Uma vida a dois. Este é literalmente o título da vida de Sara e Abel Freitas, que completam nesta quinta (5) 60 anos de casados. Como eles dizem, este é o dia da “fundação da nossa família”. Vindos de Portugal com três filhos, hoje o casal se delicia com a companhia de 6 lindos bisnetos. Motivos não faltam para comemorar esta data. Muitas felicidades ao casal.

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

Mega da Independência e o prêmio de 150 milhões

Será de 150 milhões para quem acertar os números sorteados da Mega sena da Independência, em setembro. Aldemar Mascarenhas, o lotérico mais conhecido da cidade, já prepara seus “bolos da sorte”. Pai Oswaldo de Bela Vista será consultado sobre quais serão os números que poderão deixar londrinenses felizes. Aldemar disse-nos que terá diversos valores de “bolo” para as apostas.

Faustão estará no ar de segunda a sexta na Band

O programa de Faustão pela Rede Bandeirantes será atração diária, de segunda a sexta-feira, segundo se fala entre seus novos colegas de emissora. Isso, levando em conta os comentários sobre a movimentação que já se iniciou, nas ideias levantadas para o programa, entre produtores, e atrações analisadas. Sabe-se que Faustão deseja que suas bailarinas, do tempo da Globo, sejam aproveitadas em alguns quadros do programa. A direção da Bandeirantes não esconde que novos contratados para o programa de Fausto Silva poderão surgir, na medida da necessidade. Quando ao acordeonista Caçulinha e seu conjunto musical, nada foi dito.

Neve em Caxias do Sul

Os londrinenses Gabriela Maculan Foratinie Laerte Pelizer e os filhos curtiram a neve em Caxias do Sul, onde estão morando. Uma experiência e tanto. Saúde sempre, gente!

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

5 de agosto de 1872: nascia Oswaldo Cruz

Em um dia 5 de agosto, como hoje, nascia, no ano de 1872, o garoto que se tornou médico sanitarista famoso: Oswaldo Cruz. Que faleceu aos 44 anos, em 1917, pois sofria com nefrite aguda. Aliás, a mesma doença que matou o pai dele, o doutor Bento, que também era médico. Aos 14 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tal era sua inteligência. Oswaldo Cruz batalhou muito para criação de vacinas, uma delas para combater a varíola. Testada à força, pois a população não queria saber das vacinas e quebrou bondes e lampiões nas ruas do Rio de Janeiro. Em movimento que passou a se chamar “a revolução das vacinas”. Mas Oswaldo Cruz, que perdeu algumas batalhas, acabou ganhando a guerra, vacinando o povo e salvado vidas. Antes de morrer, Oswaldo Cruz foi prefeito de Petrópolis e traçou um plano de combate às saúvas, que estavam destruindo ruas da localidade. Ele erradicou as saúvas, acabou como problema. Foi homenageado pelo governo federal, que mandou colocar sua foto na cédula de 50 Cruzados, dinheiro que acabou sendo substituído pelo Plano Real.

Escola no Vista Bela

A Prefeitura de Londrina inaugurou nesta semana a Escola Municipal América Sabino Coimbra, nova unidade educacional do Conjunto Residencial Vista Bela, na zona norte. A escola atende os alunos do 1º ao 5º ano e da educação de jovens e adultos que estão em aulas desde 27 de julho. Ao todo, são 710 estudantes. Muitos dependiam de transporte escolar para estudar em escolas distantes. Era uma reinvindicação de moradores do Vista Bela e do Residencial Moradas de Portugal. O novo espaço tem área total de 2.312,07 m², com 10 salas de aula e áreas administrativas. Há também uma biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva, pátio para as crianças e jardim com grama e árvores. Na foto, durante o evento, Andresa Carvalho Carrion Pires, diretora auxiliar, a gerente regional Hylcéya de Jesus Ferreira Palma, a Secretária Municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e a diretora da escola Patrícia Cavalcanti Ramos Shinaide

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

CRB de Alagoas

O time do CRB de Alagoas chega hoje à noite ao Hotel Bourbon, onde ficará concentrado para o jogo de domingo com o Londrina, no Estádio do Café.

Rebeca, a porta-bandeira

Já está decidido pelo COB que a ginasta Rebeca Andrade, medalha de ouro em Tóquio, será a porta-bandeira brasileira no desfile de encerramento das Olimpíadas de Tóquio.

Em Tóquio

O londrinense Paulo Ricardo Turci (filho do amigo Paulo Turci , é árbitro internacional desde 2006 da FIVB - Federação Internacional de Volleyball, e está em Tóquio, no Japão, apitando as partidas de voleibol. Paulinho, como é conhecido, contou para o primo Evalton Turci que o coração dele torce para o Brasil ser campeão. Morando em Curitiba, atualmente, Paulinho tem participado como árbitro da FIV em vários torneios internacionais.

