Foz do Iguaçu e Florianópolis são os principais destinos turísticos da Região Sul do Brasil, mas Londrina está de olho em uma fatia desse mercado. É o que mostrou um programa lançado esta semana pela Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), o Visite Londrina. O objetivo é aumentar a movimentação financeira e a permanência dos turistas na cidade. A primeira etapa trata da capacitação em hospitalidade, que busca preparar trabalhadores de serviços e servidores ao diálogo e a "vender" os pontos turísticos e eventos culturais locais, como forma de promoção da região. A capacitação já começou e os guardas municipais foram os primeiros a receber o curso, que será estendido a motoristas de táxi e Uber, atendentes de hotéis, de bares e de lojas e funcionários da Zona Azul. Outras categorias devem receber também o treinamento.

A companhia está preocupada em difundir de maneira ampla a cultura da hospitalidade, que não se resume ao receber educadamente. Essa cultura está em saber dar orientações corretas e com boa vontade e dar informações úteis. É o básico para uma cidade ser considerada turística. Será que Londrina atende a esses requisitos? Taxistas, motoristas de ônibus, recepcionistas de hotéis e funcionários de museus estão atentos a essa condição, assim como a população em geral? A diretora de Turismo da Codel, Maitê Uhlmann, fez uma observação interessante na solenidade de lançamento do programa: "Uma coisa é potencial turístico e outra é transformar esse potencial em produto". E o conceito não vale apenas para as pessoas que visitam a cidade a passeio ou negócios. Vale para quem vem fazer compras, estudar e consultar um médico.

Londrina conta com eventos importantes que geram muitos visitantes, como a Expo Londrina - exemplo de sucesso. Mas festivais culturais e agendas de shows também podem ser melhor aproveitados. A capacitação de profissionais é um começo, porém muita coisa precisa ser feita. Um centro de convenções adequado, ampliação do número de voos para Londrina e a conclusão do Teatro Municipal são exemplos de melhorias e obras que precisam ser implementadas sem demora. O turismo tem força no Brasil, onde o setor impacta em mais de 50 segmentos da economia. Muitos destinos não surgem naturalmente, mas se desenvolvem a partir de um processo que envolve comunidade, empresas e poder público. Londrina pode aproveitar melhor seu potencial turístico.