O NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), em parceria com o Sindimetal Norte, realiza mensalmente a Sondagem do Nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI na região de Londrina. Embora esteja direcionada para a Manufatura Eletrometalmecânica, seu resultado pode servir de parâmetro para outros setores Industriais.

Ataque pelos dois flancos...

A crise deflagrada pela Covid-19 é simultaneamente uma crise de demanda – pessoas diminuindo o consumo porque perderam renda, e uma crise de oferta – empresas deixando de produzir porque estão fechadas para evitar o contágio.

... exige olhar a capacidade de compra...

Em relação ao consumo, a política do governo federal tem sido marcada pela transferência de recursos do setor público, em níveis sem precedentes, diretamente às famílias, evitando o agravamento da queda na demanda em decorrência da falta de renda.

... e a capacidade de produzir.

Para que tenhamos uma retomada mais rápida é preciso também olhar para a situação da produção, garantindo que haja produtos para serem consumidos. Para isso, observar o comportamento da Industria pode nos ajudar a entender o rumo que estamos tomando.

Um indicador ...

A UCI (Utilização da Capacidade Instalada) é um índice que mede o nível de atividade da indústria mostrando qual o percentual que está sendo utilizado das máquinas e dos equipamentos de que cada fábrica possui para a manufatura de seus produtos. Quando a empresa está produzindo em seu máximo, considerando um regime de trabalho normal, dizemos que ela está operando a 100% de sua capacidade ou que a UCI está em 100%.

... que ajuda a tomar decisões...

Este indicador sinaliza até onde é possível produzir e onde estão os pontos de estrangulamento no desempenho futuro da economia, ajudando empresários e setor público a identificar as melhores políticas empresariais a serem adotadas.

... e saber como estamos.

Além de servir para tomada futura de decisões empresariais, no momento presente é um forte sinalizador de quão rapidamente conseguiremos nos recuperar da queda econômica provocada pela pandemia.

Os dois primeiros meses...

Nos meses de janeiro e fevereiro a UCI estava em 76% e 79% respectivamente, mostrando claramente uma tendência de recuperação econômica que exigiria aumento nos investimentos em equipamentos e consequente aumento na geração de empregos.

... destoam dos dois seguintes.

Mas a malfadada epidemia imobilizou as fábricas e em março a indústria conseguiu utilizar somente 64% de sua capacidade e em abril o setor ocupou praticamente somente a metade de seu maquinário com 52% de utilização de sua capacidade instalada.

Reação em maio...

Já os números de maio mostraram uma enorme resiliência do setor, quando, apesar das medidas para a contenção do vírus, as empresas puderam trabalhar todos os dias, alcançando 75% de ocupação de sua capacidade instalada, na média.

.. com diminuição do estoque

As vendas começaram a reagir levando a uma diminuição nos estoques de produtos acabados, sinalizando que para este mês deveremos ter números ainda mais positivos.

Uma recuperação em V

Ainda é muito cedo para tentar prever se, uma vez vencida a batalha contra o vírus conseguiremos restabelecer rapidamente o padrão de consumo e produção de antes da pandemia.

Mas os sinais são auspiciosos.