Nosso centro de Londrina volta a ser foco de atenção, especialmente por parte da sociedade civil organizada que percebe que uma intervenção nesta área potencializaria nossa economia em todos os seguimentos da produção e do bem-estar. Para tanto, é preciso pensar esta revitalização como uma obra estruturante e não como uma simples maquiagem, que não deixa de ser bem-vinda, mas a ideia aqui é de outra natureza.

Uma obra estruturante ...

Refere-se a um projeto de construção voltado a melhorar a infraestrutura básica de uma região, geralmente em grande escala, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, melhorar a qualidade de vida da população e criar condições favoráveis para o crescimento de uma região.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalização da área central pensada como obra estruturante
| Foto: Arquivo Folha

... que demanda projetos e tempo ...

O termo ‘estruturante’ é usado para enfatizar o impacto dessas obras na estrutura geral de uma região e capaz de alterar seu panorama socioeconômico. Intervenções desta natureza demandam investimentos significativos e são projetos de longo prazo, com a expectativa de trazer benefícios duradouros para a população e a economia local.

..., mas são alavancadoras...

Ao considerar aspectos ambientais, sociais e econômicos, a fim de evitar impactos negativos e garantir uma abordagem sustentável, tais obras impulsionam o desenvolvimento da cidade, atraem investimentos, geram empregos, e melhoram o bem-estar da população.

... e são exemplos deste conceito.

O Contorno Leste ligando a PR-445 até a BR-369 e a duplicação da PR 445, são duas obras estruturantes para Londrina. Juntam-se a estas outras duas: a Revitalização do Centro e a Construção de um parque horizontal unificando os lagos Igapó com o Jardim Botânico e o Parque Arthur Thomas.

Privilégio aos pedestres ...

As Ruas Prof. João Candido, Sen. Souza Naves, Sergipe e Pará fariam os limites externos do quadrilátero central que seria reservado para as pessoas, sendo permitido somente o acesso de veículos aos moradores desta área.

... com vias somente para rolamento ...

As pistas no entorno precisariam ficar livres para o transito de veículos com a remoção de qualquer área de estacionamento nas laterais. Isso exigirá o estudo em um simulador de tráfego para uma maior entendimento sobre a dependência entre as junções e conexões viávias nesta região.

… e estacionamentos subterrâneos.

A área do bosque com acesso pela Rua Pará, da praça Gabriel Martins com acesso pela João Candido e Praça da Concha Acústica, poderiam ser aproveitadas como estacionamentos subterrâneos, todos com saída por escadas voltadas à Catedral. haveria a possibilidade de testar esta solução viávia antes de implantá-la de forma definitiva e enquanto se espera pelos estacionamentos subterrâneos, as áreas onde veículos deixariam de circular, poderiam ficar com esta função.

Esta proposta, associada a outras medidas, especialmente a criação do parque linear do Igapó, dariam aos visitantes o propósito para ficarem pelo menos mais um dia em nossa cidade.

Marcos J. G. Rambalducci, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segunda-feiras. - [email protected] - A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina