Pesquisa mensal realizada pela UTFPR em parceria com o SINDIMETAL Norte revela que o nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI da Industria Eletro Metalmecânica está acima da média dos últimos 3 anos, deixando antever que o setor pode se recuperar mais rapidamente do que as previsões iniciais, apesar dos sinais desencontrados apresentados por outros indicadores.

Índice de UCI...

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI é um índice que mede o nível de atividade da indústria e é obtido pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido - se o equipamento estivesse operando a plena capacidade.

... é um forte sinalizador...

Essa métrica é um indicador econômico chave para se conhecer a dinâmica com que a indústria está operando e uma baixa taxa de UCI é motivo de preocupação tanto para os empresários, como trabalhadores e gestores públicos.

... das condições econômicas

Baixos níveis de UCI, significam existência de equipamentos que geram custos, desempregam trabalhadores e inibem a arrecadação de impostos. Já uma UCI em alta, é sinalização de recuperação econômica, absorção de mão-de-obra e mais recursos para o Estado.

A pesquisa no Brasil...

O índice nacional de UCI é calculado mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, por meio de questionários enviados às empresas, que respondem se estão trabalhando intensamente ou se parte das máquinas está parada.

... e em Londrina

Na nossa cidade a Sondagem Mensal é realizada pela UTFPR em parceria com o SINDIMETAL Norte envolvendo a Industria Eletro Metalmecânica.

O fundo do poço...

Março, como reflexo da pandemia, trouxe a primeira queda no ano na utilização da capacidade instalada mas foi em abril que atingimos o fundo do poço. A média nacional de UCI naquele mês ficou em 49% enquanto em Londrina a média bateu em 52%.

..., a recuperação em maio ...

O mês de maio já sinalizava início de recuperação respectivamente com 55% e 75% de ocupação da planta produtiva.

... e consolidação em junho

O resultado do mês de junho divulgado no último dia 23 apontou que o setor em Londrina está operando a 80% de sua capacidade instalada. Já o resultado nacional aponta para uma média de UCI de 62%, também com vetor positivo.

Ocupação da mão de obra...

Ainda é cedo para dizer que a indústria iniciará a contratação de mais mão-de-obra, mas a sondagem indica que os trabalhadores com contrato suspenso e com jornada reduzida já deixaram esta condição.

... e baixo estoque...

Os estoques de produtos acabados estão abaixo daqueles do mês anterior e abaixo do que estava planejado para o mês.

... sinaliza um agosto ainda melhor

Todos estes indicadores permitem adiantar que o mês de agosto será ainda melhor pela necessidade de adequar os níveis de estoque e manter o atendimento à demanda.

Mas exigindo cautela

É necessário aguardar o comportamento da economia como um todo pois esta demanda inicial pode ser fruto de um represamento decorrente da pandemia, e ainda paira sobre nossas cabeças o perigo de uma segunda onda da Covid-19.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras