A Covid e a fadiga crônica, a cantora e o padre Silva!

= Os efeitos da Covid no cérebro humano, no entender de médicos que estudam a respeito, são o assunto que está na capa da revista Super Interessante e que afirma na chamada: "A Covid causa perda de memória, problemas de concentração e as enigmáticas síndromes da fadiga crônica", que pode ter origem neurológica. Um a cada cinco infectados apresenta tais sintomas durante meses. A síndrome da fadiga crônica, porém, já é conhecida há anos. Não foi o coronavírus que trouxe. Ela espera por uma cura milagrosa há muito tempo. Tempo até de muita gente de mais idade lembrar-se do samba-canção que Nora Ney cantava, nos anos 50, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro: "Sinto cansaço da vida, cansaço de mim, velhice chegando e eu chegando ao fim...". Na missa, em sua pregação, padre Silva dava sua receita para ela e qualquer outra pessoa sair da "fossa", da tristeza e recomendava que as moças, senhoras e senhores cantassem: "Outra coisa eu não quero senão só que viva Jesus em meu coração...". No consultório da mesma cidade, o médico de família receitava, para combater a fadiga crônica, o até hoje lembrado Pharmaton! Democraticamente, cada um com sua opinião e vida. Aqui em Londrina o craque em pneumonite é o otorrino Murilo Carvalho. Hoje à noite (28), ele estará entre os entrevistados do programa Militão & Militão, pela CNT.

Imagem ilustrativa da imagem A Covid e a fadiga crônica, a cantora e o padre Silva!
| Foto: Cristiano Nakajima/Divulgação

A PROTEÇÃO DE DADOS

Meiriele Rezende (foto), advogada especialista em Direito Digital, vem ampliando horizontes com a necessidade das empresas se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Depois de estudar a fundo este mercado e entender as necessidades do mundo tecnológico e digital, Meiriele traz os seus 15 anos de experiência no mercado para empresas de marketing digital, profissionais liberais e pequenas e médias empresas. O foco é assessorar juridicamente os negócios no ambiente digital.

****

Imagem ilustrativa da imagem A Covid e a fadiga crônica, a cantora e o padre Silva!
| Foto: Divulgação

Alvorada do Sul e a piscicultura

+ O Paraná lidera a produção nacional de tilápias e o frigorífico inaugurado na semana passada em Alvorada do Sul certamente vai motivar produtores rurais e empresários de toda região a optar pela piscicultura, diversificando os negócios na Bacia Capivara. “Com apoio do governo do Estado e investimentos da iniciativa privada, sempre atenta às novas oportunidades no agronegócio, certamente o Paraná vai ampliar a criação e comercialização de tilápias. É um peixe muito saboroso, com inúmeras possibilidades de preparo, que agrada ao gosto dos brasileiros e conquista mercado em outros países”, declarou o deputado estadual Tercilio Turini, na foto ao lado do governador Ratinho Junior e dos prefeitos Gerson Marcato (Jaguapitã) e Marcos Pinduca Voltarelli (Alvorada do Sul). O frigorífico será administrado pela cooperativa Cocari.

****

Fiuk e Gil cumpriram o que prometeram aos colegas de BBB-21 se voltassem do paredão, no domingo (25): pularam na piscina, peladinhos. Ainda mais: trocaram selinhos...

== Os dois desafiaram Camilla e Pocah a fazerem o mesmo se Arthur for eliminado e elas voltarem do paredão: pular na água, sem biquíni... Juliette teria dito aos dois: "em matéria de bumbum eu sou mais eu...".

+Entendidos explicaram por que Viih Tube, a loirinha de Sorocaba, foi eliminada do BBB: ela cuidou apenas de se articular "para dentro", isto é, ela se esqueceu de que o público também joga, e como! Dá palpite entre os seus etc. Conclusão: ela foi embora.

****

Domingo último em Londrina

== O domingo à tarde esteve tão quieto em Londrina que para aqueles que passaram pela região do Lago Igapó até dava para ouvir o barulho do mato crescendo...

=Falando ainda em grama e mato, as estradas asfaltadas que levam aos Royal Forrest, Tennis e Park e outros condomínios dessa região estão com o mato já quase passando pelas pistas. O problema dele já foi detectado: a secretaria que cuida do setor precisa tomar providências.

****

Síndrome de Henry

++ O que eu imaginava que poderia acontecer em algumas cidades do Brasil parece que já ocorreu em Londrina. Por causa do assassinato do menino Henry, no Rio de Janeiro, onde os acusados são o padastro e a mãe, já está surgindo no país a "síndrome" batizada com o nome do garoto carioca. Outro dia, em hospital aqui da cidade, um casal levou o primeiro filho, de poucos meses, que na hora da mãe trocá-lo, caiu, e o levaram correndo para ser examinado no hospital.. Quando viram, chegaram policiais, cinegrafistas e até representantes do conselho tutelar. Os pais levaram um grande susto e tiveram que responder a várias perguntas. ++

****

Facilitando a vida

Ênio Sehn passou uns dias em sua propriedade rural, na região central do Paraná, e chegou com uma nova proposta para o restaurante Dá Licença: oferecer alimentos preparados e congelados, especialmente para as pessoas levarem com maior facilidade e total segurança. Algumas marmitas também já estarão prontas e congeladas, de acordo com sugestões de sua clientela.

****

Convite do I Bravissimi

+ Encontros com Dante Alighieri, com aulas gravadas e interação com o professor Rafael Sozzi, até 31 de dezembro deste 2021 em comemoração aos 700 anos do SOMMO POETA! Inscrições pelo site ibravissimilondrina.org e informações pelo whatsapp (43) 99957-7031.

****

A marchinha de Blackout

++ Zulu, do BBB 2004, está selecionado para participar de No Limite, nova atração da Rede Globo. Entre as provas, comer olho de cabra sempre está nas tarefas. Lembrei-me da marchinha de Carnaval, gravada pelo saudoso cantor Blackout, que dizia: - "O Rei Zulu, o Rei Zulu, não paga casa, nem comida e anda nu; pode não ter dinheiro pra gastar, mas tem mulher pra chuchu!".

****

TOMATES: me disseram que o Brasil produz pelo menos 10 tipos de tomates. De boa qualidade. Já o mundo todo produz cerca de 500 tipos diferentes. O curioso é que o tomate é originário daqui mesmo do Brasil e de dois ou três países da América do Sul. Quando o tomate chegou à Itália, os napolitanos já o chamaram de Pomo d'oro. E assim ficou nos cardápios dos restaurantes europeus.

****

A charmosa jovem atriz Larissa Manoela, de 20 anos, da Globo, em foto na Veja, diz que o seu nariz tão elogiado é natural dela mesmo. Não foi submetida a qualquer tratamento médico. Invejosas de plantão que fiquem sabendo disso, sempre lembra a garota.