Os americanos Paul R. Milgrom, e Robert B. Wilson, ambos professores da Universidade de Stanford, receberam no dia 12 deste mês o Prêmio Nobel de Economia de 2020 por suas pesquisas sobre teoria dos leilões, uma parte da teoria dos jogos.

Muitos estão se perguntando qual é a relação entre teoria dos jogos e a economia e qual a contribuição destes professores para o tema.

A teoria dos leilões, ...

A Teoria dos Leilões é uma parte da Teoria dos Jogos muito utilizada em economia, que busca entender como as pessoas agem enquanto participantes de leilões.

... e sua importância...

Os leilões são uma modalidade de negociação, muito difundida em órgãos públicos e ganha maior importância quando a administração pública procede privatizações e concessões, situação que estamos vivenciando.

... mais ainda na esfera pública.

A venda por leilão atende aos quesitos de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, mas não é imune a falhas e pode trazer consequências pouco desejáveis como ‘a maldição do vencedor’.

A ‘maldição do vencedor’ ...

Este fenômeno é derivado da sensação que tem o vencedor de ter pago mais que o ‘valor justo’ pelo bem ou serviço, visto que foi o único a pagar aquele valor, tendo todo o mercado discordado dele.

... deve ser evitada.

A ‘maldição do vencedor’ pode provocar queda das ações da empresa vencedora, ou pode levar o vencedor do leilão a ter que renegociar valores por dificuldade para honrar o contrato, ou ainda, na tentativa de evitar a ‘maldição’ os lances do leilão podem ser menores do que o que seria justo.

4 formatos básicos

William Vickrey, economista canadense, foi o primeiro a formalizar a Teoria dos Leilões em 1961 analisando os quatro desenhos básicos para um leilão, que sintetizo abaixo.

Leilão inglês

Os participantes vão fazendo lances cada vez mais elevados até que nenhum participante queira cobrir o último e maior lance, pelo qual o objeto é vendido.

Leilão holandês

O leiloeiro propõe um preço elevado pelo objeto, e vai reduzindo cada vez mais essa proposta até que um dos participantes aceite pagar o último e mais baixo valor proposto, pelo qual o objeto é vendido.

Leilão selado de primeiro preço

Neste caso, cada participante apresenta seu lance em um envelope lacrado, e o leiloeiro, após recolher todos os lances, abre os envelopes e vende o objeto ao participante que fizer o maior lance.

Leilão selado de segundo preço

Aqui, cada participante apresenta seu lance em um envelope lacrado e o leiloeiro, após recolher todos os lances, abre os envelopes e vende o objeto ao participante que fizer o maior lance, mas cobra dele o valor do segundo maior lance.

A contribuição dos Nobel

Cada um destes formatos apresenta fraquezas. Milgrom e Wilson se propuseram a minimizar estas fraquezas e produziram novos formatos de leilão, dentre eles o de Rodadas Múltiplas Simultâneas.

Rodadas Múltiplas Simultâneas

Muito utilizado em leilão de frequências de rádio, de forma muito simplificada funciona assim: todos os objetos são vendidos separados, mas ao mesmo tempo. Em cada rodada os compradores podem dar lances para os objetos que querem. Após cada rodada, o leiloeiro divulga os resultados. O processo continua até que nenhum comprador esteja disposto a aumentar os valores.

Resumo da ópera

O objetivo de encontrar um formato mais adequado para os leilões é o de reduzir ao máximo a ‘maldição do vencedor’, que só traz prejuízo a todos. Os estudos destes dois economistas propiciaram melhores resultados para vendedores e compradores, especialmente na determinação de preços de concessões públicas.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.