A abertura da 3° edição do Hackthon Construtech, pela primeira vez 100% on-line, foi realizada, dias atrás, no antigo cinema Villa Rica. O tradicional espaço - que atualmente é um estúdio - faz parte da história de Londrina. O lançamento da maratona de soluções tecnológicas para a construção civil teve discursos dos realizadores. Nos relatos, a superação de desafios e expectativas em relação às ideias inovadoras. O evento, que faz parte da Construtech Week, contou com 47 competidores. Na foto, durante a abertura do evento, o consultor do Sebrae, Rubens Negrão, o head de inovação da entidade, Murillo Braghin, o vice-presidente do Sinduscon Paraná Norte, Gerson Guariente, o presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Carlos José Marques da Costa Branco, e o supervisor de inovação da Pado, Rafael Loni Martins

Imagem ilustrativa da imagem 3° edição do Hackthon Construtech
| Foto: Divulgação

Ary Sudan conheceu Pelé em Sorocaba

O destacado empresário londrinense Ary Sudan, que está aniversariando hoje, muita saúde e mais sucesso, portanto, conta que viu a matéria sobre meu rápido encontro com Pelé, no elevador do hotel que o ex-deputado federal Antônio Ueno, daqui, tinha em Brasília. E conta como ele conheceu Pelé, uma dia, no hotel em Sorocaba, onde ele estava e a delegação do Santos também. Diz Ary Sudan: “Li sua matéria, Militão, contando o dia em que encontrou Pelé no elevador do hotel onde estavam. Pois vou contar a minha. Eu estava hospedado no Ferrareto de Sorocaba e vi um movimento muito grande na frente do hotel. Perguntei ao pessoal da recepção e fiquei sabendo que o Santos estava hospedado lá, para jogar no dia seguinte com o São Bento pelo campeonato Paulista. Eu era fã de carteirinha do Pelé e vi ali a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Ele estava no cinema e eu aguardei a chegada dele e aproveitei para subir no elevador com Pelé e o Lima, seu concunhado. A minha primeira reação foi tocar nele. Conversei rapidamente com Pelé. Ele estava no apto 1001 e eu no andar debaixo. Foi muito bom e fiquei muito feliz. Depois, fiquei sabendo que o toque é uma reação normal para ver se é verdade. Naquela noite nasceu o Edinho, o primeiro filho dele. Vi a notícia no dia seguinte. Eu era muito jovem e ele tinha uns 30 anos. Um detalhe: nascemos no mesmo mês de outubro: ele no dia 23 e eu em um dia 27, como hoje.” Aquele abraço, caro Ary Sudan, e abra uma Dom Perignon bem gelada, a champanhe dos frades franceses, considerada a mais famosa de todas.

Mateus Martins Orsi

Faleceu neste último fim de semana o jovem Mateus Martins Orsi, de 18 anos. Ele era filho de Jane e Valter Orsi, família muito estimada em Londrina. O estudante universitário lutava contra o câncer que o acometeu, tanto aqui como em São Paulo, onde esteve internado, e agora estava em internamento domiciliar, mas não resistiu . O casal Walter Orsi passou os últimos meses cuidando do filho querido. O velório foi no domingo, no Parque das Allamandas. Que Deus lhe dê muita paz e também a seus familiares.

***

“A alma é o que fica após a morte; portanto, a vida continua para o ser humano, que passa para dimensão superior. E o que consola quem fica é entender que o ente querido estará sob a acolhida, a compreensão, a orientação e a cura e o amor do staff de Jesus”. Ouvido de um Cristão londrinense, há anos, estudioso da vida e morte terrena, e sobre a vida que vem após.

ESTREIA COMO ÁRBITRO PROFISSIONAL

Estudante de direito, Eduardo Nunes Gomes (foto), divide com amigos e familiares sua recente conquista: dia 15 de outubro estreou como 4º árbitro profissional do futebol paranaense. Gomes está apto para atuar como árbitro nas séries A e B do estadual. "Foram três anos de muito esforço, altos e baixos, porém a satisfação é tremenda por obter essa conquista", revela. Dudu Gomes, como é conhecido, comenta que o seu objetivo é alcançar nível nacional e até internacional. "A caminhada é longa, complexa, porém isso não é motivo de desânimo", incentiva a todos que atuam no esporte.

Imagem ilustrativa da imagem 3° edição do Hackthon Construtech
| Foto: Gustavo Oliveira - Divulgação

Oscar Alves: era Ilson almeida

Lembra o ex-reitor da UEL, ex-secretário estadual de Saúde e ex-deputado federal, o médico Oscar Alves, nosso leitor e amigo: “Vocês publicaram uma fotografia do querido e saudoso governador Hosken de Novaes e alguns jornalistas e nominaram: Claret de Rezende, Vilson Deconto, Hosken de Novaes, Oswaldo Militao e Marcus Aurélio de Castro. Gostaria de lhes informar que a pessoa denominada Vilson Deconto, na verdade é o jornalista Ilson Almeida, portanto, todos jornalistas com o governador Hosken. Recebam o abraço fraterno do amigo de sempre, Oscar Alves”. Portanto, o jornalista José Antonio Pedriali, que escreve a biografia do ex-governador Hosken de Novaes, tem corretamente o nome de todos.

O correto Hosken de Novaes: não

nomeou assessor para um cartório

“O ex-governdor José Josken de Novaes, que foi prefeito de Londrina, e assumiu parte do segundo governo de Ney Braga, quando este foi nomeado Ministro da Educação, tinha 18 cartórios para nomear seus titulares, no Paraná, mas não o fez, nem mesmo para um dos seus mais fiéis assessores, o jornalista e advogado Antônio Claret de Resende, ex-jornalista da FOLHA.” Foi o que relatou um leitor, que pede sigilo em seu nome, e cuja história eu também já sabia, pois fui um dos que disseram a Hosken de Novaes que Claret de Resende mereceria, pelos anos de sua dedicação a ele, ser titular de um dos tabelionatos. Dos 18 cartórios, pelo que sei, Hosken de Novaes nomeou, meses depois, apenas uma moça para titular de tabelionato ou registro de imóveis em Apucarana. Hosken foi sucedido no governo pelo também ex-prefeito de Londrina, José Richa, que nomeou seus escolhidos para todos os cartórios que estavam vagos. Isso, segundo me contaram pessoas bem informadas do Tribunal de Justiça do Estado. Acho, sem me dar por impedido para opinar, por ser amigo dos dois, que Hosken de Novaes teve este pecado: excesso de cuidado ético ao não nomear Claret de Resende, que faleceu recentemente, em Curitiba, para um dos 18 tabelionatos.

ARQUITETA E DIGITAL INFLUENCER

A arquiteta e digital influencer Mariane Baptista Saccani (foto) esteve recentemente no Tayayá. Sócia de um conceituado escritório de arquitetura e projeto de interiores, ela mostra todo o seu conhecimento e bom gosto nas redes sociais, inspirando muitas mulheres em seu dia a dia. Na foto, ela na sacada do Aquaparque, em que todos os quartos têm vista panorâmica para a represa de Chavantes e para o complexo de piscinas. O resort é um dos preferidos dos londrinenses, e figura entre os mais bem avaliados pelo TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo.

Imagem ilustrativa da imagem 3° edição do Hackthon Construtech
| Foto: Divulgação

A sua ideia pode ser ótima, mas depende de quem está no poder

Certo dia sugeri a um prefeito de Londrina que pedisse à FAB a doação de avião já “aposentado”, mas em bom estado, para que fosse colocado na praça perto do Aeroporto, ainda sem outra utilização, para que a garotada pudesse conhecer um avião, entrar nele, sentar, tirar fotos e perguntar o que quisesse a alguém do Aeroclube de Londrina, por exemplo, que poderia fazer um serviço de utilidade pública e ao mesmo tempo divulgar seus cursos. Mas a sugestão ficou na gaveta do homem que estava o poder. É aquela história: a sugestão dada, se não for do chefão, vai para o item “engavetador oficial do poder...” Quem perdeu com isso? A juventude da cidade, e adultos também, pois mostrar um avião e ensinar detalhes a respeito dele, inventado por Alberto Santos Dumont, seria engrandecer a educação e a cultura londrinense e norte-paranaense. Mas se a ideia é sua...deixa pra lá...Fica esquecida na gaveta. O mais triste: é assim no Brasil inteiro entre políticos do país.

