O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, sediado em Curitiba, dias atrás comemorou os 170 anos de Emancipação Política do Estado do Paraná em relação ao Estado de São Paulo. Para celebrar a data, foi realizada palestra sobre o tema, ministrada pelo professor Renato Mocellin, na sede do IHGPr. Na foto, o engenheiro José Pedro da Rocha Neto, o Prof. Renato Mocellin (palestrante), o engenheiro Horácio Guimarães, (presidente da Academia Paranaense de Engenharia), e o Presidente do IHGPr, Paulo Hapner.

Nova executiva do PSDB

Imagem ilustrativa da imagem 170 anos da emancipação política do Paraná
| Foto: Divulgação
O PSDB de Londrina tem nova executiva municipal. O novo presidente é o ex-vereador Gustavo Richa. O vice é o também ex-vereador Marcos Defreitas. Fábio Camargo, novo secretario. Ainda integram a executiva: Adriana Villa, o ex-vereador Rubens Canizares, Ramon Rezende, Denise Numata, Paulo Magno e Valdete Cardia. O partido, que constitui uma Federação Nacional com o Cidadania, lançará candidato a Prefeito e chapa completa de Vereadores na eleição do ano que vem. O deputado federal Beto Richa é o presidente estadual do PSDB. Na foto, Gustavo Richa, Marcos Defreitas e Rubens Canizares

Encontro de Busólogos em Londrina

A Viação Garcia/Brasil Sul promove neste sábado (dia 2), o tradicional Encontro de Busólogos – os apaixonados por ônibus, grupo que só tem crescido no País. O Encontro chega à 24ª edição e será especial. Mais de 500 busólogos inscreveram-se para participar, com a seleção de cem convidados vindos de oito Estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento começa em Maringá, com café da manhã, seguido de tour pelas modernas instalações da empresa e pela cidade. Depois, os convidados seguem para Londrina em ônibus especialmente preparados para o deslocamento. Eles participaram de um “quiz” e escolheram os modelos que os transportarão: o Trinox da década de 80 e o moderno Paradiso DD 8x2 G8 1000. Em Londrina, participam de uma confraternização. À tarde, conhecem as obras da nova sede da Garcia/Brasil Sul, que terá 100 mil m² de terreno e 30 mil m² de área construída, com inauguração prevista para o final de 2024. Também visitam o Museu da Garcia. “Valorizamos os busólogos, que se dedicam a conhecer e admirar este universo dos ônibus. A cada ano a empresa amplia e aperfeiçoa o encontro, oferecendo oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e interação da Viação Garcia/Brasil Sul com eles”, diz o vice-presidente Estefano Boiko Junior.

Sete milhões de alcoólatras

Trata-se apenas de uma estimativa, mas dizem os estudiosos de estatísticas de saúde e do uso constante de bebidas que contenham álcool que o Brasil tem 7 milhões de alcoólatras. Uma doença de difícil tratamento. Tanto quanto é a luta titânica para salvar os viciados em drogas. Em Londrina, Igrejas tentam ajudar como podem. Na atual novela, Terra e Paixão, os autores mostram, um pouco, o quanto é difícil, quase impossível mesmo, que é conviver com um alcoólatra.

Boas oportunidades

Imagem ilustrativa da imagem 170 anos da emancipação política do Paraná
| Foto: Divulgação

A participação nos eventos acadêmicos é uma oportunidade para somar conhecimento e interagir com profissionais de destaque. Na UniFil tem também a possibilidade de garantir bolsa de estudos para pós-graduação. No recente Congresso Multiprofissional de Saúde, que reuniu centenas de estudantes e professores, quatro alunos foram sorteados para cursos de especialização na instituição assim que concluírem a formação superior. É mais uma motivação da UniFil na capacitação dos jovens.Na foto, os premiados: Wellington Bueno Kislki, Renan Felipe Tonin Martini, Isadora Pietra Enomoto Cassu e Bruna Letícia Lapaz Fonseca, com a coordenadora de Fisioterapia Heloísa Freiria Tsukamoto (ao centro).

Amigo bicho

Imagem ilustrativa da imagem 170 anos da emancipação política do Paraná
| Foto: Divulgação

Neste sábado (dia 2), a Associação Amigo Bicho estará no Armazém da Moda, das 11 às 17 horas, com lindos filhotes de cães e gatos para adoção. Excelente oportunidade para se tornar um tutor e ganhar um verdadeiro amigão

Na Expointer, em Porto alegre

ALGUNS londrinenses e norte-paranaenses, também o pessoal do agro de Cascavel e de Toledo, estão indo a Porto Alegre, visitar a famosa Expointer, onde, entre as maiores atrações do agronegócio, estão os veículos elétricos.

******

INCRÍVEL: Agora o MST teria proposto ao MEC a criação de um curso de medicina para seu povo. Os professores viriam de Cuba, já comentaram em Brasília. Seria fake news? Fosse um curso de primeiros socorros poderia ter a chance de ser apoiado, levado avante.

Está com coronavírus

TATÁ WERNECK, atriz da novela Terra e Paixão, está internada no Rio de Janeiro. Pegou Covid.

Fato bem triste

SERGINHO Chulapa, ex-São Paulo, ex-Santos e seleção brasileira, está com problemas, pelo atraso em pagamento de taxas mensais de condomínios. A Justiça pode tomar o apartamento dele em Santos.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina