A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de março, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (12) aponta crescimento inédito do setor de serviços, levando-o a uma expansão de 1,8% entre janeiro e março ante o trimestre anterior de outubro a dezembro de 2021.

Imagem ilustrativa da imagem Setor de serviços dá fôlego para a economia local e nacional
| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com este resultado, o setor de serviços recupera integralmente a perda observada em janeiro deste ano, quando apresentou queda de -1,8% e alcança o maior patamar desde maio de 2015.

E na comparação com o nível de atividade do setor em fevereiro de 2020, último mês antes do início da pandemia, este já cresceu 7,2% até março.

Onde mede ...

A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, com base na receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas.

... o que mede ...

Entram nesta conta os Serviços Prestados às Famílias como alojamento e alimentação; Serviços de Informação e Comunicação, como telefonia, internet, radiodifusão; Serviços Profissionais, como advocacia, manutenção técnica e administração; Transportes, como ônibus ,correio e fretamentos; e Outros Serviços, como academias e salões de beleza.

... e o que não mede

Não entram nesta conta os Serviços Financeiros, portanto excluídos o setor bancário; os serviços ligados às áreas de Saúde como clínicas médicas e laboratórios; e Educação, seja ela pública ou privada.

Serviços para atender empresas ...

Os serviços ligados à tecnologia da informação, como busca por digitalização, armazenamento de dados em nuvem e segurança cibernética, por exemplo foram muito demandadas pelas empresas. E o crescimento da produção agropecuária impulsionou a demanda por transporte de cargas.

... e serviços para atender as famílias

Os Serviços Prestados às Famílias apresentaram crescimento de 2,4% em março embora ainda seja o único que ainda não conseguiu retomar o volume de antes da pandemia, com patamar 12% inferior à de fevereiro de 2020, impactada principalmente pela inflação elevada, que inibe consumo.

Em Londrina não é diferente...

Este crescimento do setor pode ser verificado pelos números do emprego formal em nossa cidade, onde Serviços foi responsável por 82% da geração de postos de trabalho com carteira assinada, equivalente a 1.421 empregos do total do saldo positivo de 1.738 no primeiro trimestre deste ano.

... e deve se manter assim...

Com a pandemia relativamente debelada, levando mais consumidores às ruas e maior propensão ao consumo estimulados pelo saque do FGTS e a antecipação do 13º a aposentados, injetando algo como R$ 282 mi na economia local, trazem um contexto favorável a manutenção deste crescimento no setor de serviços.

... a ponto de mexer com as projeções...

Agencias de análise econômica e bancos de investimentos já começam a revisar para cima os números do crescimento do PIB. O Crédit Suisse elevou a projeção de crescimento de 0,2% para 1,4%, a SulAmérica de 1% para 1,5%, o FMI de 0,3% para 0,8%,

... e trazer algum alento

O Boletim Focus desta segunda feira (16), que resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira (13), deve trazer também uma projeção mais elevada para o PIB de 2022.

No meio de tantas notícias negativas é bom ter uma que traga certa carga de otimismo.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.