Imagem ilustrativa da imagem Seguidos 'lockdowns' colocam em xeque uma recuperação econômica estável
| Foto: iStock

Análises econômicas acerca de decisões de fechamento do comércio não significam posicionamento contra ou a favor de medidas restritivas, mas tem o propósito de alertar quanto a suas implicações para a sociedade e permitir uma maior amplitude de visão aos gestores públicos.

Diferente do que escrevi na coluna passada, sobre uma possível recuperação em V, a ciclicidade de abertura e fechamento do comércio aponta para uma recuperação em W.

Lockdown ...

Conhecido como anglicismo, a adoção de palavras ou expressões da língua inglesa na portuguesa é absolutamente corriqueiro e a desculpa para este comportamento é não termos uma palavra que expresse o mesmo significado no nosso idioma.

... o que é mesmo?

Lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. Se temos uma tradução tão boa fica a pergunta do porquê apelar para o anglicismo. Deve ser porque, ... sei lá.

Queda na produção...

Em reportagem da Folha de Londrina (03), Umberto Antônio Sesso Filho, economista e professor da UEL, calcula que o ‘abre e fecha’ pode levar Londrina a uma perda acima de 10% no PIB até o final do ano e ao fechamento de inúmeras micros e pequenas empresas.

... e no emprego.

Cada 1% de queda no PIB de Londrina equivale a perda aproximada de 1.150 postos de trabalho com carteira assinada. Os dados do CAGED mostram que entre janeiro e maio já perdemos 4.983 empregos formais. Entender os formatos da recuperação econômica podem nos ajudar a evitar um mal maior.

Formatos da retomada econômica ...

A tempos os economistas adotam letras para demonstrar a profundidade da queda da atividade econômica e a velocidade da retomada e nestes tempos de pandemia o abecedário tem se ampliado e adotado novos símbolos.

... em V, U, L, ...

Na recuperação em V a atividade tem uma queda abrupta, atinge o fundo do poço e depois sobe com a

mesma velocidade. Na recuperação em U a economia cai de uma vez, fica estacionada no fundo do poço por um bom tempo, mas, iniciada a recuperação, cresce rapidamente. O formato em L é o pior que pode ocorrer, a economia cai vertiginosamente e não mais se recupera.

... símbolo da Nike e W.

No formato do ‘símbolo da Nike’ a economia tem uma queda inicial forte e depois uma recuperação lenta, mas constante. Por fim o formato W tem um comportamento similar a uma montanha-russa, com retomadas e quedas constantes.

Mais próximos do W ...

A adoção de lockdows destroçam a previsibilidade, ingrediente fundamental para que o empresário possa ter um planejamento minimamente confiável para a tomada de decisões sobre o seu negócio.

... e com fortes emoções.

A impossibilidade de planejar leva a perdas financeiras, de mercado, insegurança para novas contratações ou retenção dos funcionários e, em situações mais graves, ao fechamento da empresa. Esta é a situação que se avizinha, com subidas e descidas desconcertantes na economia local.

Flertando com as letras.

Já que uma recuperação em V parece cada vez mais distante, que não transformemos uma possibilidade de W em L.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segunda-feiras.