Prestes a completar 57 anos de sacerdócio, Monsenhor Bernard Gafá segue no coração e na memória de londrinenses pela dedicação à comunidade. Nascido em Malta, sua história com Londrina começou em 1958, quando o então arcebispo Dom Geraldo Fernandes passou pelo seminário onde o jovem Bernard estudava e convidou os seminaristas para ajudá-lo na recém-criada diocese no Norte do Paraná. Com o espírito missionário, Gafá ficou encantado com o convite e se mudou para Londrina assim que terminou os estudos, aos 21 anos. Desde então, tem se dedicado a inspirar e orientar gerações de londrinenses no caminho da fé católica. Na foto, tirada há exatos 50 anos, Monsenhor Bernard Gafá realiza o batizado de Gilberto Ramos, que recebeu como padrinhos os tios Ézaro e Noêmia Fabian.

Imagem ilustrativa da imagem 57 anos de sacerdócio de  monsenhor Bernard Gafá
| Foto: Divulgação

SEMANA DA MULHER NO SESCAP-LDR

O SESCAP-LDR, em homenagem às mulheres, realiza nesta quinta (dia 10), um coquetel especial para as associadas da entidade. Na ocasião, as convidadas serão recepcionadas ainda pela personal organizer Cereja Matsubara, com a palestra “Organizar é diferente de arrumar! No escritório e em casa, dicas que vão fazer você ganhar tempo”. O evento será um momento de celebração e confraternização para as homenageadas.

OSCAR ALVES ANIVERSARIANDO

Comemora aniversário nesta quinta-feira (dia 10), o segundo reitor da Universidade Estadual de Londrina, e que fez muito por ela. Muito estimado na cidade e no estado, Oscar é médico, foi secretário estadual de Saúde, trabalhou muito para a criação do Hospital Universitário de Londrina e foi deputado federal. Atualmente, é um dos membros do Conselho Estadual de Educação, que já presidiu. Por conta do conhecimento na área da educação, recebeu muitos convites de prefeituras de todo o estado, para proferir palestras on-line durante a pandemia. Oscar Alves sempre foi leitor assíduo da FOLHA e um amigão, sempre atencioso com esta Coluna. Aquele abraço e muita saúde!

Putin tem prazer em sentir sangue na boca

TRISTE, lamentável, cruel mesmo, a detenção, em cadeias, de crianças de 4, 5, 6 anos, pelos russos. Tanto de ucranianas como de filhos de que protestaram em Moscou, contra a guerra determinada por Putin. O nazismo de Adolfo Hitler matou muitos ucranianos na 2ª guerra mundial e agora é a vez de Putin, que por ele haveria sim a 3ª. Está com seu exército e as ogivas nucleares preparadas para matar. Como disse o psiquiatra doutor Goldenberg, médico psiquiatra em São Paulo, em entrevista à TV. “Putin é um sádico, um sociopata que parece ter o prazer de sentir o sangue na boca, quando fala e o olha para a câmera de televisão. Revela sua ‘tanatofobia’,que é aquela vontade em matar e o medo de morrer e odeia ter nascido em família pobre. Por isso, mata quanto pode, lembrando seus tempos de coronel da KGB. Putin ficou rico, mas odeia a riqueza dos bilionários, que se aproveitaram das fraquezas de governos russos anteriores. Putin parece que não quer paz, enquanto puder, e vai levar o pânico a seus vizinhos e, por extensão ao mundo.

Imagem ilustrativa da imagem 57 anos de sacerdócio de  monsenhor Bernard Gafá
| Foto: Jeff - Divulgação

***

Leitor pergunta: o ex-deputado Luiz Carlos Hauly não seria muito bom candidato ao governo do Estado? Poderia ser, mas pelo carinho que tem com seus netos, Hauly está eleito pelos amigos como “o avô do ano”.

A PRIMEIRA

A primeira barraca para a ExpoLondrina 2022, começou a ser instalada no Parque Ney Braga. Também chegou o primeiro caminhão com peças do Parque Vitinho, que será grande atração também.

***

DE José Alfredo Pinha, leitor da FOLHA: “O que estraga a vida de um casal é o desejo de posse que o homem tem sobre a mulher...desde os tempos das cavernas!”

***

O ADVOGADO Antônio Carlos Vianna lembrou no programa Militão & Militão, pela TV CNT: “Durante muito tempo, a mulher só poderia abrir seu negócio, sua loja, seu escritório, se o marido autorizasse...” Fiquei pensando: sorte da Maria Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, que nasceu bem depois dessa época. A dona da Crefisa e presidente do Palmeiras também.

***

O LADO SUL de Londrina vai ganhar, brevemente, o lançamento de condomínios residenciais, próximos ao Mercado Prochet, que com isso, ganhará certamente maior movimentação.

***

NA Beira do Lago Igapó há uma ótima residência, destinada a aluguel para quem desejar promover alguma festa.

***

No Empório Gastronômico, o pastel de Belém faz sucesso, ao lado dos bolos caseiros e das massas de talharinis, inclusive as verdes.

Cerimônia no Crea com novos engenheiros civis

Em clima de comemoração, engenheiras e os engenheiros civis recém-formados pela UniFil receberam as carteiras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-Paraná) em evento no auditório do Clube Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL). São profissionais que chegam ao mercado cheios de garra e bem preparados para os desafios e as conquistas. "É uma turma que merece todas as homenagens, fico satisfeita pelo desempenho e a vontade de vencer", comenta Carolina Alvim, coordenadora dos cursos de Engenharia da UniFil.

Os novos profissionais Isabella Regina Fulan, Clara Tereza Biscalchim Gameiro, Mariana Venturini e Laura Simionato Rossi
Os novos profissionais Isabella Regina Fulan, Clara Tereza Biscalchim Gameiro, Mariana Venturini e Laura Simionato Rossi | Foto: Divulgação
Tereza Pontara da Silva, Mateus Albano da Silva Gabrielle Pereira Santos e Luana Souza Costa também  receberam as carteiras do Crea
Tereza Pontara da Silva, Mateus Albano da Silva Gabrielle Pereira Santos e Luana Souza Costa também receberam as carteiras do Crea | Foto: Divulgação
Lupercio Luppi (pró-reitor de Graduação), Helton Genare da Silva (vice-presidente do CEAL), Carolina Alvim (coordenadora de Engenharias) e Brazil Versoza (diretor de Crea).
Lupercio Luppi (pró-reitor de Graduação), Helton Genare da Silva (vice-presidente do CEAL), Carolina Alvim (coordenadora de Engenharias) e Brazil Versoza (diretor de Crea). | Foto: Divulgação

Filiação no Republicanos

Foi das mais prestigiadas a cerimônia de filiação do deputado federal Diego Garcia no partido Republicanos, recentemente em Londrina. Como se sabe, ele está no segundo mandato e é pré-candidato a reeleição. Na foto, durante a filiação, o vereador Emanoel Gomes, o deputado Diego Garcia, o Secretário Geral do Repúblicanos no Paraná e presidente da COMEC, Gilson Santos, e o presidente do diretório do partido em Londrina e região Nelson Tsukahara.

Imagem ilustrativa da imagem 57 anos de sacerdócio de  monsenhor Bernard Gafá
| Foto: Divulgação

No Dia Internacional da Mulher público feminino puniu a Picon

Dado Dolabela ganhou o reality A Fazenda, apesar de ter agredido uma ex-namorada. Fez tipo de moço bom e ganhou um milhão de reais. Foi julgado e venceu pelo que fez durante o programa. Agora, Luana Piovani comentou sobre a saída da Jade Picon: “Gente, o que o nosso povo fez com essa moça, no Dia Internacional da Mulher? Não perdoaram a juventude dela, porque com 20 anos, qualquer pessoa diz o que pensa, sem analisar muito. A maioria do público feminino que votou salvou esse Arthur, que já traiu parceira e agora posa de mocinho arrependido de muita coisa!” A cantora Anitta repetiu: “Quem deve ganhar o BBB22 é o atleta Paulo André. Que já tem meu apoio, desde o início do Big Brother”. Detalhe observado por telespectadoras do programa: “Essa Jade deu pelo menos uns quatro selinhos na boca do PA. Até na hora de ir embora”

***

A Universidade de Chicago tem mais Prêmios Nobel agora, do que toda a América Latina

***

O LUCRO da Petrobras no ano passado foi de 106 bilhões de reais! Será que já repassou os dividendos aos acionistas? Em Londrina e região há vários deles.

***

No Rio de Janeiro, estado do mesmo nome que produz muito petróleo, o litro do produto está sendo vendido a 10 reais, em alguns postos da chamada Zona Sul...

***

Cada conflito, cada guerra, cada choque do petróleo, o povo todo do mundo é quem paga o pato, a galinha, o boi, o arroz, o feijão e a conta.

Maduro ficou verde de novo

Não é piada de salão. É a dura realidade: Maduro não caiu do galho, e vai ficar bonito novamente, de verde limão, de novo para os EUA, pois o presidente Biden quer comprar o petróleo da Venezuela. Vai ter que publicar no The New York Times e no Wall Street Journal que Maduro é o presidente de fato do seu país, e aquele outro, o Guaidó, não passou de um sonhador...e aí sim poderá levar o viscoso liquido.

***

A Scania, indústria sueca, suspendeu a exportação de caminhões para a Rússia.

A Coca Cola parou de fabricar seus refrigerantes em Moscou e São Petersburgo e a Pepsi também.

O McDonald´s fechou portas de lojas na Rússia.

Eu só quero chocolate...

Há uma lei antiga em Londres que proíbe crianças, jovens e adultos a comer chocolates em seus ônibus e trens do metrô. O chocolate “barra” qualquer lei contra. Todos, na infância e adolescência, adultos e idosos, amam chocolate.

***

O comércio de São Paulo faz campanha contra João Dória e por isso ele não cresce na pesquisa como pré-candidato a presidente da República. Tudo porque durante a pandemia mais forte, ele mandou fechar esse setor durante vários dias. Se salvou vidas, ótimo, mas está pagando o pato pela atitude que tomou.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina