No dia 10 de outubro de 1970, o arcebispo dom Geraldo Fernandes realizou a bênção de inauguração da Exactus Software, que hoje comemora 50 anos. A solenidade foi na Alameda Miguel Blasi, 91. O evento teve grande importância já que marcou a instalação do primeiro computador em Londrina, um 360/ 20da IBM. Foi nesta máquina que a equipe da empresa realizou os primeiros softwares contábeis administrativos em todo o Brasil. Os primeiros professores universitários da área de computação da cidade também saíram da Exactus . As linguagens mais utilizadas eram Assembly e RPG . Com elas, a empresa realizou a programação do sistema de crédito da UEL, novidade que só havia sido implantada na PUC do Rio de Janeiro. De lá para cá foram muitas inovações desenvolvidas pela Exactus. Em 2016, se tornou a precursora da inteligência artificial aplicada a contabilidade e a escrita fiscal. "Hoje continuamos prestando bons serviços a nossas comunidades e as empresas em geral através de aplicativos eficientes", afirma o diretor Romeu Dematte Junior.

***

Este ano, a Exactus mudou de endereço e formou una nova turma de jovens técnicos, liderados por Fábio Dutra e Maurício de Carvalho. Na foto, os diretores Romeu Dematte Junior e José Dutra, que mandam um abraço para todos da equipe, clientes e parceiros. Eles também lembram com entusiasmo dos demais diretores que colaboraram com ao longo da história da companhia: Florêncio Muniz, João Bosco, Heitor Berlin, Abílio Wolf, Cláudio Gameiro, Frederico Theopilo, Frederico Theopilo Filho, José Sawzuc, Marcelo Dematte e ,o coordenador do Conselho Arquibaldo Vicentini.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos da Exactus
| Foto: Divulgação

Homens, desodorantes e sabonetes

Homens reclamam que não há renovação nos desodorantes que as indústrias colocam nas farmácias e mercados. Nem também nos sabonetes. Entre os desodorantes, Sady Safady, o primeiro colunista da FOLHA (de 58 a 1961), dizia que os melhores sempre foram os ingleses. Que eram encontrados no Dutty Free de Buenos Aires e do Rio, e anos depois no lado argentino, das Cataratas do Iguaçu ou na Monalisa, no lado paraguaio, cujo fundador jogava bridge com João Milanez, Luiz Parellada e outros amigos, quando vinha a Londrina. Atualmente, pelo menos, até dezembro último, não mais. Os brasileiros reclamam de desodorantes que colam os pelos, que mancham as camisas, que não perfumam como deveriam e etc. Homem também gosta de coisa boa e a indústria brasileira do setor pode melhorar muito sim os seus produtos.

A BELA VALENTINA

A bela Valentina Garcia Mendonça comemora 11 anos neste sábado (10 ). Depois de concluir curso no Studio Desirée Soares, ela conquistou o título de Rainha Mirim da Exposição Agropecuária de Londrina, em 2019. Foi Miss Apucarana, é modelo e continua trabalhando bastante, mesmo nesta pandemia, mostrando moda diante dos clicks fotográficos. A foto é de Márcio Falcão, com make conceitual de Luísa Nonino.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos da Exactus
| Foto: Divulgação

Fórum Londrina em Debate

As inscrições para o IV Fórum Em Debate On-line estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link http://bit.ly/forumdebate4 . O tema do seminário será “Geração de emprego e renda e Retenção de talentos”. O IV Fórum será no dia 15 de outubro, uma quinta-feira, com início às 8 horas e finalização às 10h30, com transmissão pelo Canal do Youtube do Fórum Desenvolve Londrina, realizador do evento. Cinco painelistas participarão deste Seminário: Fabrício Bianchi, gerente Regional Norte Sebrae Paraná; Roberto Alcântara, fundador e presidente da Ângelus – Indústria de Produtos Odontológicos; Pamela Manfrin, integrante da equipe de lideranças da Apetit e Grupo Dela Foods; Rinaldo Carvalho, professor de graduação e pós-graduação do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e Manoel Neto, fundador e CEO da startup londrinense Arbo. O IV Fórum Em Debate On-line terá como mediadores Rafael Arruda e a presidente do Fórum Desenvolve, Cláudia Romariz.