NOVO TEATRO MUNICIPAL

No dia do aniversário de 73 anos, Bela Vista do Paraíso ganhou um novo teatro municipal, onde vai funcionar uma unidade do Sesc/Senac, com cursos profissionalizantes e de informática, além de espaços para práticas culturais e esportivas. O prédio estava abandonado há 20 anos, mas uma articulação da deputada federal Luísa Canziani e de Alex Canziani, junto ao presidente da Fecomércio, vice-governador Darci Piana, garantiu a reforma da estrutura física e o seu funcionamento. A prefeitura, por meio de lei municipal, doou o prédio e a praça à Fecomércio. A solenidade de inauguração do espaço foi virtual com todos os protocolos de segurança sanitária. Na foto , Thiago Ferreira, gerente executivo do Senac, a deputada Luísa Canziani, Melrian Machado, gerente do Sesc de Bela Vista do Paraíso, e Alex Canziani

Imagem ilustrativa da imagem 3° edição do Hackthon Construtech
| Foto: Divulgação

Datena teve enfarte e foi

submetido a cateterismo

O famoso Datena apresentador da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, teve enfarte no domingo último e foi levado rapidamente para hospital em São Paulo, pelo filho Joel Datena. Há dias, José Luís Datena demonstrava algum cansaço. O coração deu um recado muito forte e foi submetido a cateterismo, atendido pela equipe do doutor Calil, seu amigo. Datena está em plena recuperação, com auxílio dos stents. Pelo estilo dele, tanto no rádio como na televisão, Datena demonstrava revolta contra os acontecimentos de vários setores no país. Certamente isso influenciou no ataque ao coração que sofreu. Datena trabalhou no rádio paranaense em 1980 e 81, ano em que o Londrina foi campeão paranaense. Datena era o narrador esportivo da equipe de Carneiro Neto e do Capitão Hidalgo. E Darci Machado, hoje em Londrina, era o comentarista, time que tinha grande audiência pela Rádio Universo em todo o estado. Saúde cara, que Jesus te proteja.

ANIVERSÁRIO EM FAMÍLIA

Mitue Martins comemorou aniversário, sábado último, em família. Muito estimada em Londrina, recebeu os cumprimentos de muitas amigas de forma virtual. Na foto, a aniversariante com o marido Antonio Martins, cônsul de Portugal

Imagem ilustrativa da imagem 3° edição do Hackthon Construtech
| Foto: Divulgação

Cristo Redentor: socorra o Rio!

Milicianos e quadrilhas de tráfico estão dominando comunidades em favelas, ameaçando eleitores que se não votarem nos candidatos indicados, vão ter que pagar gás mais caro, energia elétrica mais cara e terão sérios problemas para arrumar emprego e trabalhar, além de ameaças de morte. A Justiça Eleitoral já sabe que os milicianos e traficantes informam os nomes dos seus candidatos, em quem o povo deverá votar. Cristo Redentor, tenha piedade do Rio de Janeiro, que é do Brasil todo.

***

O ex-jogador Neto, que morou e jogou em Londrina, foi reserva de Pelé na partida amistosa da seleção brasileira em Milão, e entrou no lugar do Rei do Futebol, inclusive ficando com a faixa de capitão. Pelé falou no ouvido de Neto, vai lá e faz o gol. Neto foi e marcou o gol da vitória. E guarda a bola até hoje em sua casa.

***

Ex-funcionários da Varig compraram um Boeing, em bom estado de conservação, do que restou da famosa empresa aérea, por 85 mil reais. Não disseram o que farão com a grande aeronave.

Votos pelos Correios

O estado da Pensilvânia decidiu que aceitará votos até depois do dia 3 de novembro, data oficial da eleição nos Estados Unidos. São votos pelos Correios e o staff do Trump já viu nisso algum fato mais preocupante. Prova que os Estados Unidos são realmente uma federação de estados, cada um com suas decisões que a Constituição de lá permite.

***

Biografia do ator e ex-presidente Ronald Reagan revela que ele foi eleito, sem o apoio dos sindicatos de atores e sindicato de câmeras da indústria cinematográfica de Hollywood. O lema dele nos cartazes que vi em Rochester, em Minneapólis e Saint Paul, no Minesotta, dizia : “Reagan: the time is now”. E foi eleito.

Opinião direta de Washington

Tudo que não possa ser resolvido com a gente em pé tem muita chance de não dar certo, mesmo sentado durante muito tempo...” A opinião é do “menino de ouro da publicidade brasileira”, título que ganhou em Nova York, o notável Washington Olivetto.