Isnard Cordeiro completou dia 24 de março 80 anos de idade. Dos quais, 61 como jornalista sendo 42 anos na Folha de Londrina, onde foi editor de esportes por 25 anos. Foi correspondente da revista Placar (Editora Abril) no Norte do Paraná, por oito anos e também da antiga UPI (United Press International), em 1964 por ocasião do Campeonato Pan-Americano de Judô, em Londrina. Por 12 anos foi assessor da Ametur (depois FEL) e do Núcleo Esportivo da UEL, além de alguns anos do Londrina Golf Club. Com a Sociedade Esportiva Matsubara conheceu parte do Oriente Médio, como Catar (Doha), Bahrain, Emirados Árabe Unidos (Dubai, a capital Abu Dhabi, Al Aiin e Sharjah), Líbano (Beirute e Zgharta e a histórica Biblos, com passagem por Tripoli), Kuwait e Arábia Saudita (Jedah e Riad, Damman e a famosa Meca). Depois Paris e Sófia (Bulgária). No Japão conheceu Tóquio, Kioto, Yokohama, Nagóia, Osaka, Kobe, Nagasaki, Kagoshima, Chiba e Maebashi. Com o União Bandeirante, foi por duas vezes nos Estados Unidos (Dallas, Atlanta e Nova York), mais Monterrey, no México. Teve ainda a oportunidade de, nesses 80 anos, trabalhar na TV Tarobá (programa Terceira Onda) e editor de jornalismo. Casado há 53 anos com Neila Paiva Cordeiro, três filhos, sete netos e uma bisneta cursando medicina em Marília.

Os filhos Carla, Claudia e Robson com Neila e Isnard
Os filhos Carla, Claudia e Robson com Neila e Isnard | Foto: Divulgação
Isnard, a esposa Neila com pastor Carlos e esposa Andrea
Isnard, a esposa Neila com pastor Carlos e esposa Andrea | Foto: Divulgação
Os netos do aniversariante:  Karina, Gustavo, Jason, Pedro e Jessyca
Os netos do aniversariante: Karina, Gustavo, Jason, Pedro e Jessyca | Foto: Divulgação

OS APÓSTOLOS DO MESTRE JESUS

Que fim de vida tiveram os 12 apóstolos de Jesus? Eis uma pergunta feita todos os anos por milhares de cristãos. Pedro, a grande maioria das pessoas sabe que ele foi o primeiro representante e coordenador de Jesus da Igreja de Jesus, perseguido pelos romanos, sofreu muito, pregava os ensinamentos de Jesus, vivia escondido e acabou sendo crucificado em Roma. A pedido dele, de cabeça para baixo! Todos os demais apóstolos foram perseguidos em seus trabalhos de levar a palavra do Mestre aos demais homens, onde quer que fossem. Tiago, por exemplo, teria sido sepultado na Espanha, mas há dúvidas a respeito. O famoso Caminho de Compostella foi percorrido pelo londrinense Sinézio Prestes Sobrinho, ex-juiz do Trabalho, e pelo padre Manoel Joaquim, que devem sabe muito mais a respeito de Tiago e sua jornada. Já escreveram livros sobre a trajetória deles em San Tiago de Compostella. Tem mais: havia dois tiagos, o maior e o menor, como os chamavam Jesus. Qual deles acabou em Compostella, na Espanha?

***

E sobre os demais nada posso acrescentar, pois quase nada sei. A não ser que Judas (que tinha Tomé como parceiro para as pregações que deveriam fazer) enforcou-se, porque traiu Jesus, a quem tanto admirava. Os 30 dinheiros que recebeu dos chefões do Sinédrio, da Judéia, falaram mais alto para ele, apesar de tudo que teve a

Semana Santa em Londrina

Com a esposa Fernanda Miguita e o filho Maximilian, o deputado federal, por São Paulo, o príncipe parlamentarista Luiz Philippe de Orleans e Bragança, veio a Londrina, para passar dias da Semana Santa e a Páscoa, na casa dos sogros, a médica Kesae e o médico Luís Carlos Miguita, no Royal Golf Residence. Na foto, o cardiologista doutor Miguita com o genro, o príncipe e deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, em Portugal. Na ocasião, o príncipe recebeu honrosa homenagem do rei de Portugal, em cerimônia histórica e saudosista para o deputado paulistano, que é adepto do parlamentarismo, como forma de governo para o Brasil. O livro que escreveu e lançou em Londrina, cujo título é “Por que o Brasil é um país atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI?”, continua à disposição dos interessados em livrarias de São Paulo, de Londrina e em todo o país. Aqui na cidade, o deputado Luiz Phillipe de Orleans e Bragança participou de várias lives, sempre debatendo os problemas politico-sócio-econômicos brasileiros.

Imagem ilustrativa da imagem 80 anos de vida e 61 como jornalista
| Foto: Divulgação

professor de Direito Romano, exatamente Dom Geraldo Fernandes, primeiro bispo e arcebispo que é nome de avenida em Londrina, e que está sepultado na Catedral da cidade.

A COLEÇÃO DE INVERNO

Com o inverno chegando, as roupas para a estação do frio chegam junto, para cuidar da saúde e da elegância das pessoas, e no caso dos rapazes e homens adultos e mais idosos, como a completa e variada coleção que a Sinézio Magazine apresenta desde já para a clientela londrinense e norte-paranaense. São as elegantes e apropriadas jaquetas da Pierre Cardin e da Osohi, Aramis e Levi´s para enfrentar tranquilamente o inverno, me disseram os anfitriões Solange Pieroli e Roberto Pagliarini.

O QUARTO DE MILHA

O presidente Jair Bolsonaro montou no cavalo Spark, de propriedade do londrinense Luís Messas, para dar volta pelo Parque Ney Braga, sob aplausos do público presente à ExpoLondrina, quando aqui esteve na sexta feira última. Luís Messas (do grupo Galpão Nelore) é criador da famosa raça quarto-de-milha.

ASSADOS E DEGUSTAÇÃO

Para atender a várias solicitações, o chef Milton Furuta, da casa de carnes do Mercado Sangri-lá, apresentará neste sábado de Aleluia e domingo de Páscoa os seus assados, com degustação, o que será ótimo para quem desejar experimentar. Entre os assados, leitoa, pernil, costela de porco, costela bovina assada, frangos à moda, frangos recheados e etc.

Bombons para a Páscoa

Patricia Ávila, diretora da escola municipal José Gasparini, com Ricardo Renno, da empresa Porter - portaria remota (foto). Patricia recebeu de Ricardo Renno uma doação de caixas de bombons para a Páscoa de todas as crianças da escola, que fica no bairro Farid Libos, zona norte de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem 80 anos de vida e 61 como jornalista
| Foto: Divulgação

grande chance de ouvir do Mestre Jesus. Até hoje “o dinheiro tenta corromper a Palavra”, já me disse, certa vez, um

DAYS INN BY WYNDHAM EM CASCAVEL

O hotel Days Inn by Wyndham Cascavel foi inaugurado recentemente e marcou a chegada da global Wyndham Hotels & Resorts à região Oeste do Paraná. Agora acaba de confirmar que será o hotel oficial do Brasa Festival 2022, um dos maiores eventos de churrasqueiros do Brasil, que movimentará em 24 de setembro deste ano mais de 5.000 pessoas. A Wyndham é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo, com mais de 9.200 empreendimentos em 95 países e seis continentes e trouxe para a região um estilo internacional de atuar na hotelaria.

****

O EMPÓRIO ARAÇÁ abrirá para almoço hoje, amanhã e também no domingo de Páscoa. Com o chef Ernesto Diez no comando da sempre elogiada cozinha.

****

NO MANECO com Jaleco, almoço hoje amanhã, a partir das 11h30m. Para almoçar no local ou pedir para entregar. Sob a direção do chef Luciano Oliveira.

****

UMA SELEÇÃO de vinhos foi colocada por Mário e Antônio Furuta como sugestão para acompanhar a bacalhoada que várias pessoas lá disseram que vão preparar para o almoço de Páscoa. O bacalhau dos países nórdicos em destaque.

Oportunidades para a região

Mesmo após ter deixado recentemente a Secretaria de Governo da Prefeitura de Londrina, Alex Canziani continua atrás de oportunidades para o desenvolvimento social e econômico de Londrina e região. Ele esteve nesta semana no Palácio Iguaçu e na Prefeitura de Curitiba, onde se encontrou com o vice-prefeito Eduardo Pimentel e com o superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis, que aparecem na foto. A proposta é prospectar projetos que tenham alcance estadual na área de geração de emprego e renda

Imagem ilustrativa da imagem 80 anos de vida e 61 como jornalista
| Foto: Divulgação

COM O BISNETO QUERIDO

A londrinense Leontina Montosa feliz da vida posando para a câmera fotográfica com o bisneto Hygino Montosa Pitelli, na recente comemoração dos 18 anos do jovem

Imagem ilustrativa da imagem 80 anos de vida e 61 como jornalista
| Foto: Divulgação

ERA O QUE FALTAVA

Muita gente diz, nos Estados Unidos, que o presidente Joe Biden não está bem no governo. Vejam a última que ocorreu com ele: enquanto falava a jornalistas sobre Putin e a invasão russa na Ucrânia, um pássaro carimbou o ombro dele, nos Jardins da Casa Branca. Uma auxiliar tirou logo o paletó de Biden, que já exalava aquele perfume indesejado...

***

O MÉDICO oftalmologista Gildo Fujii, sempre que pode, descansa de seu intenso trabalho no consultório tocando em seu piano as canções que a família gosta de ouvir.

****

O BEACH TENIS pegou mesmo em Londrina e região, como no Brasil. Os praticantes dizem que sua prática traz alegrias a todos, pois combate estresse, pois movimentam-se bastante e aumenta a amizade entre os participantes.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1