IRRIGAÇÃO DE POMARES

A indústria de sucos Prat's, lider nacional de mercado , está realizando um grande investimento em irrigação em seus pomares. A estiagem resultou em uma quebra da safra neste ano de 50% no Paraná e 60 % em São Paulo, que é o maior produtor de laranja do Brasil. Para diminuir os efeitos da falta de chuva , a indústria adotou esta estratégia. Na foto, Alexandre Janene Costa, distribuidor da Prats em Londrina, em um dos tanques com capacidade para 70 milhões de litros de água, já implantado nas fazendas administradas pela fábrica.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos da Exactus
| Foto: Divulgação

***

Luciano de Oliveira, o chef londrinense, que também é engenheiro civil, e que morou e trabalhou alguns anos em Londres, em Barcelona e em Ibiza, na Espanha, está está comemorando hoje os 12 anos do seu restaurante Maneco com Jaleco. Aquele abraço e sucesso.

***

Para o leitor que vai mandar flores para alguma namorada, noiva ou esposa, saiba (se ainda não ouviu) de uma coisa, que já disseram floristas e também disse Washington Olivetto, famoso publicitário brasileiro: “O cartão é mais importante do que as flores, porque eles ficam para sempre”

***

Interessante: em livros de autoajuda, quase só histórias de sucesso e muito pouco de alguns fracassos e frustrações... Observação feita em uma livraria do Shopping Aurora. Mas você compraria livro que tivesse como título “Por que fracassei em minha vida!”...

***

O que é novo para você, que chegou há dois anos em Londrina, pode ser bem velho para quem mora aqui há 20 anos... Dito em uma reunião política na cidade.

***

Sim para o leitor Vandecir da Silva Silveira: a Souza Cruz foi o maior anunciante da televisão brasileira. Até que a lei proibiu a publicidade dos cigarros e também a lei de Gerson...

SINPRO SEMPRE

A chapa “Sinpro Sempre” (foto), liderada pelo professor e advogado André Cunha, foi a vencedora na eleição do Sinpro - Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná, para a gestão de 2020 a 2024. A votação foi realizada dias atrás , das 8h às 18h, pela internet e de forma presencial através de urnas fixas na sede do sindicato e no Sinpro Especialidades, além de urnas itinerantes, respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento. A nova diretoria vai comandar o maior sindicato do Paraná em educação privada com cinco mil associados, e um dos cinco maiores do Brasil no segmento em número de filiados. “O Sinpro se renova com novos diretores, assim como toda a equipe, dispostos a desenvolver o trabalho para aqueles que trabalham com educação. É um dia de celebração e reconhecimento a todo o trabalho feito”, comemora André Cunha. A diretoria é composta por André Luiz Cunha (Presidente), Daniel Ueda,(Vice- presidente), Jorge Antônio de Andrade (Secretario Geral), Eduardo Toshio Nagao (,Tesoureiro Geral), Valdecir da Conceição Velloso(,Diretor de Assuntos Educacionais), Dreico Esli de Souza ( Diretor e imprensa e divulgação), Cathary Heluize Navarro Sanchez ( Diretora de Assuntos Sociais e Culturais), Luiz Fernando Coelho Cunha Filho (Diretor de Assuntos Universitários) e Leandro Cardoso da Silva ( Diretor de Administração Escolar).O suplentes da diretoria são Moacir Antônio Szekut; Sandro Teixeira Pinto; José Carlos da Silva; Junio Cesar da Silva; Luciano Rodrigues de Melo; Ana Claudia Ramos. O suplente de Administração Escolar é Waldemir Donizete da Mota. Já o Conselho Fiscal será composto por Ricardo Prochet; Silvio da Conceição; Luciano Humberto Verdicchio e Vanderlei Paulo Zambotti, como suplente.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos da Exactus
| Foto: Divulgação

As qualidades das pessoas de outubro

Leitora que se interessa muito pelo que dizem os signos lembra a Coluna das qualidades de quem nasceu no mês de outubro, como agora. Elas são regidas pelo signo de libra , que é do ar, e por Vênus, a deusa do amor, e são pessoas sinceras, equilibradas e que pensam no amor, apesar de toda essa pandemia atual. “São seres elegantes, mulheres e homens que têm energia única, também vaidosos, bonitos, que gostam de receber mimos, românticos, e que apreciam o belo e a arte em geral. Sedutores, sensuais e conquistadores por natureza, tem muita fé e acreditam que milagres existem e acontecem! Seu refinamento é notado sempre, inclusive até na hora H.

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

A fisioterapia conquista cada vez mais destaque para contribuir na vida saudável das pessoas. Conscientização, prevenção, tratamento e reabilitação são práticas da profissão, com especialidades como neurologia, pediatria, ortopedia, dermatofuncional, urologia e ginecologia e obstetrícia. A Clínica de Fisioterapia da UniFil realiza importante atendimento para à comunidade. Na foto, um grupo de estagiários que atua na área de ortopedia: professora Fabiola Doretto e Marianna Mantovani (sentadas); Fabiana Biazão, Bianca Cabral, Roseli Nicio, Renan Rodrigues, Lilian Kumatsu e Rafaela Baeza (em pé). Em nome de toda a equipe de Fisioterapia, coordenada pela professora Heloísa Tsukamoto, elas parabenizam estudantes, docentes e profissionais pelo Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro.

Imagem ilustrativa da imagem 50 anos da Exactus
| Foto: Divulgação

Morumbi chegando aos 60 era para ser no Ibirapuera!

O Estádio Cicero Pompeu de Toledo, nome de ex-presidente do São Paulo, que é o conhecido Morumbi, por causa do bairro, está comemorando seus 60 anos. O estádio foi pensado para ser construído na região do Ibirapuera, mas não foi aprovado por causa do terreno sempre alagado. Ficou no Morumbi mesmo, e foi concluído graças ao trabalho de Laudo Natel, seu diretor e presidente do Bradesco. Na inauguração, o São Paulo ganhou por 1 a 0 do Sporting, de Lisboa, gol de Peixinho, seu ponta direita.

Certo dia, Roberto Carlos deu um Corvette a Tom Cavalcanti

A conversa entre humoristas que participam do programa Pânico estava animadíssima. Era folga de Emílio Zurita, o âncora da grande atração da Rádio Jovem Pan. O convidado, nada menos do que o grande imitador Tom Cavalcanti. Que contou o seguinte: um grande fã do cantor Roberto Carlos mandou fazer uma estátua do “Brasa” na casa dele em Fortaleza. Tom conheceu RC na rede Globo, que revelou que “via você, bicho, na Escolinha do Chico, e é muito legal.” Cavalcanti quase não sai de casa, mas foi ver o show de Roberto em São Paulo, a convite dele. Ao final, Roberto chamou Tom para tomar um champanhe rosado. E o convidou: vamos lá para fora, quero te mostrar uma coisa. Tom viu então que era um carrão cercado de lona azul, a cor preferida do cantor. Roberto lhe disse: é importado, comprei hoje. Quer dar um rolé nele? Cavalcanti topou. Roberto falou: então senta e acelera, bicho, que é máquina importada. Esse carro tem 7 cavalos, é turbo, lindo, custa uma grana, isso não vai ao caso, senta aí, vamos, que esse carro agora é seu. É pegadinha, comentou Tom. Pegadinha nada, é seu, porra! Acredite. É um Corvette de série, respondeu sério Roberto. Guarda na garagem. Quando chegou em casa, a esposa de Tom quase desmaiou de emoção...

***

O ex-jogador e atual comentarista da Rede Bandeirantes, Neto, está com coronavírus, internado em um hospital de São Paulo. Neto jogou e morou em Londrina, em um hotel da rua Pernambuco.