinado ao Hospital do Câncer de Londrina

EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO CEDDO

Última semana para a visitação presencial do "COLETIVO: BFF 12 MULHERES". Nesta exposição, o artista Christian Steagall-Condé convocou doze belas londrinenses especialmente para atuarem como modelos para a execução dos doze portraits pessoais - mulheres com idades dos 30 aos 50 anos. Todos podem conferir no Espaço Cultural CEDDO, na rua Pernambuco, 725 ou no Instagram do arquiteto em @steagallconde.

Com executivos da CSG International

O prestígio da UniFil como formadora de talentos em Tecnologia da Informação mais uma vez é reconhecido com a presença de executivos da CSG International. Eles vieram dos Estados Unidos para ampliar ações conjuntas na capacitação e efetivação de profissionais. A multinacional atua em dezenas de países e tem sedes em São Paulo e Londrina. “Temos planos de crescer e sabemos que aqui é um celeiro de pessoas qualificadas", afirmou o diretor de Recursos Humanos para América Latina e América Central, Miguel Bernal. Um dos exemplos é Vinícius Menck, graduado na UniFil e hoje líder de projetos com clientes globais. A diretora chefe de RH e gestão de local de trabalho da CSG, Patricia Elias, ratificou a parceria em termo de cooperação com o reitor Eleazar Ferreira. "É bom para todos, formamos profissionais altamente qualificados para um mercado que demanda por talento e competência ", declarou.

Miguel Bernal (CSG), Vinicius Menck e Carlos Roberto (formados pela UniFil e líderes na companhia), reitor Eleazar Ferreira, Patricia Elias (CSG) e Eduardo de Oliveira (formado na Faculdade e desenvolver na multinacional)
Miguel Bernal (CSG), Vinicius Menck e Carlos Roberto (formados pela UniFil e líderes na companhia), reitor Eleazar Ferreira, Patricia Elias (CSG) e Eduardo de Oliveira (formado na Faculdade e desenvolver na multinacional) | Foto: Divulgação
Humberto Correia (CSG), pró-reitor Lupercio Luppi e professor Sergio Tanaka
Humberto Correia (CSG), pró-reitor Lupercio Luppi e professor Sergio Tanaka | Foto: Divulgação

Dia de São Jorge

Hoje dia 23, é um dos maiores feriados no Rio de Janeiro, porque é a data de São Jorge, o santo guerreiro, dos mais festejados pelos cariocas. São Jorge é padroeiro da Inglaterra, do povo da Rússia, e do Corinthians Paulista, que hoje enfrenta o Palmeiras. Um santo místico, que é o Ogum no candomblé.

***

Tiago Leifert está transmitindo jogos da Copa do Brasil pela televisão, através da Amazon.

Desejam comprar o Chelsea

Serena Willians e Lewis Hamilton, campeã de tênis e campeão de fórmula um, se unem para tentar comprar o time do Chelsea, que pertence a um bilionário, amigo de Putin, que está proibido de entrar no Reino Unido...

A Rainha Elizabeth aos 96

Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, está comemorando 96 anos de idade e 70 no trono. Parece que gosta muto de ser Rainha, pois há anos poderia ter renunciado e colocado como rei o príncipe Charles ou seu neto Willians, que é o preferido dela. Mas ela apenas “tolera” a nora e não a quer no topo da realeza britânica. Perguntado a respeito, Charles negou que teria dito a um jornalista amigo, que a mãe "tem uma saúde irritante...”

***

Me perguntaram pelo telefone: quantas fábricas populares de guaraná Londrina já teve? Resposta: acredito que tenha sido três, isso de fevereiro de 1956 em diante, quando aqui cheguei. Antes, não sei.

****

.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1