Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

O arquiteto João Batista Bortolotti e a bioquímica Eresvita Bettoni Bortolotti completaram 50 anos de casados. A data foi comemorada em família, reunindo apenas os filhos e netos, observando as recomendações atuais para evitar a pandemia. Parabéns e aquele abraço.

Santa Casa esclarece sobre pagamentos de honorários aos médicos

A diretoria da Iscal, que é a Irmandade da Santa Casa de Londrina, enviou-nos o seguinte, sobre “a falta de pagamentos reclamados por médicos que lá prestam serviços”: “A Iscal é uma instituição filantrópica, com mais de 80% dos seus serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde), que não cobre os custos da assistência. Além disso, o sistema de saúde não paga integralmente os serviços prestados, devido aos insuficientes recursos recebidos pelo município para esse fim. A Iscal entrou na Justiça para receber os atendimentos realizados. Apesar de ter ganhado a causa na Justiça Federal, a Iscal ainda não recebeu os recursos. Alguns convênios de saúde também atrasam pagamentos, dificultando o fluxo de caixa. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação com a alta absurda dos preços dos insumos hospitalares, principalmente os de proteção individual e higienização. Insumos esses que, além dos altos preços, tiveram o consumo duplicado a fim de proteger os médicos, pacientes e funcionários. Neste contexto, os honorários médicos estão sendo pagos parcialmente. As obras do novo bloco hospitalar não interferem nessa situação. Os recursos para esta obra já foram liberados pelo Ministério da Saúde, sob administração da Caixa Econômica Federal, para uso exclusivo na construção. Os honorários médicos não são, em hipótese alguma, destinados para a obra, assim como os recursos da obra não podem ser usados para outro fim. A construção está em fase final, com a execução das obras de integração do novo bloco com a estrutura atual. A diretoria da Iscal informa ainda que, como é sabido internamente, sua gerência financeira está sempre à disposição dos médicos para qualquer esclarecimento.”

PARABÉNS

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

O dinâmico empresário Wilson Yukio Obara, da rede Musamar, aniversaria no mês de março. Muito respeitado no meio empresarial, é reconhecido por enxergar os obstáculos como oportunidades, tirando as melhores vantagens das dificuldades. Também admirado pela diplomacia nas negociações, muito sociável e comunicativo, dizem amigos e fornecedores. Eles ainda contam que Wilson é um exímio audiófilo, apreciador de instrumentos musicais, sempre em busca de alcançar um nível de qualidade mais próximo possível da gravação original, ou seja, em busca da perfeição. Os familiares disseram que o aniversariante sente muito falta de seus grupos de confraria: audio/som, carros, Rotary, entre outros. Nesse fim de semana se reúne com a família para celebrar, brindar e agradecer a Deus pela saúde e as bênçãos recebidas, como relata a Coluna a esposa Vânia Kawakami Obara, com ele na foto.

Iles pede socorro: situação atual é caótica

O Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles) está enfrentando uma situação econômica difícil, podemos afirmar que caótica! Como se sabe, trata-se de uma instituição pioneira no estado, que presta nobres serviços à cidade e região, e que aos chegar aos seus sessenta anos está pedindo socorro para não fechar suas portas. “Londrina não pode perder este patrimônio tão significativo para todos nós!” É o que sempre ouvimos. A Coluna tem acompanhado o Iles há anos, desde a sua fundação, com os trabalhos dessa entidade notável, fundada pelo saudoso professor e rotariano Odésio Franciscon. Os londrinenses precisam passar à ação, para ajudar o Iles. Autoridades da cidade, como secretários do Poder Executivo, vereadores da Câmara Municipal, deputados estaduais e federais poderiam visitar a instituição, e tomar conhecimento dos problemas atuais. Integrantes de clubes de serviço também. As próprias universidades de Londrina poderiam auxiliar de alguma maneira, embora tenham também seus problemas. Mas, sabemos, toda a ajuda, pequena que seja, será bem-vinda. Ali estudaram muitas pessoas que tiveram a vida mudada para melhor, muito melhor, que são sempre agradecidos, quando podem. Londrina e Paraná: O Iles não pode ser obrigado a fechar suas portas! Londrina não pode perder esta instituição! Seria uma pena, imperdoável!

DIRETOR EXECUTIVO

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

O empresário londrinense Nelson Tsukahara, aficionado pela Educação, foi nomeado diretor executivo da Solar Colégios, com sede em São Paulo, desenvolvedora de colégios no Brasil, com o projeto pedagógico de educação Personalizada da Fomento Enzenanzas, de Barcelona, Espanha. Trata -se de uma rede de dez colégios no Brasil, com quase 2.000 alunos, sendo formados na excelência acadêmica e em valores e virtudes. Os colégios da rede são: Catamarã (São Paulo); Navegantes (Londrina); Bosque Manancias (Curitiba); Atobá (Florianópolis); Pampeano (Porto Alegre); Porto Real (Rio de Janeiro) Monte Alto Tijucas, Monte Alto Botafogo no Rio, Monte Alto (Niterói ); e Viraventos (Brasília). A Solar Colégios tem uma meta de, em 50 anos, ter em sua rede 50 colégios e 50.000 alunos. Tsukahara diz que está muito motivado para melhorar a educação no Brasil.