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

Estão aniversariando

Hoje, dia 5, Neusa Jakus Assad, Janaina Rossafa Santos e Daniel Ribeiro Silva. Amanhã, dia 6, a elegante Ligia Meneghel, Cléber Tóffoli,, ex-vereador e professor da UEL, Satoe Fujii, Sandro Castro, José Abdala, Edgar Figueiredo e Evaldo Loiola. No dia 7, aniversariam Guto Belluci, ex-vice-prefeito, Ernesto Guedes Oliveira e Amarildo Lopes, diretor da Rádio CBN em Londrina.

Comemorando

Muito estimado por amigos, colaboradores e parceiros, o gerente da TV CNT de Londrina, Celso Tertuliano, comemora aniversário nesta quinta (dia 5), em família. Celso é um dos torcedores mais fiéis do Londrina Esporte Clube e tem esperança que a equipe reencontre a boa fase. Parabéns!

Colação de grau

Profissionais qualificadas para atendimento especializado de Podologia encontram boas oportunidades para empreender e atuar em clínicas. “É uma profissão em alta, as pessoas percebem a importância de cuidar dos pés para tratamentos, higiene, estética e bem-estar. A graduação prepara para procedimentos simples e complexos, utilização de técnicas, uso de equipamentos e materiais esterilizados, além das precauções necessárias”, comenta a coordenadora do Laboratório de Podologia da UniFil EaD, Cleonice Cartolari. Na foto, o grupo que vai colar grau no dia 26 agosto: Jady de Castro, Ana Paula Pereira, Eliane Barone, Delites Gomes, Eliane Costa Vieira, Ana Carla Mendonça, Marta Ribeiro de Goes Silva, Letícia Machado, Alessandra Antunes Dias, Valdirene de Moura, Carolina Queiroz Martins Dessunti e Angela Pavezzi. A UniFil EaD mantém turmas em Londrina, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia.

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

Calopsita fugiu

Uma Calopsita amarela, com cinza no topete, fugiu de casa, na rua Robert Koch, próximo do Aeroporto de Londrina. Ela atende pelo nome de “Baby” e não “dorme sem brinquedo”. Célia Silva pede que ajudem a encontrar a calopsita. Seu telefone (wathsApp) é 991586370, e diz que a família dará recompensa a quem ajudar a encontrar “Baby”.

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos de casados
| Foto: Divulgação

***

Hackearam os celulares dos governadores Camilo Santana, Helder Barbalho e Ratinho Junior. Trabalho para a ABIN mostrar a que veio.

Com pandemia não dá

A Prova de Fórmula 1 marcada para o Japão corre o rico de não ser realizada, em virtude da pandemia que voltou a crescer na Terra do Sol Nascente.

É proibido mostrar a barriguinha em avião

Jovem norte-americana diz que se sentiu humilhada em ser obrigada a colocar casaco em cima do “top” que usava e mostrava a barriguinha...Disse que aeromoças ficam com inveja do “tanquinho” dela, mas os homens não tiram os olhos. E que vai consultar o advogado de seu pai a respeito.

Contra a taxação de fortunas

O presidente Jair Bolsonaro não esconde de ninguém que pergunte a respeito, que é contra a propalada “taxação de fortunas, sugerida há tempos pela equipe de Paulo Guedes”, que muitos pedem. E comentou: “Parece que é crime ser rico no Brasil...´´

Invasão é apropriação ‘bandida’

E Bolsonaro voltou a dizer, há dias, em Presidente Prudente, a próceres da UDR dessa cidade paulista, na presença de alguns norte-paranaenses de Porecatu e Alvorada do Sul, que “também é crime invadir terras alheias, devidamente adquiridas e documentadas”. Ressaltou ainda mais: “é uma apropriação indevida, é bandidagem”.

Frango voando alto

A carne de frango subiu 18% em seu custo, no Rio Grande do Sul, e 19% em São Paulo. Milho e soja mais caros, os motivos alegados pelos avicultores.

A mais difícil

O salto com vara é a prova mais difícil da disputa de Atletismo dos Jogos Olímpicos ou de qualquer outro torneio dessa área. Exige muita precisão. O movimento total para o salto com vara é de impressionar qualquer ser humano. O brasileiro, medalha de ouro na Olimpíada do Rio, ficou agora em terceiro em Tóquio, competindo com outros dois ases do salto com vara. Em Londrina há três cursos de Educação Física que lecionam a matéria Atletismo e o salto com vara deve estar incluído programas de aulas.

***

Grupo norte-americano estaria interessado em concorrer à privatização dos Correios do Brasil, segundo o pessoal que cobre Wall Street.

***

O primeiro “disc jockey” (DJ) do Brasil foi Osvaldo Pereira, nascido na cidade mineira de Muzambinho e homenageado naquela localidade.

***

Sábado as seleções de futebol do Brasil e da Espanha decidem o futebol das Olimpíadas. Branco, o supervisor da equipe brasileira, disse que depois que “passamos pelo difícil adversário que foi o Japão, nossas chances de medalha de ouro diante dos espanhóis são maiores.”

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1