Reportagem no Valor Econômico (5) aborda a proposta de redução da jornada de trabalho na Espanha de cinco para quadro dias semanais, diminuindo de 40 para 32 a quantidade de horas.

A proposta visa mudar o cenário de desemprego e trabalho precarizado com os contratos temporários, pela geração de novos empregos. O aumento da produtividade é o que está por traz desta possibilidade.

Culpar a tecnologia ...

Tem pouco mais de 200 anos o surgimento de um movimento de trabalhadores ingleses que se notabilizou pela destruição de máquinas como forma de protesto contra o progresso tecnológico, causa segundo eles, da perda de postos de trabalho.

... levou ao movimento Ludista ...

Ficou conhecido como Ludismo em referência a um suposto operário britânico chamado Ned Ludd ou John Ludd que teria quebrado as máquinas de seu patrão em um ataque de fúria.

... que reaparece de vez em quando.

De tanto em tanto esta ideia da tecnologia como geradora de desemprego volta à baila e parece que alguns são favoráveis a ressuscitar o movimento ludista se posicionando de forma contrária ao desenvolvimento e adoção de novas tecnológicas.

O que pode ser produzido por máquinas ...

É inegável que a implementação tecnológica e a automação destroem e continuarão a destruir milhares de postos de trabalho que sejam repetitivos e puramente mecânicos simplesmente porque utilizar mão-de-obra humana para isso é um completo desperdício de recurso e de dinheiro.

... será produzido por máquinas...

O uso de máquinas e de inteligência artificial permite que a humanidade se veja livre do trabalho repetitivo e esgotante e por essa razão é difícil de entender quem condene as máquinas e deseje que seres humanos permaneçam em atividades mecânicas, tediosas e onde ele é bem menos produtivo.

... porque é bom e inevitável.

O uso de tecnologia e maquinário para substituir estas atividades não só não levou a queda nos níveis de emprego ou renda como foi a grande responsável pela elevação dos padrões de vida para todas as classes sociais.

Permite que trabalhemos menos...

Não desconsiderando as lutas dos operários para a redução da jornada de trabalho, é importante lembrar que é o aumento da produtividade que dá as bases para tal.

... com melhor padrão de vida.

A simples redução da jornada sem o aumento da produtividade diminuiria a oferta de bens e serviços, com consequente perda de renda e não elevaria o padrão de vida para ninguém.

Mas participar do banquete ...

Se a sua ocupação requer que você apenas efetue coisas repetitivas, coisas que não requerem muito raciocínio, então seria bom você ficar esperto e começar a procurar algum setor que possua algum conjunto de problemas que alguém com suas habilidades possa resolver.

... exigirá alinhamento de competências ...

É a capacidade de saber resolver problemas que garante a empregabilidade. A implementação de tecnologia não vai elevar as taxas de desemprego, mas seguramente vai exigir a mobilidade dos trabalhadores para setores que utilizarão sua criatividade para a solução de eventos que a máquina é incapaz de realizar.

... e readequação do sistema educacional.

Se nosso sistema educacional focar no treinamento para a solução de problemas, então o país tem futuro e prosperará, caso contrário estará ludibriando o povo e condenando-o a pobreza.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor na UTFPR. Escreve às segundas-feiras.