Nossos prezados leitores

Esta Coluna é lida por Marcelo Oezir Kantor, que fará todos os esforços para que a famosa Esquadrilha da Fumaça, da FAB, volte a Londrina, na próxima Exposição da Rural.

A Coluna é lida pelo o advogado Almir Sudan, londrinense que conhece quase 50 países e que em Dubai teve tratamento VIP, em virtude de acidente que aconteceu com ele em elevador do hotel onde estava. Ficou impressionado com as atenções que recebeu.

É lida também pelo padre Manuel Joaquim, que agora assumiu a titularidade da Igreja Matriz de Sertanópolis.

Também é lida por Vasco de Almeida Martins, outro oriundo da “santa terrinha”, que criou em Londrina, para o mundo, o futebol society.

É lida pelo atual vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná, o dinâmico Afrânio Brandão, cujo pai, o saudoso seu Nelson Brandão, foi secretário estadual da Agricultura do Paraná.

É lida por Waldomiro Carvalho Grade, ex-titular da Delegacia da Receita Federal em Londrina. Advogado, Waldomiro foi meu colega de turma na Faculdade Estadual de Direito de Londrina.

Entre nossos leitores está o elogiado advogado Moaci Mendes Leite, ex-diretor do Londrina, também são-paulino de três estrelas dos mundiais de clubes e futuro síndico do Condomínio Saint German.

CHOCOLATE

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

A Cacau Show – unidade Shopping Quintino - marca reconhecida pelo sabor e qualidade quando o assunto é chocolate, está preparada para atender aos seus clientes de forma muito segura e prática. Para adquirir as delícias de Páscoa, basta baixar o app na plataforma Google Play ou acessar pelo link https://linktr.ee/CacauuShowLondrina. Aí é só escolher os produtos no cardápio e finalizar a compra. O consumidor recebe o produto em casa. Quem preferir pode utilizar o sistema take away, em que você faz o pedido pelo whatsapp e retira no local. Mais informações pelo (43) 99944-0090. O delivery atende Londrina. Como diz o staff da loja, a sua Páscoa pode ser ainda mais doce e feliz!!!

APROVADAS EM RESIDÊNCIA

Jussara Yoshiko Kusakari e Bianca Vieira Batista, nutricionistas formadas pela UniFil, comemoram aprovação no programa de residência em Atenção Básica e Saúde da Família, na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. A coordenadora de Nutrição da faculdade, professora Lucievelyn Marrone, parabeniza as profissionais, que retribuem e destacam a relevância da graduação. “As atividades na faculdade contam pontos na avaliação curricular, sempre tive oportunidade de participar de projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica, publicar artigos, fazer estágios e monitorias, acompanhar cursos, palestras, congresso e outros eventos”, comenta Jussara.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Jussara Yoshiko Kusakari

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Bianca Vieira Batista

A estratégia da Vale Verde

Com a adoção do lockdown como estratégia para enfrentar a disseminação do coronavírus, a Rede de Farmácias Vale Verde está trabalhando com diversos canais para facilitar o atendimento. Em todas as 30 lojas de Londrina e região, o consumidor pode fazer compras on-line nas modalidades oferecidas na loja virtual (como o "Clique e Retire"), Delivery, Whats Entrega, além do inovador projeto do Farma Móvel - a Farmácia itinerante, com segurança e comodidade. A rede conta com profissionais qualificados para a realização de testes rápidos para a detecção da Covid-19 seguindo todos os protocolos de saúde.

Tendências de mercado no Sinduscon

Para abrir a agenda de eventos, o Sinduscon Paraná Norte convidou a Brain Inteligência Estratégica para uma reunião com associados. A Brain é uma empresa especializada em consultoria em negócios e conhecida pela expertise no mercado imobiliário. O evento é o dia 8 de março, às 17 horas. O tema principal será as tendências do mercado para 2021. Na ocasião, o Sinduscon vai anunciar novidades aos associados. Entre elas, a criação do Novo Portal de Compras, para aproximar empresários e fornecedores

Mulheres nas carreiras jurídicas

No Dia Internacional da Mulher, a professora da UEL e advogada Letícia Baddauy falará sobre a presença feminina nas carreiras jurídicas no debate sobre Mulheres e Gênero em Pesquisa na Sociedade Contemporânea, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL . Será no dia 8 de março, das 14 às 18 horas, pelo Zoom. Os participantes receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão à Comunidade da UEL. As inscrições são gratuitas: https://bit.ly/3bRxxYk

***

O saudoso Jacy Scaff, diretor do Londrina, foi ao México e viu o Brasil ser campeão mundial. Presenteou-me com um chapéu mexicano de Guadalajara, durante entrevista que fiz com ele pela TV Coroados.