|
  • Bitcoin 125.000
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2356
Londrina

Oswaldo Militão - Social

m de leitura Atualizado em 28/06/2022, 16:04

37 mil pessoas foram à Exposição na Acel

A Expo Japão 2022 terminou e já deixou saudade

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de junho de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação - Pedro Matsuo
menu flutuante

A Expo Japão 2022 terminou e já deixou saudade. Foram cinco dias de festa e de intensa programação para celebrar a cultura japonesa. A edição deste ano levou um público de 37 mil pessoas para a Acel, e mobilizou mais de 200 voluntários na organização para esta grande festa,  com o apoio da Folha de Londrina. As fotos são de Pedro Matsuo. 

Pedro Sato, Luzia Yamashita Deliberador, Luciano Matsumoto  e Eduardo  Tominaga Pedro Sato, Luzia Yamashita Deliberador, Luciano Matsumoto  e Eduardo  Tominaga
Pedro Sato, Luzia Yamashita Deliberador, Luciano Matsumoto e Eduardo Tominaga |  Foto: Divulgação - Pedro Matsuo
 
Karina Natsumi Nishimura conduzindo a cerimônia do chá Karina Natsumi Nishimura conduzindo a cerimônia do chá
Karina Natsumi Nishimura conduzindo a cerimônia do chá |  Foto: Divulgação - Pedro Matsuo
 
Maria  Hayako Tanaka  Matsumoto no desfile de kimonos Maria  Hayako Tanaka  Matsumoto no desfile de kimonos
Maria Hayako Tanaka Matsumoto no desfile de kimonos |  Foto: Divulgação - Pedro Matsuo
 
Os coordenadores dos eventos  agro Tumor Sera,Nilton Honuma, Eikiti Hirooka e Roberto Lima Os coordenadores dos eventos  agro Tumor Sera,Nilton Honuma, Eikiti Hirooka e Roberto Lima
Os coordenadores dos eventos agro Tumor Sera,Nilton Honuma, Eikiti Hirooka e Roberto Lima |  Foto: Divulgação - Pedro Matsuo
 

LOBISTA É PROFISSÃO NOS ESTADOS UNIDOS; E POR QUE NÃO AQUI?  

O Brasil e os brasileiros já copiaram, aceitaram, compraram muita coisa e ideias e projetos dos Estados Unidos: umas ótimas, ou boas, e outras mais ou menos, ou ruins. Adotamos os chicletes, a coca cola, o ray-ban, o hot dog, o basquetebol, o pugilismo, o cinema, a tv e etc. Entre as profissões já surgiram algumas feitas à imagem das que existem entre os norte-americanos. Como, por exemplo, os médicos fisiatras, os optometristas, que são aqueles que atuam em área da oftalmologia, os psico beharvior e etc. Mas existe uma que aqui é tratada como se “palavrão” fosse, que não é, pois é quase primo de um corretor de algum tipo de negócio, como imóveis, e etc. Exige qualidades distintas: é o chamado “Lobista”. UM lobista confiável, que apenas ganharia sua comissão, uma taxa combinada, por trabalho efetuado, para aproximação de pessoas, de empresas, de negócios, até entre governos, deveria existir e ser uma profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Acabaria com muitas desconfianças, negócios escondidos, trabalhos denunciados como falcatruas, com as fofocas de praxe e etc. Ser lobista exigiria da pessoa, homem ou mulher, ser bem informada, ter conhecimento do que falar, até onde pode chegar, ter acesso a todos os locais possíveis, não forçar a barra jamais, nem faltar com a verdade a quem quer seja. Talvez alguns políticos não queiram a atuação de lobistas em negócios que eles desejariam resolver de “maneira mais íntima” e etc. Se para os norte-americanos é uma profissão, aqui também poderia ser. 

Poderia escrever a Coluna inteira sobre isso e dar exemplos do que pessoas aqui conseguiram conquistas, fazendo, sem saber, as vezes de um com expertise de um ótimo lobista. A primeira qualidade para um lobista de algum sucesso é: ter muita Paciência!       

 NASCIDO EM PIQUEROBI 

Gerson Gonçalves escreveu para a Coluna dizendo: “Gostei que você mencionou em sua Coluna esta cidade, pois esse seu amigo é nascido em Piquerobi, que significa peixe azul. Fui homenageado pela Prefeitura com o título de “Comendador da Ordem Municipal do Brasão de Armas de Piquerobi”, relatou Gerson, rotariano do Londrina Norte, ex-governador distrital e diretor do Rotary Internacional. Gerson amigo: Piquerobi é a simpática cidade vizinha de Santo Anastácio onde cresci e fiquei até os 15 anos. Eu participava de um time de futebol de garotos entre 1 e 13 anos e fomos (em um caminhão) jogar em Piquerobi e também em Presidente Venceslau, a outra vizinha de sua Piquerobi. Parabéns pela comenda que aquela sua terra natal lhe deu, merecidamente. 

O CRIME AUMENTOU 30%  EM 3 MESES NA CIDADE 

 A estatística oficial revela que de janeiro a março deste 2022 o crime aumentou em 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Aumentou também o número de confrontos entre policiais e os marginais. Um outro detalhe: 90% dos casos foram solucionados pela Polícia Civil, sob o comando do doutor João delegado geral regional. 

 NOVA GERAÇÃO DE ADVOGADOS

Da nova e atuante geração de advogados,  a londrinenses Alana Moraes Alves (foto) em um momento de relax se produziu para a câmera fotográfica. Afinal, como relatam as amigas, ela está em seus melhores dias de sintonia com as lentes. 

Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel
|  Foto: Divulgação
 

Condomínio inédito no Brasil

O publicitário Renato Manttovanni acaba de lançar um condomínio inédito no Brasil que será no estado do Espírito  Santo. Trata-se da Fazenda Barão do Império, com conceito agro gastronômico, que integra perfeitamente o agro, a gastronomia e o lazer. Segundo o diretor da Degrau Multi, o projeto foi inspirado na cultura do interior de países como Itália, Portugal, Espanha e França, onde há uma integração entre a agricultura de pequena escala, gastronomia, lazer e turismo viabilizando negócios e preservando as tradições locais. A proposta é de que a Barão do Império seja um condomínio fazenda constituído por chácaras de lazer, com 428 terrenos, que terão áreas privativas a partir de 1.000m² a 3.000 m² destinados à construção de ranchos, além de uma estrutura produtiva de fazenda, com produtos fabricados ali mesmo para consumo exclusivo dos moradores. Haverá produção de alimentos saudáveis e de qualidade, como geleias extraídas dos pomares, ovos caipiras, hortifrúti, apiário, queijos especiais e lagos para a criação de tilápias. Será o primeiro empreendimento produtivo do Brasil e já é sucesso de vendas. A ideia é levar este conceito para diversos estados. 

Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel
|  Foto: Divulgação
 

NA EXPOSUPER EM JOINVILLE 

 A EXPOSUPER, já na sua 33ª edição, realizada em junho em Joinville, é o maior evento de geração de negócios no varejo de Santa Catarina com a participação de milhares de visitantes qualificados, especialmente proprietários, executivos, gerentes e compradores do varejo supermercadista. A CooperOeste esteve presente com seu stand, expondo seus produtos e o lançamento do Leite Amanhecer com tampa rosca. A Distribuidora de Produtos Boa Vista de Londrina já recebeu este novo produto e está comercializando junto aos clientes.   Na foto, Alinne Mattos, Sebastião Suelo Villanova, Presidente da CooperOeste, Agostinho Luzzi, Supervisor Comercial, e Andrea Senna . 

Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel
|  Foto: Divulgação
  

O PREFEITO ADIOU A VIAGEM AO MÉXICO 

Em virtude de sua mãe estar adoentada, o prefeito Marcelo Belinati, que também é médico, adiou a viagem que faria ao México, no domingo último, a convite de uma entidade internacional, para falar sobre o desenvolvimento de Londrina e sua experiência à frente do Poder Executivo. Portanto, ficará para outra ocasião, sua viagem ao país azteca, onde teria todas as despesas pagas, inclusive as passagens aéreas.  

 MARCELO VAI HOJE A CURITIBA E BRASÍLIA 

O chefe de gabinete do prefeito de Londrina, Moacir Sgarioni, confirmou a esta Coluna que Marcelo Belinati irá hoje a Curitiba, para importante reunião com o governador Ratinho Junior. À tarde, seguirá de Curitiba para Brasília, onde participará do evento do Sebrae, que premiará cidades brasileiras. Londrina está entre as selecionadas para apresentar seu desenvolvimento em vários setores. A promoção reúne mais de cem das cidades brasileiras. 

JOÃO LUÍS ESTEVES FOI AO ENCONTRO EM GUIMARÃES  

O procurador geral da Prefeitura de Londrina, João Luís Esteves, viajou para Portugal, onde na cidade de Guimarães, cidade irmã-gêmeas de Londrina, participará de evento relativo à união de Londrina e Guimarães, que inaugurará significativo monumento a respeito.  

As crianças e as doenças do inverno 

No inverno há um aumento das patologias respiratórias nas crianças. As mais comuns são a gripe, rinite, sinusite, bronquite, bronquiolite e a asma. Algumas apresentam sintomas de forma espaçada, algumas vezes no ano, e há também as que sofrem com sintomas frequentes, como por exemplo os “bebês chiadores”. Por ser uma medicina mais suave, sem efeitos colaterais, muitos pais têm buscado a homeopatia para restabelecer a saúde e melhorar a imunidade dos filhos, como relata o doutor Luiz Wanderlei Romaniszen, médico homeopata e diretor do departamento de homeopatia da Associação Médica de Londrina. Ele explica que o médico especializado em Homeopatia está capacitado para atender pacientes de todas as idades, não sendo necessário ser pediatra para atender as crianças. “Trato meu filho com homeopatia desde criança e foi o método que o livrou dos antibióticos e broncodilatadores.  O tratamento promove o restabelecimento progressivo da saúde e das defesas orgânicas, retirando a criança do ciclo de repetição de infecções respiratórias, trazendo alivio a ela e aos pais”, afirma o doutor Luiz. Conhecida por tratar quadros crônicos, a Homeopatia também é indicada para quadros agudos. Nestes casos a ação do medicamento é rápida, levando a melhora nas primeiras 24 a 48 horas. Dr. Luiz alerta que o tratamento homeopático é individualizado. 

Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel Imagem ilustrativa da imagem 37 mil pessoas foram à Exposição na Acel
|  Foto: Divulgação
 

Não era briga

No penúltimo domingo, ao redor do Lago Igapó, próximo à ponte, dois meninos chamaram o pai, assustados, dizendo que duas moças estavam brigando... O pai foi verificar, mais de perto, e viu não era briga, eram duas namoradas, que estavam grudadas, até meio rolando e se beijando...O pai deu a seguinte explicação para os meninos de 5 e 7 anos: “Elas já fizeram as pazes...” 

Calote oficial em precatórios  

O governo federal (por decisão da equipe do ministro Paulo Guedes) deixou de pagar 30% dos precatórios que deveria ter quitado até agora. Que governos passados também não pagaram.  Inclusive o dos ex-juízes classistas da Justiça do Trabalho, que esperam há 15 anos ou mais, para recebê-los. Desobedecem a decisão judicial, que transitou há tempos em julgado, e parece que “fica por isso mesmo” ou “a Deus dará”.   

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1